EDUARDO PERROUD (52 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

NETO LEAL (116 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Para que usar onClipEvent?

Existe uma forma de executar a mesma função usada em um filme em outro chamado através do loadMovie?

Como configurar um fadeIn e um fadeOut em um arquivo de som?

Como calcular a raiz quadrada de um número?

É possível referenciar um botão sem ser dentro de um movieclip?

Por Favor alguém poderia me ajudar com um combobox?

Como fazer um efeito Glaussiam Blur no Flash?

Para que serve o ONIO SKIN?

Qual seria o comando para parar uma música e o resto dos sons continuassem a tocar e outro comando para faze-la tocar novamente?

Como importar um texto de um TXT rolando no palco e parando no mouseOver e evitando o cache?

Como usar as input type hidden de um form email fornecido pelo HPG para uma página html no flash.

Rodo um vídeo usando Flash ou Director?

Como envio um valor para uma variável em um movieclip duplicado com o nome de (varbola+n) e que cada bola tenha um valor?

Como duplicar um movieclip (duplicateMovieclip) e colocá-los abaixo do original?
LOAD vs XMLConnector, vantagens e diferenças no carregamento do XML

Movimento por meio de actionscript

Número randômicos sem repetições no Flash 4.

Objeto XML - importando para o Flash

Criando um verificador de campos de um formulário.

Macromedia Flex

Clique Direito

Shapes arredondados no PhotoShop.

Criando texto neon.

LoadVariables & OnClipEvent(data).

XMLSockets

Envio de email via formulário utilizando Flash + ASP.
Texto com mask

Slide menu

Digitação (6kb) - Flash4

Radio button 2

HitTest e SwapDepths

Mouse 3d

Motion guide

Barco no hit

Slide desk

Drag box

Throwballs

Code Elastic
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Jogo tiro ao alvo
por Bolaxa

Documento sem título

Falaew Galera!

Como este é o meu primeiro tutorial, espero que gostem, apesar de ser bem simples!

A seguir, aprenderá como elaborar um jogo no Flash MX. Veja o exemplo funcionando:

Este jogo funciona da seguinte forma:

1º Crie um filme com 500x300 px, depois crie um MovieClip que será o objeto a ser acertado, coloque nele o nome de instância de "alvo" .

2º Clique 2X no MovieClip e edite-o para que ele fique com 15 frames. Clique no frame 1 e crie um Keyframe. Em seguida, ainda no frame 1, aplique a Action SetProperty. No campo Property selecione "_x". Em target digite "_root.alvo" e em value, marque a opção Expression e digite "random(500)". Aplique outro SetProperty exatamente igual, porém para o eixo "_y", trocando o valor de randomização para 300.

Veja a action no frame 1 do MovieClip:

setProperty("_root.alvo", _x, random(500));
setProperty("_root.alvo", _y, random(300));

3º  Ainda no estado de edição do MovieClip, clique no frame 9 e crie um keyframe. Neste frame, aplique uma action "gotoAndPlay(1);". Dessa maneira, o MovieClip mudará a sua posição quando passar pelo frame 9 que chamará novamente o frame 1 com o código de randomização. Clique no frame 10, crie um keyframe e coloque uma animação do alvo sendo acertado.

4º  No frame 15, crie um keyframe e insira está action "gotoAndPlay(1);". Com isso, após você acertar o "alvo", ele volta a exibir o MovieClip com em outra posição.

Criação do contador:

1º   Agora, retorne à Scene1 e crie o contador. Na parte inferior do Stage insira um campo de texto do tipo "DinamicText". Coloque o nome no item Variable de "contador". Este campo mostrará a pontuação do jogador. Em seguida, transforme este campo em MovieClip. Coloque o nome de instância de "contador" também.

2º  Clique 2 vezes no campo de texto para editá-lo (agora é um MovieClip) e crie um keyframe no Frame 2. Nele, insira a action "gotoAndPlay(1);". Fizemos isso para criarmos um Loop. Isso é fundamental para o contador funcionar corretamente. No frame 1 crie um keyframe e aplique a action "SetVariable". Em Variable digite: contador. Em value: contador (marque a opção Expression). O contador já está feito!

Veja a action:

contador = contador;

Retorne à Scene1. Clique 2 vezes no MovieClip "alvo" para editá-lo. Iremos inserir as actions para terminar o jogo. Crie uma nova camanda (layer) e nela insira um botão invisível com a seguinte action:

on(press) {
   _root.alvo.gotoAndPlay(10);
   _root.contador.contador += 10;
}

Criação do cursor do mouse:

Aperte CTRL+F8 simultâneamente. Abrirá uma janela, de um nome qualquer, escolha símbolo do tipo "MovieClip". Pronto agora você está dentro do MovieClip, desenhe algo o que você deseja usar como cursor do mouse. Depois disto volte para Scene1 e insira a seguinte action no MovieClip:

onClipEvent (enterFrame) {
   startDrag(this, true);
   Mouse.hide();
}

Salve e teste o jogo!

Baixe aqui o arquivo usado no tutorial

Pronto. Nosso jogo está PRONTO!!!

Espero ter ajudado!



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