GUILHERME G.G. (137 pts)

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PEDRO CLAUDIO (50 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

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Context Menu - usando o botão direito do mouse
por Luiz Avanzi

Dentre as novidades do Flash MX 2004 está uma das que eu sentia como uma das mais pedidas e aparentemente uma das menos utilizadas até agora, trata-se da utilização do clique direito do mouse (pc) ou clique + control (mac) para criar novas interações com o usuário, desde simplesmente desabilitar o menu padrão do flash (isto já existia em versões anteriores) como criar um menu personalizado com o clique direito, inclusive comandando ações.

É muito simples, vamos ver passo-a-passo como criar e associar funções e comportamentos ao clique direito.

Crie um novo documento flash com dois Layers, um chamado de OBJETOS e outra de ACOES.
Crie um MovieClip e instancie-o de "quad", em seguida crie uma caixa e texto dinâmico e de-lhe o nome de instância de "msg". Coloque estes dois objetos no layer OBJETOS

Agora vamos ao código, passo-a-passo e comentado, este código é todo aplicado no primeiro frame da camada ACOES do seu filme:

var CM = new ContextMenu();
/*Cria um novo objeto ContextMenu*/

CM.hideBuiltInItems();
/*Oculta os ítens padrão do clique com o botão direito, dentro do flash*/

CM.customItems.push(new ContextMenuItem("Aumenta"));
CM.customItems.push(new ContextMenuItem("Diminui"));
/*Quando é criado um novo ContexMenu é criada uma Array vazia, para acomodar os nomes de exibição dos novos menu ítens. Para adicionar novos ítens dentro desta Array usamos o método push(), cada elemento adicionado será exibido menu ítem. Assim sendo podemos identificar os menu ítens pela sua posição nesta Array, ou seja, customItems[0] é "Aumenta", custonItems[1] é "Diminui" e criaremos a seguir customItems[2] que é "Escreve" e customItens[3] que é "Apaga"*/

CM.customItems.push(new ContextMenuItem("Escreve", Escreve));
CM.customItems.push(new ContextMenuItem("Apaga", Apaga));
/*Voce pode adicionar um outro MenuItem e já chamar a função associada a ele, mas por este método você não pode enviar parâmetros para as funções. Note que a função é associada ao menu item apenas pelo nome, nem os parenteses são colocados*/


CM.customItems[2].separatorBefore = true;
/*Cria uma linha acima do Menuitem, separando-o do superior.*/

CM.customItems[1].enabled = true;
/*Habilita ou desabilita o ítem, por padrão, se um ítem chama uma função, ele já está habilitado, caso voce queira que ele fique desabilitado, selecione o valor "false".*/

CM.customItems[0].onSelect = function() {
   Fade(quad, -2, 200, 200, 3, "some");
};
/*É o manipulador de eventos do ContextMenuItem, os comando são especificados entre as chaves, neste caso chamando uma função, e aqui sim voce pode enviar parâmetros para as funções chamadas */

CM.customItems[1].onSelect = function() {
   Fade(quad, 102, 100, 100, 3, "aparece");
};
function Escreve() {
   msg.text = "Voce clicou com o botão direito do mouse e pode comandar ações desta meneira...";
}
function Apaga() {
   msg.text = "";
}
function Fade(objeto, alfaTo, escalax, escalay, velo, valor) {
   objeto.onEnterFrame = function() {
      with (objeto) {
         _alpha += Math.floor(alfaTo-_alpha)/velo;
     
   _xscale += Math.floor(escalax-_xscale)/velo;
         _yscale += Math.floor(escalay-_yscale)/velo;
      }
      if (objeto._alpha>=(alfaTo-2) && valor == "aparece") {
         objeto.onEnterFrame = null;
      }
      if (objeto._alpha<=(alfaTo+2) && valor == "some") {
         objeto.onEnterFrame = null;
      }
   };
}
_root.menu = CM;
/*Associa o ContexMenu à um clipe de filme, no caso _root.menu = CM; determina que todo o Stage vai ser associado a este ContexMenu, caso queira que ele atue apenas sobre um determinado MovieClip, substitua o _root pelo caminho desejado. Por exemplo se quiséssemos que este ContexMenu fosse associados apenas ao MovieClip de instância "quad" o código seria: quad.menu.CM;*/


Baixe aqui o arquivo do exercício



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