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Perspectiva 3D no Flash
por Keith Peters

Gostaria de fazer uma breve explicação sobre perspectiva 3D. Primeiramente, quero dar completo crédito a Gabriel Mulzer de www.voxangelica.net. Em seu capítulo no anuário "Novos Mestres do Flash 2002" realmente aprendi toda essa coisa. Tentarei passar o assunto sem deixar nada de lado.

A fórmula básica para perspectiva 3D é:

scale=fl/(fl+z)

scale = escala
fl = distância focal (focal lenth)
z = profundidade "para dentro" da tela

Veja como parece, a partir de uma vista lateral:

Então, você está pegando a distância focal (fl) e dividindo-a pela distância focal + z.

Scale=fl/(fl+z);

Vamos ajustar fl=150.
Se z=0, então você tem:

Scale = 150/(150+0);

O qual é 1.

Se z=100, você tem:

Scale = 150/(150+100);

O qual vai até 0.6

Se z=500 (muito lá longe) então…

Scale = 150/(150+500);

O qual é cerca de 0.23

Então, você vê que quando você aumenta z, o fator escala fica menor e menor, aproximando-se de 0 (zero). Quando z é igual a 0, ou "como aparece na tela" a escala = 1.

Então, como você usa a escala (scale)?

Bem, como se pode perceber no diagrama acima, 2 coisas estão decrescendo com a distância:

1. O tamanho do objeto.
2. Sua proximidade ao centro ou ao "ponto de fuga da perspectiva".

Isto, em termos de Flash, é meramente _xscale e _yscale e _x e _y.

Então, aqui está como usar sua figura escalada. Primeiro você ajusta seus valores x, y e z, então diz:

scale = fl/(fl+z);
_x = _x*scale;
_y = _y*scale;
_xscale = _yscale = scale*100;

Uma coisa a observar é que o horizonte/ponto de fuga está em 0,0. Em outras palavras, assim que os objetos vão indo para mais longe, eles irão se aproximar de 0,0. No Flash, este é o canto superior esquerdo do palco. Então você quer adicionar um valor ao centro (center value) para cada um para pôr o objeto próximo ao centro do seu palco:

xcenter=100;
ycenter=100;
scale=fl/(fl+z);
_x =_x*scale+xcenter;
_y =_y*scale+ycenter;
_xscale = _yscale = scale*100;

Agora, lembre-se que qualquer objeto com um x negativo (-x) estará para a esquerda do centro, um x positivo (+x) estará à direita do centro, um y negativo (-y) ficará acima da linha de visão, no ar, e um y positivo (+y) estará abaixo da linha do site.

Nesse exemplo abaixo, colocamos em um movieclip "clip", a seguinte action:

onClipEvent (enterFrame) {
fl = 150;
xcenter = 100;
ycenter = 100;
scale = fl/(fl+z);
_x = _x*scale+xcenter;
_y = _y*scale+ycenter;
_xscale = _yscale=scale*100;
}

Iremos incrementar, no botão, o valor de Z em 100, para você ver o resultado no movimento do movieclip em direção ao eixo 100,100. Clique no botão várias vezes.

Espero que você possa "sacar" o que eu expus aqui e remeter isto para algo ainda mais interessante. Se você fizer, por favor, mostre-me! Boa sorte. Se você quiser acrescentar comentários ou algo mais ao fim deste documento, por favor, envie-me uma cópia também! Obrigado!

Tradução:
Marco Antonio de Carvalho (Pet-University of Cambridge-UK-1997)
e Barbara Tostes (CorelDrawBR/PontoFlash 04/agosto/2002)

Exemplo do tutorial criado por Alexandre Porto.



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