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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer para que quando o usuário digite uma palavra, eu sete um movieclip como true?

Variáveis entre filmes abertos em diferentes níveis.

Qual a melhor extensão de imagens bitmap para usar no Flash?

Como fazer um cursor customizado mostrando a mãozinha no mouseOver do botão?

Como eu faço para editar gradientes pré definidos?

Quando gerado o swf, o texto perde a resolução.

Como faço um olho ficar apontando para o ponteiro sem se deslocar?

Preciso de um script para ver quantos usuários estão online.

Detectar o FlashPlayer (plugin).

Queria fazer um botão redondo que surgem novas circunferências que vão sumindo.

Como se faz o efeito do mouse de http://www.kazsh.com/?

Como movimento e diminuo o tamanho de um texto em uma animação?

Como abro uma página diferente para cada a resolução do monitor?

Poderia me explicar um pouco mais sobre o arrays dentro de objetos?
ListBox no FlashMX.

Menu dinâmico a partir de um xml.

Jogo da Forca (terceira parte)

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Controlando alpha via actionscript
por Dauton Janota

Esta semana falaremos a respeito do efeito alpha controlado via actionscript.

Para isso é interessante conhecer um pouco sobre funções. Uma função é um bloco de código que pode ser re-usado quantas vezes quiser, associando-o a um objeto modificando seus parâmetros, mas não sua definição.

Pegaremos como exemplo um fato da vida real: uma guitarra.

function.guitarra(minhacor,minhamarca){

//aqui é descrito a definição de minha guitarra e etc

}

Como trata-se de um objeto qualquer da vida real, pode ter sua cor e marca diferentes.

guitarra.cor=minhacor;

guitarra.marca=minhamarca;

Agora, ao usar a função guitarra poderemos especificar qual a cor e a marca sem alterar a definição da guitarra.

guitarra(azul,ibanez)

// temos uma guitarra azul da marca ibanez

guitarra(preta,gibson)

// temos uma guitarra preta da marca gibson


Note que os parâmetros mudam mas a definição, não.

Agora falaremos sobre protótipo. O protótipo é uma maneira de organizar a função e suas classes, podendo usá-lo em qualquer lugar e a qualquer momento.

Há vários tipos de protótipos - string, array, math... E neste caso iremos usar Movieclip.prototype, para um objeto movie clip.

Criaremos um protótipo que mude a propriedade _alpha conforme a distância do cursor para o objeto movie clip.

Crie um filme de tamanho qualquer com duas camadas e apenas um frame cada:

  • acoes
  • objeto

acoes:

No primeiro e único frame, insira o seguinte código:

Movieclip.prototype.alfa=function(limitedistancia,incremento){

xm=_root._xmouse;
ym=_root._ymouse;

distancia=Math.sqrt (((xm-this._x)*(xm-this._x)+(ym-this._y)*(ym-this._y)));

if(distancia<=limitedistancia){

if(this._alpha<=100){
this._alpha+=incremento;
}

}else{
if(this._alpha>=0){
this._alpha-=incremento ;
}
}
}

 

"limitedistancia" é a distância mínima para modificar a propriedade _alpha do objeto.

"incremento" é o incremento da propriedade _alpha quando a distância for alcançada.

"xm" é uma variável que irá orientar a coordenada _x do mouse.

"ym" é uma variável que irá orientar a coordenada _y do mouse.

objeto:

Crie um objeto movie clip e o instancie de "objeto" sem áspas.

Clicando em cima do movie clip, abra o painel de ações e insira as seguintes linhas:

onClipEvent (load) {
this._alpha=0;
}
onClipEvent (enterFrame) {
this.alfa(100,5);
}

Ao carregar o movie clip, a propriedade _alpha tem o valor igual a 0, fazendo o movie clip invisível.

Logo abaixo, temos dois valores - 100 e 5 - o primeiro significa a distância mínima para o incremento da propriedade _alpha. O seugundo valor é o próprio incremento, isto é, a propriedade _alpha irá subindo e baixando de cinco em cinco.



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