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Controle de som no Flash 5.
por Ana Luiza Giusti

Neste tutorial você vai aprender a fazer um movie clip para controle de som: stop, play, volume e balanço. O arquivo foi desenvolvido em Flash5 de tal forma que pode ser colocado em sua timeline principal que irá funcionar, independente do local do stage onde for colocado.



  De início, construa os elementos de que você vai precisar. Desenhe 3 botões, um stop, outro play e outro que chamaremos de "slide". Mude as cores em over para ficar mais legal.

   Faça um movie clip com o nome de "track" e desenhe um traço. Use o painel Info para deixá-lo com exatamente 100 pixels de comprimento e centralizado rigorosamente em 0 (detalhe importante).

Construção do MC "slider drag" - nome de instância "slider"

Faça um movie clip com o nome de "slider drag" e nele insira uma instância do botão "slider". No botão coloque a seguinte Action:

on (press) {
   startDrag (this, false, GetProperty("../track",_x)-GetProperty("../track",_width)/2, GetProperty("../track",_y), GetProperty("../track",_x)+GetProperty("../track",_width)/2,    GetProperty("../track",_y));
}
on (release, releaseOutside) {
   stopDrag ();
}

   Esta é a action que vai controlar o movimento do botão "slide" com drag motion dentro dos limites do movie clip "track" que fizemos. Usamos constrain to rectangle e as 4 opções:

Left - GetProperty("../track",_x)-GetProperty("../track",_width)/2
Top - GetProperty("../track",_y)
Right - GetProperty("../track",_x)+GetProperty("../track",_width)/2
Botton - GetProperty("../track",_y)

onde "../track" é o nome da instância que daremos ao nosso movieclip "track" mais tarde. Repare que em Left ele pega a posição _x de "track", diminui do tamanho _width dividido por 2 ("track" está centralizado e isto dará o limite de -50). Em Right ele soma, o que resultará na posição 50. Top e Botton limitam o botão à altura de "track".


Construção do MC "slider" - nomes de instâncias "volume" e "balanco".

Agora você vai fazer um novo movie clip também chamado "slider". Faça nele 3 camadas, tal como a figura acima. Na camada track coloque uma instância do movieclip "track" (centralize em 0). Nomeie sua instância como "track". Na camada slider coloque uma instância do movieclip "slider drag" que acabamos de fazer e use o painel Info para alinhá-lo em -50 (exatamente onde começa o risco do mc "track"). Nomeie esta instância como "slider". Vamos inserir as actions mais a frente.

Construção dos elementos finais.

Agora importe um arquivo WAV qualquer para fazer o seu som. Abra a biblioteca, clique no WAV com o botão direito e abra Linkage... Marque a opção export this symbol e dê-lhe o nome de "som". Isto é necessário para carregar o som através de attachSound. Crie mais um movie clip, desta vez vazio, e dê-lhe o nome de "som".

   Agora temos todos os elementos de que vamos precisar e podemos finalmente montar o nosso controle de som.


Montagem do controle - MC controle

   Insira um novo movie clip e dê-lhe o nome de "controle". Nele crie 3 camadas como na figura acima. Na camada elementos, disponha uma instância do botão "stop", uma do botão "play", e duas instâncias do movie clip "slider": a primeira instância você batiza de volume e a segunda você chama de balanco.

   Na camada fundo você desenha uma caixa delimitadora para o conjunto. Na camada som você coloca uma instância do movieclip "som" vazio com nome de instância também "som".

Actions dos botões stop e play.

Agora vamos colocar as actions nos botões "stop" e "play". Clique no botão "stop" e insira a seguinte action:

on (press) {
   som.musica.stop();
   playing = false;
}
//isto fará com que o objeto som musica dentro do
// movie clip som pare ao clicar o botão e muda o
// valor boleano da variável playing para false.

Clique no botão "play" e insira a seguinte action:

on (press) {
   if (!playing) {
      som.musica.start( 0,9999 );
      playing = true;
   }
}
/*primeiro ele testa o valor da variável playing (o operador ! é um operador lógico que substitui o not do Flash4), na segunda linha inicia 9999 loops do objeto som musica dentro do movie clip som e na última linha restabelece o valor de playing para true. A variável playing será setada dentro do mc som (final desta lição) e é necessária para evitar que o som inicie mais de uma vez, encavalando por cima de outro.*/

Actions do MC volume e balanco

Clique na instância do movie clip "slider" que você nomeou de "volume" e coloque a seguinte action:

onClipEvent (load) {
   setProperty ("slider", _x, "50");
}
//isto fará com que o movie clip slider drag
// (nome de instância = slider), ao ser carregado,
// se posicione na posição 50, o extremo direito
// do movie clip track.

Clique na instância do movie clip "slider" que você nomeou de "balanco" e coloque a seguinte action:

onClipEvent (load) {
   setProperty ("slider", _x, "0");
}
//isto fará com que o movie clip slider drag
// (nome de instância = slider) se posicione
// na posição 0, exatamente o centro de track.
// Desta forma, o movie clip vai entrar no
// volume máximo e com o balanço no meio.

Actions do MC "slider".

Ficamos de por as actions do mc slider mais pra frente, lembra? Portanto, abra a biblioteca e clique duas vezes no símbolo slider.
No primeiro frame da camada actions do mc insira o seguinte código:

if (_name == "volume") {
   _root.volume = Int(slider._x + 50);
} else {
   _root.balanco = Int(slider._x)*2;
}
/*Utilizamos o mesmo mc em 2 instâncias, uma para controlar o volume e outra para o balanço. Aqui, a action testa se a instância é volume ou balanco e estabelece as variáveis volume e balanco no raiz. Os valores retornam números inteiros conforme se movimenta o mc slider - estes números serão lidos pelo setVolume e setPan que colocaremos no mc som, alterando volume e balanço, respectivamente.*/

Ligando o som

Agora vamos finalizar com a actions do movie clip som.
Abra o mc controle, clique na instância do mc som e nele coloque a seguinte action:

onClipEvent (load) {
   musica = new Sound();
   musica.attachSound("som");
   musica.start(0,9999);
   _parent.playing = true;
}
onClipEvent (enterFrame) {
   musica.setVolume(_root.volume);
   musica.setPan(_root.balanco);
}
/*A primeira linha cria um novo objeto som chamado musica, a segunda linha atacha o arquivo WAV exportado com o nome de som, a terceira linha dá início ao som com 9999 loops (um número bem alto pra não parar). A linha seguinte estabelece uma variável chamada playing no movie clip "pai" (onde será colocado o controle de som) com o valor boleano true (esta variável vai controlar se a música está tocando ou se o internauta clicou no botão stop).*/
/*As duas últimas linhas estabelecem as propriedades de setVolume e setPan de acordo com as variáveis volume e balanco, criadas no MC slider.*/

Pronto, você já pode usar o seu controle de som. Coloque-o em qualquer lugar do stage na timeline principal e teste.

    Espero que você possa aproveitar bem este tutorial. O tema que já é complexo talvez tenha ficado um pouco mais complicado por causa do path relativo, mas o fato de poder usá-lo em mais de um projeto compensará o seu esforço em aprender. Bom proveito e bom estudo!



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1 comentário


Comentário de Filipe Santos
| 13/6/2012 - 09:29 |


fffffffff