AMAURY BENTES (123 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

NETO LEAL (116 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

STICKMAN (155 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Alguém conhece algum emulador ou algo do tipo que transforme arquivos de plataforma mac p/ plataforma PC?

Como randomizar o carregamento de 5 movieclips, que estão dentro de outro?

Estou com uma dúvida pra setar as coordenadas para o MC.

Como usar o objeto LoadVars para carregar variáveis de um arquivo externo?

Como faço para alternar movieclips invisíveis e na mesma hora começar a rodar.

Preciso de uma ação para desabilitar um botão.

Efeito fade (alpha gradativo) de um objeto em colisão.

Tenho um filme e gostaria de fazer um loading pois o shockwave deu 100 kb.

Novo software une animação em 3D ao Flash

Como fazer que num movie tenha três músicas, onde eu posso parar e continuar de onde ela parou?

Como duplicar um movieclip em três posições diferentes determinadas?

Como fazer um efeito Glaussiam Blur no Flash?

Qual a relação entre pixels e centímetros?

Como fazer que um botão em Flash pegue um link dinamicamente através do PHP?
Quando usar vetor ou bitmap?

Formulário interagindo Flash e PHP.

Calendário dinâmico

Loop Mixer.

Simulando 3D.

MMSave

Pre-loader simples.

Relógio analógico

Separar mensagens das listas das pessoais, usando o Outlook

Guias de movimento (motion guide)

Programando objetos 3D em Plataformas 2D como a do Flash

Includes.
Mira mouse

Barco no hit

Old film countdown

Upperfirstletter

Tocha 2

Following

Scroll over F5

Preloader avançado

Mouse cross F5

Rippled

Frameload

Busca texto
HOME | TUTORIAIS
Betinhocarreiro e Dysney.
por Daniela Pires

Sites infantis: bastantes opções para usar o flash

Este é o primeiro artigo que escrevo para esta coluna de avaliação de layout de sites em flash, e comecei a fazer pesquisas no que iria escrever e coinscidentemente um colega me pediu para avaliar o site infantil que ele tinha acabado de fazer pela empresa em que ele trabalha e fiquei impressionada com o trabalho deles, eles foram certeiros em tudo, a única coisa que não gostei foi do fundo em preto, para ser um site infantil eles deveriam brincar com as cores, em cada seção utilizar uma surpreendendo o visitante.

   Mas agora irei comparar o site do meu colega com um dos melhores sites infantis em flash que já vi, o http://www.disney.com, o interessante de sites infantis com personagens é que você pode abusar no flash nele inteiro, na criação da animação das personagens, utilização de música, de efeitos sonoros, a fala das mesmas, jogos interativos, apresentação dos personagens, etc...

   Mas existe um problema muito sério: tudo isto sai muito caro para o cliente, pois vocês teriam que incluir no orçamento horas de estúdio de som e contratar um desenhista animador para desenhar as passagens da animação, etc. Mas o site http://www.betinhocarrero.com.br me supreendeu porque dá para fazer um site com personagens sem gastar muito, apenas com a imagem do personagem, utilizando ele em jogos e em várias composições de imagem com cenários.

A composição da home

No site da Disney, veja como as cores foram exploradas, um azul alegre, o menu é uma espécie de cidade que ao você passar o mouse ele abre opções em um submenu, e toda área clicável emite efeitos sonoros de desenho animado ao passar o mouse.

   No site do Betinho, achei que o preto apagou o cenário alegre, eu utilizaria um tom de verde escuro seria mais alegre e se encaixaria totalmente no contexto do cenário alegre. O cenário achei perfeito, o personagem em seu cavalo, os botões esculpidos em madeira e aplicados na árvore, toda a àrea foi muito bem aproveitada e de fácil navegação.

   Uma coisa que achei legal, nos dois exemplos, foi a centralização do filme na página, que fará com que ele se adapte a qualquer resolução de monitor. No do Betinho Carrero foi centralizado somente dos lados, mas para ficar melhor, seria legal que a centralização dele fosse forçada, isso não só nos lados, mas na altura também. Para fazer o mesmo, basta criar uma tabela com 100% de width e de height e inserir o filme na td desta tabela, a configuração da td deverá estar com "align="center"" e "valign="middle"". Isto forçará a centralização e ficará com estética em qualquer resolução de tela.

   Não gostei das barras de rolagem que o site da Dysney tem. Provocada pela área de publicidade, se você for utilizar publicidade em teu site sempre estude a área do site (780 x 435 px), para que não provoque barra de rolagem se for necessário, utilize layers e provoque rolagem somente na layer e não na página inteira.

O uso do flash nos dois sites:



 

   Bom, um site infantil como já havia falado, o uso do flash pode ser utilizado de várias formas, mas o mais usado são em jogos. Joguinhos que prendem a atenção do visitante fazendo com que ele se demore mais a sair do site.

   No site da Disney foi utilizado animação quadro a quadro de seus personagens nos jogos, também uso de falas e interatividade entre o visitante e o personagem, cores alegres, sons de desenho animado nos rolovers, pela quantidade de personagens existem inúmeros tipos de jogos.
Mas um erro de navegação me chamou a atenção, nesta página não tem uma barra de botões para voltar à pagina anterior ou até mesmo para a home, e a área de publicidade continua provocando rolagem.

   No Betinho Carrero, a barra de navegação está lá, cores alegres, menus que chamam atenção. Porém a cor preta do background da página, continua apagando o layout alegre, neste caso podeira ser utilizado um azul escuro ou um amarelo, deixaria mais alegre a página e estaria no espírito dos jogos. Uma coisa que não gostei na navegação, é da maneira de como se mostra o submenu, ao invés do mesmo aparecer com rolover, é necessário clicar para que apareça e ele se torna uma espécie de pop up, que só some ao clicar no fechar.

Os jogos:



Gostei muito da maneira que os jogos do Betinho foram inseridos em pop up, você joga e não sai da página se cansar deste jogo, pode voltar a página anterior, apenas fechando a pop up e jogar outro jogo. O layout das pop ups estão legais, os jogos também estão bem legais, muito bem feitos, sempre explorando os personagens, está de muito bom gosto.

   Os jogos da Disney são um show de animação, efeitos sonoros e visuais. Parece que você está participando da história na televisão, são interativos e tem muitas opções personagens e estilos de jogos. Para a navegação eu adotaria o sistema utilizado pelo Betinho, abriria uma pop up, pois o jogo também não tem barra de navegação como na página anterior, e abrindo na mesma janela dificulta mais ainda a mesma, pensando que o público alvo são crianças, quanto mais fácil e direta a navegação, melhor.

   Este estilo de site defendo que deve ser feito inteiro em flash, pois o tamanho fica menor. Se você for fazer um site deste tipo em HTML terá que utilizar muitos desenhos em imagens deixando seu site pesado, no flash elas podem ser todas vetoriais, fora interatividade, os sons, a alegria das cores e as imagens dos personagens.

   Muitos webdesigners se questionam o que devem utilizar para prender mais tempo um visitante em seu site. Este tipo de site prende o visitante, pois oferece um leque de opções interativas com o visitante deixando-o interessado em navegar em todas às áreas do site.

   Mesmo em um site com outro público alvo, sempre procure deixar o visitante interessado, procure fazer uma interatividade com o visitante, surpreenda ele com as cores e com animações, as vezes simples, que provocam um bom efeito visual.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário