GABRIEL SPORCH (53 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

GÉRIO (93 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

STICKMAN (155 pts)

ZECA BALA (45 pts)

DAAFY (55 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

DEN IVANOV (260 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Exemplo simples para entender o prototype.

Movies carregados com load movie online se tornam lentos.

Posso fazer um sistema de login/password usando apenas o FlashRemoting?

Como fazer com que a rotação de um ponteiro demore 10 segundos?

Perguntas com quatro alternativas.

Preciso puxar variáveis de um txt para um botão que está dentro de um movieclip.

Como identificar no flash se uma música já foi tocada e então chamar uma função?

Preciso de uma função Javascript para fazer a tela tremer. E dá para fazer isso no Flash?

Quicktime no Flash.

Como simular, com sharedObjects, um cookie e guardar o frame no qual o usuário estava quando saiu do filme?

Como somar os numerais de uma data (dia, mês e ano)?

Como manipular as propriedades de um objeto dinamicamente?

Como fazer os botões desse site? http://themmgroup.com

Como fazer um objeto desfocado em movimento?
Como criar objetos 3D no Fireworks.

Variáveis de arquivos de texto.

Formulário usando Flash e PHP

Colisão

Sistema de busca utilizando Flash + ASP.

Efeito lente (máscara e zoom)

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Uso da tecla tab num formulário Flash.

Code Animation - Parte 1

Simulando botões d'água no PhotoShop.

Guias de movimento (motion guide)

Botão avançar e recuar.
Mouse Hide

Spring menu

Time left preloader

Droptarget

Transportes

Chinese dragoon

Swirl

Raio_x

Waterdrop

Alpha

Lights many

Call
HOME | TUTORIAIS
Context Menu - usando o botão direito do mouse
por Luiz Avanzi

Dentre as novidades do Flash MX 2004 está uma das que eu sentia como uma das mais pedidas e aparentemente uma das menos utilizadas até agora, trata-se da utilização do clique direito do mouse (pc) ou clique + control (mac) para criar novas interações com o usuário, desde simplesmente desabilitar o menu padrão do flash (isto já existia em versões anteriores) como criar um menu personalizado com o clique direito, inclusive comandando ações.

É muito simples, vamos ver passo-a-passo como criar e associar funções e comportamentos ao clique direito.

Crie um novo documento flash com dois Layers, um chamado de OBJETOS e outra de ACOES.
Crie um MovieClip e instancie-o de "quad", em seguida crie uma caixa e texto dinâmico e de-lhe o nome de instância de "msg". Coloque estes dois objetos no layer OBJETOS

Agora vamos ao código, passo-a-passo e comentado, este código é todo aplicado no primeiro frame da camada ACOES do seu filme:

var CM = new ContextMenu();
/*Cria um novo objeto ContextMenu*/

CM.hideBuiltInItems();
/*Oculta os ítens padrão do clique com o botão direito, dentro do flash*/

CM.customItems.push(new ContextMenuItem("Aumenta"));
CM.customItems.push(new ContextMenuItem("Diminui"));
/*Quando é criado um novo ContexMenu é criada uma Array vazia, para acomodar os nomes de exibição dos novos menu ítens. Para adicionar novos ítens dentro desta Array usamos o método push(), cada elemento adicionado será exibido menu ítem. Assim sendo podemos identificar os menu ítens pela sua posição nesta Array, ou seja, customItems[0] é "Aumenta", custonItems[1] é "Diminui" e criaremos a seguir customItems[2] que é "Escreve" e customItens[3] que é "Apaga"*/

CM.customItems.push(new ContextMenuItem("Escreve", Escreve));
CM.customItems.push(new ContextMenuItem("Apaga", Apaga));
/*Voce pode adicionar um outro MenuItem e já chamar a função associada a ele, mas por este método você não pode enviar parâmetros para as funções. Note que a função é associada ao menu item apenas pelo nome, nem os parenteses são colocados*/


CM.customItems[2].separatorBefore = true;
/*Cria uma linha acima do Menuitem, separando-o do superior.*/

CM.customItems[1].enabled = true;
/*Habilita ou desabilita o ítem, por padrão, se um ítem chama uma função, ele já está habilitado, caso voce queira que ele fique desabilitado, selecione o valor "false".*/

CM.customItems[0].onSelect = function() {
   Fade(quad, -2, 200, 200, 3, "some");
};
/*É o manipulador de eventos do ContextMenuItem, os comando são especificados entre as chaves, neste caso chamando uma função, e aqui sim voce pode enviar parâmetros para as funções chamadas */

CM.customItems[1].onSelect = function() {
   Fade(quad, 102, 100, 100, 3, "aparece");
};
function Escreve() {
   msg.text = "Voce clicou com o botão direito do mouse e pode comandar ações desta meneira...";
}
function Apaga() {
   msg.text = "";
}
function Fade(objeto, alfaTo, escalax, escalay, velo, valor) {
   objeto.onEnterFrame = function() {
      with (objeto) {
         _alpha += Math.floor(alfaTo-_alpha)/velo;
     
   _xscale += Math.floor(escalax-_xscale)/velo;
         _yscale += Math.floor(escalay-_yscale)/velo;
      }
      if (objeto._alpha>=(alfaTo-2) && valor == "aparece") {
         objeto.onEnterFrame = null;
      }
      if (objeto._alpha<=(alfaTo+2) && valor == "some") {
         objeto.onEnterFrame = null;
      }
   };
}
_root.menu = CM;
/*Associa o ContexMenu à um clipe de filme, no caso _root.menu = CM; determina que todo o Stage vai ser associado a este ContexMenu, caso queira que ele atue apenas sobre um determinado MovieClip, substitua o _root pelo caminho desejado. Por exemplo se quiséssemos que este ContexMenu fosse associados apenas ao MovieClip de instância "quad" o código seria: quad.menu.CM;*/


Baixe aqui o arquivo do exercício



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário