AMAURY BENTES (123 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como criar uma função só para executar uma outra função com certos parâmetros?

Como fazer para o flash puxar um texto de um arquivo externo?

Quero intercalar a visivilidade de movieclips.

Qual é a diferença entre maxscroll e scroll? Quando uso um ou outro?

Preciso configurar a formatação de um arquivo .TXT importado com load variables.

Como retornar apenas duas casas decimais de um valor?

Alguém pode me indicar algum programa ou alguma forma de converter arquivos MIDI em WAVE?

Tem como chamar informações de um XML randomicamente no Flash?

Quero que uma variável vinda de um TXT vire um link.

Como faço pra adicionar uma site a meus favoritos via actionscript?

Quero abrir uma janela popup de um link numa imagem (href).

Como eu faço para checar quantos elementos de uma array é igual a "1"?

Como eu faço para configurar uma pausa (delay)dinamicamente no filme?

Como carregar um swf dentro de um filme?
Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Fórmula do efeito de elasticidade

Grandene - Avaliação e sites

Máscara arrastável no Flash 4.

Configurando texto via actionscript.

Code Animation - Parte 1

Variáveis do servidor ASP em ambiente flash

Formulário de e-mail com CGI.

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

GuestBook usando integração Flash e PHP.

Animação no Flash.

Jogo de colorir.
Lineas

Lights many 2

Drag tooltip

Strolling menu

ComboBox duplo

Lensflare

Farois

DragVariable

Load image

Loop infinito

Circle

Throwballs
HOME | TUTORIAIS
XMLSockets
por Dauton Janota

Um exemplo bem legal deste servidor é um jogo onde os participantes conversam entre si e jogam uma galinha... hehehe... isso mesmo veja: http://www.poulagachallenge.com

Em primeiro lugar, precisamos do SDK de Java2 que você poderá baixá-lo aqui. O arquivo é este: j2sdk-1_4_0_02-windows-i586.exe - É interessante que você possua o sistema operacional Windows 2000.

Uma vez baixado, agora precisaremos de algum servidor de sockets XML, você pode pegar um gratuito do mestre Colin Moock neste link CommServer

Agora vamos instalar os programas.. =)

Não há segredo na instalação do SDK, só dando dois cliques e seguir as instruções, aceitar/continuar e etc...

Uma vez instalado, tem uma pasta chamada "j2sdk1.4.0" em algum lugar.

Abra esta pasta e encontrará uma outra chamada "bin". Dentro desta pasta descompacte o conteúdo do arquivo moockComm.zip.

Agora vá no menu iniciar do windows, abra a janela do MS.dos digitando cmd, depois:

cd j2sdk1.4.0
cd bin

Execute o arquivo java CommServer indicando a porta, tem que ser um número superior a 1024, neste caso usaremos a porta 3000

java CommServer 3000

Notas:

1º No exemplo a pasta bin não está dentro da pasta j2sdk1.4.0 por que copiei para fora da pasta.

2º Se fecharmos a janela, estaremos fechando o servidor de sockets, portanto devemos minimiza-la apenas.

Vamos criar um arquivo que vai verificar a conexão com o servidor. Para isso, criaremos um objeto XMLSocket usando actionscript.

Abra o Flash MX e crie um campo de texto dinâmico e atribua a variável "verificador" - sem áspas.

No mesmo frame, abra o painel de ações no modo expert e insira:

minhaConexao=new XMLSocket();// criamos a conexão chamada minhaConexão
minhaConexao.connect("localhost",3000);//conexão parâmetros ("IP/host", porta)
minhaConexao.onConnect=verificar;// atribui à variável
verificador="verificando conexão, espere por favor";
function verificar(sucesso){
if (sucesso) {
verificador= "conectado ao servidor";
}else{
verificador="não foi possível conectar";
}
}

Agora, vamos criar um chat simples, mas que funciona.

Abra um novo arquivo *.fla.

Este arquivo conterá 2 camadas - Ações e Conteúdo.

Camada Ações:

Insira o seguinte, no modo expert:

minhaConexao=new XMLSocket();// criamos a conexão chamada minhaConexão
minhaConexao.connect("localhost", 3000); //conexão parâmetros ("IP/host", porta)
minhaConexao.onXML=mensageiro; // chega uma msg xml atribui a função mensageiro
function mensageiro(meuXML){// verifica o nó da msg e concatena seu valor à existente
dados=meuXML.firstChild;// nó do xml
if(dados.nodeName=="mensagem"){
chat= chat+" "+dados.firstChild.nodeValue;// " " pula a linha
}
}

Camada Conteúdo:

Possui dois campos de textos - um campo de texto de entrada (input text) com a variável "mensagem, sem áspas e o outro; um campo dinâmico (dynamic text), maior, onde estarão as mensagens enviadas, atribuído a variável "chat" - sem áspas. - e um botão.

Neste botão colocaremos as seguintes linhas de actionscript:

on (release){// ao clicar enviaremos a tag para o XMLSocket e depois limpamos a linha
minhaConexao.send(""+mensagem+"")
mensagem="";
}

Rode o filme com o servidor ligado e veja o resultado!

Você pode melhorar ainda mais o seu chat, colocando uma barra de rolagem no campo de texto dinâmico - chat - e atribuir nome aos usuários. Porém o intuito aqui é ensinar o uso do XMLSocket.

Espero que tenham gostado, grande abraço.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário