No
tratamento de áudio, podemos inserir vários efeitos a partir de vários
processos. No entanto, existem alguns passos para obtermos o melhor resultado.
É muito difícil definir um padrão de tratamento, já que o áudio é muito
variado, de acordo com o arquivo Wave editado. O processo a seguir, mostrará
como uma voz pode ser eliminada totalmente ou parcialmente de um arquivo
Wave.
SOFTWARE
: SOUND FORGE 4.5
PLUG-INS : ANALOGX BOUND
ANALOGX
GATE
ANALOGX REMOVER
É
importante deixar claro as funções de cada item acima citado. O Sound
Forge é um software para tratamento de áudio. Já o os plug-ins, não são
do Sound Forge, mas sim, do DirectX. É recomendado o uso do DirectX nas
versões acima de 5. Boa sorte.
SOUND
FORGE
Menu
> Process > Time Compress/Expand > Mode = No item "mode" selecione algum
dos itens. Você pode escolher entre dar mais ênfase no Bass ou em Drums...
fica ao seu critério... Nesse item também é possível alterar o tempo total
da faixa.
Menu
> Process > Channel Converter > Stereo to Mono... Você pode escolhar também
: 50% no faders, 100% ou 50%. Esse item será útil, já que o Flash nunca
(NUNCA) exportará totalmente stereo.
Menu
> Effects > Delay/Echo > Simple > Pseudo-Stereo... use-o... seu wave já
é mono agora... isso realça.
Menu
> Effects > Flange/Wah-Wah ... Q tal dar um efeito mais "hi-tec" no seu
áudio????
Menu
> Process > Resample ... Experimente utilizar 22.050 Hz. Isso para o Flash
é uma economia e tanto... cai pela metade a taxa de amostragem e também
o tamanho do arquivo editado. Com essa amostragem, você pode trabalhar
com áudios stereo, pois com certeza o tamanho do arquivo já foi reduzido
consideralvelmente.
Menu
> Process > Volume > Aumente o volume (dB) do seu áudio, com o efeito
Flange, por exemplo, perde-se volume.
PLUG-INS
O
uso dos plug-ins são de grande importância, pois eles reduzem muitos minutos
de trabalho. Mas lembre-se, os efeitos são limitados, cabendo ao profissional,
personalizá-los.
Dentro
do Sound Forge, todos os plug-ins estão no Menu DirectX, então vamos lá.
Agora a parte mais importante, a redução e/ou eliminação de vozes. É importante
deixar muito claro (para a não decepção), que vozes muitas vezes são mixadas
junto com canal de Drums (bateria e percurssão). Neste caso, a voz sai,
mas as "batidas" também. Já no caso de músicas mixadas com canais diferentes
(independentes), isso não ocorre. Então observe atentamente neste item.
Não é necessário explicações de como se opera o plug-in AnalogX Remover.
Quem errar o uso do AnalogX Remover, provavelmente tem algum problema
psíquico gravíssimo... hehehehhehe... Desejo boa sorte a todos, lembrando
que as dicas dadas, foram para tratamento de áudio com direcionamento
para o Flash. Quem usa Director, aí é outra história.
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Para não esquecer : Essas dicas não são um script. Pode-se usar os efeitos
e processos aleatoriamente. Tudo depende do arquivo a ser editado. Para
tratamento de áudio, utilizando CoolEdit Pro ou CoolEdit 2000, fica para
uma próxima vez.
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Links : www.analogx.com /// www.sonicfoundry.com
/// www.cooledit.com ///
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