Neste
tutorial, vamos estudar a ação print do Flash para imprimir arquivos
*.swf externos. É bom frisar que o Flash é capaz de enviar informações
diretamente à uma impressora para gerar texto e imagens, evitando
a função de impressão do navegador Web.
Mesmo durante a reprodução com o Flash Player ou
como um projetor, o comando de impressão funcionará. Com as ações print
e printAsBitmap podemos especificar um ou vários quadros a serem impressos
e também podemos controlar quais áreas destes quadros devem ser impressos.
As áreas que podem ser impressas nem precisam estar
visíveis no cenário. Imagens e texto em qualquer quadro na Linha de
Tempo principal do filme ou em qualquer quadro de uma Linha de Tempo
de um clipe de filme, se encontram disponíveis para a impressora, tornando
a ação de impressão mais do que uma simples ferramenta para fazer cópias
daquilo que se encontrá na tela do computador.
Agora,
falaremos de um caso específico. Imagine, por exemplo, que você tenha
documentos em arquivo *.swf externo. Este arquivo contém imagens pesadíssimas
e textos personalizados fazendo com que seu .*swf para impressão seja
um arquivo grande em kbs.
Veremos
como fazer para imprimir este arquivo, bem como, um carregador, onde
será mostrado sua atual situação no decorrer da operação; e ainda conferir
se o flashplayer do usuário suporta tal procedimento.
Vamos
Lá?
Firmeza então...
1 - Crie um filme com uma Cena (Cena 1) duas Camadas –
“botão e função” e "fundo" - ajuste a velocidade do filme
para 60 fps.
2 - No primeiro frame da Camada botão e função, crie e insira
dois clipes de filme - "funcaoimprimir" e "mc_botao".
3 - Instancie o mc "funcaoimprimir" com o nome "imprimirScript"
(sem aspas). Edite-o. Crie três camadas (1,2 e 3). Na camada 1, insira
um quadro-chave no quadro 2 da Linha de Tempo e escreva "Carregando
Arquivo", vá até o quadro 10 e aperte a tecla F6 (Insere um quadro-chave),
neste quadro edite o texto para "Iniciando Impressão". Ainda
neste quadro dê o rótulo "imprimir" (sem aspas).
Agora vá ao quadro 25 e tecle F6, edite o texto para
"Atualize seu Flashplayer", vá até o quadro 55 e tecle F5
(Insere quadro).
4 - Na camada 2 tecle F6 nos seguintes quadro da Linha de
Tempo - 1, 2, 3, 4, 10, 20 e 55 - No quadro 1 insira a ação stop ();
- No 2 insira loadMovie (Vfilme, "alvo"); - No 3 insira:
5
- Na camada 3 insira um movie clipe VAZIO no quadro 2 com o nome de
"lugardeespera" (sem aspas) e o instancie de "alvo"
(sem aspas). Vá até o quadro 25 e tecle F6, em seguida
selecione o quadro 25 e tecle Shift+F5 (remover quadro). É importante
que o movieclip "lugardeespera" esteja localizado no extremo
canto inferior esquerdo, ista fará com que o conteúdo
a ser impresso não apareça no filme.
6
- Volte para a Cena 1 e edite o "mc_botao". Este movieclip
é formado por apenas uma camada e um quadro. Neste quadro insira
um botão com o nome "imprimir" (sem aspas). Clique
uma vez sobre o botão e insira o seguinte conjunto de ações:
9
- Agora é só publicar!
É
isso aí, você pode ainda colocar vários botões
com o mesmo actionscript do botão acima para imprimir vários
arquivos *.swf diferentes. É só alterar a variável
"Vfilme". É importante ainda dizer que o arquivo *.swf
a ser impresso deve estar contido no mesmo diretório deste filme.
E
ao som "bluzera" - "You shook me all night long"
do Led Zeppelin (detonado pela minha voz xôxa) termino mais este
tutorial...