FLASHGURU (155 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

GÉRIO (93 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

STICKMAN (155 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Com o LocalConnection do FlashMX, posso enviar variáveis para outro SWF?

Como faço pra chamar uma página HTML dentro de um quadro no flash?

Alguém conhece integração flash no access. Não como acesso web, e sim como desing gráfico para formulários de access.

Como eu faria um exemplo com zoom no flash?

É possível enviar variáveis de um movie clip para uma cena diferente?

Quero desabilitar os botões do _level0 (nível zero).

Como criar uma formatação para um texto importado de um TXT?

Como abrir movieclips em seqüência, um após do fim da animação do outro?

Não consigo mudar o foco do HTML para o objeto flash.

Como carregar uma imagem com LoadImage do MX numa determinada posição?

Gostaria de saber pra que servem os levels?

Como checar o preenchimento de um campo de texto?

Usar uma variável importada de um TXT numa função do Flash.

É possível trocar variáveis entre filmes abertos com load movie?
Post comments (Livro de Visitas)

Usando Flash e ASP para contruir um formulário.

Pre-loader simples.

Botão avançar e recuar.

Movimentar MC com barra de rolagem e setas

Como fatiar um site modelo portal no Fireworks

Alinhamento de objetos no Corel Draw

Loop infinito

Tornando movieclips arrastáveis (drag movieclip)

Scroll Text.

Criando um objeto para sua paleta personalizada (NINJA)

Unindo e separando traçados - Fireworks
Quebra Cabeças

Movimento array

Menu vai e volta

Texto html

HTML edit

Old film countdown

Imã

Aleatórios

Timer

Loop menu

Easing trail

Drag Square
HOME | TUTORIAIS
Plugins variados para seu trabalho em design
por Eduardo Carrega

As sugestões de conteúdo de nossos leitores normalmente abordam assuntos nos quais é comum no dia à dia de um profissional, porém chega ser um bicho de sete cabeças para quem nunca viu um recurso em específico ou nem faz idéia que ele existe.

Atendendo à muitos que tem solicitado, vamos hoje desvendar o mistério dos plugins para Fireworks, abrangendo:

1 - Importação de plugins do Photoshop.
2 - Instalação de pacotes de plugins.
3 - Utilizando Patterns e texturas de outros programas.



Importação de plugins do Photoshop.

Para selecionar a utilização de plugins pe Photoshop, é necessário ter inicialmente o Photoshop instalado em sua máquina.

1 - Clique em Edit/preferences (ctrl+U)

2 - Selecione a guia Folders, onde você encontrará os botões que devem ser configurados como:

C:\Arquivos de programas\Adobe\Photoshop 6.0\Plug-Ins\Effects

Em alguns computadores, por motivos até agora obscuros, ocorre um erro fatal no Fireworks não encontrando os plugins do Photoshop selecionados, ele apenas se mostra listado, se esse for o seu caso (como o meu), a solução foi resgatar os plugins de Photoshop existente dentro da pasta do Illustrator, dessa forma ele funcionou perfeitamente.

Para facilitar a vida dos Fireworkers de plantão, disponibilizei a pasta para download com todos os plugins entendidos do Photoshop contidos no Illustrator , para serem mapeados pelo Fireworks.

pop up menu Clique aqui para baixar os plugins do Photoshop.


2 - Instalação de pacotes de plugins.

A instalação de Plugins é bem aceita pelo Fireworks, somente tomando o cuidado de selecionar a pasta correta para cada um dos pacotes.
A pasta padrão de plugins do Fireworks é:

C:\Arquivos de programas\Macromedia\Fireworks 4\Configuration\Xtras

Disponibilizamos os pacotes:

pop up menu Xenofex
(tem que selecionar a pasta manualmente para instalação)

pop up menu Eye Cand 4000
(lista automaticamente o Fireworks e Photoshop)

Do mesmo fabricante, ainda existe uma grande gama de outros pacotes de plugins, vale a pena visitar:

http://www.alienskin.com

Ainda pode-se fazer uma busca em qualquer site de pesquisa com a palavra chave "plugins", uma lista respeitável será apresentada, os plugins são mais que consolidados e existem dos mais diversos fabricantes, basta escolher o seu.


3 - Utilizando Patterns e texturas de outros programas.

Como era de se esperar, também não ocorre o funcionamento correto se selecionarmos a pasta de Textures do Photoshop, pelo simples motivo que as texturas no Fireworks entendem as extensões PNG, JPG, GIF e todos os mais variados formatos, menos PSD, que é o formato padrão de texturas do Photoshop.

A solução foi converter o formato das texturas do Photoshop em GIF e salvá-las num diretório à parte.

Porém, no Fireworks, textures e patterns é a mesma coisa, pois basta então indicar o diretório que contenha os gifs na opção pattern.

Baixe aqui o pacote de texturas do:

pop up menu Photoshop (gif)

pop up menu Image Ready (jpg)

Reinicie o Fireworks e visualize e utilize naturalmente os novos patterns.

Basta descompactar as imagens em um local seguro no seu computador, que pode ser inclusive, dentro da pasta:

C:\Arquivos de programas\Macromedia\Fireworks 4\Configuration\Patterns

Esta é a pasta padrão de Texturas do Fireworks, descompactando nessa pasta, dispensa o mapeamento de diretorio em preferences posteriormente.

Esperamos que em breve, a Macromedia volte melhor os olhos para plugins de Fireworks, se visitarmos o endereço http://exchange.macromedia.com , vemos que são disponibilizadas diversos tipos de extensões para varios pacotes do fabricante, menos para o editor padrão de layout para internet da Macromedia, o Fireworks.

Encontramos dentro da seleção de extensions de Dreamweaver por exemplo, a referência à Fireworks, porém, são somente scripts pouco utilizados e desatualizados, nada referente a tratamento e recursos visuais.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário