RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

MUZAK (45 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Existe uma função Replace no Flash, para substituir Strings?

Como fazer um movieclip andar na diagonal?

Queria mandar um aviso no caso do mouse não ser movido por cinco segundos.

Como deixar minhas fontes legíveis (não embaçadas) no Flash?

Função de um movie clip.

Calcular distância de um movieclip invisível.

Problemas para visualizar o site no MAC?

Como criar um sitema de senha e login usando apenas o Flash?

Como fazer um objeto ter um movimento elástico?

Porque imagens TIFF têm melhor qualidade do que as imagens em .JPG (1).

Como pegar os valores de vários registros de um banco de dados e grava-las num Array no Flash?

Como fazer para que quando o usuário digite uma palavra, eu sete um movieclip como true?

Tem algum truque para diminuir o tamanho do meu site?

Aumento da velocidade de loops.
Blend - Fireworks

Utilização da class XMLConnector

Editor de banco de dados (PHP-MySql) orientado a Objetos (OOP)

Limitar por IP? Porque não utilizar o Shared Object do Flash?

Motion Guide (guia de movimento).

Shapes arredondados no PhotoShop.

Imagem Pixel a Pixel no PhotoShop.

Objeto Array

Jogo dos 7 erros.

Escrevendo e lendo arquivos TXT com o FlashMX.

Macromedia Flex

Troca de cor de imagens
Sashacircle 2

Pontoflash

Regressivo

MC menu

Cubos vivos

BeeJay

Swirl

Objeto loadVars

Shared Object

Cofre mask

Simple mousefollow

Mouse cross F5
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Controlar movimento de uma máscara
por Dauton Janota

Imaginem a seguinte situação...

   Uma pintura perfeita criada por você durante um mês árduo de trabalho sobre uma mesa vertical cheia de latas de tinta. O telefone toca, é aquele amigão seu ligando para anunciar o sétimo gol feito sobre o seu time... Você gentilmente agradece (@#$&*#$@!) e ao voltar à sua obra de arte, percebe que na euforia de atender ao telefone esbarrou, sem perceber, numa lata de tinta verde que despejou todo o seu conteúdo sobre a tela...

   Legal né? Chega de papo furado, a intenção é demonstrar como controlar o movimento de uma máscara contida dentro de um movie clip, com algumas simples ações.

Então, vamos à "porcaria" : )...

1 - Crie um filme com uma Cena (Cena 1) duas Camadas - "máscara" e "mascarada" - e ajuste a velocidade do filme para 30 fps.

2 - No primeiro frame da camada "máscara", crie a imagem que você quer que apareça sob a ação do movie clip da camada mascarada.

3 - Agora, na camada "mascarada" e no primeiro frame, crie um movieclip que aqui nós chamamos de "porcaria" onde este representará a simulação de uma banho de tinta que vai estragar a minha obra de arte... rs... Pretencioso!... Este movie clip (porcaria) contém duas camadas a superior "tinta" e a inferior "cor de fundo".

4 - Na camada tinta, crie uma interpolação de forma com 1000 frames aproximadamente, atenuação de valor zero e mistura distributiva. O primeiro frame deve conter a ação "stop ();" e um retângulo na vertical na altura da imagem da camada máscara na raiz. O milésimo frame deve conter o mesmo retângulo que cubra totalmente a imagem da camada máscara na raiz no sentido horizontal. É claro que você vai inserir quadros-chaves a cada cem frames, deformando um pouquinho a lateral deste retângulo de maneira que se tenha um efeito parecido com líquidos derramados.

   Na camada "cor de fundo", apenas um retângulo que tenha as mesmas dimensões da imagem colocada na camada máscara na raiz do filme - certifique-se de que este retângulo esteja presente até o milésimo frame, para isso vá até o dito frame e aperte a tecla F6.

5 - Agora, voltando à Cena 1 na camada "mascarada", temos o movieclip "porcaria". Dê um clique sobre o dito movie clip, abra a caixa de actions e insira o seguinte:

onClipEvent (load) {
fscommand ("allowscale", false);
f = 0.9;
// valor setado para a variável que regula a velocidade do movie porcaria
r = 0.01;
// este efeito, num outro tutorial, batizei de amortecedor altere estes
// valores para ver o que acontece.

}
onClipEvent (enterFrame) {
porc = (_parent._xmouse*100)/_width;
// _parent._xmouse especifica a origem da propriedade _xmouse do quadro atual
porca = (porca*f)+((porc-porc2)*r);
porc2 = porc2+porca;
this.gotoAndStop(int(porc2*10));
}

6 - Agora é só publicar!

De novo, peço que haja o interesse de não só apenas baixar o tutorial para a troca de imagens e sim monitorar as reações quando modificamos os valores numéricos e/ou expressões aqui abordadas. Conhecer cada vez mais a ferramenta utilizada só nos trará benefícios!

   Mais uma vez agradeço os comentários que recebo diariamente das pessoas interessadas no assunto e qualquer dia desses eu volto pra mexer um pouco mais com o raciocínio de vocês!



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