DEMIS BUCCI (50 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

PANDOGO (82 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

DAAFY (55 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Gostaria de saber se o Flash 5 importa aquivos do Photoshop com extensão .psd?

Como fazer que um botão em Flash pegue um link dinamicamente através do PHP?

Quero um mouse trail que tenha vários objetos que juntam no final.

Os arquivos do Flash vão para o cache do browser?

Como restringir a números um campo de texto de entrada?

Como eu coloco um contador constante no meu filme?

Como coloco um nome de instância para um movieclip criado no linkage?

Como faço para simular frames dentro do Flash? Sem HTML.

Como fazer um preloader bem simples?

Estou precisando contolar o volume de uma trilha sonora em loop em um site.

Gostaria que um executável preenchesse a tela toda em fullscreen.

Quero alterar a ordem de movimentação da tecla tab num formulário.

Como coloco um vídeo em meu filme?

Como carregar clipes aleatórios?
Dicas para otimizar seu SWF (revisado e atualizado).

Menu arrastável, estilo Windows.

Separar mensagens das listas das pessoais, usando o Outlook

Frases randômicas

Botão dinâmico via Action Script.

Duplicate Movieclip.

Utilizando o ScrollPane no Flash MX.

Shapes arredondados no PhotoShop.

Entendendo como funciona um preloader. Terceira parte.

Line Draw.

Primeiros passos - desenhando e animando

Plugins variados para seu trabalho em design
Cronômetro

Número de caracteres

Tint rgb

Keycode

Balls 3f

Arrasta e atrito

Drop Javascript

Super menu

Relógioanalógico

Dardos

ComboBox duplo

Bspline1
HOME | TUTORIAIS
Gira logo.
por Dauton Janota

   Imagino que muitas pessoas buscam este efeito e não têm idéia de como pode ser feito. Trata-se de uma imagem que gira 360º de forma realística (quase um 3d! :o) ), e que dependendo da imagem (bitmap ou vetorial) pode gerar um arquivo *.swf com até 3kb! Este tutorial, bem como o *.fla, pode ser baixado clicando aqui: giralogo.zip.

  Vamos lá? (As partes em vermelho não são necessárias, porém vale a pena copiar para futuro entendimento!)

1 - Crie um filme com uma Cena (Cena 1) de duas Camadas (1 e 2) e um Quadro em cada uma delas.

2 -
No primeiro frame da Camada 1, abra a janela “actions” e coloque no modo especialista. Insira o seguinte:

// ### setar ordem, velocidade e direção inicial de oscilação

var minValor = -100;
var maxValor = 100;
var grau = 0;
// ângulo inicial relativo ao eixo x.
// o grau  0 começa no maxValor e vai descendo
// o grau  180 começa no minValor e vai subindo
// ### definindo o sistema global

var delta = (maxValor-minValor)/2;
// raio de um ciclo

var Pontom = minValor+delta;
// Ponto médio de oscilação
var ultimavez = getTimer();

// tempo utilizado para medir o quanto move
// ### oscillateUsingCos move, entre dois valores, usando um modelo de onda do
// cosseno
function oscillateUsingCos (rpm) {
   // mede quanto tempo passou, e atribui a quantia apropriada para mover
   var agora = getTimer();
   var decorrido = (agora-ultimavez)/1000;
   var grauIncremento = (360*rpm)*(decorrido/60);
   // recorda o tempo corrente para o próximo movimento
   ultimavez = agora;
   // incrementa o grau
   grau += grauIncremento;
   // mantém o grau em looping entre -360º e 360º
   if (grau>360) {
    
 grau -= 360;
   } else if (grau<0) {
      grau += 360;
   }
   // determina o novo valor
   var grauRad = radiano(grau);
   valorCorrente = Pontom+Math.cos(grauRad)*delta;
}
// ### atribui o tamanho horizontal ou vertical do clipe
// esta função é chama o “enterframe” de um clipe,
// e conta com o valor “setado” no clipe via onload
function spin (clip, eixo) {
    if (eixo == "horizontal") {
       clip._xscale = valorCorrente;
    } else {
       clip._yscale = valorCorrente;
    }
    if (valorCorrente<0) {
        clip.gotoAndStop("costa");
    } else if (valorCorrente>0) {
        clip.gotoAndStop("frente");
    }
}

// ### grau para conversor do radiano
// (Mat.- arco da circunferência de comprimento
// igual ao do raio) utilizado pelo oscillateUsingCos.

function radiano (grau) {
   return (Math.PI/180)*grau;
}

3 - Agora, no primeiro Quadro da Camada 2, insira um clipe de filme (EX: giralogo),
4 - Entre na área de edição do giralogo,
5 - Crie 3 Camadas (1, 2, 3) com dois Quadros cada uma,

6 - Na Camada 1, entre no primeiro Quadro e abra a janela de “actions” (modo especialista), insira :

stop ();

7 - Na Camada 2, Quadro um, abra a janela “Quadro” e coloque o rótulo "frente".
8 - Ainda na Camada 2 e com a janela “Quadro” aberta, agora Quadro dois, insira o rótulo "costa".
9 - Na Camada 3, quadro um crie e insira um símbolo gráfico (EX: logo), clique no Quadro um e tecle ctrl+alt+c, clique no Quadro dois e tecle ctrl+alt+v. Certifique-se que você tenha efetuado uma cópia idêntica ao Quadro um.
10 - Ainda no Quadro dois, vamos colocar um efeito de sombra no logo, para isso, clique em cima do logo, abra a janela “efeito” e coloque brilho com o valor de –20% ,
11 - Volte para a Cena 1 e clique no objeto da Camada 2, abra a janela de “actions” e digite:

onClipEvent (load) {
         rpm = 18;        
// número de ciclos cheios por minuto (um ciclo cheio gira duas vezes)
}
onClipEvent(enterFrame) {
         _root.oscillateUsingCos(rpm);
         _root.spin(this, "horizontal");
}

12 - Agora é só publicar!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Estevan
| 13/7/2010 - 10:25 |


Ola daton, Cara, estou tentando baixar este tutorial mas nao consigo, o link esta quebrado.Voce poderia me enviar por email este exemplo? Obrigado, Estevan