FÁBIO DUARTE (79 pts)

MANGOOST (80 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

GÉRIO (93 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

ZECA BALA (45 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Fiz um arquivo de scroll, mas quando o coloco dentro de um movieclip, não funciona.

Quero fazer um descanso de tela no Flash (ScreenSave)?

Como faço para fazer um drag and drop com um botão fechar.

Código para fazer uma pausa (delay) de um movieclip por um determinado tempo em segundos.

Quero localizar a posição de um movieclip dinamicamente?

Como posso enviar e-mail através de um formulário feito no flash sem ser pelo formmail.pl?

Queria que o Flash importasse imagens de meu banco de dados.

Como faço para ter um efeito Lupa

Tem como fazer uma barra de rolagem (scroll bar) colorida?

Como simular, com sharedObjects, um cookie e guardar o frame no qual o usuário estava quando saiu do filme?

Alguém sabe algum comando para impressão de uma página?

EasyPreloader utilizando os recursos do FLEM.

Novo software une animação em 3D ao Flash

Alguém sabe como tirar um som de um arquivo .SWF protegido?
Conversão de Datas e Horas em Servers Estrangeiros (Flash+Asp).

Code Animation - Parte 2

Load Movie into target (movieclip).

Objeto array - Classificar uma array (sorting) e e arrays multidimensionais

Interseções com objetos planos

Clica nuaicon - Photoshop 6

Botões comutadores ou com duas ações.

Contador usando SharedObjects.

Controle de som no Flash 5.

Fórmula do efeito de elasticidade

Detecção do FlashPlayer.

Formulário simples.
XML menu

Shot me

False Mask

Raspadinha

Hexa 3d

Substituir texto

Delay

Drag hittest

Barco no hit

Triangulos2

Drag manchas

Drawline
HOME | TUTORIAIS
Jogo tiro ao alvo
por Bolaxa

Documento sem título

Falaew Galera!

Como este é o meu primeiro tutorial, espero que gostem, apesar de ser bem simples!

A seguir, aprenderá como elaborar um jogo no Flash MX. Veja o exemplo funcionando:

Este jogo funciona da seguinte forma:

1º Crie um filme com 500x300 px, depois crie um MovieClip que será o objeto a ser acertado, coloque nele o nome de instância de "alvo" .

2º Clique 2X no MovieClip e edite-o para que ele fique com 15 frames. Clique no frame 1 e crie um Keyframe. Em seguida, ainda no frame 1, aplique a Action SetProperty. No campo Property selecione "_x". Em target digite "_root.alvo" e em value, marque a opção Expression e digite "random(500)". Aplique outro SetProperty exatamente igual, porém para o eixo "_y", trocando o valor de randomização para 300.

Veja a action no frame 1 do MovieClip:

setProperty("_root.alvo", _x, random(500));
setProperty("_root.alvo", _y, random(300));

3º  Ainda no estado de edição do MovieClip, clique no frame 9 e crie um keyframe. Neste frame, aplique uma action "gotoAndPlay(1);". Dessa maneira, o MovieClip mudará a sua posição quando passar pelo frame 9 que chamará novamente o frame 1 com o código de randomização. Clique no frame 10, crie um keyframe e coloque uma animação do alvo sendo acertado.

4º  No frame 15, crie um keyframe e insira está action "gotoAndPlay(1);". Com isso, após você acertar o "alvo", ele volta a exibir o MovieClip com em outra posição.

Criação do contador:

1º   Agora, retorne à Scene1 e crie o contador. Na parte inferior do Stage insira um campo de texto do tipo "DinamicText". Coloque o nome no item Variable de "contador". Este campo mostrará a pontuação do jogador. Em seguida, transforme este campo em MovieClip. Coloque o nome de instância de "contador" também.

2º  Clique 2 vezes no campo de texto para editá-lo (agora é um MovieClip) e crie um keyframe no Frame 2. Nele, insira a action "gotoAndPlay(1);". Fizemos isso para criarmos um Loop. Isso é fundamental para o contador funcionar corretamente. No frame 1 crie um keyframe e aplique a action "SetVariable". Em Variable digite: contador. Em value: contador (marque a opção Expression). O contador já está feito!

Veja a action:

contador = contador;

Retorne à Scene1. Clique 2 vezes no MovieClip "alvo" para editá-lo. Iremos inserir as actions para terminar o jogo. Crie uma nova camanda (layer) e nela insira um botão invisível com a seguinte action:

on(press) {
   _root.alvo.gotoAndPlay(10);
   _root.contador.contador += 10;
}

Criação do cursor do mouse:

Aperte CTRL+F8 simultâneamente. Abrirá uma janela, de um nome qualquer, escolha símbolo do tipo "MovieClip". Pronto agora você está dentro do MovieClip, desenhe algo o que você deseja usar como cursor do mouse. Depois disto volte para Scene1 e insira a seguinte action no MovieClip:

onClipEvent (enterFrame) {
   startDrag(this, true);
   Mouse.hide();
}

Salve e teste o jogo!

Baixe aqui o arquivo usado no tutorial

Pronto. Nosso jogo está PRONTO!!!

Espero ter ajudado!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário