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Como posso fazer para que um objeto possa rodar no palco?

Como instanciar movieclips duplicados (Duplicate Movieclip)?

Preciso colocar uma variável PHP num campo de texto do Flash?

Quero que numa conta (divisão) apareçam, no resultado, somente 2 casas decimais.

Como é que faz para aparecer aquela animação de Carregando e a porcentagem?

Como faço um objeto se movimentar pelo teclado? E esse objeto Key, como funciona?

Como deixar minhas fontes legíveis (não embaçadas) no Flash?

Quero que meu SWF carregue em uma cena aleatória.

Existe uma função Replace no Flash, para substituir Strings?

Novos recursos para o objeto Sound do FlashMX.

Gostaria de saber como funciona o sistema IPIX 360º?
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Perspectiva 3D no Flash
por Keith Peters

Gostaria de fazer uma breve explicação sobre perspectiva 3D. Primeiramente, quero dar completo crédito a Gabriel Mulzer de www.voxangelica.net. Em seu capítulo no anuário "Novos Mestres do Flash 2002" realmente aprendi toda essa coisa. Tentarei passar o assunto sem deixar nada de lado.

A fórmula básica para perspectiva 3D é:

scale=fl/(fl+z)

scale = escala
fl = distância focal (focal lenth)
z = profundidade "para dentro" da tela

Veja como parece, a partir de uma vista lateral:

Então, você está pegando a distância focal (fl) e dividindo-a pela distância focal + z.

Scale=fl/(fl+z);

Vamos ajustar fl=150.
Se z=0, então você tem:

Scale = 150/(150+0);

O qual é 1.

Se z=100, você tem:

Scale = 150/(150+100);

O qual vai até 0.6

Se z=500 (muito lá longe) então…

Scale = 150/(150+500);

O qual é cerca de 0.23

Então, você vê que quando você aumenta z, o fator escala fica menor e menor, aproximando-se de 0 (zero). Quando z é igual a 0, ou "como aparece na tela" a escala = 1.

Então, como você usa a escala (scale)?

Bem, como se pode perceber no diagrama acima, 2 coisas estão decrescendo com a distância:

1. O tamanho do objeto.
2. Sua proximidade ao centro ou ao "ponto de fuga da perspectiva".

Isto, em termos de Flash, é meramente _xscale e _yscale e _x e _y.

Então, aqui está como usar sua figura escalada. Primeiro você ajusta seus valores x, y e z, então diz:

scale = fl/(fl+z);
_x = _x*scale;
_y = _y*scale;
_xscale = _yscale = scale*100;

Uma coisa a observar é que o horizonte/ponto de fuga está em 0,0. Em outras palavras, assim que os objetos vão indo para mais longe, eles irão se aproximar de 0,0. No Flash, este é o canto superior esquerdo do palco. Então você quer adicionar um valor ao centro (center value) para cada um para pôr o objeto próximo ao centro do seu palco:

xcenter=100;
ycenter=100;
scale=fl/(fl+z);
_x =_x*scale+xcenter;
_y =_y*scale+ycenter;
_xscale = _yscale = scale*100;

Agora, lembre-se que qualquer objeto com um x negativo (-x) estará para a esquerda do centro, um x positivo (+x) estará à direita do centro, um y negativo (-y) ficará acima da linha de visão, no ar, e um y positivo (+y) estará abaixo da linha do site.

Nesse exemplo abaixo, colocamos em um movieclip "clip", a seguinte action:

onClipEvent (enterFrame) {
fl = 150;
xcenter = 100;
ycenter = 100;
scale = fl/(fl+z);
_x = _x*scale+xcenter;
_y = _y*scale+ycenter;
_xscale = _yscale=scale*100;
}

Iremos incrementar, no botão, o valor de Z em 100, para você ver o resultado no movimento do movieclip em direção ao eixo 100,100. Clique no botão várias vezes.

Espero que você possa "sacar" o que eu expus aqui e remeter isto para algo ainda mais interessante. Se você fizer, por favor, mostre-me! Boa sorte. Se você quiser acrescentar comentários ou algo mais ao fim deste documento, por favor, envie-me uma cópia também! Obrigado!

Tradução:
Marco Antonio de Carvalho (Pet-University of Cambridge-UK-1997)
e Barbara Tostes (CorelDrawBR/PontoFlash 04/agosto/2002)

Exemplo do tutorial criado por Alexandre Porto.



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