ZEBEDIAH (35 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

NETO LEAL (116 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como avaliar se uma variável externa foi carregada por completo, sem usar o evento Data?

Qual a melhor maneira de importar um swf criado no Swish para o Flash?

Quero fazer um loop infinito.

Dá pra fazer um CD com uma animação em sincronia com um som?

Como gerar uma seqüência randômica sem repetir os valores?

Máscara e textos importados de um TXT.

Como abrir, com um arquivo mas redimensionado e posisionado em determinado local?

Script que chama o método play(); em todos os movieClips filhos de um movieClip.

Problemas com relógios no Flash5

Como fazer um autoRun para um executável do Flash?

Como achar o valor da Hipotenusa de um triângulo? Usando Math?

Problemas com executáveis em MAC.

O que fazer para que um objeto se afaste do mouse.

Como editar a fonte do Label de um compontente RadioButton?
Como eliminar vozes de um arquivo Wav.

Pre-loader simples.

Aprendendo a interagir Flash e ASP

Criando texto neon.

Objeto Math.

Flash no Espaço Geográfico

Formulário de e-mail com CGI.

Eventos no FlashMX

Fade Out.

Pre-carregador (Preloader)

Quadro comparativo: Fireworks ou Photoshop

Fontes no Flash - campos de texto e HTML
Zoom rotate e pan

False Mask

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Controlar movimento de uma máscara
por Dauton Janota

Imaginem a seguinte situação...

   Uma pintura perfeita criada por você durante um mês árduo de trabalho sobre uma mesa vertical cheia de latas de tinta. O telefone toca, é aquele amigão seu ligando para anunciar o sétimo gol feito sobre o seu time... Você gentilmente agradece (@#$&*#$@!) e ao voltar à sua obra de arte, percebe que na euforia de atender ao telefone esbarrou, sem perceber, numa lata de tinta verde que despejou todo o seu conteúdo sobre a tela...

   Legal né? Chega de papo furado, a intenção é demonstrar como controlar o movimento de uma máscara contida dentro de um movie clip, com algumas simples ações.

Então, vamos à "porcaria" : )...

1 - Crie um filme com uma Cena (Cena 1) duas Camadas - "máscara" e "mascarada" - e ajuste a velocidade do filme para 30 fps.

2 - No primeiro frame da camada "máscara", crie a imagem que você quer que apareça sob a ação do movie clip da camada mascarada.

3 - Agora, na camada "mascarada" e no primeiro frame, crie um movieclip que aqui nós chamamos de "porcaria" onde este representará a simulação de uma banho de tinta que vai estragar a minha obra de arte... rs... Pretencioso!... Este movie clip (porcaria) contém duas camadas a superior "tinta" e a inferior "cor de fundo".

4 - Na camada tinta, crie uma interpolação de forma com 1000 frames aproximadamente, atenuação de valor zero e mistura distributiva. O primeiro frame deve conter a ação "stop ();" e um retângulo na vertical na altura da imagem da camada máscara na raiz. O milésimo frame deve conter o mesmo retângulo que cubra totalmente a imagem da camada máscara na raiz no sentido horizontal. É claro que você vai inserir quadros-chaves a cada cem frames, deformando um pouquinho a lateral deste retângulo de maneira que se tenha um efeito parecido com líquidos derramados.

   Na camada "cor de fundo", apenas um retângulo que tenha as mesmas dimensões da imagem colocada na camada máscara na raiz do filme - certifique-se de que este retângulo esteja presente até o milésimo frame, para isso vá até o dito frame e aperte a tecla F6.

5 - Agora, voltando à Cena 1 na camada "mascarada", temos o movieclip "porcaria". Dê um clique sobre o dito movie clip, abra a caixa de actions e insira o seguinte:

onClipEvent (load) {
fscommand ("allowscale", false);
f = 0.9;
// valor setado para a variável que regula a velocidade do movie porcaria
r = 0.01;
// este efeito, num outro tutorial, batizei de amortecedor altere estes
// valores para ver o que acontece.

}
onClipEvent (enterFrame) {
porc = (_parent._xmouse*100)/_width;
// _parent._xmouse especifica a origem da propriedade _xmouse do quadro atual
porca = (porca*f)+((porc-porc2)*r);
porc2 = porc2+porca;
this.gotoAndStop(int(porc2*10));
}

6 - Agora é só publicar!

De novo, peço que haja o interesse de não só apenas baixar o tutorial para a troca de imagens e sim monitorar as reações quando modificamos os valores numéricos e/ou expressões aqui abordadas. Conhecer cada vez mais a ferramenta utilizada só nos trará benefícios!

   Mais uma vez agradeço os comentários que recebo diariamente das pessoas interessadas no assunto e qualquer dia desses eu volto pra mexer um pouco mais com o raciocínio de vocês!



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