EDUARDO CARREGA (150 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

GÉRIO (93 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como deletar com unloadMovie todos os filmes menos o level 0?

Porque com o "With" não consigo atribuir um valor a uma variável?

Me ensinem a fazer um relógio digital em flash5 usando actions.

Estou tentando fazer uma linha aparecer. Tipo o R do lápisraro (www.lapisraro.com.br). No meu caso é a letra S.

Para que serve o evento DATA?

Como fazer um autoRun para um executável do Flash?

Tem como posicionar uma imagem aberta com Load Movie (jpg)?

Tem como fazer um loading do loadVariables?

Preciso fazer um objeto seguir o mouse (arrastando) somente no horizontal.

O que é e para que serve o "linkage"?

Existe um comando que deixe a movimentação de um objeto mais suave?

Alguém poderia me falar um pouco sobre o ASSetPropFlags e o ASBroadcaster?

Algumas dicas sobre Array, Join e Split.

Existe algum programa freeware que transforma um swf num protetor de tela?
Site da banda os Titãs - Avaliação de sites

Componente ComboBox.

Bate-papo com Dennis Baldwin - FlashCFM.com

Fade Out.

Gradiente variável

Menu estático.

Interseções com objetos planos

Jogo da Forca

Plugins variados para seu trabalho em design

3D Wireframe - segunda parte

Jogo da Forca (terceira parte)

Envio de email via formulário utilizando Flash + ASP.
Planeta orbita

Barra interativa

Drag Image

Outlines

Logos caindo

Calculadora

Texto girando

Random block

Search

Forca

Pacman

Alpha
HOME | TUTORIAIS
Roof e Marciowebmaster - Avaliação de sites
por Daniela Pires

Oi gente. Neste meu artigo desta semana, vou falar de um assunto que faz com que muitos sites que poderiam ser bons, fiquem com uma qualidade visual péssima. Eu não sei de onde muitos webdesigners tiram a idéia de que um site em flash tem que ser "enfeitado" ou melhor, uma perfeita "escola de samba". Não uma escola de samba alinhada e bonita como a Mangueira, mas uma escola de samba de imagens "pixadas", com cores sem contraste, com fontes sem leitura e como sempre, isso até parece combinado, background da página preto e objetos sem cores que se fundem ao fundo da página aplicados.

   Usarei dois sites exemplos para melhor explicar essas falhas:
   Um é o http://www.roof.com.br, site feito pelo penúltimo escritório onde trabalhei, no qual o webdesigner primorou pelo uso das cores. Procurou sempre trabalhar com as cores do logotipo da empresa, criando uma identidade visual perfeita. Quando entrei no escritório, me deram a missão de apenas consertar algumas falhas do site, o qual já estava pronto. Eu cheguei a fazer, mas o cliente não aprovou o orçamento e eu acabei saindo do projeto.

   O outro site é o http://www.marciowebmaster.hpg.com.br, site de um colega programador, que também quer ser webdesigner. Ele me pediu umas dicas, citei algumas escolas, livros e revistas para ele estudar, mas ele diz que "design" não é preciso estudar qualquer um faz. Posso até concordar em parte, mas bom gosto também conta. A pessoa pode até não ter estudado artes, mas se ela tiver bom gosto e um pouco de conhecimento em construção de layout para internet, ela deslancha.

   O que eu quiz dizer com bom gosto, não tem nenhuma relação com estilo, pois cada um tem o seu. 'As vezes meu estilo pode não te agradar, mas se eu souber usar as cores, fontes, aplicação dos elementos estarei fazendo um trabalho correto que com certeza irá agradar à maioria, mas estará sendo construído da maneira correta.

O preloader:
Na primeira figura, eu coloquei o preloader dos dois sites lado a lado. Nos dois sites eu não gosto do preloader, pois eles disperçam a atenção do visitante. No site da Roof, fica menos cansativo, pois tem uma animação correndo enquanto o site carrega. Eu gosto muito de usar vinhetas, enquanto o site está carregando, acho que isso vem do meu lado publicitário, pois estou carregando o site e já transmitindo uma mensagem para o usuário.

A home:
No site da Roof, ao terminar a apresentação, você já cai na home com os botões e seus links. No site da Marciowebmaster, cai no "clique para entrar". Esse é um item que dispersa à atenção do usuário, ele pode se irritar e sair do site.

    Numa recente matéria publicada na Info Exame repórteres fizeram entrevistas com vários internautas e chegaram a conclusão de que um site com boa navegabilidade é aquele leva o visitante direto ao assunto que ele procura e não por vários caminhos até chegar ao assunto. Portanto seja sempre direto.

   Fora isso a Home da Roof está clean e a do Marciowebmaster um perfeito canaval com tonalidades escuras uma apagando a outra.

As cores e fontes:
No site da Roof o meu colega primorou pelo uso das cores da empresa, criando uma identidade visual da mesma. Os textos são de fácil leitura, pois estão com a cor preta aplicada no fundo branco.

   O site do Marciowebmaster, peca muito nas cores. Eu não sou contra o uso do background preto, pelo contrário, já usei diversas vezes, mas o texto e as figuras aplicadas tem que estar com cores claras. O azul está se misturando com o fundo. Ele usou diversas tonalidades de azul e cinza aplicados no fundo preto, simplemente nada tem um destaque, está tudo apagado. As fontes também não ajudam na leitura, fonte com *serifa sempre deve ser utilizada em títulos e grandes, e no texto a fonte deve ser *asserifada, pois a serifa se mistura com a luz do monitor atrapalhando a leitura.

   Outra falha são os diversos tipos de fontes utilizadas. Procure utilizar no máximo dois tipos de fontes e não faça do seu site um carnaval de tipografia também. Uma ocasião, fiz um trabalho para o qual o cliente impôs várias tipografias. Eu as utilizei somente na animação de abertura, já na parte interna do site me recusei. Foi meu primeiro site em flash, na época 98/99, usei o flash 3 e um pouco de 4 (www.cromatica.com.br)

* Serifa = Rebarba na fonte, fontes como Times New Roman e afins e as fontes asserifadas são retas e sem rebasbas como Arial e afins.

   Na seção portfólio, ambos usaram miniatura da peça, que é muito legal, pois chama atenção do usuário. Ao clicar abre-se uma nova janela com a peça no tamanho maior, no caso de sites abre-se o mesmo em outra janela.

   Nos dois casos o procedimento está correto, no caso da Roof ao invés de abrir uma nova janela ele abriu uma pop up, valorizando a peça. A tela fica maior sem barra de rolagem e após a visualização o visitante fecha a tela. Os dois pecaram na qualidade das imagens da miniatura, ambas estão com péssima resolução e pixadas. Quando eu fiz os ajustes no site da Roof eu estava corrigindo esta falha, mas o mesmo não foi aprovado.

   No item contato, no site da Roof, a tela contém um formulário e o dados da empresa estão inseridos ao lado. Está perfeito, pois atinge dois objetivos: um de coletar informações do possível "cliente"; e outra de estar com os dados da empresa para o mesmo entrar em contato. Já no caso da Marciowebmaster, ele colocou apenas os dados dele, o que não deixa de ser correto, mas ele utilizou um termo errado no texto. Ele disse: "para as pessoas contratarem ele para o mesmo fazer "home pages".

   Esta explicação que darei, serve para todos. Às vezes um webdesigner novato, não sabe a diferença entre uma "home page" e "site". Uma "home page", como o próprio nome já diz, é apenas a primeira página de um site. Um "site" é o conjunto de páginas (pages) que o formam. Portanto, ninguém fará várias "homes" e sim vários páginas que formarão um "site". Ao não ser que você vá contruir um site que só tem que só tem "homes" e nenhum conteúdo. Portanto esse é um termo péssimamente utilizado por vários colegas.

   Essa foi a avaliaçâo desta quinzena, espero ter exposto bem a questão de fontes, cores, preloaders para vocês.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário