GUILHERME G.G. (137 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

GÉRIO (93 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

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DENIS CARAVALHO (85 pts)

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KEN AWAMURA (130 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Dá para fazer comércio eletrônico com o Flash?

O que são esses arquivos na pasta Flash5/Player do windows Explorer?

Função chamada createFunctionCall, que permite criar uma função para executar uma outra função com certos parâmetros.

Como faço o loading bem simples?

Tem como setar um level (nível) para um movieclip?

Preciso de um exemplo de um efeito de vibração?

Queria fazer um botão redondo que surgem novas circunferências que vão sumindo.

Como posso fazer uma validação de CPF?

Como colocar um “play” disparado pelo botão direito do mouse?

Como fazer um filme preloader não sair quando o principal estiver carregado?

Como eu faço de um layer uma descrição de uma foto?

Preciso de uma ação para desabilitar um botão.

Como atualizar o texto de um filme Flash sem precisar editá-lo? Como funciona esse objeto loadVars?

Há como referenciar um botão dinamicamente no FlashMX?
Imagem Pixel a Pixel no PhotoShop.

Aprendendo a interagir Flash e ASP

Criação de um CD híbrido

Objeto array.

Shared object.

Parâmetro - Get camera().

Jpeg, Gif, texto, gradientes X slices no Fireworks

Máscara arrastável no Flash 4.

Controle de MovieClip via Microphone.get();

Preloader com máscara

Event Handlers (identificadores de eventos).

Ação Include.
Texto html

Calculadora simples

Tweeneng com alpha

Rayoflight

Menu animado

Static

Máscara simples

Texto html

Colision balls

Botão vai e volta

Motion color

Type 2
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Perspectiva 3D no Flash
por Keith Peters

Gostaria de fazer uma breve explicação sobre perspectiva 3D. Primeiramente, quero dar completo crédito a Gabriel Mulzer de www.voxangelica.net. Em seu capítulo no anuário "Novos Mestres do Flash 2002" realmente aprendi toda essa coisa. Tentarei passar o assunto sem deixar nada de lado.

A fórmula básica para perspectiva 3D é:

scale=fl/(fl+z)

scale = escala
fl = distância focal (focal lenth)
z = profundidade "para dentro" da tela

Veja como parece, a partir de uma vista lateral:

Então, você está pegando a distância focal (fl) e dividindo-a pela distância focal + z.

Scale=fl/(fl+z);

Vamos ajustar fl=150.
Se z=0, então você tem:

Scale = 150/(150+0);

O qual é 1.

Se z=100, você tem:

Scale = 150/(150+100);

O qual vai até 0.6

Se z=500 (muito lá longe) então…

Scale = 150/(150+500);

O qual é cerca de 0.23

Então, você vê que quando você aumenta z, o fator escala fica menor e menor, aproximando-se de 0 (zero). Quando z é igual a 0, ou "como aparece na tela" a escala = 1.

Então, como você usa a escala (scale)?

Bem, como se pode perceber no diagrama acima, 2 coisas estão decrescendo com a distância:

1. O tamanho do objeto.
2. Sua proximidade ao centro ou ao "ponto de fuga da perspectiva".

Isto, em termos de Flash, é meramente _xscale e _yscale e _x e _y.

Então, aqui está como usar sua figura escalada. Primeiro você ajusta seus valores x, y e z, então diz:

scale = fl/(fl+z);
_x = _x*scale;
_y = _y*scale;
_xscale = _yscale = scale*100;

Uma coisa a observar é que o horizonte/ponto de fuga está em 0,0. Em outras palavras, assim que os objetos vão indo para mais longe, eles irão se aproximar de 0,0. No Flash, este é o canto superior esquerdo do palco. Então você quer adicionar um valor ao centro (center value) para cada um para pôr o objeto próximo ao centro do seu palco:

xcenter=100;
ycenter=100;
scale=fl/(fl+z);
_x =_x*scale+xcenter;
_y =_y*scale+ycenter;
_xscale = _yscale = scale*100;

Agora, lembre-se que qualquer objeto com um x negativo (-x) estará para a esquerda do centro, um x positivo (+x) estará à direita do centro, um y negativo (-y) ficará acima da linha de visão, no ar, e um y positivo (+y) estará abaixo da linha do site.

Nesse exemplo abaixo, colocamos em um movieclip "clip", a seguinte action:

onClipEvent (enterFrame) {
fl = 150;
xcenter = 100;
ycenter = 100;
scale = fl/(fl+z);
_x = _x*scale+xcenter;
_y = _y*scale+ycenter;
_xscale = _yscale=scale*100;
}

Iremos incrementar, no botão, o valor de Z em 100, para você ver o resultado no movimento do movieclip em direção ao eixo 100,100. Clique no botão várias vezes.

Espero que você possa "sacar" o que eu expus aqui e remeter isto para algo ainda mais interessante. Se você fizer, por favor, mostre-me! Boa sorte. Se você quiser acrescentar comentários ou algo mais ao fim deste documento, por favor, envie-me uma cópia também! Obrigado!

Tradução:
Marco Antonio de Carvalho (Pet-University of Cambridge-UK-1997)
e Barbara Tostes (CorelDrawBR/PontoFlash 04/agosto/2002)

Exemplo do tutorial criado por Alexandre Porto.



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