RODRIGO AMARAL (56 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

NETO LEAL (116 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como substituir uma letra de uma string?

Criação de objetos e classes do Actionscript.

Eu quero fazer um degradê de uma cor opaca para uma transparente.

Como eu poderia substituir um caractere ao longo de uma string?

Como simular uma animação de um círculo sendo criado dinamicamente?

Preciso de uma action para retroceder ou reverter uma animação.

Qual exatamente é o retorno de _ymouse e _xmouse?

Quero localizar a posição de um movieclip dinamicamente?

Como faço um stop and play no som.

Como checar se o usuário escreveu um email válido certo no formulário?

Como faço para concatenar uma variável e uma String? Com eval?

Quero colocar a data escrita por extenso em português no flash?

Eu gostaria de saber como faz o efeito de desfoque nos objetos.

Como envio variáveis de um HTML para um SWF?
Criando uma nova categoria (paleta) na Barra Insert do seu Dreamweaver.

Como criar um site totalmente dinâmico em Flash MX

Load Movie no FlashMX (swf, jpg e mp3).

Janelas com abas.

Objetos e classes

Barra de rolagem simples no Flash5.

Sistema de busca utilizando Flash + ASP.

Colisão (hitTest)

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Funções de actionscripts

Objeto Array: métodos sort() e reverse().

Relógio analógico
Statusload

The Vars

Mouse Hide

Double cube

Menu com abas

Arrow

Scroll velo over

Drawline

Simple mousefollow

3d Flash

Direção do mouse

Volume mixer
HOME | TUTORIAIS
Grade sonora.
por Dauton Janota

Como foram de festas? Espero que bem. E pra manter o barulho destas festas estou aqui novamente pra mostrar como fazer uma grade sonora... se é que posso chamá-la assim....

Muito Simples.

Começaremos com um filme em branco 600 x 400 pixels e apenas uma camada chamada chamada ações. Nesta camada colocaremos as seguintes linhas de actionscript:

l = 20;//largura
h = 20;// altura
a = 600/l;
d = 400/h;

for(i=0;i<d;i++){
   for(j=0;j<a;j++){
      contador = ((i*a)+j);
      attachMovie("som_acionador", "acionador"+contador,contador);
      mv = _root["acionador"+contador];
      mv.onRollOver = function(){
         this.gotoAndPlay("on");
      }
      mv._x = j*l;
      mv._y = i*h;
   }
}

Notem que usarei attachMovie, o que significa que anexarei um filme diretamente da biblioteca, mas que filme?

Bem para isto, deveremos inserir um movieClip na biblioteca, portanto vá ao menu:

1.   Inserir
2.   Novo Símbolo
3.   Selecione Movie Clip e dê o nome de som_acionador

Este movieClip conterá duas camadas (ações e preenchimento)  com 20 frames (quadros) cada.

Ações:

No frame 1 coloque no nome no quadro (painel de propriedades) de "off" sem aspas. Neste mesmo frame coloque a ação

stop();

Insira um quadro em branco no frame 10 e nomeie-o de "on" sem áspas.

Por fim, no frame 15 insira a ação:

gotoAndStop("off");

Preenchimento:

Do frame 1 ao 10º (frame contínuo) desenhe um quadrado de tamanho 20x20 px e posicione em 0.0 em x e 0.0 em y (painel de propriedades).

No frame 11º, desenhe um quadrado igual, no mesmo tamanho e posição, porém com uma cor diferente e mais um detalhe importante neste frame: Insira um som qualquer. Volte para a Cena principal... acabou? Não... ainda falta uma coisa:


Linkar este movieClip.

Para isto, abra a biblioteca (Ctrl+L) procure o seu movieClip som_acionador, selecione-o e com o clique direito do mouse, procure o ítem "linkage".

Clique em cima dele e selecione "Export for Actionscript" e na caixa de entrada coloque o mesmo nome do movieClip - som_acionador - certamente já estará colocado automaticamente.

Agora sim, acabou!

É só rodar o filme e ver o resultado!



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