NILTON BICALHO (61 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

ZECA BALA (45 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Novos recursos para o objeto Sound do FlashMX.

Script PHP para formulário em PHP + Flash.

Como simular um texto sendo digitado, como uma máquina de escrever?

Como mudar a cor de campos de texto no HTML?

Como se usa o NoCache?

Estou tentando fazer uma inclusão de um cadastro no db.

Como retardar (delay) o início de uma apresentação em Flash?

Preciso criar uma interação Asp + Flash para login e senha.

Dá para fazer animações 3D no Flash?

Pra galera que curte Animação Clássica em Flash...

Como dar um goto para um quadro de um movieclipe usando uma variável.

É possível usar meta tags para evitar que os SWF vão para o cache?

É possível enviar variáveis de um movie clip para uma cena diferente?

Quero que o ícone do mouse mude de forma para um gif que eu definir.
Spectrum Analizer - Medidores de som

Download de arquivos com a classe File Reference

Scroll Text.

Menu arrastável, estilo Windows.

Parâmetro - Get microphone().

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Alterando Artistic Media no Corel Draw.

Includes.

Clipes Inteligentes (SmartClip).

HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.

Máscara

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?
MTV

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Menu móvel
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Menu infinito
por Kirupa Chinnathambi

Introdução

Nós vamos ver nesse tutorial como executar um simples, mas muito popular modelo de menu: o menu infinito. Claro que há diversas maneira de se fazer um, desde o primeiro criado por Yugo Nakamura a esse que vamos construir agora.


[ um menu infinito]

Passos para criar a animação

Primeiramente, faça o download do arquivo parcial aqui.

   As próximas etapas lhe ajudarão a criar a animação acima:

   Abra o arquivo. Não há nada na cena, tudo está na biblioteca. Então abra a mesma (Ctrl+L). Você pode ver um botão e um movieclip chamado menu. Esse movieclip contém um fundo cinza, botões e textos. Note também que o ponto de registro desse movieclip está em sua extremidade esquerda, o que é muito importante para o funcionamento do exemplo.

   Para realizar esse efeito, você precisa de duas instâncias desse movieclip no palco. Atrraste-os para a linha do tempo principal. Posicione-os com a ajuda da barra de ferramentas (ou do painel propriedades no Flash5). O primeiro com a coordenada _x=0 e o segundo em _x=300 (O movieclip tem 300 pixels de largura). Selecione ambos os movieclips e pressione F8 para transformá-los em um movieclip.


[movieclips um após o outro]

   Esteja seguro que o ponto de registro desse novo movieclip esteja colocado também na sua extremidade esquerda. Se estiver trabalhando com o FlashMX, apenas especifique essa posição quando você estiver criando o movieclip (veja a imagem acima) e se você estiver trabalhando com o Flash5 faça isso manualmente.

   Agora vamos fazer com que o movieclip se mova acompanhando a posição do mouse: quando você vai para a esquerda o menu também vai para a esquerda e o mesmo para a direita. Abra o painel de actions e coloque esse código:

onClipEvent (load)
{
  xcenter=150;
  speed=1/10;
}
onClipEvent (enterFrame)
{
  var distance=_root._xmouse-xcenter;
  _x+=(distance*speed);
}

   Se você testar seu filme, você verá o filme como desejamos. Vamos ver como esse código trabalha:

   Nós definimos um par de variáveis:

xcenter: Esse é o ponto central do filme. Se o mouse estiver à esquerda desse ponto o movieclip irá para a esquerda. O mesmo acontecerá para à direita.

speed: a velocidade do movieclip. Note que ele é inferior a 1.

   No evento enterFrame, nós primeiro calculamos a distância entre o mouse (_xmouse) e o ponto central (xcenter) do filme e depois movemos o movieclip dependendo dessa distância. Por isso speed é menor que 1. De outra forma, o movieclip ficaria pulando de uma lado para o outro. Você pode testar várias opções até encontrar uma velocidade adequada.

   OK, estamos quase no final. Agora temos que simular um looping no menu. Para fazer isso, teremos que checar a posição do menu. Se for maior que 0 (zero), significa que passaremos a ver algum espaço em branco à esquerda, então nós faremos o movieclip pular para à esquerda. O mesmo ocorre se _x < -300, então faremos o movieclip pulará para à direita. Isso ficaria claro vendo funcionar.

onClipEvent (enterFrame)
{
  var distance=_root._xmouse-xcenter;
  _x+=(distance*speed);
  if (_x > 0) _x=-300;
  if (_x < -300) _x=0;
}

   Salve seu trabalho. Tome certos cuidados: o valor 300 foi definido aqui porque o tamanho do menué de 300 pixels. Você deverá mudar esse valor de acordo com o tamanho de seu movieclip menu.

   Última coisa que deve ser feita: mascare o seu filme de maneira que se possa ver apenas uma pequena parte dele. Crie uma nova camada na sua linha do tempo principal (mask) e desenhe um retângulo nele. Clique com o botão direito na camada e escolha a opção máscara. Salve e teste seu filme.


[ mascare seu menu ]

Uma nota final: É normal que vocês não esteja vendo texto sob a máscara. Para resolver isso, você pode tanto embutir a fonte ou desmembrá-la (break apart) duas vezes (Ctrl+B).

Isso é tudo. Espero que você goste desse exemplo. Você poderá testar vários parâmetros, colocar alguma inércia, alterar a velocidade, colocar efeitos elásticos etc.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Artur Gomes
| 9/6/2010 - 17:26 |
http://arturopg.sites.uol.com.br

Olá, há um link quebrado no artigo 'Menu infinito ', 140