EDUARDO WALMOTT (226 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

NETO LEAL (116 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

STICKMAN (155 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Preciso de maiores informações sobre as actions trace e while, e qual a funcão das duas.

É possível colocar um goTo como um link dentro de um texto associado a uma variável (texto rolante)?

Quero que uma variável vinda de um TXT vire um link.

Tem como eu criar um código para prever uma data em determinado ano?

Como colcar no flash um botão que tenha a função voltar do navegador?

Como carregar um swf dentro de um filme?

Como defino uma pausa (delay) em meu filme?

É possível usar meta tags para evitar que os SWF vão para o cache?

Alguém sabe como um link em html controlar um FlashMovie.

Preciso de uma função Javascript para fazer a tela tremer. E dá para fazer isso no Flash?

Como fazer com que objetos se movimentem repicando nos limites do palco?

Mascara não funcionam com linhas e nem com campos dinâmicos e campos de input?

Algumas dicas para ter um texto legível no Flash.

Um movie clip, em uma cena, pode continuar, em outra cena, de onde parou?
Gráfico pizza.

Primeiros passos - desenhando e animando

Objeto Movieclip - introdução

Flash Turbine (integração Flash com PHP ou ASP)

Jogo da Forca (segunda parte)

Frases randômicas

Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP.

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Menu circular em 3D personalizável

Detectando funções de browser usando ASP

Controle de MovieClip via Microphone.get();
Fogos de artificio

Calculando horas

Busca texto

TV static

Ping Pong

Following

Message Board Flash+PHP

Condições

Lightball

Bounce

Load dinâmico de fotos

Ball & shad
HOME | TUTORIAIS
Controlando alpha via actionscript
por Dauton Janota

Esta semana falaremos a respeito do efeito alpha controlado via actionscript.

Para isso é interessante conhecer um pouco sobre funções. Uma função é um bloco de código que pode ser re-usado quantas vezes quiser, associando-o a um objeto modificando seus parâmetros, mas não sua definição.

Pegaremos como exemplo um fato da vida real: uma guitarra.

function.guitarra(minhacor,minhamarca){

//aqui é descrito a definição de minha guitarra e etc

}

Como trata-se de um objeto qualquer da vida real, pode ter sua cor e marca diferentes.

guitarra.cor=minhacor;

guitarra.marca=minhamarca;

Agora, ao usar a função guitarra poderemos especificar qual a cor e a marca sem alterar a definição da guitarra.

guitarra(azul,ibanez)

// temos uma guitarra azul da marca ibanez

guitarra(preta,gibson)

// temos uma guitarra preta da marca gibson


Note que os parâmetros mudam mas a definição, não.

Agora falaremos sobre protótipo. O protótipo é uma maneira de organizar a função e suas classes, podendo usá-lo em qualquer lugar e a qualquer momento.

Há vários tipos de protótipos - string, array, math... E neste caso iremos usar Movieclip.prototype, para um objeto movie clip.

Criaremos um protótipo que mude a propriedade _alpha conforme a distância do cursor para o objeto movie clip.

Crie um filme de tamanho qualquer com duas camadas e apenas um frame cada:

  • acoes
  • objeto

acoes:

No primeiro e único frame, insira o seguinte código:

Movieclip.prototype.alfa=function(limitedistancia,incremento){

xm=_root._xmouse;
ym=_root._ymouse;

distancia=Math.sqrt (((xm-this._x)*(xm-this._x)+(ym-this._y)*(ym-this._y)));

if(distancia<=limitedistancia){

if(this._alpha<=100){
this._alpha+=incremento;
}

}else{
if(this._alpha>=0){
this._alpha-=incremento ;
}
}
}

 

"limitedistancia" é a distância mínima para modificar a propriedade _alpha do objeto.

"incremento" é o incremento da propriedade _alpha quando a distância for alcançada.

"xm" é uma variável que irá orientar a coordenada _x do mouse.

"ym" é uma variável que irá orientar a coordenada _y do mouse.

objeto:

Crie um objeto movie clip e o instancie de "objeto" sem áspas.

Clicando em cima do movie clip, abra o painel de ações e insira as seguintes linhas:

onClipEvent (load) {
this._alpha=0;
}
onClipEvent (enterFrame) {
this.alfa(100,5);
}

Ao carregar o movie clip, a propriedade _alpha tem o valor igual a 0, fazendo o movie clip invisível.

Logo abaixo, temos dois valores - 100 e 5 - o primeiro significa a distância mínima para o incremento da propriedade _alpha. O seugundo valor é o próprio incremento, isto é, a propriedade _alpha irá subindo e baixando de cinco em cinco.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário