EDUARDO PERROUD (52 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como alinho um .SWF (load movie) de acordo com o filme principal?

Tem como eu criar um código para prever uma data em determinado ano?

Será possível formatar texto via CSS fonte, tamanho, cor, espaçamento entrelinhas avanço e avanço de paragrafo?

Preciso formatar valores numéricos em moedas, com dois caracteres depois da vírgula.

Exemplo de digitação de texto, com simulação de backspace.

Preciso de uma action para retroceder ou reverter uma animação.

Como transformar a data 10/01/2002 em 10 de janeiro de 2002?

Como fazer um movie clip animado com alpha gradativo?

Como definir um loop infinito em sons abertos por attachSound?

Como faço para colocar uma pausa no meu filme?

Uma forma diferente de fazer uma concional.

Porque quando inserimos movie clip na cena principal, o mesmo vai representado apenas por uma bolinha?

Preciso que um campo de texto exiba um arquivo txt e como usar o loadVars?

Como se faz esse tipo de menu do site http://www.halolounge.com?
Load Múltiplos.

Sub-Menus entre frames, com o Dreamweaver

RIA, Macromedia Flex e Laszlo Presentation Server

Escrevendo e lendo arquivos TXT com o FlashMX.

Flash Communication Server MX - Primeira Parte

Gráfico pizza.

Componente Slideshow

Flash MX 2004 Updater

Primeiros passos - apresentação

Redimensionar um filme no modo de edição

Jogo da Forca

Controle de som no Flash 5.
Frame rate

Fogos rastro

To Upper Case

Giratoria

Message Board Flash+PHP

Giros color

Bola_balance

Pontoflash

Planeta girando

Giro de duende

Loading trail

Pacman
HOME | TUTORIAIS
Máscaras no Fireworks MX, o mistério!
por Eduardo Carrega

Pra começar, quem não sabe o que é mascara?

Res
:Máscara é uma forma de moldar objetos simples (como uma foto quadrada) em elementos mais elaborados, como se tivessemos recortado partes da imagem que não fossem interessantes, porém mantendo-a intacta com partes escondidas.

Cada programa mostra a máscara com um nome diferente, como o corel por exemplo que é "Power Clip", vai entender ... prefiro máscara!

No Fireworks as funções de máscara são as mais evoluídas de todos os programas para design e concepção, vou mostrar os procedimentos corretos para se obter o que quiser delas.

Pau na máquina!

Vamos ver como se faz estes exemplos abaixo:

borda e sombra
enevoada
(blur ou feather)
reticulada
(Web Dither)

1 - Borda e sombra

Comece com uma imagem na tela

Desenhe um quadro um pouco menor que o tamanho da figura

Selecione ambas as figuras pelo método de arrasto ou nas Layers se preferir

Vá ao menu Modify / Mask / Group as Mask

Parece errado mas não é

repare que na Layer, já consta os objetos como máscara e alvo, agora vamos para as configurações:

Clique sobre a máscara na Layer (objeto preto do lado direito), e em properties (ou Options no Fireworks 4) opte por Path Outline e Show Fill and Stroke.

Este procedimento foi responsável por fazer o Fireworks entender que a máscara é do tipo Vetorial (padrão Flash) e não Bitmap (padrão Photoshop). Ainda tambem configurou essa máscara vetorial para mostrar seu contorno.

Como nossa figura original não tinha contorno (Stroke no Fire 4), podemos aplicar e editar isso a qualquer momento, basta estar o quadro de máscara selecionado na layer para isso!

Agora a seleção da textura do contorno

e aplicação da sombra

Feito, essa já era.

2 - Enevoada

Como podem analisar este maravilhoso design, vemos que não dá pra ganhar prêmio nenhum com ele, mas dá pra fazer o conteúdo ficar em feather, esmaecendo, acabando, apagando... tem um monte de apelido pra essa qualidade, escolha o seu, tecnicamente é Feather.


Pra fazer é fácil demais, a mesma figura na tela com o elemento circular sobre

Agora selecione a figura e deixe sua propriedade de preenchimento com Feather de 10 (Fill no Fire 4).

Vá ao menu Modify / Mask / Group as Mask

Nesse caso, tanto faz a mascara ser do tipo bitmap ou vetorial, pois nada mais será feito e a figura da mascara estava pintada de branco, o que em máscara quer dizer que deve ser mostrado, no fireworks 4 tem que ficar em preto pra mostrar.

Caso queria, pode alterar para máscara vetorial que o resultado será exatamente o mesmo.

Foi moleza né!.

3 - Reticulada

Nossa, quem vê já imagina, como cheguei a esse recurso? reticulado, em máscara ainda?

Esse dá ate medo de ensinar de tão fácil, será que não vou receber muitos emails reclamando do baixo nível da coluna?.... deixamos de frecura.. vamos ver como faz!

Selecione o objeto que será a máscara, e em properties ou (Fill no Fire 4) e mude o tipo de preenchimento de Solid para Web Dither, e escolha as cores preto e branco para as 2 opções existentes.

Quanto a transparência, explico assim que acabar a última parte, por enquanto deixe-a desmarcada.

Agora é só mascarar!

Fim!

Usando o mesmo recurso de Web Dither, pude criar uma imagem gif transparente que realmente é transparente no html e sobre outros elementos, veja o exemplo da tabela abaixo, dividi em algumas partes e apliquei outra tabela dentro para dar a noção real do recurso, que pode perfeitamente ser aplicado a um layers html arrastável ou outras frescurites.

 
 
 

Baixe os arquivos! (mascaras.zip).


Dicas:

1 - Para selecionar e movimentar mais facilmente o objeto máscara, a seta branca resolve bem (A), não precisa ficar abrindo o layer para isso!

2 - Para selecionar o objeto dentro da máscara e movimentá-lo ou reposicioná-lo, use a seta preta (V) e vá ao centro (registro) , a seta se tornará branca automaticamente, permitindo que faça a alteração que quiser!

3 - Para desagrupar uma máscara, pressione CTRL + SHIFT + G

4 - Existe uma forma alternativa para mascarar um objeto, que é muito usada no programa Freehand, e obtém exatamente o mesmo resultado.
Selecione a figura que irá ser mascarada, recorte-a da tela (Ctrl X), em seguida selecione o objeto que será a máscara e pressione (Ctrl Shit V) ou no menu edit (Paste Inside). A figura é jogada dentro da máscara!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário