GABRIEL SPORCH (53 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

NETO LEAL (116 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Tem como colocar numa máscara um moviclip gerado dinamicamnente via attachMovie?

Qual é, em pixels, a altura e largura da área utilizável do browser para uma resolução de 800x600.

Como poderia pegar as coordenadas de _x e _y do mouse?

Como fazer um preloader bem simples?

Como fazer a timeline em vez de passar o filme para frente volte o filme?

Existe alguma forma de o flash detectar se um load movie já foi carregado e executar uma ação depois disso.

Quero carregar dinamicamente um movie clip para dentro do movie principal.

Estou tentando fazer uma linha aparecer. Tipo o R do lápisraro (www.lapisraro.com.br). No meu caso é a letra S.

Como fazer uma animação com um texto sendo digitado?

Como posso duplicar 3 movieclips e posicioná-los diagonalmente?

como eu chamo uma função do Flash a partir do javascript?

Porque os botões em um Movie Clip não estão funcionando para outra cena?

Eu quero saber como usar as cenas em relação a textos. Elas funcionam como frames do HTML?

Quero tocar 3 vezes um som e depois da terceira vez, iniciar outro som.
Alterando Artistic Media no Corel Draw

Line Draw.

Máscaras no Fireworks MX, o mistério!

Jpeg, Gif, texto, gradientes X slices no Fireworks

Janela popup.

Jogo dos 7 erros.

Mouse trail.

Funções de actionscripts

Gerando pop up's com conteúdo html dinâmico usando script client-side

Botão estilo Apple, feito no Flash.

Code Animation - Parte 2

Shared object.
Arrasta e atrito

Attachmovie

3d arco plus

Trocaalphadofundo

Bola quicando e sombra

Kick ball

Spiral

F5 Scroll

Menu XML

Rater2

Search

Code Elastic
HOME | TUTORIAIS
Desenhando no Flash.
por Marcelo Lúcio

 

Bem, desenhar no Flash não exige muita técnica... Exige mais do profissional é um certo dom e muita, mais muita paciência mesmo. No final o resultado é muito satisfatório. Essa arte permite, por exemplo, desenhar um rosto humano, fazer um Cartum e é perfeito para vetorização de logomarcas. Na imagem ao lado, um exemplo do que é possível fazer com umas duas horinhas de muito café, cigarro e paciência.

Bom...Talvez achem caretice, mas como "pré-requisito" aconselho o flash 4.0. É inferior ao flash 5.0, eu sei, mas para o que vamos fazer prefiro esse. O Lance legal é que pra isso não precisa a imagem bitmap ser importada, basta copiar e colar no palco do flash e começar a desenhar.

Preparação do Palco
Acompanhe figura abaixo e logo após a legenda:

1) - Escolha uma cor de linha que dê um contraste legal com a figura que está usando. Quanto mais diferente for a linha, mas fácil é a visualização do que você já desenhou.

2) - Procure nessa tarefa, só usar a seta e linha. Em casos extremos o Oval(O), jamais o lápis e rectangle. Tonteira?..Talvez...sei lá.

3) - Insira uma camada acima da que contem o bitmap. Travar a camada debaixo é uma boa saída pois você não corre o perigo de tirar da posição original o que você está copiando.

4) - Deixe o Snap (imã) sempre ligado. Ele às vezes atrapalha, mas na maior parte do tempo vai lhe ajudar muito. Principalmente na hora de colorir seu desenho. Mais adiante darei as dicas de como trabalhar com ele de forma certa nas horas indesejadas.

5) - Use um Zoom legal e nunca, jamais mude esse zoom pra desenhar. Se começou a desenhar com 400%, continue até o fim com essa proporção. Só tire, para o caso de querer acompanhar a arte, mas não tente desenhar com zoom diferente.

Bom...essa preparação tem umas dicas idiotas, mas que podem ajudar muito no resultado final. No decorrer do tutorial eu explico esses lances melhor.

A seguir, não ensinarei um desenho em si, e sim os casos que acontecerão ou podem acontecer durante a tarefa.

   Comece por traços suaves para ir pegando as manhas. Com o Snap ligado, trace uma reta, como na figura abaixo. Note que o começo e o final da linha que estamos traçando acompanha o desenho. O snap ajuda nisso quase sempre. Procure não fazer linha com comprimento muito grande, pois é mais fácil ter um controle do desenho com linhas menores. Caso tenha que fazer uma linha muito grande e necessite de uma boa precisão, veja na abaixo, trace duas retas. A segunda comece no fim da primeira. Com o snap ativado não terei problemas de falha na linha no final do desenho, poderei pintá-lo na boa.

   Depois de traçar as duas retas, com a ferramenta Arrow(A), fui empurrando o centro da linha que tracei para a extremidade do desenho. Note que quando o cursor do mouse, toca na linha, em sua parte inferior, aparece uma Curva. Caso contrário, ele estaria com um quadro na parte inferior.

   Sempre que for traçar uma nova reta, dando continuidade aos seus traços, comece a reta onde terminou seu traço anterior. Nunca ao contrário. Evita problemas de falha de linhas.

Note nessa figura uma curva irregular. Para cada curva é feita uma reta. Procure perceber onde começa e onde termina cada curva do desenho original. Assim que começar e terminar o traçado de sua reta lembre-se mais uma vez: é importante para um bom resultado que uma linha comece onde a anterior termina.

   Esse é um caso interessante. Ao traçarmos a reta para acompanhar essa curva e tentar empurrá-la, ela não fica perfeita, mas existe um segredinho pra isso. Veja a próxima figura.

   Comecei a empurrá-la de cima pra baixo e quase no inicio dela... Desenhar no flash com linhas nos permite esse tipo de liberdade, com uma linha você terá várias soluções de desenhos e sempre que quiser editá-la ficará "A La Vonté".

   Não existe atropelo de linhas que não dê pra dar um jeito. Se olhar no primeiro quadro abaixo, verá que existe um círculo azul sinalizando que a ponta da linha que foi traçada anteriormente atrapalharia a continuação do desenho. Esqueça isso, é bem simples resolver. Olhando a segunda figura, tracei uma reta para uma direção em que não encontrasse com nenhuma outra linha. Depois empurrei ela um pouco de modo que ficasse côncava. O terceiro passo, foi ligá-la onde eu desejava e pra finalizar a tarefa empurrei-a de forma que ela se juntasse a linha anterior.

 

   Uma dica importante nisso tudo é que se for fazer uma arte muito complexa é bom programar o que você fará. Exemplo disso, é deixar uma camada para a cabeça, outra para o tronco do corpo e assim por diante. Depois se seu desejo for de unir tudo, basta recortar(Ctrl+X) e colocar em uma só camada. Isso evita muito atropelos de linhas.

Abaixo o swf já terminado e colorido:

 

Clique aqui para baixar o arquivo *.Fla



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de oioi
| 26/5/2012 - 16:48 |
http://fsdf.com