RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

MUZAK (45 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Gostaria de saber se existem plugins para flash.

como eu chamo uma função do Flash a partir do javascript?

Queria fazer um mouse trail com easing, mas que o movieclip ficasse sempre embaixo do mouse.

Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript - AS2 e AS3

Editor de ícones

Como fazer um movieclip andar na diagonal?

É possível um conteúdo do Flash aparecer num buscador, tipo Google?

Queria que o Flash importasse imagens de meu banco de dados.

Como faço uma bola se mover e voltar quando bate numa parede?

Eu estou usando para toolTip um código simples usando o método createTextField.

O que é melhor para importar textos no Flash, TXT ou XML?

Uma grande dica para o uso do Prototype.

Como abrir uma janela pop-up tamanho fullscreen?

Como de um botão no flash abrir uma página em um outro frame do HTML?
Criando um Editor HTML com o MM Flash

Perspectiva 3D no Flash

Post comments (Livro de Visitas)

Primeiros passos - desenhando e animando

Objeto Movieclip - Endereçamento (segunda parte)

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Colisão (hitTest)

HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.

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Alterando Artistic Media no Corel Draw.
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Controlar movimento de uma máscara
por Dauton Janota

Imaginem a seguinte situação...

   Uma pintura perfeita criada por você durante um mês árduo de trabalho sobre uma mesa vertical cheia de latas de tinta. O telefone toca, é aquele amigão seu ligando para anunciar o sétimo gol feito sobre o seu time... Você gentilmente agradece (@#$&*#$@!) e ao voltar à sua obra de arte, percebe que na euforia de atender ao telefone esbarrou, sem perceber, numa lata de tinta verde que despejou todo o seu conteúdo sobre a tela...

   Legal né? Chega de papo furado, a intenção é demonstrar como controlar o movimento de uma máscara contida dentro de um movie clip, com algumas simples ações.

Então, vamos à "porcaria" : )...

1 - Crie um filme com uma Cena (Cena 1) duas Camadas - "máscara" e "mascarada" - e ajuste a velocidade do filme para 30 fps.

2 - No primeiro frame da camada "máscara", crie a imagem que você quer que apareça sob a ação do movie clip da camada mascarada.

3 - Agora, na camada "mascarada" e no primeiro frame, crie um movieclip que aqui nós chamamos de "porcaria" onde este representará a simulação de uma banho de tinta que vai estragar a minha obra de arte... rs... Pretencioso!... Este movie clip (porcaria) contém duas camadas a superior "tinta" e a inferior "cor de fundo".

4 - Na camada tinta, crie uma interpolação de forma com 1000 frames aproximadamente, atenuação de valor zero e mistura distributiva. O primeiro frame deve conter a ação "stop ();" e um retângulo na vertical na altura da imagem da camada máscara na raiz. O milésimo frame deve conter o mesmo retângulo que cubra totalmente a imagem da camada máscara na raiz no sentido horizontal. É claro que você vai inserir quadros-chaves a cada cem frames, deformando um pouquinho a lateral deste retângulo de maneira que se tenha um efeito parecido com líquidos derramados.

   Na camada "cor de fundo", apenas um retângulo que tenha as mesmas dimensões da imagem colocada na camada máscara na raiz do filme - certifique-se de que este retângulo esteja presente até o milésimo frame, para isso vá até o dito frame e aperte a tecla F6.

5 - Agora, voltando à Cena 1 na camada "mascarada", temos o movieclip "porcaria". Dê um clique sobre o dito movie clip, abra a caixa de actions e insira o seguinte:

onClipEvent (load) {
fscommand ("allowscale", false);
f = 0.9;
// valor setado para a variável que regula a velocidade do movie porcaria
r = 0.01;
// este efeito, num outro tutorial, batizei de amortecedor altere estes
// valores para ver o que acontece.

}
onClipEvent (enterFrame) {
porc = (_parent._xmouse*100)/_width;
// _parent._xmouse especifica a origem da propriedade _xmouse do quadro atual
porca = (porca*f)+((porc-porc2)*r);
porc2 = porc2+porca;
this.gotoAndStop(int(porc2*10));
}

6 - Agora é só publicar!

De novo, peço que haja o interesse de não só apenas baixar o tutorial para a troca de imagens e sim monitorar as reações quando modificamos os valores numéricos e/ou expressões aqui abordadas. Conhecer cada vez mais a ferramenta utilizada só nos trará benefícios!

   Mais uma vez agradeço os comentários que recebo diariamente das pessoas interessadas no assunto e qualquer dia desses eu volto pra mexer um pouco mais com o raciocínio de vocês!



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