AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

PANDOGO (82 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

ZECA BALA (45 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer um contador regressivo de data?

Como encontro o valor da Hipotenusa de um triângulo com AS?

Que relação tem o tamanho do FLA e do SWF?

Como faço pra chamar uma página HTML dentro de um quadro no flash?

Como importar caracteres especiais para o Flash? Usando URL Encoding?

Como fazer um executável no Flash com autorun?

Exemplo de uma máscara com dois objetos criados via métodos de desenho do FlashMX.

Como fazer uma arma móvel atirar um projétil verticalmente?

Por problema de cache, nem sempre o Flash5 pega o último arquivo (.xml) gerado.

Como tornar um objeto com alpha zero quando eu clicar em um dos outros itens?

Posso criar um link dentro de uma caixa de texto?

Porque no meu flash, 1 + 15 retorna 15 e não 6?

Como faço para importar uma variável e usa-la numa ação do Flash?

Função criada para código de contagem regressiva de data, para MX.
Desenvolvendo um Tocador de Vídeo em Flash

Objeto Sound.

Configurando texto via actionscript.

Funções : localToglobal() e globalToLocal()

Formulário interagindo Flash e PHP.

Integração Flash + Fireworks

Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução

Efeito de Fogo no Photoshop

Duplo clique.

AttachSound.

Objeto XML - xml viewer

Curiosidades.
Volume mixer

Fakeload

Fract

Dots2a

Preloader marquee

Slicemenu

Rand letters

Slicemenu 2

Fogos de artificio

Raspadinha

Drag menu F5

Message Board Flash+ASP
HOME | TUTORIAIS
Gira logo.
por Dauton Janota

   Imagino que muitas pessoas buscam este efeito e não têm idéia de como pode ser feito. Trata-se de uma imagem que gira 360º de forma realística (quase um 3d! :o) ), e que dependendo da imagem (bitmap ou vetorial) pode gerar um arquivo *.swf com até 3kb! Este tutorial, bem como o *.fla, pode ser baixado clicando aqui: giralogo.zip.

  Vamos lá? (As partes em vermelho não são necessárias, porém vale a pena copiar para futuro entendimento!)

1 - Crie um filme com uma Cena (Cena 1) de duas Camadas (1 e 2) e um Quadro em cada uma delas.

2 -
No primeiro frame da Camada 1, abra a janela “actions” e coloque no modo especialista. Insira o seguinte:

// ### setar ordem, velocidade e direção inicial de oscilação

var minValor = -100;
var maxValor = 100;
var grau = 0;
// ângulo inicial relativo ao eixo x.
// o grau  0 começa no maxValor e vai descendo
// o grau  180 começa no minValor e vai subindo
// ### definindo o sistema global

var delta = (maxValor-minValor)/2;
// raio de um ciclo

var Pontom = minValor+delta;
// Ponto médio de oscilação
var ultimavez = getTimer();

// tempo utilizado para medir o quanto move
// ### oscillateUsingCos move, entre dois valores, usando um modelo de onda do
// cosseno
function oscillateUsingCos (rpm) {
   // mede quanto tempo passou, e atribui a quantia apropriada para mover
   var agora = getTimer();
   var decorrido = (agora-ultimavez)/1000;
   var grauIncremento = (360*rpm)*(decorrido/60);
   // recorda o tempo corrente para o próximo movimento
   ultimavez = agora;
   // incrementa o grau
   grau += grauIncremento;
   // mantém o grau em looping entre -360º e 360º
   if (grau>360) {
    
 grau -= 360;
   } else if (grau<0) {
      grau += 360;
   }
   // determina o novo valor
   var grauRad = radiano(grau);
   valorCorrente = Pontom+Math.cos(grauRad)*delta;
}
// ### atribui o tamanho horizontal ou vertical do clipe
// esta função é chama o “enterframe” de um clipe,
// e conta com o valor “setado” no clipe via onload
function spin (clip, eixo) {
    if (eixo == "horizontal") {
       clip._xscale = valorCorrente;
    } else {
       clip._yscale = valorCorrente;
    }
    if (valorCorrente<0) {
        clip.gotoAndStop("costa");
    } else if (valorCorrente>0) {
        clip.gotoAndStop("frente");
    }
}

// ### grau para conversor do radiano
// (Mat.- arco da circunferência de comprimento
// igual ao do raio) utilizado pelo oscillateUsingCos.

function radiano (grau) {
   return (Math.PI/180)*grau;
}

3 - Agora, no primeiro Quadro da Camada 2, insira um clipe de filme (EX: giralogo),
4 - Entre na área de edição do giralogo,
5 - Crie 3 Camadas (1, 2, 3) com dois Quadros cada uma,

6 - Na Camada 1, entre no primeiro Quadro e abra a janela de “actions” (modo especialista), insira :

stop ();

7 - Na Camada 2, Quadro um, abra a janela “Quadro” e coloque o rótulo "frente".
8 - Ainda na Camada 2 e com a janela “Quadro” aberta, agora Quadro dois, insira o rótulo "costa".
9 - Na Camada 3, quadro um crie e insira um símbolo gráfico (EX: logo), clique no Quadro um e tecle ctrl+alt+c, clique no Quadro dois e tecle ctrl+alt+v. Certifique-se que você tenha efetuado uma cópia idêntica ao Quadro um.
10 - Ainda no Quadro dois, vamos colocar um efeito de sombra no logo, para isso, clique em cima do logo, abra a janela “efeito” e coloque brilho com o valor de –20% ,
11 - Volte para a Cena 1 e clique no objeto da Camada 2, abra a janela de “actions” e digite:

onClipEvent (load) {
         rpm = 18;        
// número de ciclos cheios por minuto (um ciclo cheio gira duas vezes)
}
onClipEvent(enterFrame) {
         _root.oscillateUsingCos(rpm);
         _root.spin(this, "horizontal");
}

12 - Agora é só publicar!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Estevan
| 13/7/2010 - 10:25 |


Ola daton, Cara, estou tentando baixar este tutorial mas nao consigo, o link esta quebrado.Voce poderia me enviar por email este exemplo? Obrigado, Estevan