MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

STICKMAN (155 pts)

FLASHGURU (155 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Desenhar polígonos no Flash dinamicamente.

Como carregar um swf numa cena ou num frame específico?

Tem como eu fazer um scroll de texto com imagem junto?

Que programas tiram as bordas, barra de título de um projetor (executável)?

Como faço para selecionar um determinada letra de uma string?

Como faço um objeto se movimentar pelo teclado? E esse objeto Key, como funciona?

Como colocar uns floquinhos de neve caindo somente com javascript?

Tenho 3 botões e quero que cada um toque uma música diferente.

Como fazer movieclips rodarem em seqüência com intervalo de 3 segundos?

Preciso remover todas as arrays que tenho em um movieclip?

Já foi pedido na lista como detectar o plug-in do Flash no cliente e redirecionar a página, até o momento eu só conhecia o código para Nestcape, segue o código geral.

Quero fazer um objeto ser arrastado e que quando soltado (stopDrag) caia suavemente.

Tem algum truque para diminuir o tamanho do meu site?

Eu fiz um som e queria que ele só tocasse quando a pessoa passasse o mouse por cima dele.
Troca de cor de imagens

Menu deslizante.

Componente ComboBox.

Menu com tooltip usando actionscript.

Salvando alterações feitas no layout (shared Objects).

CD Record (um player com clips arrastáveis).

Flash no Espaço Geográfico

LoadVariables & OnClipEvent(data).

Ilustrando com effects e gradientes no Fireworks

Action Script 2.0 (Primeira Parte)

Context Menu - usando o botão direito do mouse

Mouse trail.
Hexa 3d

Menu orbita

Load tween

Catavento

Tribble

Move objects

BeeJay

Bola reflexo

Shared Object

Mouse cross F5

Pintar

Scroll Whell
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Usando XML com Fireworks MX.
por Eduardo Carrega

Programar tem um significado desastroso para a maioria dos designers, mas afinal, o que é programar e qual a sua profundidade, até quanto dói nossos dedos escrever umas poucas linhas contendo um meia dúzia de regras?

   Mas e se for para o nosso próprio bem, e se ao invés de termos que ficar como uns camelos criando um modelo de site para um cliente que contenha pelo menos umas 20 fotos, textos e outros detalhes diferentes que sempre estão no mesmo local?

   Que tal começar a criar e executar seus projetos contando com a característica de mudança de objetos e textos em locais pré-determinados como é um qualquer portal de informação hoje em dia. Daí acho que vale a pena aprender a programar só um pouquinho. Enfim, no final das contas, você só faz o modelo básico do site e as figuras que farão parte dele, e deixa a cargo de poucas linhas com meia dúzia de regras fazerem o resto do serviço.

   Estamos falando de design aliado a programar, mais claro ainda no Fireworks MX, preparado para o novo perfil do profissional da web, não mais limitado a criar sem saber como faz, e sim o profissional mais preparado e atento às mudanças constantes em nosso meio.

   Vamos aprender a programar uma rotina bem simples, onde você criará um modelo padrão de banner simples no Fireworks MX, contendo um logotipo, um Texto principal e uma descrição. Em seguida programar um documento XML mais simples ainda contendo o número infinito de registros para automatização da produção destes "x" banners que você pode produzir em menos de 1 minuto no Fireworks MX.

Só para ter uma idéia do que você pode, clique aqui e veja estes 5 exemplos criados à partir de um modelo png + xml, demoraram quase 10 segundos para ficarem prontos.


Mãos à obra.

pop up menu
Faça o download do XML e os 5 logotipos (PNG) e o Modelo do banner utilizados para este exemplo.

3 - Desenhe um quadrado de 50px de altura/largura (w/h) , em seguida converta-o em bitmap aplicando com o botão direito do mouse/opção "flatten selection" e nomeie-o de:  {varImagem}

4 - Salve o documento como "banner.png"

5 - Vamos ao XML:

Clique para abrir o tutorial desta fase:


6 - Os arquivos para utilização:

No arquivo zipado, 5 figuras foram disponibilizadas dentro de uma pasta "logos", são elas:
fire.png , flash.png, dream.png, cold.png e free.png

Estes arquivos devem estar cadastrados na base de dados XML, juntamente com cada um de seus respectivos registros de banners. Se você não baixou os arquivos, crie cada um destes com 50px de altura / largura.

7 - Chegamos à fase de ver tudo acontecer, de volta ao FireMX, com seu banner salvo e aberto na tela, selecione:

A seguinte tela se abrirá com 6 passos a serem tomados:

passo 1

1 - é a seleção do arquivo xml que você criou, com o cadastro de dados para confecção dos banners.

2 - é a pasta que contém as imagens que serão usadas nessa automatização, pode ser qualquer uma à sua escolha, eu utilizei uma pasta chamada "logos".

Passo 2

É a navegação nos dados cadastrados no XML, não surte nenhuma alteração importante neste ponto.

Passo 3

Escolha de qual dos registros você irá utilizar, todos, o primeiro ou selecionados. (Ex: 1,2,5)

Passo 4

Confirmação dos valores e suas variáveis, se tudo estiver correto, aparecerão as variáveis todas listadas com suas linkagens na janela abaixo, caso algum apareceça quebrado, basta selecionar sua opção no painel esquerdo e atribuir ao direito, em seguida clicar em "+".

Passo 5

O mais importante:
Configurações de saida e arquivos gerados estão nessa tela:
Detalhes como gerar png do processo e qualidade e nomeação dos arquivos são abordados.

Passo 6

Confira os dados e pressione "DONE" , em seguida aguarde o fechameto da janela e confira o resultado na sua pasta de saída.

Nem tudo é um mar de rosas:

Apesar de muito prático, há uma falha no plugin Flash 6 utilizado para criar esta extenção do Fireworks, que se confunde completamente com caracteres especiais e acentuação.

   Este bug já foi corrigido pela macromedia dias após o anúncio da versão trial do Flash. Porém esta extensão provavelmente foi criada antes da detecção deste problema, e a versão trial release do Fireworks MX que estou usando ainda persiste o problema, vamos aguardar para a versão final se haverá a correção para podermos usar 100% da capacidade dessa ferramenta sem precedentes.

   Também não é possível a criação de banners animados, pelo menos o objeto que se move não pode ser obtido de um xml, porém, tudo que permanece estático continua obtendo valores do XML normalmente.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
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