GUILHERME G.G. (137 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

PANDOGO (82 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer um jogo de perguntas e respostas?

Tenho um botão dentro de um movieclip e quero que este movieclip desapareça quando eu clicar no botão.

Como faço para colocar uma pausa no meu filme?

Preciso de formulário usando HTML + ASP + Acess.

Para arrastar um objeto ainda é melhor usar DragMovieclip com 'updateAfterEvent()'?

O que são esses arquivos na pasta Flash5/Player do windows Explorer?

Método playBackwards para retroceder um movieclip.

Como fazer um objeto isqueiro acender quando arrasto sobre outro (fogão)?

Comentários do o script do “desenho livre” (sources/actionscript)?

Novos recursos para o objeto Sound do FlashMX.

Algumas dicas sobre Fontes.

Como atribuir um valor numérico às letras de uma palavra e depois somar esses valores?

Eu gostaria de saber como faz o efeito de desfoque nos objetos.

Máscara e textos importados de um TXT.
AttachSound.

Sistema de busca utilizando Flash + ASP.

Criando um verificador de campos de um formulário.

Escrevendo e lendo arquivos TXT com o FlashMX.

Cadastro de usuários, com Flash+ASP

Criação de um CD híbrido

Menu deslizante.

Flash MX 2004 Updater

Code Animation - Parte 1

Sala de bate papo (chat) , com Flash+PHP

Clique Direito

O desenho animado abrindo sites.
SomnoFlash5

Mouse Position

Alpha dinâmico

Spyral draw

Musica

Giratoria

Tweeneng com alpha

Rotating puzzle

Magnifier

Um por vez

Lensflare

Number sorter
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Interpolação de movimento
por Alex Falcão

Bom pessoal, neste tutorial iremos ver como fazer uma interpolação de movimento.
Com este tutorial podemos fazer muitas coisas. Bastando usar a imaginação.
Exemplo: Desenhar um carro e fazer um clipe de filme das rodas com interpolação de movimento.

1. Primeiramente selecione a ferramenta Oval e depois defina em Fill Color (cores de preenchimento) como No color (sem preenchimento) e desenhe um círculo no palco.



Dica: pra fazer um círculo perfeito pressione a tecla Shift e faça o círculo no palco.

Explicando melhor: Quando você seleciona a ferramenta oval ou retângulo e depois clica em Fill Color(sem preenchimento) e define como No color(sem cor). Isso implica que você irá fazer um círculo ou retângulo sem preenchimento algum.

E muita gente esquece deste detalhe e depois clica dentro do círculo e aperta delete, para apagar o preenchimento. Outro detalhe, é que as vezes acontece de estar padrão como preenchimento branco, ai piora tudo, porque o usuário não percebe este detalhe e quando vai tentar selecionar o círculo acaba selecionando o preenchimento também.

Ou acontece dele somente selecionar o contorno e quando vai fazer qualquer animação acaba despercebido que o preenchimento ficou por perdido no palco.
E acaba atrapalhando tal animação. Tudo isso acontece porque o usuário não definiu como No Color (sem cor) o preenchimento. Então vamos continuar.

2. Feito isso, iremos selecionar a ferramenta linha (line) e traçar duas linhas no círculo. Se você não conseguir fazer a linha certinha dentro do círculo, não se preocupe, no Flash sempre que você cruza linhas, elas serão partidas em dois segmentos distintos, ou seja, você pode com este recurso eliminar rebarbas. Entenderam? Verifique as imagens abaixo:





3. Agora iremos clicar na ferramenta Baldinho e pintar cada parte de uma cor.

4. Até agora só preparamos o objeto para começarmos a fazer a nossa animação.
Feito isso, com a ferramenta seta preta selecionada selecione todo o círculo. Como na imagem abaixo:

5. Veja a imagem final como deve ficar. Se ficar cheio de pontilhadinhos significa que você selecionou todo o objeto corretamente.

6. Com o objeto selecionado transforme-o em símbolo. Pressione no teclado (F8). Irá abrir uma janela. Selecione graphic (gráfico) e defina um nome qualquer a este símbolo e pressione OK. Repare que fica uma borda ao redor do seu objeto.

7. Agora na linha do tempo(timeline) escolha um número qualquer, neste caso escolhi o quadro 20, mas poderia ser qualquer um.
Pressione F6 para criar um quadro chave. Obs: Quanto mais quadros você escolhe, mas lento fica animação.

8. Clique na ferramenta seta preta e arraste para a direita o círculo. Veja a imagem abaixo.

9. Na linha do tempo clique com o lado direito do mouse em qualquer parte no intervalo entre o quadro 1 e o 20. Selecione properties(propriedades). Defina Tween (motion). No flash 5 você clica com o lado direito também e seleciona Painel – Quadros e escolha (Tween – Motion) Interpolação de movimento.

10. Neste painel defina as seguintes propriedades conforme a imagem abaixo:

11. Pronto a interpolação de movimento já esta pronto. Pressione CTRL+ENTER para testar seu filme.

12. Veja animação abaixo:

Até a próxima e baixe aqui o exemplo



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