MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

MANGOOST (80 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como verificar se dois campos receberam o mesmo valor e disparar uma ação?

É necessário criar um objeto para usar o prototype?

Como enviar uma variável GET para o FLASH...? E como recuperar no flash?

Qual a maneira de colocarmos uma figura (gif) como plano de fundo em um fla?

Como importar uma animação feita no Flax?

Como fazer os botões desse site? http://themmgroup.com

Como fazer um rastro (mouse trial), mas que as cópias ainda variassem o alpha.

Como identificar o ponto de registro em um objeto criado por actionscript no MX?

Como defino uma pausa (delay) em meu filme?

Como mascarar uma parte de uma imagem jpg carregada dinamicamente com setMask?

Como dividir valores numéricos vindo do MySql com vírgula (12,50)?

Função tela tremendo (shake) com Flash e Javascript.

Como colocar um botão no meu site para fechar a janela do navegador?

Como eu simulo frames no Flash?
Configurando texto via actionscript.

Gerando XLS a partir de ASP

GuestBook usando integração Flash e PHP.

Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Conversão de Datas e Horas em Servers Estrangeiros (Flash+Asp).

Objeto Sound.

Jogo tiro ao alvo

Detectando funções de browser usando ASP

HACKED - ANONYMOUS

Conceitos de Design - Apresentação.

Conceitos de Programação e ActionScript.

Objeto Array: métodos sort() e reverse().
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Perspectiva 3D no Flash
por Keith Peters

Gostaria de fazer uma breve explicação sobre perspectiva 3D. Primeiramente, quero dar completo crédito a Gabriel Mulzer de www.voxangelica.net. Em seu capítulo no anuário "Novos Mestres do Flash 2002" realmente aprendi toda essa coisa. Tentarei passar o assunto sem deixar nada de lado.

A fórmula básica para perspectiva 3D é:

scale=fl/(fl+z)

scale = escala
fl = distância focal (focal lenth)
z = profundidade "para dentro" da tela

Veja como parece, a partir de uma vista lateral:

Então, você está pegando a distância focal (fl) e dividindo-a pela distância focal + z.

Scale=fl/(fl+z);

Vamos ajustar fl=150.
Se z=0, então você tem:

Scale = 150/(150+0);

O qual é 1.

Se z=100, você tem:

Scale = 150/(150+100);

O qual vai até 0.6

Se z=500 (muito lá longe) então…

Scale = 150/(150+500);

O qual é cerca de 0.23

Então, você vê que quando você aumenta z, o fator escala fica menor e menor, aproximando-se de 0 (zero). Quando z é igual a 0, ou "como aparece na tela" a escala = 1.

Então, como você usa a escala (scale)?

Bem, como se pode perceber no diagrama acima, 2 coisas estão decrescendo com a distância:

1. O tamanho do objeto.
2. Sua proximidade ao centro ou ao "ponto de fuga da perspectiva".

Isto, em termos de Flash, é meramente _xscale e _yscale e _x e _y.

Então, aqui está como usar sua figura escalada. Primeiro você ajusta seus valores x, y e z, então diz:

scale = fl/(fl+z);
_x = _x*scale;
_y = _y*scale;
_xscale = _yscale = scale*100;

Uma coisa a observar é que o horizonte/ponto de fuga está em 0,0. Em outras palavras, assim que os objetos vão indo para mais longe, eles irão se aproximar de 0,0. No Flash, este é o canto superior esquerdo do palco. Então você quer adicionar um valor ao centro (center value) para cada um para pôr o objeto próximo ao centro do seu palco:

xcenter=100;
ycenter=100;
scale=fl/(fl+z);
_x =_x*scale+xcenter;
_y =_y*scale+ycenter;
_xscale = _yscale = scale*100;

Agora, lembre-se que qualquer objeto com um x negativo (-x) estará para a esquerda do centro, um x positivo (+x) estará à direita do centro, um y negativo (-y) ficará acima da linha de visão, no ar, e um y positivo (+y) estará abaixo da linha do site.

Nesse exemplo abaixo, colocamos em um movieclip "clip", a seguinte action:

onClipEvent (enterFrame) {
fl = 150;
xcenter = 100;
ycenter = 100;
scale = fl/(fl+z);
_x = _x*scale+xcenter;
_y = _y*scale+ycenter;
_xscale = _yscale=scale*100;
}

Iremos incrementar, no botão, o valor de Z em 100, para você ver o resultado no movimento do movieclip em direção ao eixo 100,100. Clique no botão várias vezes.

Espero que você possa "sacar" o que eu expus aqui e remeter isto para algo ainda mais interessante. Se você fizer, por favor, mostre-me! Boa sorte. Se você quiser acrescentar comentários ou algo mais ao fim deste documento, por favor, envie-me uma cópia também! Obrigado!

Tradução:
Marco Antonio de Carvalho (Pet-University of Cambridge-UK-1997)
e Barbara Tostes (CorelDrawBR/PontoFlash 04/agosto/2002)

Exemplo do tutorial criado por Alexandre Porto.



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