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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como deletar um lote de variáveis com apenas um comando?

Como faço para que quando coloque o mouse por cima de um botão apareça uma descrição?

Qual é, em pixels, a altura e largura da área utilizável do browser para uma resolução de 800x600.

Existe alguma forma de testar um preloader (carregando) off-line?

Como exportar/importar somente algumas variáveis da timeline principal?

Alguém poderia me dar umas dicas sobre o Flash Remoting?

Quando e para que usar function (função), var, length e o objeto "arguments"?

Que variáveis eu poderia usar para uma pergunta com 4 alternativas e uma só é correta.

Uma instrução de um movieclip para a timeline principal não funciona.

Como mudar randomicamente a cor de um objeto a cada clique do mouse?

Não consigo usar fontes PIXEL no Flash. Transformo ela em imagem?

Queria mandar um aviso no caso do mouse não ser movido por cinco segundos.

Tenho um arquivo fla e gostaria de abrir um outro arquivo já feito quando esse fla estiver em execução.

Dicas sobre a inegração Flash e XML usando arrays (matrizes).
Parâmetro - Get camera().

GuestBook usando integração Flash e PHP.

TV Scan Lines - Fireworks

Variáveis, uma visão geral.

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Voltar à Timeline principal usando a função "Call"

Action Script 2.0 (Primeira Parte)

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Programando objetos 3D em Plataformas 2D como a do Flash
por Zipnedles

Calculando Interseções Raio/Objeto

A álgebra para determinar a interseção da perspectiva de um objeto com uma determinada forma diferente é diferente para cada forma. Complicado? Para simplificar esse problema, representa-se a equação da perspectiva na forma paramétrica. A equação usual de uma reta em três dimensões é da forma:

Ax + By + Cz + D = 0;


   Simpes não é ?

   Agora, tornamos esta equação uma equação paramétrica introduzindo uma nova variável, t, e escrevendo x, y, z como funções de t:

x = x¹t + x°
y = y¹t + y°
z = z¹t + z°


   As coordenadas (x° y° z°) são as do ponto inicial de um objeto, enquanto as coordenadas (x¹ y¹ z¹) representam o vetor unitário na direção do qual o raio está se deslocando. Uma maneira de interpretar o parâmetro t, aí o termo 'representação paramétrica', é como 'tempo'. Assim, no tempo zero, o objeto está na origem. Se t=1, o objeto está a uma distância unitária longe de sua origem (ponto inicial). E podemos concluir que a medida que o tempo passa o objeto se desloca para cada vez mais longe do seu ponto de origem.

Interseções com Esferas

Se o raio de uma perspectiva interceptar um objeto, haverá um valor de t tal que o ponto (x,y,z) seja também um ponto do Objeto. Agora a tarefa é determinar se o tal raio intercepta o objeto ou não, e então encontrar o valor apropiado de t. O conceito é mais simples de entender se for usado a equação de uma esfera, e obtendo o raio r da perspectiva:

x² + y² + z² - r² = 0

 


   Agora, substitui-se as equações paramétricas da reta que exprime o raio nessa equação. O resultado é a seguinte equação quadrática:

(x¹ ²+y¹ ²+z¹ ²)t²+2(x°x¹+y°y¹+z°z¹)t+(x° ²+y° ²+z° ²)-1 = 0


   As raízes dessas equações são os valores de t para os quais o raio da perspectiva intercepta a tal esfera. Obtendo uma solução simples da equação quadrática tem-se duas raízes, a menor das quais representa a interseção mais próxima. Este método de substituição será muito usado para determinar as interseções com objetos. A equação da reta é substituida na equação do objeto. A equação resultante é então resolvida para a variável t. Caso não houver solução com os valores reais , o raio da perspectiva não intercepta o objeto: caso contrário, tem-se o valor de t que corresponde a um ponto de inteseção. Pode-se usar então este valor na definição paramétrica da reta para determinar as coordenadas (x,y,z) do ponto de interseção.

Interseções com Superfícies Quadráticas

Considere a interseção de um raio de uma perspectiva com uma curva quadrática. Ela é similar à interseção com a esfera porque a esfera é um caso degenerado de uma curva quadrática geral. As formas quadráticas mais comuns são o cone e o cilindro, que podem ser representados pela seguinte equação:

ax² + 2bxy + 2cxz + 2sxw + ey² + 2fyz + 2gyw + hz² + 2izw + jw² = 0


   Muito embora a equação cubra qualquer tipo possível de curva quadrática, ela é muito complexa para uma plataforma como a do Flash manipular facilmente (risos...) . Felizmente, a maioria das superfícies quadráticas pode ser representada pela seguinte equação simplificada:

Ax² + By² + Cz² + Ey = D;


   Usando a mesma tácnica de substituir as equações paramétricas do raio da perspectiva na equação da superfície quadrática e resolvendo a equação resultante, serão produzidas uma ou duas equações, dependendo de quantos parâmetros são definidos. As equações possíveis são:

t²(Ax¹ ² + By¹ ² + Cz¹ ²) + 2t +(Ax°X¹ + By°Y¹ + Cz°Z¹) +
(Ax° ² + By° ² + Cz° ² - D) = 0


   e...

t²(Ax¹ ² + By¹ ² + Cz¹ ²) + 2t +(Ax°X¹ + Ey¹ + Cz°Z¹) +
(Ax° ² + By° ² + Cz° ²) = 0


   Novamente as soluções destas equações devem ser valores reais, para que ocorra uma interseção. Com raízes de valores complexos (essas por aí com componente imaginário diferente de zero), o raio da perspectiva não intersepta o objeto. Pode-se testar isto olhando o coeficiente para o qual deve-se calcular a raiz quadrada. Se o coeficiente for negativo , a raiz é complexa; assim, nenhuma interseção ocorre.



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