LEANDRO AMANO (83 pts)

DAAFY (55 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

MUZAK (45 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como funciona a máscara dinâmica do FlashMX?

Tenho 3 botões e quero que cada um toque uma música diferente.

É possível referenciar um botão sem ser dentro de um movieclip?

Como carregar e posicionar dinamicamente seis JPGs?

Como fazer um menu que segue o mouse com easing como o do site do cantao.com.br?

Alguém sabe como fazer texto com contorno em outra cor?

Num array de 44 elementos quero extrair 4 randomicamente, sem que eles se repitam.

Como são feitos os efeitos da névoa no fundo e o efeito aquático do espantalho nesse site? http://www.mypetskeleton.com

Fiz um arquivo de scroll, mas quando o coloco dentro de um movieclip, não funciona.

Quero fazer uma busca de texto no Flash.

Qual a diferença entre _level e _root?

Qual a maneira de colocarmos uma figura (gif) como plano de fundo em um fla?

Como usar o objeto LoadVars para carregar variáveis de um arquivo externo?

Como determinar um tempo de pausa numa animação?
HACKED - ANONYMOUS

Clica nuaicon - Photoshop 6

3D Wireframe - segunda parte

Efeito de texto esticado (stretched text).

Desenvolvendo um Tocador de Vídeo em Flash

Line Draw.

EmbedFonts e Mini-dicionário Style

Voltar à Timeline principal usando a função "Call"

Conversão de Datas e Horas em Servers Estrangeiros (Flash+Asp).

Create TextField.

Objeto XML - importando para o Flash

Ilustrando com effects e gradientes no Fireworks
3d zoom

Ball & shad

Rater1

Digitalclock

Preloader

3d arco plus

Emotion

Replace

Type sound

Spring menu2

Alphacolor

Drag tele
HOME | TUTORIAIS
Controlando um swf que está em outro frame
por Ricardo Takahashi

A primeira coisa a fazer é baixar esse arquivo javascript.

Sem esse arquivo vai ser quase impossível fazer isso. Depois de baixar esse arquivo, é só descompactar ele no sub-diretório HTML do flash (C:\Arquivos de programas\Macromedia\Flash 5\HTML se vc não alterou a configuração padrão de instalação) e reiniciar o programa.

   Dentro do affsclib.zip, você vai ter 4 outros arquivos:

Affsclib.js
Affscjs.html
Affscjsi.html
Readme.txt

   O que nos interessa aqui é o primeiro (affsclib.js). Dentro dele, há todos os comandos possíveis para controlar um movie. Seja o próprio movie, ou um movie na mesma página ou até mesmo um movie em outro frame html.

   Vamos ao que interessa... Bom, nós temos, no nosso exemplo, dois movies. Um será o principal (que vai ter os comandos) e o outro é o que vai receber esses comandos. No movie que vai receber as ações (vamos chamá-lo de "receptor") você vai montá-lo do jeito que quiser. Animações, interpolações, actionscript, qualquer coisa. A única coisa importante é na hora de publicar. Aí precisa escolher a opção "Flash with FSCommand".

   No movie principal, o que vai enviar as ações para o outro movie, nós vamos montá-lo da seguinte maneira: 3 Botões; Alguns textos. Em cada um dos botões nós vamos inserir a seguinte action:

on (release) {
   fscommand ("setFrameRef","direita,receptor,2")
   fscommand ("goToFrameNumber","1,2")
}

O que faz esse comando???

Vamos explica-lo por parte...

O primeiro fscommand:

SetFrameRef -> Define qual o frame q contém o movie (swf);
Direita -> Nome do frame (frame name="direita");
Receptor -> ID do swf.
2 -> Indica q o movie está em um outro frame. Esse valor varia de 0 a 2.

0 (zero) significa o próprio movie;
1 indica q é um outro movie, porém, na mesma página, e;
2 indica q o movie está em um outro frame

No segundo fscommand:

GoToFrameNumber -> Vai para o frame número ?;
1 -> é o número do frame (aqui vc vai alterar o valor nos 3 botões).
2 -> é o mesmo esquema do "2" do primeiro fscommand.

Voltando ao movie principal.

Depois de montar as actions, vá no menu File-> "Publish Settings" (crtl+shift+F12).
Na aba HTML, vá até "Template" e selecione "AF include FS Command JS Library."

Não achou essa opção???
Bom, lá no começo, tinha um arquivo zip para baixar... Pois é!!! Faça aquele processo de instalação e você vai ver q ele aparece. Agora é só mandar publicar e pronto.

Agora o HTML.

Até agora vc tem dois movies e duas páginas html, certo?! Em cada página criada (através do publish do Flash) você vai ter entre as TAGS <OBJECT> </OBJECT> e <EMBED> </EMBED> um valor ID e NAME. Os dois valores são iguais. Para o receptor.html vc vai ter ID=receptor e NAME=receptor Para o principal.html vc vai ter ID=principal e NAME=principal

****

Qual a diferença entre as páginas criadas com a opção Flash with FSCommand e AF include FS Command JS Library?

Na página criada com a segunda opção, ele insere alguns comandos contidos em uma função javascript.
----------

<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript">
<!--
// Code by AshzFall.
// www.ashzfall.com/flash/fscomlib/index.html

var InternetExplorer = navigator.appName.indexOf("Microsoft") != -1;
var libLoad=0;
// Handle all the the FSCommand messages in a Flash movie
function principal_DoFSCommand(command, args) {
if (libLoad)
{doComs(command,args);}}

// Hook for Internet Explorer
if (navigator.appName && navigator.appName.indexOf("Microsoft") != -1 &&
    navigator.userAgent.indexOf("Windows") != -1 &&
    navigator.userAgent.indexOf("Windows 3.1") == -1) {
    document.write(' <SCRIPT LANGUAGE=VBScript\> \n');
    document.write('on error resume next \n');
    document.write('Sub opc_FSCommand(ByVal command, ByVal args)\n');
    document.write(' call opc_DoFSCommand(command, args)\n');
    document.write('end sub\n');
    document.write(' </SCRIPT\> \n');
}
// -->
</SCRIPT>
<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript" SRC="affsclib.js"> </SCRIPT>
</HEAD>
<BODY bgcolor="#FFFFFF" onLoad="setMovieRef('principal',0)" >

------

As diferenças estão marcadas em vermelho (negrito).

***

Agora só falta criar o frame.

Crie um html com duas frames.
Frame esquerda = principal.html
Frame direita = receptor.html

Aí vc pergunta: "Porque esquerda e direita?" Bom, é só para explicar, aqui poderia ser o nome que vocês quiserem. Mas não se esqueça que no fscommand você tá fazendo referência ao frame "direita". Então já sabe...

Pronto.

Agora é só testar.

Mais uma coisa!!! Não se esqueça de colocar o affsclib.js no diretório especificado em:
<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript" SRC="affsclib.js"> </SCRIPT>

Se não ele não vai rodar!!! Agradeçam a equipe da AshzFall por isso!!!

baixe os arquivos do tutorial,
junto segue um manual em PDF, explicando as funções contidas no arquivo JS.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário