JOTA LAGO (40 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

PANDOGO (82 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

FLASHGURU (155 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

DEN IVANOV (260 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Não consigo usar fontes PIXEL no Flash. Transformo ela em imagem?

Importei um .MOV pro flash, só que quando testo, o vídeo não começa.

Tem como eu checar a digitação em um campo de texto e disparar um evento?

Flash 5 ou Flash 4?

É possível redimensionar um jpg aberto dinamicamente?

Um TXT importado para um movieclip não funciona.

Estou tentando fazer uma inclusão de um cadastro no db.

Como fazer com que a rotação de um ponteiro demore 10 segundos?

Aqui vai o segredo das variáveis

Como configurar um fadeIn e um fadeOut em um arquivo de som?

Como faço um objeto se movimentar pelo teclado? E esse objeto Key, como funciona?

Como faço para colocar uma pausa no meu filme?

Como eu faria um exemplo com zoom no flash?

Uma instrução de um movieclip para a timeline principal não funciona.
Movimentar MC com barra de rolagem e setas

Includes.

Como arredondar os cantos de uma foto no Fireworks.

Integrando o Flash com Tecnologias Externas.

Tween Class

Rotacionar objetos 3D no Flash.

Calendário dinâmico

Imagens transparentes usando PhotoShop, Fireworks e Flash.

Gira logo.

Como enevoar as bordas de uma imagem no Fireworks.

Flash e Banco de Dados.

O "X" do MacOS no PhotoShop
EnterFrame

Intro animada

Gettimer

Desenho livre

F5 loading scene

Gloria News

Menu tint

Digitação (6kb) - Flash4

Digitalclock

RGB random

Interative

Giro de duende
HOME | TUTORIAIS
Jpeg, Gif, texto, gradientes X slices no Fireworks
por Eduardo Carrega

Leitores vem solicitando alguns assuntos já abordados nas colunas anteriores, mas como nossa profissão é uma análise constante do que podemos melhorar, e porque não!

Simplificando:
Os assuntos são:

1 - É possivel exportar partes do arquivo em jpg, outras em gif ou mais formatos simultaneamente?
2 - Qual é o melhor formato para cada tipo de imagem? (fotos, gradientes, textos... )

Resolvi falar novamente de 2 assuntos que já escrevi e que estão sendo muito solicitados, melhorei a forma de demonstrá-los e aprofundei um pouco mais, para isso, fiz somente um exercício demonstrando como se faz um fazendo o outro... complicou???

Veja o resultado do que vamos fazer:


Mãos à obra:

Criar esse trabalho acredito não ser trabalho para nenhum designer ou mesmo aventureiro, a finalidade do exercício não é aprender a fazer bolinhas ou escrever textos, e sim usar das propriedades válidas e interessantes de cada um dos objetos, distinguir no conjunto de pequenas configurações o que podem trazer de melhor para o resultado global de nossa criação.

   Texto sem Anti Alias simula perfeitamente a visualização html, podendo assim criar-se sites com mais precisão de visualização referente à um html. Se aliado à exportação como gif, essa fonte irá manter a exata aparência "seca" como foi criada.

   Abaixo fiz uma seleção múltipla de várias imagens que poderiam ser pontos importantes no documento e necessitam ter um slice, pois mais à frente iremos dar propriedades especiais à cada um destes.

   Após essa seleção, um clique com o botão direito sobre qualquer um dos elementos selecionados é suficiente para abrir o pop menu e optar pelo item "insert slices", que dispara essa janela perguntando que tipo de slice será aplicado sobre todos os elementos indicados.

   Optei em usar Multiple, pois isso facilita e muito o trabalho braçal de ter que ficar colocando um slice após o outro, assim o serviço é feito de uma só vez!

   Os slices foram "distribuídos" sobre os elementos, agora chegou a hora de indicar uma configuração "padrão" para todos eles, em alguns mais adiante serão novamente alterados. Optei em usar Gif 128 cores, pois se adequa perfeitamente a variações de cores básicas e supre perfeitamente a necessidade de variações de cores das fontes principalmente, que deverá ser mínima.

   Para o restante do documento, principalmente o fundo azul aplicado, posso escolher menos cores ainda, pois é mínima a necessidade perfeccionista nesse caso, já que vamos configurar o que "sobrou" das cores, prefiro utilizar o painel "Optimize" que fornece maior personalização de minhas configurações e aplicar apenas 16 cores para o azul do fundo.

   Para indicar que você está aplicando esta configuração ao que "sobrou" ou tecnicamente ao Background, basta clicar com o mouse numa região sem elementos para que nada fique selecionado no seu trabalho.

Agora vem realmente uma parte muito importante, é onde vamos definir quem deve usar configurações JPEG na hora da exportação.

   Todo tipo de fotos, imagens, montagens, feathers, gradientes, sombras e outros do gênero que possuam intensa graduação de cores, deve ser configurado como saída JPEG, e isso se faz através dos slices distribuídos anteriormente pelo trabalho.

   Fiz uma seleção múltipla dos slices que estão sobre os elementos que tem as características acima e até mudei estes slices de tonificação para podermos identificá-los com maior facilidade. Um slice a mais foi criado sobre "ABC jpeg" nesse processo.

   No properties optei em JPEG Better Quality, que poderia ser também selecionado no painel Optimize.

   Estamos quase no fim, antes de sair exportando, visualize seu arquivo dentro do próprio Fireworks, para isto pressione no tools o ícone que oculta os slices, que pode ser feito também no painel layers clicando-se sobre o olho que controla a exibição de todos os web layer ou ainda simplesmente pressionando o número "2" no teclado.

Em seguida clique na guia preview, e...

   Pronto, se tudo estiver correto, verá imagens comparativas com os 2 tipos de configurações e entenderá porque é necessário e importante as configurações.

Faça a comparação, olhe o mesmo elemento com saídas nos 2 formatos:

 

   Um dica interessante é que no topo de cada slice criado, fica estampado o nome dele e o tipo de configuração de cor utilizada.

e o resultado final:

Clique e baixe o "padroes.zip" contendo todos os arquivos utilizados nessa coluna.


Dicas:

Este tipo de conhecimento de configuração de slices X formato deve fazer parte de todos os trabalhos que você venha à executar, são indispensáveis para o sucesso de acabamento visual e controle absoluto sobre o que você mostra e publica na web.

Lembre-se, um profissional é sempre capaz de diagnosticar rapidamente um site com mau acabamento, e agora com certeza, você também.

Faça um bom trabalho, capriche, só temos a ganhar!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário