MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer um objeto desfocado em movimento?

Como mudar de campo pela tecla TAB?

Como faço para movimentar na horizontal um menu na direção oposta ao mouse?

Como dividir uma palavra (string) e utilizar as suas letras para criar variáveis ou uma array (matriz)?

Como eu faço para editar gradientes pré definidos?

Preciso que um campo de texto exiba um arquivo txt e como usar o loadVars?

Tô tentado abrir uma janela popup com um comando dentro de um arquivo de texto chamado via loadVariables.

Quero criar uma animação em Flash que fique igual a uma galáxia.

Como fazer um botão crescer no rollOver e voltar ao tamanho normal no rollOut?

Detectar o FlashPlayer (plugin).

Há como usar o loadMovie para abrir os thumbs um ao lado do outro?

Como importar um texto no Flash com as tags de negrito do HTML?

Como encontro o valor da Hipotenusa de um triângulo com AS?

Como eu faço para criar um arrays de variáveis com um índice?
Criando um objeto para sua paleta personalizada (NINJA)

Desenhando uma linha entre dois pontos no Flash 5.

Code Animation - Parte 1

Preloader real no Flash5.

Scroll - Rolagem de textos e Imagens

Compartilhando fontes

Carregando SWFs em diferentes níveis.

Desenvolvendo um Tocador de Vídeo em Flash

Interpolação de movimento

Alternando janelas no Flash.

Clique Direito

Movimentar MC com barra de rolagem e setas
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Animação com TextFields Dinâmicos
por Luiz Avanzi

Baseado num efeito bem antigo, desenvolvi este script simples que combina eventos enterframe, método attachMovie, variáveis, string, array, objeto LoadVars e animação de timeline para conseguir um resultado bem interessante. Todo comentado passo a passo.

 

function letras() {
   // inicia função que fará quase tudo, pois como já vimos acima
   // o movimento é feito pela timeline do MovieClip "letra_mc"

   var i:Number = 0;
   // início da declaração das variáveis, começando com esta, que
   // será o incrementada para ler os elementos da array, um a um
   var l:Number = 0;
   // esta irá comparar o número de letras atual coma variável logo abaixo
   var colunas:Number = 51;
   // número máximo de letras por linha
   var espaco:Number = 0;
   // multiplicador da posição _x dos MovieClips carregados (entre letras), sendo
   // incrementado coloca cada movie carregado um pouco mais à direita
   var distancia:Number = 7;
   // espaço entre as letras, é o outro multiplicador para estabelecer
   // a posição _x dos Movies
   var entrelinha:Number = 0;
   // posição _y (entre linhas), também será incrementada a cada vez que o
   // número máximo da variável "l" for igual a variável "colunas"
   var m_lv:LoadVars = new LoadVars();
      // cria objeto load vars para ler txt externo
      m_lv.onLoad = function(ok:Boolean) {
      if (ok) {
         // Uma condicional para avaliar se o texto foi carregado, caso tenha
         // sido chama as ações abaixo
         onEnterFrame = function () {
            var s:String = m_lv.texto;
            // cria uma string, à partir da leitura do txt externo
            var arr:Array = s.split("");
            // cria um array tendo como elemntos as e espaços letras da string "s",
            // separadas com a função "split()"
            this.attachMovie("alvo", "alvo", getNextHighestDepth());
            // Chama da biblioteca o movie "alvo", para carregar os outros
            // MovieCLips que serão as letras"
            alvo._x = 50;
            // coordenada _x do movie "alvo"
            alvo.attachMovie("letra_mc", "letra_mc"+i, i);
            // Através de attachMovie chama a cada enterFrame uma
            // instância do movie "letra_mc"
            movie = alvo["letra_mc"+i];
            // Um recurso para facilitar a escrita, cria-se uma variável e
            // atribui-se como valor o
            // nome dos movies atachados, muito parecido com o recurso "eval()"
            movie._x = espaco*distancia;
            // Usando as variáveis criadas no início, marcamos as
            // coordenadas _x dos movies attachados
            movie._y = entrelinha;
            // coordenada _y dods movies attachados
            movie.letra_int.letra_txt.text = arr[i];
            // esta linha comanda que o conteúdo da caixa de texto de
            // cada movie chamado seja igual ao
            // valor do elemento de mesmo número da array, segundo a variável "i"
            // incrementamos as variáveis declaradas no início em uma unidade
            l++;
            espaco++;
            i++;
            if (l == colunas) {
               // uma condicional para checar se o número de letras
               // por linha (variável "l") é igual ao
               // numero de letras desejado (variável "colunas"),
               // caso seja, a variável "l" é zerada e a variável
               // que designa a posição _y (variável "entrelinha") é incrementada
                l = 0;
                espaco = 0;
                entrelinha += 11;
            }
            if (i>=s.length) {
                // Uma condicional que anula o enterframe assim que
                // a variável "i" for igual ao número
                // de elementos da array, para parar de attachar os MovieClips
                    onEnterFrame = null;
                    var z:Number = 0;
                    // crio outra variável para que em conjunto com um outro
                    // evento enterframe, automatize
                    // o play nos Movies attachados, é o que vai fazer o tween
                    // de alpha 100 para alpha 0, na
                    // timeline do movieClip "letra_mc"
                        alvo.onEnterFrame = function() {
                        movie_2 = alvo["letra_mc"+z];
                        movie_2.play();
                        if (movie_2.letra_int._alpha<=0) {
                            // quando o valor de alpha do último movie attachado
                            // for <=0 anula o segundo
                            // enterframe, remove os MovieClips e chama novamente
                            // a função, reiniciando o processo
                            alvo.removeMovieClip();
                            alvo.onEnterFrame = null;
                            letras();
                        }
                        z++;
                    };
                }
            };
        } else {
            // Caso o texto não seja carregado cria-se um
            // textField que exibirá a mensgame de erro
            _root.createTextField("msg", getNextHighestDepth(), 100, 200, 300, 60);
            msg.autoSize = true;
            msg.border = true;
            msg.html = true;
            msg.htmlText = "<font size = '18' face = 'arial, _sans'>Falha ao carregar dados externos</font>";
        }
    };
    m_lv.load("letras_tutorial.txt");
    // carrega o txt externo para o objeto load vars criado
}
letras();
// chama a função criada acima

Baixe o arquivo de exemplo aqui.



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