MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

STICKMAN (155 pts)

DAAFY (55 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero que executar uma ação dinamicamente, usando uma variável importada de um TXT.

Como eu faço para carregar, com load movie, um swf, num ponto específico e com um tamanho específico?

Por favor se faz máscara? Quero que sobre o meu texto passe um círculo mostrando o que está escrito.

Uma vez eu peguei um filme de um site feito com a tela pequena, só que quando eu aumento a tela ele não aumenta animação!

Com load movie into target, tem como carregar um SWF dentro de outro SWF?

Não consigo chamar um texto .txt dentro de um movieclip?

Queria enviar um formulário via ASP usando a classe LoadVars e o método sendAndLoad.

Preciso que um campo de texto exiba um arquivo txt e como usar o loadVars?

Novo software une animação em 3D ao Flash

Existe um jeito de fazer um movieclip aparecer em locais aleatórios da tela?

Determinado o fim do tellTarget.

Como coloco uma senha no Flash?

Como fazer uma animação com um texto sendo digitado?

Como editar a fonte do Label de um compontente RadioButton?
GuestBook usando integração Flash e PHP.

Tweening shape (interpolação de forma)

Como usar o Flash com o FrontPage?

Funções de actionscripts

Aprendendo a interagir Flash e ASP

Flash e as mudanças do IE

Alinhamento de objetos no Corel Draw

Chromeless com Flash.

Uso da tecla tab num formulário Flash.

Gerando XLS a partir de ASP

Blend - Fireworks

Integração Flash X ColdFusion.
Foto mask

Object location

Cronometro

Alfabetar

Despertador

Triangulos2

Volume

Imageviewer

Spiral show

Efeito Matrix

batatoso

Validação de senha e login
HOME | TUTORIAIS
Criação de um CD híbrido
por Dimitrius Kavouras

Sempre vejo muitas pessoas perguntando sobre como produzir CDs em Flash. Então resolvi dar algumas dicas, por experiência própria.

1 - Para criação de seu CD, produza seu filme em 640 x 480 ou 800x600 pixels. Use fscommand fullscreen true no primeiro frame, para abrir em tela cheia. E fscommand quit, para um botão que dará essa opção ao usuário.

2 - Tenha preocupação com a estrutura do seu projeto (arquitetura da informação/usabilidade).

   Ou seja, verifique se além de uma diagramação limpa e organizada, o usuário consegue enxergar tudo, sem se perder na interface. E que não precise de muitos cliques do mouse para chegar a seu objetivo. Cuidado para não tornar a apresentação muito cansativa, tanto em imagens, textos e sons.

   Muitas vezes sons que se repetem em geral entediam quem está na frente do computador. O importante é passar a mensagem em pouco tempo, e com clareza. Já é comprovado que a pessoa só consegue ficar totalmente concentrada 30 segundos em alguma coisa.

   80% das coisas aprendidas são pela visão e 20% pela audição. A organização dos arquivos e dos vídeos é muito importante.

3 - Procure não gerar um executável muito grande. Nunca se sabe em que máquina sua apresentação vai rodar. Subdivida seu projeto em SWFs. No FLASH MX, é muito fácil importar vídeos e transformá-los em SWFs, para serem chamados via loadmovie, a partir de seu projetor.

   Você também pode chamar outros programas contidos no CD apartir do seu projetor principal, usando Fscommand.

No MAC, deve-se colocar ":" dois pontos seguido de um espaço e sem extensão.

EX: fscommand("exec", ": adobe acrobat");

No PC,

EX: fscommand("exec", "../adobe acrobat.exe");

No caso específico do Flash MX, os arquivos a serem chamados devem ser salvos dentro de uma pasta chamada Fscommand, a ser gravada na raiz do CD.

4 - Você pode fazer trilhas pequenas que acontecem quando o usuário troca as imagens. Assim a apresentação pode durar o tempo que for necessário para visualização do material. Podendo durar muito ou pouco tempo dependendo do usuário. Não esqueça que subdividir por tema e apresentar em um índice.

5 - Escolha sua audiência, PC ou MAC/PC (híbrido). Se for PC, pode usar um Autorun. Linha de programação, que chama o arquivo *.EXE , para que rode automaticamente ao ser lido pelo drive de CD-ROM da máquina.

Para criar o autorun:

1 - Abra o bloco de notas (no windows)
2 - dentro do arquivo escreva:
[autorun]
open=seuarquivo.exe
ico=seuarquivo.ico (se você tiver ícone disponível) caso contrário, esqueça essa parte.
3 -salvar o arquivo com o nome: AUTORUN.INF

O seu autorun deve ficar na raiz do CD junto com seu executável.

Quando se gera um CD híbrido, em primeiro lugar deve-se ter seu projetor .exe gerado no PC e transportá-lo junto com seu autorun para o MAC. Para juntar com seu projetor.hqx, no MAC a extensão é HQX e não EXE.

O autorun, só funciona para PC, no MAC esse arquivo se chama Autostart e deve ser gerado pelo Toast. Outra coisa, tanto o AUTORUN quanto o AUTOSTART, não funcionam em todas as máquinas, pois o usuário tem em sua máquina uma opção que desabilita essa função, em ambas as plataformas.

Oque acontece:

1 - O PC não entende os arquivos de MAC. A não ser que se tenha um PC com placa SCSI, caso contrário os arquivos são corrompidos. Já o MAC não corrompe os arquivos do PC. Então a saída de vê ser feita pelo MAC.

2 - Aquela função do Publish settings que permite gerar projetores, só funciona em cada respectiva plataforma. Ou seja, se quer gerar um projetor de PC com extensão *.EXE, deve faze-lo no PC. E projetor de MAC com extensão HQX, no proprio MAC. Caso contrario não funciona.

   Como a saída será feita no MAC, o programa a ser usado nomalmente é o Toast.
Que tem no menu format, a opção MAC/ISO Hybrid.


   No Toast! Vá ao menu Format e escolha a opção Mac/ISO Hybrid (teclar Command-4 também serve). Dois botões irão aparecer: Mac e ISO (PC). Clique no botão Mac e uma janelinha vai mostrar os volumes disponíveis, entre eles a sua partição Mac. Selecione-a e marque o quadradinho Optimize on the fly for speed, para deixar seu CD com acesso rápido, ou Optimize on the fly for size, se necessitar utilizar toda a capacidade de armazenamento da mídia.

   Se o CD que você está prestes a queimar incluir um System Folder, clique no quadradinho Bootable. Clique também no Autostart se quiser que seu projetor rode logo que o CD aparecer no Desktop - para isso, o projetor precisa estar na raiz de seu CD e o seu nome deve ter até seis caracteres.

   Para a partição de PC, clique no botão ISO. Vai aparecer a janela com a inscrição Drag files and folders into this area. Quer dizer, arraste a pasta com os arquivos de PC para essa janela. O ícone de um CD vai aparecer.

   Note que a janela se divide em três setores. O primeiro é Files, para onde você acabou de arrastar a pasta. Clicando na setinha ao lado, todos os seus arquivos aparecerão e, provavelmente, uma setinha vermelha vai mostrar arquivos com "nomes longos".

   Que diabo é isso? Calma! Não se preocupe! Se você estiver pensando em gravar o CD para usuários de Windows 95 ou 98, isso não será problema. Clique no setor Layout, que é onde você pode conferir a ordem pela qual os arquivos serão mostrados no PC. Altere a gosto e vá para o terceiro setor, Settings, o último e mais decisivo de todos. Selecione a opção Joliet (MS-DOS + Windows 95/98) e habilite o quadradinho Use Apple Extensions para que o CD inclua todas informações sobre os arquivos de Mac que serão gravados.
Para finalizar, clique no botão Done e, finalmente, clique em Write para fazer seu CD híbrido.

Espero que essas informações colaborem para seus futuros projetos.

OBS: Esse texto é uma compilação de informações, encontradas na rede e de outros usuários da lista.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
2 comentários


Comentário de Dimitrios Kavouras
| 2/8/2012 - 21:45 |
http://kavourasmultimidia.blogspot.com.br/

Olá, a todos! Quero comunicar que atualizei esse tutorial para versão CS5, e está disponível no meu blog. kavourasmultimidia.blogspot.com.br/ Abraços Dimitrios Kavouras



Comentário de humberto m
| 25/5/2010 - 15:09 |


Como faço um filme com várias cenas, ao entrar, parar na cena 1 frame 1, pra só depois de outros comandos continuar? Abs Ob