Como este é o meu primeiro tutorial, espero
que gostem, apesar de ser bem simples!
A seguir, aprenderá como elaborar um jogo
no Flash MX. Veja o exemplo funcionando:
Este jogo funciona da seguinte
forma:
1º Crie um filme com 500x300 px, depois
crie um MovieClip que será o objeto a ser acertado, coloque nele o nome
de instância de "alvo" .
2º Clique 2X no MovieClip e edite-o para
que ele fique com 15 frames. Clique no frame 1 e crie um Keyframe. Em
seguida, ainda no frame 1, aplique a Action SetProperty. No campo
Property selecione "_x". Em target digite "_root.alvo"
e em value, marque a opção Expression e digite "random(500)".
Aplique outro SetProperty exatamente igual, porém para o eixo "_y",
trocando o valor de randomização para 300.
3º Ainda no estado de edição do MovieClip,
clique no frame 9 e crie um keyframe. Neste frame, aplique uma action
"gotoAndPlay(1);". Dessa maneira, o MovieClip mudará a sua posição
quando passar pelo frame 9 que chamará novamente o frame 1 com o código
de randomização. Clique no frame 10, crie um keyframe e coloque uma animação
do alvo sendo acertado.
4º No frame 15, crie um keyframe
e insira está action "gotoAndPlay(1);". Com isso, após você acertar
o "alvo", ele volta a exibir o MovieClip com em outra posição.
Criação do contador:
1º Agora, retorne à Scene1
e crie o contador. Na parte inferior do Stage insira um campo de
texto do tipo "DinamicText". Coloque o nome no item Variable
de "contador". Este campo mostrará a pontuação do jogador. Em seguida,
transforme este campo em MovieClip. Coloque o nome de instância de "contador"
também.
2º Clique 2 vezes no campo de texto
para editá-lo (agora é um MovieClip) e crie um keyframe no Frame 2. Nele,
insira a action "gotoAndPlay(1);". Fizemos isso para criarmos um
Loop. Isso é fundamental para o contador funcionar corretamente.
No frame 1 crie um keyframe e aplique a action "SetVariable". Em
Variable digite: contador. Em value: contador
(marque a opção Expression). O contador já está feito!
Veja a action:
contador = contador;
Retorne à Scene1. Clique 2 vezes
no MovieClip "alvo" para editá-lo. Iremos inserir as actions para
terminar o jogo. Crie uma nova camanda (layer) e nela insira um botão
invisível com a seguinte action:
Aperte CTRL+F8 simultâneamente. Abrirá
uma janela, de um nome qualquer, escolha símbolo do tipo "MovieClip".
Pronto agora você está dentro do MovieClip, desenhe algo o que você deseja
usar como cursor do mouse. Depois disto volte para Scene1 e insira
a seguinte action no MovieClip:
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