DENIS CARAVALHO (85 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

FLASHGURU (155 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

DAAFY (55 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Um relógio digital mo formato HH:MM:SS

Estou criando um combo works ou o famoso jogo de palavras.

Um exemplo de um campo de texto formatado dinamicamente no Flash MX.

Como manipular uma cena de um movieclip?

Como carrego e descarrego (load movie) um filme no mesmo botão?

É possível fazer um upload de um arquivo através do flash?

Como enviar comandos para uma variável aberta com loadVariables?

Preciso de formulário usando HTML + ASP + Acess.

Como eu faço para checar quantos elementos de uma array é igual a "1"?

Como fazer a timeline em vez de passar o filme para frente volte o filme?

Vi que o único jeito de ter alguma coisinha legal no swift 3d e importando do illustrator?

Existe um comando que deixe a movimentação de um objeto mais suave?

Porque os símbolos de porcentagem (%) de um arquivo txt não aparecem num campo de texto?

É possível incluir imagens em um arquivo HTML inserido dentro de um Flash e com scroll?
Janelas tipo Windows com Swap Depth

Time Delay

Voltar à Timeline principal usando a função "Call"

Sistema de busca utilizando Flash + ASP .

Envio de um arquivo SWF por e-mail

Objeto Key

Integração Flash X ColdFusion.

O desenho animado abrindo sites.

3D Wireframe.

Objeto Movieclip - introdução

Loop infinito

Colisão
Farois

Texto matrix

Efeito MTV

Loader Total

X Position

Tabela periodica

MX cria campo

Friction

F5 loading scene

Bola quicando e sombra

Gettimer

Outlines
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Integração Flash + Fireworks
por Eduardo Carrega

Dentre as grandes vantagens em se trabalhar com softwares da mesma familia, está a integração entre eles, como Corel Draw e Corel Photopain, Illustrator e Photoshop, assim também funciona a familia Web da Macromedia; Fireworks X Flash X Dreamweaver.  

O exemplo a seguir, relevela a técnica ideal para se criar essa animação que está acontecendo abaixo, partindo de uma arte feita em Fireworks, e animada em Flash.

Faça aqui  o download dos arquivos PNG e FLA (zip) e acompanhe a construção.

Vamos seguir os passos:

1) Desenvolver a criação propriamente dentro do Fireworks com todos os efeitos e recursos que você ja sabe usar, caso ainda não saiba muito, continue acompanhando a coluna que em breve estarei demonstrando também recusos de construção de objetos e efeitos.

ampliar

2) Após ter utilizado os recusso de multiply em camadas ou nos objetos, o segredo do sucesso da exportação para o flash consiste em converter todos os elementos com efeitos editaveis em bitmap, mas isto só se faz no momento da exportação para flash, durante a edição, é necessário os elementos ainda estarem em estado de edição.

Para efetuar a conversão, clique com o botão direito do mouse sobre o objeto e selecione "Convert to Bitmap".

a conversão das fontes também se faz necessário, pois o arquivo exportado ao final, irá armazenar o texto, porém nem a fonte, nem a formatação correta.

3) Finalizados os procedimentos de conversões, basta um clique com o botão direito do mouse na área externa cinza do arquivo e solicitar Export ou Export Preview. a diferença entre ambos é que no Preview, é possivelfazer todas as moficações de formato de saída.

Agora, na tela abaixo, é onde você configura o formato de saída do arquivo, mas no caso, não é necessário a configuração de absolutamente nada pois vamos usar a exportação SWF do Fireworks.

Esta é mais uma boa dica, o melhor formato de entrada de arquivos no Flash é o que ele próprio gera, SWF, e quanto aos bitmaps? o que acontece com eles?

Os bitmaps que são incluidos no Flash por esse metodo tornam-se ineditáveis, porém, ja são exportados em formato PNG8, ou seja, mantendo o canal alpha de suas transparências intáctas, evitando assim o velho serrilhado branco do gif, que a tempos deixou de ser um problema desde o surgimento do formato PNG.

Para efetuar a exportação, portanto basta clicar em "Export".

Nessa proxima tela, configura-se o loval da exportação e tipo de objeto a ser gerado, estarei explicando todos eles ao decorrer das matérias.

Selecione "Macromedia Flash SWF", em seguida em "salvar", a partir daí você ja possui um arquivo SWF perfeito, vamos ao próximo passo agora.

4) Abra o Flash, e em um arquivo novo, importe o swf exportado pelo Fireworks.
(acesso por file/import ou ctrl+R)

Logo em seguida, você tem o arquivo swf importado com todos os elementos separados e dispostos na biblioteca do Flash para utilização, para os mais conhecedores de Flash, sabem que já que todos são symbols, não haverá mais a necessidade de criação de motion tween, que geram novos symbols e começam a sobrecarregar o tamanho final do arquivo, dessa forma todos os elementos ja estão prontos também para serem distribuídos em camadas e animados separadamente e receberem qualquer modificação pelo painel efect.

Veja abaixo uma demonstração de como voce pode movimentar livremente cada elemento dentro do Flash, repare nos elementos bitmaps que conseguem dentro do flash simular o efeito de" Multiply", as perfeitas transparências sem serrilhados brancos ou qualquer outro impecílio.

Exemplo dos elementos já distribuídos em layers no Flash, com a animação quase finalizada.

O resultado.

*Hot-dicas:

a) Se quiser reeditar algum elemento bitmap do arquivo Flash,você pode tomar 2 procedimentos:
   1- Gerar a figura separadamente no Fireworks e exporta-la em formato PNG8 com Alpha transparence.
   2- Abrir o PNG no Fireworks, fazer as alterações necessárias e reexportar o arquivo SWF, desta vez com outro nome, efetuar a importação em um arquivo em branco do Flash, copiar o objeto alterado e colá-lo dentro do symbol referente ao alterado. Dessa forma, todo conjunto sera alterado instantâneamente.

b) Compressão das Imagens no Flash:
    1- Quando o arquivo tem saída direta do Fireworks para Flash, seu bitmaps como já foi exclarecido, dé entrada no Flash como PNG8 com Alpha tranparene, sendo assim, a reconversão para JPG 50% ou qualquer outro formato torna-se desnecessária, pois o Flash, por alguma questão, trata de um jeito especial essas imagens, e o arquivo acaba ficando mais leve que se recomprimido em JPG, façam o teste se duvidarem!

c) Gradientes complexos também devem ser convertidos em bitmaps antes da exportação, já que o Fireworks possui uma biblioteca de gradintes mais evoluida e com mais tipos padrões em relação a do Flash.

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Faça aqui o download dos arquivos PNG e FLA



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