Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/html/pontshbr/www/perfis/colPerfil.inc.php on line 22

Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/html/pontshbr/www/truques/colunaTruques.inc.php on line 23

Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/html/pontshbr/www/tutoriais/colunaTutoriais.inc.php on line 25

Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/html/pontshbr/www/sources/colunaSources.inc.php on line 25
HOME | TUTORIAIS
Botões comutadores ou com duas ações.
por Demis Bucci

Bom, olha eu aqui de novo. Estou começando a gostar de fazer esses tutoriais.
Vi uma pergunta esses tempos atras e decidi fazer um tutorial para tirar as dúvidas, é bem simples, uma pessoa de nível básico saberá como fazer e entenderá perfeitamente.

 

Seguinte. Crie um movieClip, que vai um movimento. Arraste uma instância para o cenário e nomeie-a como“"bola"” (sem aspas). Neste caso criei um bolinha, no primeiro frame da timeline deste movieClip coloque uma action de stop() para que quando comece o seu filme ela esteja parada, deste modo:


   Coloquei também uma action no final do frame de gotoAndPlay(2) para que quando chegue no final da animação não vá para o frame que tem a action de stop, assim sua animação ficará num loop continuo.

   Agora crie um botão que irá comandar o movieClip “"bola", para que ande ou pare. Crie outro movieClip, este terá o botão criado.

Mas porque este movieClip?

É o seguinte, este movieClip terá dois frames com duas instâncias do botão:

É bem simples de explicar, pois são actions simples, como nesse caso aqui, temos duas actions de stop() no 1o e no 2o frame, o que vai mandar mesmo vai ser as actions dentro de cada botão. Bom, então vamos vê-las como são:

No primeiro frame que tem o primeiro botão vai a seguinte action:


Entendendo as actions:

Todas elas estão endereçadas para _root, para que aconteça no palco principal.“"bola"” é o nome da instância de nosso movieClip, e uma action de play() para que o nosso movieClip ande, lembrando que este play() está no Flash 5 no caminho:“

objects > movieClip
.

   Já no flash MX está um pouquinho mais longe para quem usa o modo normal. “

objects > movie > movieClip > methods
.

   Depois disso coloquei também a action de gotoAndStop(2), isso faz com que o movieClip vá para o segundo botão e pare assim você terá acesso a segunda action que esta dentro deste outro botão, que veremos agora:

Neste botão são as mesmas actions. Aúnica coisa que muda é o seguinte, ao invés de ser play() é stop() e ao invés do gotoAndStop() ser para o frame 2 agora é para o frame 1 para que possa retornar para o botão do primeiro frame e assim possibilitar a action do botão anterior, ficando em um loop a cada clique do mouse.

espero que tenham gostado....

botao2Actions.zip



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário