JOTA LAGO (40 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

DAAFY (55 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

MANGOOST (80 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer uma variável receber um valor aleatório (randômico) entre 50 e 100?

Biblioteca de fontes usadas em vários filmes (fontes compartilhadas).

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Queria fazer uma ação no rollOuver, mas sem aparecer a mãozinha no mouse.

Gostaria de saber se o Flash 5 importa aquivos do Photoshop com extensão .psd?

Como gerar uma seqüência randômica sem repetir os valores?

Quero desabilitar os botões do _level0 (nível zero).

Como o Fireworks exporta PNG para o Flash?

Alguém conhece integração flash no access. Não como acesso web, e sim como desing gráfico para formulários de access.

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EasyPreloader utilizando os recursos do FLEM.

Aumento da velocidade de loops.

Porque sempre o relógio no Flash mostra 1 hora atrasado?
Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

Desenhando apenas com Actionscript.

Jogo da Forca (terceira parte)

Configurando texto via actionscript.

Simulando 3D.

Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP.

Como criar objetos 3D no Fireworks.

Motion Guide (guia de movimento).

Imagens transparentes usando PhotoShop, Fireworks e Flash.

Interação de Flash+Asp.

Desenhando interativamente no Flash 5

Menu dinâmico a partir de um xml.
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Controlando alpha via actionscript
por Dauton Janota

Esta semana falaremos a respeito do efeito alpha controlado via actionscript.

Para isso é interessante conhecer um pouco sobre funções. Uma função é um bloco de código que pode ser re-usado quantas vezes quiser, associando-o a um objeto modificando seus parâmetros, mas não sua definição.

Pegaremos como exemplo um fato da vida real: uma guitarra.

function.guitarra(minhacor,minhamarca){

//aqui é descrito a definição de minha guitarra e etc

}

Como trata-se de um objeto qualquer da vida real, pode ter sua cor e marca diferentes.

guitarra.cor=minhacor;

guitarra.marca=minhamarca;

Agora, ao usar a função guitarra poderemos especificar qual a cor e a marca sem alterar a definição da guitarra.

guitarra(azul,ibanez)

// temos uma guitarra azul da marca ibanez

guitarra(preta,gibson)

// temos uma guitarra preta da marca gibson


Note que os parâmetros mudam mas a definição, não.

Agora falaremos sobre protótipo. O protótipo é uma maneira de organizar a função e suas classes, podendo usá-lo em qualquer lugar e a qualquer momento.

Há vários tipos de protótipos - string, array, math... E neste caso iremos usar Movieclip.prototype, para um objeto movie clip.

Criaremos um protótipo que mude a propriedade _alpha conforme a distância do cursor para o objeto movie clip.

Crie um filme de tamanho qualquer com duas camadas e apenas um frame cada:

  • acoes
  • objeto

acoes:

No primeiro e único frame, insira o seguinte código:

Movieclip.prototype.alfa=function(limitedistancia,incremento){

xm=_root._xmouse;
ym=_root._ymouse;

distancia=Math.sqrt (((xm-this._x)*(xm-this._x)+(ym-this._y)*(ym-this._y)));

if(distancia<=limitedistancia){

if(this._alpha<=100){
this._alpha+=incremento;
}

}else{
if(this._alpha>=0){
this._alpha-=incremento ;
}
}
}

 

"limitedistancia" é a distância mínima para modificar a propriedade _alpha do objeto.

"incremento" é o incremento da propriedade _alpha quando a distância for alcançada.

"xm" é uma variável que irá orientar a coordenada _x do mouse.

"ym" é uma variável que irá orientar a coordenada _y do mouse.

objeto:

Crie um objeto movie clip e o instancie de "objeto" sem áspas.

Clicando em cima do movie clip, abra o painel de ações e insira as seguintes linhas:

onClipEvent (load) {
this._alpha=0;
}
onClipEvent (enterFrame) {
this.alfa(100,5);
}

Ao carregar o movie clip, a propriedade _alpha tem o valor igual a 0, fazendo o movie clip invisível.

Logo abaixo, temos dois valores - 100 e 5 - o primeiro significa a distância mínima para o incremento da propriedade _alpha. O seugundo valor é o próprio incremento, isto é, a propriedade _alpha irá subindo e baixando de cinco em cinco.



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