RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

DAAFY (55 pts)

MUZAK (45 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Botões em _levels inferiores continuam clicáveis.

Script PHP para formulário em PHP + Flash.

Existe uma função Replace no Flash, para substituir Strings?

Como fazer um cronômetro regressivo, com botão pause, stop e play.

Como criar um campo de texto dinamicamente pelo FlashMX?

Como verificar atravéz do flashMX a resolução do monitor do usuário?

Existe uma forma de executar a mesma função usada em um filme em outro chamado através do loadMovie?

Tem como especificar o tempo transcorrido de um movieclip?

Alguém tem um modelo de contrato para websites?

Exemplo de uma máscara com dois objetos criados via métodos de desenho do FlashMX.

Algumas dicas sobre Array, Join e Split.

Como validar várias senhas e logins cadastradas no Flash?

Um relógio digital mo formato HH:MM:SS

Preciso fazer uma validação num formulário.
Como criar um site totalmente dinâmico em Flash MX

Pre-loader simples.

Integração Flash + Fireworks

Componente Slideshow

Elasticidade com ActionScript.

Objeto XML - xml viewer

Usando Define Patern para criar texturas contínuas no PhotoShop.

Objeto XML - introdução.

Menu estático.

Ação Imprimir.

Formulário simples.

Criação de um CD híbrido
Photo album

Throwballs

Substituir texto

Curva elastica

Natal arvores

Barra deslizante

Menu Popup

Raindropstrail

Sound_control

Bounce gravity glow

Array

Openmenu
HOME | TUTORIAIS
Usando XML com Fireworks MX.
por Eduardo Carrega

Programar tem um significado desastroso para a maioria dos designers, mas afinal, o que é programar e qual a sua profundidade, até quanto dói nossos dedos escrever umas poucas linhas contendo um meia dúzia de regras?

   Mas e se for para o nosso próprio bem, e se ao invés de termos que ficar como uns camelos criando um modelo de site para um cliente que contenha pelo menos umas 20 fotos, textos e outros detalhes diferentes que sempre estão no mesmo local?

   Que tal começar a criar e executar seus projetos contando com a característica de mudança de objetos e textos em locais pré-determinados como é um qualquer portal de informação hoje em dia. Daí acho que vale a pena aprender a programar só um pouquinho. Enfim, no final das contas, você só faz o modelo básico do site e as figuras que farão parte dele, e deixa a cargo de poucas linhas com meia dúzia de regras fazerem o resto do serviço.

   Estamos falando de design aliado a programar, mais claro ainda no Fireworks MX, preparado para o novo perfil do profissional da web, não mais limitado a criar sem saber como faz, e sim o profissional mais preparado e atento às mudanças constantes em nosso meio.

   Vamos aprender a programar uma rotina bem simples, onde você criará um modelo padrão de banner simples no Fireworks MX, contendo um logotipo, um Texto principal e uma descrição. Em seguida programar um documento XML mais simples ainda contendo o número infinito de registros para automatização da produção destes "x" banners que você pode produzir em menos de 1 minuto no Fireworks MX.

Só para ter uma idéia do que você pode, clique aqui e veja estes 5 exemplos criados à partir de um modelo png + xml, demoraram quase 10 segundos para ficarem prontos.


Mãos à obra.

pop up menu
Faça o download do XML e os 5 logotipos (PNG) e o Modelo do banner utilizados para este exemplo.

3 - Desenhe um quadrado de 50px de altura/largura (w/h) , em seguida converta-o em bitmap aplicando com o botão direito do mouse/opção "flatten selection" e nomeie-o de:  {varImagem}

4 - Salve o documento como "banner.png"

5 - Vamos ao XML:

Clique para abrir o tutorial desta fase:


6 - Os arquivos para utilização:

No arquivo zipado, 5 figuras foram disponibilizadas dentro de uma pasta "logos", são elas:
fire.png , flash.png, dream.png, cold.png e free.png

Estes arquivos devem estar cadastrados na base de dados XML, juntamente com cada um de seus respectivos registros de banners. Se você não baixou os arquivos, crie cada um destes com 50px de altura / largura.

7 - Chegamos à fase de ver tudo acontecer, de volta ao FireMX, com seu banner salvo e aberto na tela, selecione:

A seguinte tela se abrirá com 6 passos a serem tomados:

passo 1

1 - é a seleção do arquivo xml que você criou, com o cadastro de dados para confecção dos banners.

2 - é a pasta que contém as imagens que serão usadas nessa automatização, pode ser qualquer uma à sua escolha, eu utilizei uma pasta chamada "logos".

Passo 2

É a navegação nos dados cadastrados no XML, não surte nenhuma alteração importante neste ponto.

Passo 3

Escolha de qual dos registros você irá utilizar, todos, o primeiro ou selecionados. (Ex: 1,2,5)

Passo 4

Confirmação dos valores e suas variáveis, se tudo estiver correto, aparecerão as variáveis todas listadas com suas linkagens na janela abaixo, caso algum apareceça quebrado, basta selecionar sua opção no painel esquerdo e atribuir ao direito, em seguida clicar em "+".

Passo 5

O mais importante:
Configurações de saida e arquivos gerados estão nessa tela:
Detalhes como gerar png do processo e qualidade e nomeação dos arquivos são abordados.

Passo 6

Confira os dados e pressione "DONE" , em seguida aguarde o fechameto da janela e confira o resultado na sua pasta de saída.

Nem tudo é um mar de rosas:

Apesar de muito prático, há uma falha no plugin Flash 6 utilizado para criar esta extenção do Fireworks, que se confunde completamente com caracteres especiais e acentuação.

   Este bug já foi corrigido pela macromedia dias após o anúncio da versão trial do Flash. Porém esta extensão provavelmente foi criada antes da detecção deste problema, e a versão trial release do Fireworks MX que estou usando ainda persiste o problema, vamos aguardar para a versão final se haverá a correção para podermos usar 100% da capacidade dessa ferramenta sem precedentes.

   Também não é possível a criação de banners animados, pelo menos o objeto que se move não pode ser obtido de um xml, porém, tudo que permanece estático continua obtendo valores do XML normalmente.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário