RÔMULO NUNES (32 pts)

NETO LEAL (116 pts)

GÉRIO (93 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Aqui vai o segredo das variáveis

Como criar uma função só para executar uma outra função com certos parâmetros?

Como é que eu faço um efeito de um objeto crescendo e entrando em foco?

Alguém tem um chat (de preferência .fla) ou sabe onde conseguir um?

Quero que a hora, minutos e segundos de meu relógio tenham sempre duas casas decimais

É possível carregar swfs (load movie) sempre em níveis superiores ao aberto anteriormente?

como eu chamo uma função do Flash a partir do javascript?

Qual é o comando para quando um HTML abrir redirecione para outro automaticamente?

Como deixar minhas fontes legíveis (não embaçadas) no Flash?

Quero colocar um som de fundo sem interrupções ou cortes.

Novo software une animação em 3D ao Flash

Problemas com relógios no Flash5

Blender 3D.

Porque quando inserimos movie clip na cena principal, o mesmo vai representado apenas por uma bolinha?
Redimensionar um filme no modo de edição

Time Delay

HACKED - ANONYMOUS

Objetos e classes

Efeito de texto esticado (stretched text).

Gravidade no Flash.

Scanline no PhotoShop.

Quadro comparativo: Fireworks ou Photoshop

Fireworks, o patinho feio da Macromedia.

Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Salvando alterações feitas no layout (shared Objects).

Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução
Cronômetro

Menu interativo

Contador continuo

Validação de senha e login

Nudemask3

Blaublau

Bspline2

Roll Image

Stereo Control

3d geo

Luz

Barra de Scroll
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Menu com tooltip usando actionscript.
por Dauton Janota

Novamente estou aqui pra tentar ajudar algumas pessoas interessadas no assunto...

   Tão ligado naqueles menus onde as indicações aparecem ao passar o mouse sobre o objeto? Até aí beleza, é só colocar alguma mensagem no frame sobre (over) do objeto botão que a gente tem este resultado.

   Mas se a gente colocar alguns actionscripts, a coisa fica bem mais apresentável, e é este o motivo que estou aqui de novo.

 

Vamos lá? Beleza então...

Crie um filme (250x250 px) com uma Cena (Cena 1), seis Camadas - "ações", "preloader", "máscara", "botões", "o que move" e fundo - respectivamente, onde somente as camadas "botões" e "o que move" são mascaradas e, lógico, a camada máscara é uma máscara.


   No primeiro frame da camada "ações", abra a janela "actions" e coloque no modo especialista. Insira no 1º frame o seguinte:

fscommand("allowscale",false)
stop()

   Agora, insira a ação stop() no 6º frame da mesma camada. Na camada "preloader" que contém só o primeiro quadro, insira um movieclip com o nome "loadBarra" (onde existe um quadrado de 250 x 250 px). Volte para a cena 1, clique uma única vez sobre o movieclip "loadBarra" e insira a seguinte ação no modo especialista:

onClipEvent(load) {
   _xscale = 0
   // Kilobytes totais
   kbt = _parent.getBytesTotal()
}
onClipEvent (enterFrame) {
   // novo xscale
   nxs = Math.round((_parent.getBytesLoaded()/kbt)*100)
   // diferença entre o novo e o atual xscale
   dxs = nxs - _xscale
   // movimento
   mxs = dxs/5
   // adiciona movimento no xscale
   _xscale += mxs
   if (_xscale > 99) {
      _parent.gotoAndPlay(2)
   }
}
// Dauton Janota - www.des16n.com.br - dj@des16n.com.br

   Na camada "máscara" crie uma máscara no tamanho 250x250 px (vc pode alterar para o tamanho que quiser), no 6º frame.

   Na Camada "botões", crie um movie clip (EX: joiaMC) e dentro deste "joiaMC" crie um botão (EX: botão) - entre no modo de edição de "joiaMC". Clique em cima do botão, abra a caixa de actions e insira o seguinte:

on (rollOver) {
   _parent.balao.cima = true
   _parent.balao.nx = _root._xmouse+10
   _parent.balao.ny = _root._ymouse+10
   _parent.balao.titulo = texto
}
on (rollOut,dragOut,releaseOutside) {
   _parent.balao.cima = false
   _parent.balao.titulo = ""
   _parent.balao.nx = random(778)
   _parent.balao.ny = random(278)
}

   Arraste 3 instâncias do clipe "joiaMC" para o palco no 6º frame da camada "botões". Ainda na raiz do filme clique em cima de cada "joiaMC" e insira a ação:

onClipEvent(load) {
   texto = "ALGUMA INFO AQUI!"
}
// Para cada joiaMC vc poderá inserir um valor diferente para a variável texto
   Na camada "O que move" no 6º frame crie um movieclipe com o nome "balaoMC". Ao editá-lo, crie duas camadas ("caixa de texto" e "balão"). Na camada "caixa de texto" do movie clip "balaoMC", frame 1, insira um campo de texto com a variável "titulo" (sem aspas - claro).

   Ainda no movieclip "balaoMC", mas na camada "balão", desenhe um balão de quadrinhos. Volte para a Cena 1, na camada "o que move" no 6º frame, arraste uma instância de movie clip "balaoMC", de o nome na caixa de instância "balao" (sem aspas de novo!). Abra a caixa de ações no modo especialista e insira o seguinte:

onClipEvent (load) {
   _alpha = 0
   a1 = 4 // aceleração ----- 1.1 - 10
   d1 = 1.4 // amortecedor ----- 1.1 - 4
   a2 = 6
   d2 = 2
   nx = 100
   ny = 100
}
onClipEvent (enterFrame) {
   dx = nx - _x
   mx = (dx/a1)+(mx/d1)
   _x += mx
   dy = ny - _y
   my = (dy/a2)+(my/d2)
   _y += my
   if (cima == true && _alpha < 100) {
      _alpha += 5
   } else if (cima == false && _alpha > 0) {
      _alpha -= 5
   }
}

   E por fim, na camada "fundo", faça um quadrado branco (ou qualquer cor), no tamanho do palco no frame 2. Dê um "ctrl+alt+c" (copiar quadro) e cole o quadro idêntico nos frames 4 e 6 (ctrl+alt+v). Agora é só publicar!

Vamos introduzir sempre este 'OB':

Vale a pena vocês mexerem nas actionscipt e ir notando os resultados. Com isso poderão se relacionar cada vez melhor!

   Espero que tenham gostado mais uma vez, além de agradecer os comentários que recebo diariamente das pessoas interessadas no assunto, qualquer dia desses eu volto pra deixar mais alguma coisa pra vocês!

baixe os arquivos do tutorial



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