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Troca de cor de imagens

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Máscaras no Fireworks MX, o mistério!

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Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (segunda parte)
por Ricardo Takahashi

  •  Nesse outro exemplo, vamos utilizar um movieclipe alvo no _root do nosso filme e através de botões dentro de outro movieclipe vamos carregar um filme externo.

    Nós temos nesse exemplo 5 arquivos. O arquivo principal, que servirá de base para os demais swf's contém um movieclipe para servir de target e um outro movieclipe com os botões dentro.

    As actions nos botões (são 4 no total) são diferentes, porém, todas remetem ao mesmo resultado. Isso foi feito para que haja um completo entendimento do comando e como utilizá-lo em linhas de tempos diferentes.

    Já que falamos em actions, acompanhe aqui as actions utilizadas.

on (release) {
    _root.alvo.loadMovie("externo_exemplo_2a.swf");
}
on (release) {
    _parent.alvo.loadMovie("externo_exemplo_2b.swf");
}
on (release) {
     loadMovie("externo_exemplo_2c.swf","_root.alvo");
}
on (release) {
    loadMovie("externo_exemplo_2d.swf","_parent.alvo");
}

    Não é necessário explicar aqui os arquivos que serão carregados.

Neste exemplo, o movieclipe "alvo" se encontra no _root do nosso filme. Os botões, por sua vez, estão dentro de um outro movie clipe.

Pegue aqui o exemplo número 2, e entenda como foi montado esse exemplo.


exemplo 2

    Viu como são carregados os arquivos?
    Utilizando _root e _parent.

    Porque eles estão sendo utilizados agora?
    Agora, os botões que contém as actions, estão em outra linha de tempo (timeline do mc). Eles estão dentro de um movieclipe. Se você utilizasse o comando do exemplo anterior, você teria um erro no código, pois o target "alvo", necessário para o comando, não seria encontrado.

    Lembra daquela figura das estruturas?!

    Pois é, dê uma olhada nela novamente. Utilizando esse nosso exemplo, o movieclipe "alvo" está no _root, certo?!

    E a nossa barra com os botões? Onde está ela?
    Bom, ela está no _root também, porém, lembra do que nós dissemos? "Movieclipes possuem linhas de tempos independentes" e "as actions dos botões e dos gráficos fazem parte da linha de tempo de onde se encontram".

    Lembrando-se disso, agora você entende porque eu usei o _root e o _parent. Pois ambos indicam que o alvo se encontra em outra linha de tempo. Se você indicasse apenas

    loadMovie("externo_exemplo2a.swf","alvo");

    Ele iria procurar o movieclipe dentro do movieclipe que contém os botões.

  • Último exemplo, agora chamando um movieclipe externo e dentro desse arquivo externo carregando um segundo movieclipe

    Este exemplo segue a mesma lógica dos outros dois. Não é tão complexo quanto se parece, mas requer atenção aos caminhos do movieclipe.
    No arquivo zipado você vai encontrar três fla's. Um é a base, como em todos os outros, e os outros dois são os filmes externos.

    No arquivo load_exemplo_3.swf, nós temos dois botões:

    Um com a action alvo1.loadMovie("externo_exemplo_3a.swf"); e o outro com alvo1.alvo2.loadMovie("externo_exemplo_3b.swf");.

Como está explicado no exemplo, você só irá carregar o niveis031.swf se antes, você carregar o niveis030.swf.

Repare que nas actions, no primeiro botão eu indique o movieclipe alvo1, enquanto que no outro botão, eu utilizei alvo1.alvo2. Isso porque, ao se referir à outro movieclipe, você precisa indicar o caminho de onde ele se encontra.

Pegue o exemplo 3 aqui.


exemplos 3

    Olhando os exemplos, fica fácil entender. Não é tão complicado quanto parece, mas requer muita atenção. Nesse último não tem muito o que explicar, pois ele se utiliza das explicações dadas nos exemplos 1 e 2.

Mas peraí?! E o loadVariables?

Nós falamos até agora sobre níveis dentro de movieclipes e falamos também sobre o loadMovie, mas e o comando loadVariables? Bom, para esse comando, se aplica a mesma lógica do loadMovie.
    Vou colocar alguns exemplos, mas com certeza, se você entendeu o que foi descrito até agora, você nem precisa mais ler isso aqui.

Utilizando o loadVariables

Extremamente úteis no que se refere a variáveis externas, o loadVariables possibilita a comunicação com outras tecnologias (asp, php, coldfusin entre outros). Claro que além disso, nós podemos utilizá-lo para montar os blogs da vida ou puxar textos que podem ser alterados dia-a-dia. Enfim, uma infinidade de coisas.

    Como eu já passei a sintaxe do comando, vamos trabalhar com alguns exemplo simples.

    Nesse primeiro exemplo, nós temos um arquivo texto com duas variáveis dentro (principal e secundario). Dentro do flash nós vamos montá-lo com duas caixas de texto. Uma no _root (principal) e outra dentro de um mc (secundario).
    O arquivo txt você já deve saber como montá-lo, se ainda não sabe, faça o download do arquivo de exemplo.

Veja como eu utilizei as actions.
   

Veja o exemplo funcionado.

Baixe aqui esse exemplo.

    Além de receber dados externos, é possível ainda utilizar o loadVariables para enviar variáveis (muito útil para casos de e-commerce, guestbook, chat, entre outros). Para fazer a troca de informações, você pode utilizar qualquer uma das tecnologias já citadas.

    Os exemplo a seguir foram feitas em flash e utilizam o asp para a troca de informações.

  •     calcular -> envia um valor do flash para uma página asp e retorna o resultado para o flash.
  •     info -> retorna para o flash as seguintes informações: IP, HOST e data e hora da máquina (server).

     Nos dois exemplos são necessários um servidor que suporte a execução de scripts asp.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
2 comentários


Comentário de Reichan
| 1/3/2011 - 03:05 |


Muito bom o tutorial, me salvou aki...mas o exemplo 3 está com o link furado. Obrigado



Comentário de Roberto
| 19/1/2011 - 04:19 |
http://www.rokaonline.com.br

caraca como apareceu meus dados a qui no fomulário sem eu nunca ter fornecido para vcs ..... essa eu quero aprender!! podem me explicar???? valew