FÁBIO DUARTE (79 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

GÉRIO (93 pts)

MUZAK (45 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Existe alguma forma de testar um preloader (carregando) off-line?

Quero imprimir o conteúdo de um campo de texto e não somente a parte que está na tela.

Poderia me explicar um pouco mais sobre o arrays dentro de objetos?

Muitas vezes carrego um arquivo externo com LoadVariables e ele não funciona.

Queria fazer um sistema de busca.

Rodo um vídeo usando Flash ou Director?

Como se usa o NoCache?

Como fazer uma contagem de dias até uma data específica?

Função criada para código de contagem regressiva de data, para MX.

Biblioteca de fontes usadas em vários filmes (fontes compartilhadas).

Como controlar uma trilha sonora com Action Script?

Como faço para trocar imagens bitmaps sem ter que abrir o FLA?

Determinado o fim do tellTarget.

Classe para facilitar o uso dos SharedObjects.
Controle de MovieClip via Microphone.get();

Bolhas flutuantes.

Movimentar MC com barra de rolagem e setas

Local Shared Objects primeira parte.

Escrevendo e lendo arquivos TXT com o FlashMX.

Login e senha

Botão Radio.

CD Record (um player com clips arrastáveis).

Aplicação simultânea de Fio e Sombra a bitmaps - Fireworks

Compartilhando fontes

Site da banda os Titãs - Avaliação de sites

Integrando o Flash com Arquivos de Vídeos I
BeeJay

Loop FOR declarando variáveis

Preload advanced

Parede

Musica

Lightings

Pintar2

Drag MC 2

Cromatograma

Random block

Bspline1

Snooker
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Menu infinito
por Kirupa Chinnathambi

Introdução

Nós vamos ver nesse tutorial como executar um simples, mas muito popular modelo de menu: o menu infinito. Claro que há diversas maneira de se fazer um, desde o primeiro criado por Yugo Nakamura a esse que vamos construir agora.


[ um menu infinito]

Passos para criar a animação

Primeiramente, faça o download do arquivo parcial aqui.

   As próximas etapas lhe ajudarão a criar a animação acima:

   Abra o arquivo. Não há nada na cena, tudo está na biblioteca. Então abra a mesma (Ctrl+L). Você pode ver um botão e um movieclip chamado menu. Esse movieclip contém um fundo cinza, botões e textos. Note também que o ponto de registro desse movieclip está em sua extremidade esquerda, o que é muito importante para o funcionamento do exemplo.

   Para realizar esse efeito, você precisa de duas instâncias desse movieclip no palco. Atrraste-os para a linha do tempo principal. Posicione-os com a ajuda da barra de ferramentas (ou do painel propriedades no Flash5). O primeiro com a coordenada _x=0 e o segundo em _x=300 (O movieclip tem 300 pixels de largura). Selecione ambos os movieclips e pressione F8 para transformá-los em um movieclip.


[movieclips um após o outro]

   Esteja seguro que o ponto de registro desse novo movieclip esteja colocado também na sua extremidade esquerda. Se estiver trabalhando com o FlashMX, apenas especifique essa posição quando você estiver criando o movieclip (veja a imagem acima) e se você estiver trabalhando com o Flash5 faça isso manualmente.

   Agora vamos fazer com que o movieclip se mova acompanhando a posição do mouse: quando você vai para a esquerda o menu também vai para a esquerda e o mesmo para a direita. Abra o painel de actions e coloque esse código:

onClipEvent (load)
{
  xcenter=150;
  speed=1/10;
}
onClipEvent (enterFrame)
{
  var distance=_root._xmouse-xcenter;
  _x+=(distance*speed);
}

   Se você testar seu filme, você verá o filme como desejamos. Vamos ver como esse código trabalha:

   Nós definimos um par de variáveis:

xcenter: Esse é o ponto central do filme. Se o mouse estiver à esquerda desse ponto o movieclip irá para a esquerda. O mesmo acontecerá para à direita.

speed: a velocidade do movieclip. Note que ele é inferior a 1.

   No evento enterFrame, nós primeiro calculamos a distância entre o mouse (_xmouse) e o ponto central (xcenter) do filme e depois movemos o movieclip dependendo dessa distância. Por isso speed é menor que 1. De outra forma, o movieclip ficaria pulando de uma lado para o outro. Você pode testar várias opções até encontrar uma velocidade adequada.

   OK, estamos quase no final. Agora temos que simular um looping no menu. Para fazer isso, teremos que checar a posição do menu. Se for maior que 0 (zero), significa que passaremos a ver algum espaço em branco à esquerda, então nós faremos o movieclip pular para à esquerda. O mesmo ocorre se _x < -300, então faremos o movieclip pulará para à direita. Isso ficaria claro vendo funcionar.

onClipEvent (enterFrame)
{
  var distance=_root._xmouse-xcenter;
  _x+=(distance*speed);
  if (_x > 0) _x=-300;
  if (_x < -300) _x=0;
}

   Salve seu trabalho. Tome certos cuidados: o valor 300 foi definido aqui porque o tamanho do menué de 300 pixels. Você deverá mudar esse valor de acordo com o tamanho de seu movieclip menu.

   Última coisa que deve ser feita: mascare o seu filme de maneira que se possa ver apenas uma pequena parte dele. Crie uma nova camada na sua linha do tempo principal (mask) e desenhe um retângulo nele. Clique com o botão direito na camada e escolha a opção máscara. Salve e teste seu filme.


[ mascare seu menu ]

Uma nota final: É normal que vocês não esteja vendo texto sob a máscara. Para resolver isso, você pode tanto embutir a fonte ou desmembrá-la (break apart) duas vezes (Ctrl+B).

Isso é tudo. Espero que você goste desse exemplo. Você poderá testar vários parâmetros, colocar alguma inércia, alterar a velocidade, colocar efeitos elásticos etc.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Artur Gomes
| 9/6/2010 - 17:26 |
http://arturopg.sites.uol.com.br

Olá, há um link quebrado no artigo 'Menu infinito ', 140