RÔMULO NUNES (32 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

ZECA BALA (45 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

PANDOGO (82 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero estabelecer as coordenadas para onde um movieclip irá entrar na tela.

Como faço o loading bem simples?

Como fazer um mousetrail com duplicate e alpha?

Como usar um movieclip como cursor?

Como fazer para que meu flash aberto com Load Movie tenha fundo transparente.

Como eu simulo frames no Flash?

Como fazer um filme preloader não sair quando o principal estiver carregado?

Como fazer um nextFrame e prevFrame com o teclado? Dicas do uso de Listeners (ouvintes).

Tem algum truque para diminuir o tamanho do meu site?

Como posso enviar e-mail através de um formulário feito no flash sem ser pelo formmail.pl?

Como eu faço para eliminar as barras de rolagem do navegado IE.

Alguém poderia me dar uma explicação sobre instâncias de movieclip?

Como funciona a máscara dinâmica do FlashMX?

Alguém conhece alguma maneira de mostrar dentro do flash uma imagem que está em outro provedor?
Sistema de busca utilizando Flash + ASP.

Objeto array - Classificar uma array (sorting) e e arrays multidimensionais

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?

Transparência no Flash.

GetMySQLData para Flash5 (primeira parte)

Como usar o Flash com o FrontPage?

Máscara percorrendo um caminho.

Um contador Flash + PHP

Redimensionar um filme no modo de edição

Menu dinâmico a partir de um xml.

Objeto Math.

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)
Texto com degrade

Condições

Spring menu

Transportes

Move menu

Coordinate cube

Forca

Contador continuo

Bate e volta

Fotos banner

Pêndulo

Dots2a
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Usando XML com Fireworks MX.
por Eduardo Carrega

Programar tem um significado desastroso para a maioria dos designers, mas afinal, o que é programar e qual a sua profundidade, até quanto dói nossos dedos escrever umas poucas linhas contendo um meia dúzia de regras?

   Mas e se for para o nosso próprio bem, e se ao invés de termos que ficar como uns camelos criando um modelo de site para um cliente que contenha pelo menos umas 20 fotos, textos e outros detalhes diferentes que sempre estão no mesmo local?

   Que tal começar a criar e executar seus projetos contando com a característica de mudança de objetos e textos em locais pré-determinados como é um qualquer portal de informação hoje em dia. Daí acho que vale a pena aprender a programar só um pouquinho. Enfim, no final das contas, você só faz o modelo básico do site e as figuras que farão parte dele, e deixa a cargo de poucas linhas com meia dúzia de regras fazerem o resto do serviço.

   Estamos falando de design aliado a programar, mais claro ainda no Fireworks MX, preparado para o novo perfil do profissional da web, não mais limitado a criar sem saber como faz, e sim o profissional mais preparado e atento às mudanças constantes em nosso meio.

   Vamos aprender a programar uma rotina bem simples, onde você criará um modelo padrão de banner simples no Fireworks MX, contendo um logotipo, um Texto principal e uma descrição. Em seguida programar um documento XML mais simples ainda contendo o número infinito de registros para automatização da produção destes "x" banners que você pode produzir em menos de 1 minuto no Fireworks MX.

Só para ter uma idéia do que você pode, clique aqui e veja estes 5 exemplos criados à partir de um modelo png + xml, demoraram quase 10 segundos para ficarem prontos.


Mãos à obra.

pop up menu
Faça o download do XML e os 5 logotipos (PNG) e o Modelo do banner utilizados para este exemplo.

3 - Desenhe um quadrado de 50px de altura/largura (w/h) , em seguida converta-o em bitmap aplicando com o botão direito do mouse/opção "flatten selection" e nomeie-o de:  {varImagem}

4 - Salve o documento como "banner.png"

5 - Vamos ao XML:

Clique para abrir o tutorial desta fase:


6 - Os arquivos para utilização:

No arquivo zipado, 5 figuras foram disponibilizadas dentro de uma pasta "logos", são elas:
fire.png , flash.png, dream.png, cold.png e free.png

Estes arquivos devem estar cadastrados na base de dados XML, juntamente com cada um de seus respectivos registros de banners. Se você não baixou os arquivos, crie cada um destes com 50px de altura / largura.

7 - Chegamos à fase de ver tudo acontecer, de volta ao FireMX, com seu banner salvo e aberto na tela, selecione:

A seguinte tela se abrirá com 6 passos a serem tomados:

passo 1

1 - é a seleção do arquivo xml que você criou, com o cadastro de dados para confecção dos banners.

2 - é a pasta que contém as imagens que serão usadas nessa automatização, pode ser qualquer uma à sua escolha, eu utilizei uma pasta chamada "logos".

Passo 2

É a navegação nos dados cadastrados no XML, não surte nenhuma alteração importante neste ponto.

Passo 3

Escolha de qual dos registros você irá utilizar, todos, o primeiro ou selecionados. (Ex: 1,2,5)

Passo 4

Confirmação dos valores e suas variáveis, se tudo estiver correto, aparecerão as variáveis todas listadas com suas linkagens na janela abaixo, caso algum apareceça quebrado, basta selecionar sua opção no painel esquerdo e atribuir ao direito, em seguida clicar em "+".

Passo 5

O mais importante:
Configurações de saida e arquivos gerados estão nessa tela:
Detalhes como gerar png do processo e qualidade e nomeação dos arquivos são abordados.

Passo 6

Confira os dados e pressione "DONE" , em seguida aguarde o fechameto da janela e confira o resultado na sua pasta de saída.

Nem tudo é um mar de rosas:

Apesar de muito prático, há uma falha no plugin Flash 6 utilizado para criar esta extenção do Fireworks, que se confunde completamente com caracteres especiais e acentuação.

   Este bug já foi corrigido pela macromedia dias após o anúncio da versão trial do Flash. Porém esta extensão provavelmente foi criada antes da detecção deste problema, e a versão trial release do Fireworks MX que estou usando ainda persiste o problema, vamos aguardar para a versão final se haverá a correção para podermos usar 100% da capacidade dessa ferramenta sem precedentes.

   Também não é possível a criação de banners animados, pelo menos o objeto que se move não pode ser obtido de um xml, porém, tudo que permanece estático continua obtendo valores do XML normalmente.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
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