NETO LEAL (116 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Que variáveis eu poderia usar para uma pergunta com 4 alternativas e uma só é correta.

Quero fazer um loop infinito.

Como trazer do SQL uma imagem independente de sua extensão?

É possível modificar um texto de acordo com a data do computador do usuário?

Como coloco uma senha no Flash?

Pra galera que curte Animação Clássica em Flash...

Preciso desenhar um coração no flash.

Alguém poderia me explicar o funcionamento do comando duplicatemovie?

Alguém sabe que programa edita filmes .mov, .avi, etc? E como colocar no Flash?

Como aumentar e diminuir um objeto usando o teclado? Dicas de Listeners (ouvintes)

Como passar parâmetros para um arquivo swf por meio de uma página html?

Preciso fazer o "play" ao contrario, ou seja voltar do último para o primeiro frame.

Como parar um movieclip quando passo o mouse sobre ele?

Gostaria que um .exe abrisse em tela cheia. Queria colocar um autorun também.
Flash e as mudanças do IE

RIA está vindo com tudo

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)

Frases randômicas

Carregando SWFs em diferentes níveis.

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

Como eliminar vozes de um arquivo Wav.

Bolhas flutuantes.

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Preloader com máscara

O desenho animado abrindo sites.

Simulando 3D.
Check date

Texto esticado

Controle deslizante de volume

3d panels1

Over menu

Photoframe

F5 Scroll

Sashacircle 4

Menu método desenho

Drag and run

Bola_balance

Pond
HOME | TUTORIAIS
Controlar movimento de uma máscara
por Dauton Janota

Imaginem a seguinte situação...

   Uma pintura perfeita criada por você durante um mês árduo de trabalho sobre uma mesa vertical cheia de latas de tinta. O telefone toca, é aquele amigão seu ligando para anunciar o sétimo gol feito sobre o seu time... Você gentilmente agradece (@#$&*#$@!) e ao voltar à sua obra de arte, percebe que na euforia de atender ao telefone esbarrou, sem perceber, numa lata de tinta verde que despejou todo o seu conteúdo sobre a tela...

   Legal né? Chega de papo furado, a intenção é demonstrar como controlar o movimento de uma máscara contida dentro de um movie clip, com algumas simples ações.

Então, vamos à "porcaria" : )...

1 - Crie um filme com uma Cena (Cena 1) duas Camadas - "máscara" e "mascarada" - e ajuste a velocidade do filme para 30 fps.

2 - No primeiro frame da camada "máscara", crie a imagem que você quer que apareça sob a ação do movie clip da camada mascarada.

3 - Agora, na camada "mascarada" e no primeiro frame, crie um movieclip que aqui nós chamamos de "porcaria" onde este representará a simulação de uma banho de tinta que vai estragar a minha obra de arte... rs... Pretencioso!... Este movie clip (porcaria) contém duas camadas a superior "tinta" e a inferior "cor de fundo".

4 - Na camada tinta, crie uma interpolação de forma com 1000 frames aproximadamente, atenuação de valor zero e mistura distributiva. O primeiro frame deve conter a ação "stop ();" e um retângulo na vertical na altura da imagem da camada máscara na raiz. O milésimo frame deve conter o mesmo retângulo que cubra totalmente a imagem da camada máscara na raiz no sentido horizontal. É claro que você vai inserir quadros-chaves a cada cem frames, deformando um pouquinho a lateral deste retângulo de maneira que se tenha um efeito parecido com líquidos derramados.

   Na camada "cor de fundo", apenas um retângulo que tenha as mesmas dimensões da imagem colocada na camada máscara na raiz do filme - certifique-se de que este retângulo esteja presente até o milésimo frame, para isso vá até o dito frame e aperte a tecla F6.

5 - Agora, voltando à Cena 1 na camada "mascarada", temos o movieclip "porcaria". Dê um clique sobre o dito movie clip, abra a caixa de actions e insira o seguinte:

onClipEvent (load) {
fscommand ("allowscale", false);
f = 0.9;
// valor setado para a variável que regula a velocidade do movie porcaria
r = 0.01;
// este efeito, num outro tutorial, batizei de amortecedor altere estes
// valores para ver o que acontece.

}
onClipEvent (enterFrame) {
porc = (_parent._xmouse*100)/_width;
// _parent._xmouse especifica a origem da propriedade _xmouse do quadro atual
porca = (porca*f)+((porc-porc2)*r);
porc2 = porc2+porca;
this.gotoAndStop(int(porc2*10));
}

6 - Agora é só publicar!

De novo, peço que haja o interesse de não só apenas baixar o tutorial para a troca de imagens e sim monitorar as reações quando modificamos os valores numéricos e/ou expressões aqui abordadas. Conhecer cada vez mais a ferramenta utilizada só nos trará benefícios!

   Mais uma vez agradeço os comentários que recebo diariamente das pessoas interessadas no assunto e qualquer dia desses eu volto pra mexer um pouco mais com o raciocínio de vocês!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário