ZEBEDIAH (35 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço pra adicionar uma site a meus favoritos via actionscript?

O que é melhor para importar textos no Flash, TXT ou XML?

Problemas com executáveis em MAC.

Uma forma diferente de fazer uma concional.

Alguém tem um chat (de preferência .fla) ou sabe onde conseguir um?

Eu gostaria de que quando alguém desse um clique num link meu filme em flash abrisse em full screen, e um botão para fecha-lo.

Para que serve e como usar o LoadVars? Substitui o LoadVariables?

Como verificar se dois campos receberam o mesmo valor e disparar uma ação?

Como eu faria um exemplo com zoom no flash?

Para arrastar um objeto ainda é melhor usar DragMovieclip com 'updateAfterEvent()'?

Quero fazer um texto com scroll (barra de rolagem) contínua.

Como somar os numerais de uma data (dia, mês e ano)?

Propriedades e métodos não documentados do FlashMX?

Como utilizar a função para procurar valores dentro de uma variável?
Número randômicos sem repetições no Flash 4.

Avaliação do site de O Boticário

Desenho de letras - construindo fontes .TTF. no Corel Draw.

Ação Imprimir.

Controlando MovieClip pelas teclas direcionais.

Uso da tecla tab num formulário Flash.

Máscara arrastável no Flash 4.

Objeto array.

Criando um verificador de campos de um formulário.

Jpeg, Gif, texto, gradientes X slices no Fireworks

Objeto Sound.

Primeiros passos - desenhando e animando
Preloader simples

Flying letters

Pacman

Plasma2D

Drag scroll texto

Aleatórios

Customized mouse

Controle deslizante de volume

Ponto e inércia

Mouse seleciona link

Neve

Rotating puzzle
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Compartilhando fontes
por Luiz Avanzi

Um entre muitos recursos poderosos do flash é a capacidade de exibir as fontes originais do seu documento sem que para isto o usuário tenha que instalar na sua máquina estas mesmas fontes. Isto é um mecanismo padrão quando se trata de blocos de texto estáticos, quando trabalhamos com blocos de texto dinâmicos este recurso também é possível, mas temos que anexar as fontes ao swf, o que muitas vezes incrementa o arquivo em até mais de 40kb, que para internet é um preço relativamente alto, principalmente se tivermos que anexar três ou mais fontes.

   O procedimento para se fazer isto é acessando no painel "Properties" a opção "Character" e aí selecionar os caracteres ou o grupo de caracteres que você quer incorporar no seu swf. A partir do Flash MX 2004, você pode selecionar quatro grupos diferentes, são eles: maiúsculas, minúsculas, algarismos e pontuações, ou ainda pode especificar somente os caracteres que você deseja incorporar no swf digitando diretamente na opção "include these characters". É um procedimento muito simples, mas que como eu disse anteriormente incrementa bastante o tamanho do seu swf.

   Mas existe uma outra maneira de fazer com que o flash exiba suas fontes em campos de texto dinâmicos com segurança sem que para isto elas estejam incorporadas no arquivo swf, é o recurso de compartilhamento de bibliotecas, que funciona não só para símbolos como MovieClips, Graphics e Botões, funciona também para fontes. Vejamos passo a passo como fazer e alguns detalhes muito importantes para que funcione de maneira correta.

   Primeiro vamos criar um arquivo que vai servir de biblioteca, é um arquivo sem nenhum gráfico, somente com a fonte ou as fontes na Library. Abra um novo documento flash e salve-o como "biblioteca.fla". Abra o painel "Library". Clique no botão "Options" que fica no alto e à direita selecione a opção "New Font", irá aparecer a janela "Font Symbol Properties". No campo "Name" você coloca o nome do símbolo, não o nome da fonte e veremos mais adiante porque não colocar o nome da fonte neste campo. Vamos colocar por exemplo, o nome "texto_rolagem" pois faremos um bloco de texto com scroll usando esta fonte. No campo "Font" você escolhe a fonte que será usada, esta fonte você pode escolher à vontade, no nosso caso, como quero fazer um campo de texto com scroll, vou escolher uma fonte bitmap, que tem exelente legibilidade com corpos pequenos. Escolho a fonte "04b03" (baixe grátis por este link: http://www.04.jp.org). As três opções de estilo que você vê na parte de baixo da janela "Font Symbol Properties" são "bold", "italic" e "alias" e voce deve marcar, caso vá querer utilizar estas opções na exibição do seu texto. Se estas opções não estiverem marcadas e você por acaso queira utilizá-las no seu swf de exibição o texto não aparecerá, então se certifique de que vai estar marcando as opções que irá querer utilizar. Vou marcar apenas a opção "Alias" devido ao fato de que se eu quiser utilizar uma máscara no meu bloco de texto dinâmico esta opção precisa estar marcada, ela cria um contorno na fonte e melhora sua legibilidade, evitando o "embaçado", muito comum no flash. Mas você tem que especificar o tamanho do corpo que você vai utilizar para fonte (somente para esta opção), caso contrário, não funciona. Escolherei o corpo 8.

   Cabe aqui uma pequena observação sobre fontes bitmap: Além de que os blocos de texto devem estar localizados no stage em valores de _x e _y inteiros, existe a necessidade de se utilizar tamanhos de corpo iguais a 8 e seus múltiplos (16, 24, 32, etc) para que estas fontes sejam exibidas da maneira como foram concebidas e não unicamente em corpo 8 como se afirma por aí.

   Feito isso completamos a primeira etapa do trabalho, criamos um símbolo de fonte. Agora vamos marcas as opções de vinculação deste símbolo para que ele possa ser compartilhado com outros documentos.

   Dentro da library clique no símbolo "rolagem_1" que aparece agora como único elemento da sua biblioteca e com o botão direito do mouse selecione a opção "linkage" e se abrirá a janela "linkage properties" vamos marcar as seguintes opções: "export for runtime sharing" ou seja "exportar para tempo de execução", isto quer dizer que você está disponibilizando este símbolo para que ele seja utilizado por outro swf em tempo real. A opção "Export in first frame", deverá aparecer marcada no momento que você marcar a primeira, se não aparecer, marque. No campo "URL" coloque o caminho e o nome deste swf que você está fazendo para que ele possa ser acessado pelo outro que irá utilizá-lo como biblioteca. Para simplificar, coloque os dois na mesma pasta, assim basta que você coloque o nome do swf com extensão. Por exemplo, este documento que estamos criando foi salvo como "biblioteca.fla" então vamos digitar no campo "URL": biblioteca.swf. No campo "identifier" deve aparecer o nome com o qual você salvou o símbolo no meu caso "rolagem_1".
Feitos estes procedimentos publique seu documento. Você verá que nada aparece, é apenas uma tela em branco, mas se você for no menu View e selecionar a opção "bandwidth profiler" o arquivo tem um tamanho, que é relativo as informações que você anexou a library quando criou o símbolo de fonte.

Agora vamos ao nosso documento com gráficos.

Crie um novo documento flash e salve como fonte_link.fla e abra o painel Library. Agora no menu File selecione a opção Import>>Open External Library e selecione o documento "biblioteca.fla", você verá que vai aparecer o painel Library do documento selecionado e lá estará o símbolo de fonte que nós criamos, arraste o símbolo "rolagem_1" da Library biblioteca.fla para a library fonte_link.fla e feche a library biblioteca.fla. Agora vamos ao library font_link.fla e marcar algumas opções. Clique com o botão direito do mouse no símbolo "rolagem_1" e selecione a opção "properties", certifique-se de que as opções estão iguais às do símbolo que você criou no documento "biblioteca.fla". O nome deve ser "rolagem_1" a fonte deve ser a mesma e as opções de estilo também, por padrão deve estar tudo igual, se não estiver marque ou digite e de ok.
Segundo passo, clicando novamente no símbolo com o botão direito do mouse selecione a opção "linkage" deverá aparecer o mesmo "identifier" mas note que nas opções abaixo o que aparece selecionado é "import for runtime sharing" e o URL já é o nome do arquivo biblioteca.swf. Isto significa que o seu arquivo swf vai importar em tempo de execução as informações da library do arquivo "biblioteca.swf".

   Quase tudo está pronto, agora vamos criar nosso bloco de texto dinâmico e aplicar este símbolo de fonte nele. Crie um bloco de texto dinâmico e dê a ele o nome de instância de "bloco".

   Agora quando você for selecionar uma fonte para este Text Field, repare que no painel properties, onde você escolhe a fonte aparecerá na sua lista de fontes o nome "rolagem_1*" (por isso não escolhemos o nome da fonte como identifier do símbolo quando o criamos no arquivo biblioteca) selecione esta opção e marque a opção "alias text" (é o botão em forma de A dividido), lembre-se de que marcamos a opção Alias nas propriedades do símbolo. Digite qualquer coisa dentro deste bloco de texto e publique o seu documento. Tudo pronto. E veja o tamanho do seu arquivo.

   Para se certificar de que está tudo correto, feche o flash, desinstale a fonte que você escolheu como sendo a fonte do símbolo, e pelo Windows Explorer, dê dois cliques para abrir o arquivo "font_link.swf", vai ver que mesmo com a fonte desinstalada o swf exibe a fonte que você escolheu no seu leiaute.
Podemos ainda importar um txt externo e exibir nesta caixa de texto fazendo um scroll. Vamos lá.
Abra o bloco de notas e crie um txt, sendo que no início da primeira linha digite:

texto=

isto define "texto" como sendo a variável que o flash vai ler no seu arquivo txt, digite ou cole o seu texto depois do sinal de igualdade e salve como "texto_externo.txt" escolhendo a codificação utf-8 nas opções de codificação na hora de salvar.

   Voltando ao flash e ao documento font_link.fla, crie dois botões e instancie de "sobe_texto" e "desce_texto" e coloque no stage junto à caixa de texto que você instanciou de "bloco". Estes botões serão os comandos de scroll do texto. No primeiro frame da timeline principal cole este Action:

lv = new LoadVars();/*cria um objeto LoadVars*/

lv.onLoad = function(carregando) {
    if (carregando) {
        bloco.text = lv.texto;
    } else {
        bloco.text = "Falha ao carregar texto externo";
    }
};/*cria uma função de carregamento do texto externo e define que o bloco de texto "bloco" vai exibir a variável "texto" criada no txt externo*/

lv.load("texto_externo.txt");/*carrega o txt exteno*/


sobe_texto.onRollOver = function() {
    onEnterFrame = function () {
        bloco.scroll++;
    };
};
sobe_texto.onRollOut = function() {
    onEnterFrame = undefined;
};
desce_texto.onRollOver = function() {
    onEnterFrame = function () {
        bloco.scroll--;
    };
};
desce_texto.onRollOut = function() {
    onEnterFrame = undefined;
};
/*ações para os botões com eventos EnterFrame para fazer o scroll no bloco de texto*/

Se você quiser pode criar uma máscara para limitar a área do campo de texto que vai aparecer, para quem já passou por isso, um bloco de texto dinâmico, só podia ser mascarado quando as fontes estavam embutidas e conseqüentemente com a leitura meio complicada devido à perda de definição causada pela ação de incorporar fontes.

Espero que aproveitem.



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