EDUARDO CARREGA (150 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Cmo coloco um arquivo flash 800 x 600 em fullscreen no browser?

Dicas para fazer um executável no flash.

Alguém sabe como usar o swapDepths?

Como reproduzir o efeito Scan Lines no Flash?

Como eu abro uma janela popup de uma tag HTML em um arquivo .txt importado com load variables?

Alguém conhece o software para criar chat do tipo batepapo.com.br (ou empresa que tenha)

Como saber se uma variável externa foi carregada?

Como criar membros (*propriedades e métodos) PRIVADOS de classes (OOP)?

Como fazer um objeto andar no MouseOver?

Alguém pode me indicar algum programa ou alguma forma de converter arquivos MIDI em WAVE?

Porque imagens TIFF têm melhor qualidade do que as imagens em .JPG (1).

Como fazer um cronômetro regressivo, com botão pause, stop e play.

Quero que no fim de uma animação de um movieclip, o filme vá para frames aleatórios.

Como faço para repetir um comando, sem repeti-lo todas vezes?
Formulário simples.

Interpolação de movimento

Gerando XLS a partir de ASP

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?

Desenhando no Flash.

Jpeg, Gif, texto, gradientes X slices no Fireworks

Atenuação (easing).

Time Delay

Shared object.

Criação de um CD híbrido

EmbedFonts e Mini-dicionário Style

MP3 player
Barra de Scroll

X Position

Drag MC 2

Pêndulo

Gravar dados

Texto matrix

Upperfirstletter

Twang

Grafico de percentagens

Sombras

Um por vez

Motionblur
HOME | TUTORIAIS
Ação Imprimir.
por Dauton Janota

Neste tutorial, vamos estudar a ação print do Flash para imprimir arquivos *.swf externos. É bom frisar que o Flash é capaz de enviar informações diretamente à uma impressora para gerar texto e imagens, evitando a função de impressão do navegador Web.

    Mesmo durante a reprodução com o Flash Player ou como um projetor, o comando de impressão funcionará. Com as ações print e printAsBitmap podemos especificar um ou vários quadros a serem impressos e também podemos controlar quais áreas destes quadros devem ser impressos.

    As áreas que podem ser impressas nem precisam estar visíveis no cenário. Imagens e texto em qualquer quadro na Linha de Tempo principal do filme ou em qualquer quadro de uma Linha de Tempo de um clipe de filme, se encontram disponíveis para a impressora, tornando a ação de impressão mais do que uma simples ferramenta para fazer cópias daquilo que se encontrá na tela do computador.

   Agora, falaremos de um caso específico. Imagine, por exemplo, que você tenha documentos em arquivo *.swf externo. Este arquivo contém imagens pesadíssimas e textos personalizados fazendo com que seu .*swf para impressão seja um arquivo grande em kbs.

   Veremos como fazer para imprimir este arquivo, bem como, um carregador, onde será mostrado sua atual situação no decorrer da operação; e ainda conferir se o flashplayer do usuário suporta tal procedimento.

Vamos Lá?

 Firmeza então...

1 - Crie um filme com uma Cena (Cena 1) duas Camadas –  “botão e função” e "fundo" - ajuste a velocidade do filme para 60 fps.

2 - No primeiro frame da Camada botão e função, crie e insira dois clipes de filme - "funcaoimprimir" e "mc_botao".

3 - Instancie o mc "funcaoimprimir" com o nome "imprimirScript" (sem aspas). Edite-o. Crie três camadas (1,2 e 3). Na camada 1, insira um quadro-chave no quadro 2 da Linha de Tempo e escreva "Carregando Arquivo", vá até o quadro 10 e aperte a tecla F6 (Insere um quadro-chave), neste quadro edite o texto para "Iniciando Impressão". Ainda neste quadro dê o rótulo "imprimir" (sem aspas).

   Agora vá ao quadro 25 e tecle F6, edite o texto para "Atualize seu Flashplayer", vá até o quadro 55 e tecle F5 (Insere quadro). 

4 - Na camada 2 tecle F6 nos seguintes quadro da Linha de Tempo - 1, 2, 3, 4, 10, 20 e 55 - No quadro 1 insira a ação stop (); - No 2 insira loadMovie (Vfilme, "alvo"); - No 3 insira:

if ((Numero(alvo:filmecarregado) == Number(false)) and (Number(getProperty("alvo", _framesloaded)) == Number(getProperty("alvo", _totalframes)))) {
filmecarregado = true;
gotoAndPlay ("imprimir");
}

No 4 insira:

prevFrame ();
play ();

No 10 insira:

if (Number(filmecarregado) == Number(true)) {
getURL ("print:", "alvo");
}

No 20 e no 55 insira

gotoAndStop (1);
 

5 - Na camada 3 insira um movie clipe VAZIO no quadro 2 com o nome de "lugardeespera" (sem aspas) e o instancie de "alvo" (sem aspas). Vá até o quadro 25 e tecle F6, em seguida selecione o quadro 25 e tecle Shift+F5 (remover quadro). É importante que o movieclip "lugardeespera" esteja localizado no extremo canto inferior esquerdo, ista fará com que o conteúdo a ser impresso não apareça no filme.

6 - Volte para a Cena 1 e edite o "mc_botao". Este movieclip é formado por apenas uma camada e um quadro. Neste quadro insira um botão com o nome "imprimir" (sem aspas). Clique uma vez sobre o botão e insira o seguinte conjunto de ações:

on (release) {
/imprimirScript:Vfilme = "des16n.swf"; 
// coloque aqui o arquivo a ser impresso
versaodoplayer = eval("$version");
numerodaversao = substring(versaodoplayer, 9, 2);
if (Number(numerodaversao)>=20) {
tellTarget ("/imprimirScript") {
play ();
}
} else {
tellTarget ("/imprimirScript") {
gotoAndPlay ("naoimprime");
}
}
}

8 - A camada fundo não vai ser abordada pois não interfere no objetivo deste tutorial. 

9 - Agora é só publicar!

É isso aí, você pode ainda colocar vários botões com o mesmo actionscript do botão acima para imprimir vários arquivos *.swf diferentes. É só alterar a variável "Vfilme". É importante ainda dizer que o arquivo *.swf a ser impresso deve estar contido no mesmo diretório deste filme.

   E ao som "bluzera" - "You shook me all night long" do Led Zeppelin (detonado pela minha voz xôxa) termino mais este tutorial... 



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário