RODRIGO AMARAL (56 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

FLASHGURU (155 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

MUZAK (45 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

STICKMAN (155 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como eu faço para criar um arrays de variáveis com um índice?

Dicas sobre os métodos Slice e Splice do objeto Array.

Quero uma seqüência de fotos passando continuamente sem intervalos.

Porque no meu campo de hora aparece 1,2, 3 etc e não 01, 02, 03?

Como organizar um projeto para que o arquivo não fique grande?

Método sendAndLoad do objeto LoadVars mais fácil.

Existe alguma maneira de atualizar automaticamente um cálculo matemático?

Dicas sobre a inegração Flash e XML usando arrays (matrizes).

Como faço para trocar imagens bitmaps sem ter que abrir o FLA.

Como adicionar um site aos favoritos num botão do Flash?

É possível usar meta tags para evitar que os SWF vão para o cache?

Tem como fazer um loading do loadVariables?

Qual a relação entre pixels e centímetros?

Muitas vezes carrego um arquivo externo com LoadVariables e ele não funciona.
Primeiros passos - apresentação

Roof e Marciowebmaster - Avaliação de sites

LOAD vs XMLConnector, vantagens e diferenças no carregamento do XML

O desenho animado abrindo sites.

Botão estilo Apple, feito no Flash.

Ação Include.

Formulário usando Flash e PHP

TV Scan Lines - Fireworks

GuestBook usando integração Flash e PHP.

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

Pre-carregador (Preloader)

Objeto array.
Ir e voltar

Placar

Televisão

Natal Misc

Duas casas decimais

RGB random

River ride

Cubos vivos

Outlines

Sashacircle 5

Natal arvores

Tween motion
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Local Shared Objects segunda parte.
por Dauton Janota

  Como explicado no tutorial "local Shared Objects" o local sharedObjects habilita com segurança, à máquina cliente, o armazenamento de dados, possibilitando a re-leitura destes dados quando uma próxima visita ao seu site for efetuada.

   E para demonstrar mais um pouco desta habilidade que não necessita de um servidor, farei algo que tenha semelhança com páginas HTML. Imaginem o seguinte: Visitamos um site HTML com a intenção de pequisas e nos deparamos com inúmeros links, clicamos em um link e nos direcionamos para tal parte do site.

Fizemos isto por horas a fio. Chegou a hora de desligar o computador. No outro dia, continuaremos a pesquisa no mesmo site e então, quando o abrimos encontramos os links que havíamos visitado em outra cor.

Que tal se fizéssemos isto em Flash MX? Mudaríamos as cores de um objeto, ou até mesmo o objeto? Pois bem, é o que eu farei aqui nesse tutorial.

Crie um filme com fundo vermelho e com duas camadas:

  • movieclip
  • ações

movieclip

Primeiro construiremos um MovieClip qualquer que vai agir como um botão.

Instancie este MovieClip com o nome "meu_btn" - sem aspas.

Isto mesmo, à partir de agora este MovieClip tem a função de um botão! E o melhor... nada de script em cima dele.

Agora o mais desejado:

ações

No primeiro e único frame insira:

_root.meu_so = SharedObject.getLocal("DES16N");
meu_btn.onRelease = function() {
loadMovie("apagador.swf", "alvo");
if (_root.meu_so.data.clicado == "sim") {
_root.meu_btn._alpha = 50;
} else {
_root.meu_btn._alpha = 50;
_root.meu_so.data.clicado = "sim";
_root.meu_so.flush();
}
};
meu_btn.onEnterFrame = function() {
if (_root.meu_so.data.clicado == "sim") {
_root.meu_btn._alpha = 0;
}
};

 

Simples e muito interessante não?

O dado de seu local sharedObjects é armazenado em um arquivo de texto locado em uma subpasta dentro da pasta "Flash Player".

Esta pasta recebe o nome do domínio de seu site, onde você tem o controle sobre o arquivo que foi salvo.

Comentando o código:

Instanciamos o objeto genérico e colocamos na variável criada meu_so. É próximo a dizer meu_so= New Object(), exceto que o objeto que nós criamos inclui a propriedade chamada data, e este valor esta na forma do objeto genérico. 

Costumo dizer que objetos genéricos são como arrays associativas.

Enfim, determina se há o arquivo local SharedObject na máquina cliente - neste caso o arquivo chamado - DES16N.sol. Se não existir, o Flash cria.

E guarde isto: o método flush() força os novos valores na variável meu_so a serem escritas na máquina cliente.

E só por curiosidade, evitei de usar o há pouco documentado pela Macromedia - System.showMenu = false; - para aqueles que clicarem com o botão direito do mouse, pudessem dar um zoom e opinar a arte quase final da capa de meu livro - ActionScript MX Teoria e Prática documentado e não documentado por Dauton Janota



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Joao Carlos
| 2/5/2012 - 17:20 |
http://www.jotapersonal.com

Tenho um desafio diferente e preciso de sua ajuda.É um filme com quadrados de cor.Tenho um MC de cor amarela (quadrado) e quero clicar nele até encontrar uma determinada cor. São 8 opções de cor (amarela + 7). Eu clico e aparece vermelha, azul, verde e... opa! marrom e é essa que eu quero. Daí, deixo o quadrado marrom e fiquei contente. Beleza, mas no outro dia eu tenho que abrir o filme e o quadrado deverá estar marrom como eu escolhi no dia anterior. Com shared objects. Como fazer dessa forma? abs Jota