RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

MUZAK (45 pts)

PANDOGO (82 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como avaliar se uma variável externa foi carregada por completo, sem usar o evento Data?

Um preload (carregador) para carregar swf, jpg, mp3, txt, asp, php e xml.

Como carregar arquivos externos (imagens, por exemplo) dentro do FlashMX?

Como criar uma sistema de senhas e login usando Flash e ASP?

Como posicionar um movie clip carregado via attachMovie?

Como mover um objeto (nave) com as setas do teclado?

Problemas para visualizar o site no MAC?

Uma forma diferente de fazer uma concional.

Preciso converter elementos de uma string separada por vírgulas em um Array!

Eu fiz um som e queria que ele só tocasse quando a pessoa passasse o mouse por cima dele.

Classe para facilitar o uso dos SharedObjects.

Como eu uso o setInterval?

Design para quem não é designer: sobre tipos.

Como faço para abrir uma janela popup referente a resolução do usuário?
Movimento por meio de actionscript

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

Objeto array - Classificar uma array (sorting) e e arrays multidimensionais

Troca de cor de imagens

Como criar objetos 3D no Fireworks.

Salvando alterações feitas no layout (shared Objects).

Entendendo como funciona um preloader - Segunda parte

Duplo clique.

Busca em Textos no Flash MX

Envio de email via formulário utilizando Flash + ASP.

Máscara

Carregador inteligente no Flash 5.
Um por vez

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Local Shared Objects segunda parte.
por Dauton Janota

  Como explicado no tutorial "local Shared Objects" o local sharedObjects habilita com segurança, à máquina cliente, o armazenamento de dados, possibilitando a re-leitura destes dados quando uma próxima visita ao seu site for efetuada.

   E para demonstrar mais um pouco desta habilidade que não necessita de um servidor, farei algo que tenha semelhança com páginas HTML. Imaginem o seguinte: Visitamos um site HTML com a intenção de pequisas e nos deparamos com inúmeros links, clicamos em um link e nos direcionamos para tal parte do site.

Fizemos isto por horas a fio. Chegou a hora de desligar o computador. No outro dia, continuaremos a pesquisa no mesmo site e então, quando o abrimos encontramos os links que havíamos visitado em outra cor.

Que tal se fizéssemos isto em Flash MX? Mudaríamos as cores de um objeto, ou até mesmo o objeto? Pois bem, é o que eu farei aqui nesse tutorial.

Crie um filme com fundo vermelho e com duas camadas:

  • movieclip
  • ações

movieclip

Primeiro construiremos um MovieClip qualquer que vai agir como um botão.

Instancie este MovieClip com o nome "meu_btn" - sem aspas.

Isto mesmo, à partir de agora este MovieClip tem a função de um botão! E o melhor... nada de script em cima dele.

Agora o mais desejado:

ações

No primeiro e único frame insira:

_root.meu_so = SharedObject.getLocal("DES16N");
meu_btn.onRelease = function() {
loadMovie("apagador.swf", "alvo");
if (_root.meu_so.data.clicado == "sim") {
_root.meu_btn._alpha = 50;
} else {
_root.meu_btn._alpha = 50;
_root.meu_so.data.clicado = "sim";
_root.meu_so.flush();
}
};
meu_btn.onEnterFrame = function() {
if (_root.meu_so.data.clicado == "sim") {
_root.meu_btn._alpha = 0;
}
};

 

Simples e muito interessante não?

O dado de seu local sharedObjects é armazenado em um arquivo de texto locado em uma subpasta dentro da pasta "Flash Player".

Esta pasta recebe o nome do domínio de seu site, onde você tem o controle sobre o arquivo que foi salvo.

Comentando o código:

Instanciamos o objeto genérico e colocamos na variável criada meu_so. É próximo a dizer meu_so= New Object(), exceto que o objeto que nós criamos inclui a propriedade chamada data, e este valor esta na forma do objeto genérico. 

Costumo dizer que objetos genéricos são como arrays associativas.

Enfim, determina se há o arquivo local SharedObject na máquina cliente - neste caso o arquivo chamado - DES16N.sol. Se não existir, o Flash cria.

E guarde isto: o método flush() força os novos valores na variável meu_so a serem escritas na máquina cliente.

E só por curiosidade, evitei de usar o há pouco documentado pela Macromedia - System.showMenu = false; - para aqueles que clicarem com o botão direito do mouse, pudessem dar um zoom e opinar a arte quase final da capa de meu livro - ActionScript MX Teoria e Prática documentado e não documentado por Dauton Janota



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Joao Carlos
| 2/5/2012 - 17:20 |
http://www.jotapersonal.com

Tenho um desafio diferente e preciso de sua ajuda.É um filme com quadrados de cor.Tenho um MC de cor amarela (quadrado) e quero clicar nele até encontrar uma determinada cor. São 8 opções de cor (amarela + 7). Eu clico e aparece vermelha, azul, verde e... opa! marrom e é essa que eu quero. Daí, deixo o quadrado marrom e fiquei contente. Beleza, mas no outro dia eu tenho que abrir o filme e o quadrado deverá estar marrom como eu escolhi no dia anterior. Com shared objects. Como fazer dessa forma? abs Jota