MANGOOST (80 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

ZECA BALA (45 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

STICKMAN (155 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer um marquee com Javascript?

Eu tenho dois botões que controlam o volume do meu Filme ...

Como colocar um Ícone na Barra de Endereços no IE?

Tenho uma variável que só abre na timeline principal, dentro do MovieClip não.

Como identificar o ponto de registro em um objeto criado por actionscript no MX?

Como fazer meu filme ficar parado um tempo em um determinado frame e depois ande novamente.

Alguém pode me indicar algum programa para converter MIDI em WAVE?

Problemas com executáveis em MAC.

O que é a opção Interlaced quando vou salvar um bitmap PNG?

Queria aprender a usar loops (While ou o For) em actioscript.

Como eu faço para editar gradientes pré definidos?

Como usar o objeto LoadVars para carregar variáveis de um arquivo externo?

Como simular uma animação de um círculo sendo criado dinamicamente?

Preciso de um sisteminha em FLASH para cadastrar emails de visitantes.
Controlando um swf que está em outro frame

Usando Define Patern para criar texturas contínuas no PhotoShop.

Menu arrastável, estilo Windows.

Gira logo.

Scanline no PhotoShop.

Perspectiva 3D no Flash

Alternando janelas no Flash.

Local Shared Objects segunda parte.

Flash MX 2004 Updater

Formulário usando Flash e PHP

RIA está vindo com tudo

Botão dinâmico via Action Script.
Spring menu2

Super menu

Cromatograma

Shape tween animado

Placar

Tweeneng com alpha

Drag limitado

Mascara de cor

Flying letters

Ir e voltar

Delay

Aleatory move
HOME | TUTORIAIS
Máscara
por Ana Luiza Giusti

Neste tutorial você vai entender o que vem a ser máscara e o efeito do exemplo acima.

Imagine uma folha de cartolina onde você recorta uma forma qualquer... a máscara é como essa folha de cartolina vazada e pelo "buraco" se pode "enxergar". No flash você desenha um círculo numa camada e, ao transformar esta camada em máscara, a camada inteira ficará "opaca" e apenas no círculo se visualizará o conteúdo da camada de baixo. É isso.

Você pode aplicar esta layer mascarada a uma ou mais camadas, e a máscara pode ter qualquer formato: círculo, quadrado, polígono, uma estrela, uma ameba, um monte de confetes, enfim, a forma que a sua cabeça imaginar, desde que seja um único objeto ou foma livre.


figura a ser mascarada


desenho da máscara


resultado final: o que
foi desenhado na máscara
se torna transparente

Agora que você entendeu o que é máscara, vamos fazer passo a passo o exemplo do início da página, que usa uma máscara com Motion Tween para fazer aparecer o texto gradativamente.

Crie um novo arquivo e vá no menu Modify - Movie... Mude o número de Frame Rate para 20 fps, pois este efeito, que lembra uma máquina de escrever, fica melhor com a velocidade do filme um pouco maior. Modifique também o tamanho do movie para 500 pixels de largura e 150 de altura.

Na timeline insira um keyframe com a tecla F7.
Clique na ferramenta Texto e escreva "PONTO FLASH".
Selecione o bloco de texto e posicione-o no centro do stage. Modifique a seu gosto o tipo de fonte, tamanho, cor e negrito na caixa de opções Character (aqui ela é Futura MdBt, tamanho 26 em negrito).

Vá até a frame ou quadro 26 e tecle F6, para criar uma cópia de seu campo de texto.
Clique na ferramenta Texto novamente e modifique a cópia do texto: "seu ponto de flash na Internet". Vá até o frame 71 e tecle F6.

Pronto - você terminou os 2 blocos de texto. Nomeie a camada como texto (esta é a camada que será mascarada).

Crie mais uma camada acima e nomeie de máscara. No momento, sua timeline deve estar como abaixo.

 

Trave a camada texto (acostume-se a sempre travar as camadas onde você não está trabalhando).

Posicione o ponteiro do mouse sobre o primeiro frame da camada máscara. Clique na ferramenta Retângulo (a cor não importa muito pois ela não será vista na tela).
Desenhe um retângulo de mais ou menos 150 por 45 pixels. Com o retângulo selecionado, vá até o menu Insert - New Symbol... e, na caixa que se abre, nomeie como "cortina" e escolha a opção Graphic.

Posicione o novo símbolo que você criou de modo a cobrir o início do primeiro bloco de texto, como na figura ao lado.

Posicione o ponteiro no frame 15 e tecle F6. Isto criará mais uma instância do símbolo "cortina" no frame 15.

Agora vamos alterar os tamanhos das instâncias do símbolo cortina no stage e, para isso, vamos usar o painel Info (abra-o clicando no primeiro ícone que fica no canto direito da janela do Flash).

Posicione o ponteiro do mouse no primeiro frame da camada máscara, clique no símbolo "cortina" no stage e, na caixa Info, digite 4 na opção W (largura) e tecle Enter.
Posicione o ponteiro no frame 15, clique no símbolo no stage e modifique a opção W da caixa Info para 200 ou um tamanho que cobra todo o primeiro bloco de texto.

Coloque o ponteiro do mouse no frame 27 e tecle F6 para criar mais uma instância de "cortina". Clique sobre o símbolo no stage e posicione-o de modo a cobrir o início do segundo bloco de texto (melhor fazer isso usando a opção X do painel Info, que proporciona sempre maior controle sobre o posicionamento de qualquer objeto no palco).
Selecione o frame 55 e tecle F6 para mais uma instância de cortina - são as duas instâncias que usaremos no segundo Motion Tween.

Agora vamos alterar os tamanhos. Posicione o ponteiro do mouse no frame 27, clique no símbolo "cortina" no stage e, na caixa Info, digite 4 na opção W (largura) e tecle Enter.
Posicione o ponteiro no frame 55, clique no símbolo e modifique a opção W da caixa Info para 440 ou um tamanho que cubra todo o segundo bloco de texto.

No frame 16 e no frame 56 tecle F7. Isto vai inserir um frame em branco, e limpar a timeline do conteúdo que não queremos.

Para fazer o Motion Tween ou Interpolação de Movimento, clique com o botão direito em qualquer frame da primeira sequência de frames (entre 1 e 15) e escolha Create Motion Tween.

Repita o procedimento na segunda sequência de frames (entre 27 e 55).

Como você sabe se está tudo OK? O Motion Tween vai criar frames azuis com uma seta entre as duas instâncias do símbolo.
Você também pode testar o filme e ver se os retângulos crescem e cobrem perfeitamente os blocos de texto.


Agora, vamos finalizar transformando esta camada em uma máscara.
Um ponto importante a lembrar é que a camada que contém a máscara age sempre sobre a camada imediatamente inferior. Se você quiser mascarar mais de uma camada com a mesma máscara, deverá inserir esta camada sobre a camada mascarada.

Clique com o botão direito na camada "máscara" e escolha Mask. Está feita a sua máscara.

Neste exemplo é a máscara que se move, mas você também pode fazer uma máscara estática mascarando uma camada com Tween Motion. Ou uma máscara que acompanha o mouse. São inúmeros os efeitos que usam máscara e você poderá encontrar exemplos mais complexos nos tutoriais do nível intermediário.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário