NILTON BICALHO (61 pts)

ZECA BALA (45 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

GÉRIO (93 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

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Jogo tiro ao alvo
por Bolaxa

Documento sem título

Falaew Galera!

Como este é o meu primeiro tutorial, espero que gostem, apesar de ser bem simples!

A seguir, aprenderá como elaborar um jogo no Flash MX. Veja o exemplo funcionando:

Este jogo funciona da seguinte forma:

1º Crie um filme com 500x300 px, depois crie um MovieClip que será o objeto a ser acertado, coloque nele o nome de instância de "alvo" .

2º Clique 2X no MovieClip e edite-o para que ele fique com 15 frames. Clique no frame 1 e crie um Keyframe. Em seguida, ainda no frame 1, aplique a Action SetProperty. No campo Property selecione "_x". Em target digite "_root.alvo" e em value, marque a opção Expression e digite "random(500)". Aplique outro SetProperty exatamente igual, porém para o eixo "_y", trocando o valor de randomização para 300.

Veja a action no frame 1 do MovieClip:

setProperty("_root.alvo", _x, random(500));
setProperty("_root.alvo", _y, random(300));

3º  Ainda no estado de edição do MovieClip, clique no frame 9 e crie um keyframe. Neste frame, aplique uma action "gotoAndPlay(1);". Dessa maneira, o MovieClip mudará a sua posição quando passar pelo frame 9 que chamará novamente o frame 1 com o código de randomização. Clique no frame 10, crie um keyframe e coloque uma animação do alvo sendo acertado.

4º  No frame 15, crie um keyframe e insira está action "gotoAndPlay(1);". Com isso, após você acertar o "alvo", ele volta a exibir o MovieClip com em outra posição.

Criação do contador:

1º   Agora, retorne à Scene1 e crie o contador. Na parte inferior do Stage insira um campo de texto do tipo "DinamicText". Coloque o nome no item Variable de "contador". Este campo mostrará a pontuação do jogador. Em seguida, transforme este campo em MovieClip. Coloque o nome de instância de "contador" também.

2º  Clique 2 vezes no campo de texto para editá-lo (agora é um MovieClip) e crie um keyframe no Frame 2. Nele, insira a action "gotoAndPlay(1);". Fizemos isso para criarmos um Loop. Isso é fundamental para o contador funcionar corretamente. No frame 1 crie um keyframe e aplique a action "SetVariable". Em Variable digite: contador. Em value: contador (marque a opção Expression). O contador já está feito!

Veja a action:

contador = contador;

Retorne à Scene1. Clique 2 vezes no MovieClip "alvo" para editá-lo. Iremos inserir as actions para terminar o jogo. Crie uma nova camanda (layer) e nela insira um botão invisível com a seguinte action:

on(press) {
   _root.alvo.gotoAndPlay(10);
   _root.contador.contador += 10;
}

Criação do cursor do mouse:

Aperte CTRL+F8 simultâneamente. Abrirá uma janela, de um nome qualquer, escolha símbolo do tipo "MovieClip". Pronto agora você está dentro do MovieClip, desenhe algo o que você deseja usar como cursor do mouse. Depois disto volte para Scene1 e insira a seguinte action no MovieClip:

onClipEvent (enterFrame) {
   startDrag(this, true);
   Mouse.hide();
}

Salve e teste o jogo!

Baixe aqui o arquivo usado no tutorial

Pronto. Nosso jogo está PRONTO!!!

Espero ter ajudado!



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