LEANDRO AMANO (83 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

FLASHGURU (155 pts)

ZECA BALA (45 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Estou com problemas em condicionais IF.

Há uma propriedade para um campo de texto que impeça a digitação de caracteres repetidos?

Gostaria de saber pra que servem os levels quando a gente faz um load variables?

Como fazer a rotação de um movieclip aumentar indefinidamente.

Gostaria de arrastar um objeto em apenas uma área determinada da página.

Como usar o tab nos formulários do Flash?

Não entendo como funciona os formulário em ASP.

Movies carregados com load movie online se tornam lentos.

Tem como via AS colocar no som um fade-in/fade-out?

EasyPreloader utilizando os recursos do FLEM.

Como fazer o FSCommand executar um outro arquivo no FlashMX?

Botões em _levels inferiores continuam clicáveis.

Alguém sabe como funciona os parâmetros do startdrag? StartDrag (beleza1, false, 70, 15, 70, 180);. O que seria estas medidas?

Preciso que de um botão se abra uma nova mensagem no outlook?
Atenuação (easing).

O desenho animado abrindo sites.

Pre-carregador (Preloader)

TV Scan Lines - Fireworks

Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Animação no Flash.

Comunicação Flash-PHp-MySql - Objeto LoadVars

Flash e Banco de Dados.

Enviando EMAIL com ASP, COLDFUSION E PHP

Formulário simples.

Guias de movimento (motion guide)

Janelas com abas.
Cromatograma

Combobox com interação em ASP

Arrasta e atrito

Bola quicando

Calendário

Spiral menu

Clock

Objeto loadVars

Rolagem dinâmica

HTML edit

Curva elastica

Dynamic menu
HOME | TUTORIAIS
Local Shared Objects segunda parte.
por Dauton Janota

  Como explicado no tutorial "local Shared Objects" o local sharedObjects habilita com segurança, à máquina cliente, o armazenamento de dados, possibilitando a re-leitura destes dados quando uma próxima visita ao seu site for efetuada.

   E para demonstrar mais um pouco desta habilidade que não necessita de um servidor, farei algo que tenha semelhança com páginas HTML. Imaginem o seguinte: Visitamos um site HTML com a intenção de pequisas e nos deparamos com inúmeros links, clicamos em um link e nos direcionamos para tal parte do site.

Fizemos isto por horas a fio. Chegou a hora de desligar o computador. No outro dia, continuaremos a pesquisa no mesmo site e então, quando o abrimos encontramos os links que havíamos visitado em outra cor.

Que tal se fizéssemos isto em Flash MX? Mudaríamos as cores de um objeto, ou até mesmo o objeto? Pois bem, é o que eu farei aqui nesse tutorial.

Crie um filme com fundo vermelho e com duas camadas:

  • movieclip
  • ações

movieclip

Primeiro construiremos um MovieClip qualquer que vai agir como um botão.

Instancie este MovieClip com o nome "meu_btn" - sem aspas.

Isto mesmo, à partir de agora este MovieClip tem a função de um botão! E o melhor... nada de script em cima dele.

Agora o mais desejado:

ações

No primeiro e único frame insira:

_root.meu_so = SharedObject.getLocal("DES16N");
meu_btn.onRelease = function() {
loadMovie("apagador.swf", "alvo");
if (_root.meu_so.data.clicado == "sim") {
_root.meu_btn._alpha = 50;
} else {
_root.meu_btn._alpha = 50;
_root.meu_so.data.clicado = "sim";
_root.meu_so.flush();
}
};
meu_btn.onEnterFrame = function() {
if (_root.meu_so.data.clicado == "sim") {
_root.meu_btn._alpha = 0;
}
};

 

Simples e muito interessante não?

O dado de seu local sharedObjects é armazenado em um arquivo de texto locado em uma subpasta dentro da pasta "Flash Player".

Esta pasta recebe o nome do domínio de seu site, onde você tem o controle sobre o arquivo que foi salvo.

Comentando o código:

Instanciamos o objeto genérico e colocamos na variável criada meu_so. É próximo a dizer meu_so= New Object(), exceto que o objeto que nós criamos inclui a propriedade chamada data, e este valor esta na forma do objeto genérico. 

Costumo dizer que objetos genéricos são como arrays associativas.

Enfim, determina se há o arquivo local SharedObject na máquina cliente - neste caso o arquivo chamado - DES16N.sol. Se não existir, o Flash cria.

E guarde isto: o método flush() força os novos valores na variável meu_so a serem escritas na máquina cliente.

E só por curiosidade, evitei de usar o há pouco documentado pela Macromedia - System.showMenu = false; - para aqueles que clicarem com o botão direito do mouse, pudessem dar um zoom e opinar a arte quase final da capa de meu livro - ActionScript MX Teoria e Prática documentado e não documentado por Dauton Janota



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Joao Carlos
| 2/5/2012 - 17:20 |
http://www.jotapersonal.com

Tenho um desafio diferente e preciso de sua ajuda.É um filme com quadrados de cor.Tenho um MC de cor amarela (quadrado) e quero clicar nele até encontrar uma determinada cor. São 8 opções de cor (amarela + 7). Eu clico e aparece vermelha, azul, verde e... opa! marrom e é essa que eu quero. Daí, deixo o quadrado marrom e fiquei contente. Beleza, mas no outro dia eu tenho que abrir o filme e o quadrado deverá estar marrom como eu escolhi no dia anterior. Com shared objects. Como fazer dessa forma? abs Jota