PANDOGO (82 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

ZECA BALA (45 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

FLASHGURU (155 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Tenho um site em flash5 e em uma página gostaria de colocar uma senha para entrar?

Quero que uma variável vinda de um TXT vire um link.

Rodar movieclip invisível.

Como salvar uma variável do Flash dentro de um XML ou ASP?

Alguém tem um modelo de contrato para websites?

Como fazer para o TXT importado não vir do Cache?

Quer descobrir o nome de uma fonte?

Como fazer um formulário no FlashMX com ASP?

Quero que o usuário determine o tempo que um arquivo de som fique tocando.

Como rotacionar (_rotation) um objeto usando uma tecla?

Quero fazer um efeito ALT (tooltip) num botão do Flash.

Existe um comando que deixe a movimentação de um objeto mais suave?

Contagem regressiva de data

Como desabilitar o botão direito do Mouse num executável?
Aspectos Básicos das Ferramentas de Desenho.

Usando Define Patern para criar texturas contínuas no PhotoShop.

Sub-Menus entre frames, com o Dreamweaver

Máscara com gradiente.

Menu com tooltip usando actionscript.

Includes.

Eventos no FlashMX

Action Script 2.0 (Primeira Parte)

Botão avançar e recuar.

Alinhamento de objetos no Corel Draw

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

Clipes Inteligentes (SmartClip).
Mouse Position

Cyber efect

Colision balls

Fract1

Load dinâmico de fotos

Drag tele

Bolhas

Mapa - Países com B

Rotating puzzle

Gera CPF

Streching menu

Satélite
HOME | TUTORIAIS
Novas propriedade de botões no FireworksMX
por Eduardo Carrega

Todos que trabalham com os softwares da Macromedia reconhecem a facilidade de criar biblioteca de símbolos e usar suas instâncias livremente pela interface do seu projeto.

Usuários de Dreamweaver usam "library" para dinamizar a produção de vários html´s com a mesma facção de conteúdo, usuários de Flash se habituaram ao F8 que já desgastou até a inscrição no seu teclado, e os novos usuários de Fireworks e os que já conheciam o software, usam cada vez mais o recurso de bibliotecas do programa, idêntico ao Flash, basta pressionar F8 para criar um symbol com qualquer objeto, e também muito similar ao Flash, criam-se Gráficos, Animações e Botões.

Library Dreamweaver MX
Library Fireworks MX
Library Flash MX

 

No Fireworks 4, o processo não poderia ser diferente, criava-se o botão, configurava-se os estágio "up / over / down ...", e se quisesse um segundo botão idêntico ao criado inicialmente, porém somente alterando o texto, duplicava-se ele na biblioteca, reeditava-se o primeiro estágio que os outros automaticamente trocavam os textos.

Até aí tudo bem, mas o problema surgia quando tinha-se que trocar o aspecto geral de todos os botões, abria-se um a um os botões para trocar seus elementos ou cores, o que gerava um certo desconforto nas ações naturalmente repetitivas geradas.

Porém, uma peculiaridade em criar um botão que já era sensacional conseguiu ficar melhor ainda na linha MX, basta duplicar livremente um botão criado na tela, e no campo "text" (em properties) editar o texto que ficará válido para a cópia ativa, o fire se encarrega do resto, inclusive de redimensionar o tamanho da área ativa do botão e do espaço do texto caso ele seja grande demais para o espaço destinado originalmente.

Na biblioteca consta apenas um "symbol button", porém no projeto eles podem ser diversos.

Outra grande vantagem nesse processo, é a atualização dos estágios, que agora fica somente ao símbolo mestre, uma vez alterado, as outras instâncias dos botões permanecem com os textos digitados normalmente e assumem todas as formatações efetuadas no símbolo principal sem alterar nenhum link ou qualquer outra alteração mais específica como aplicação de algum effect.

Este recurso para quem usa Flash, é de dar inveja, os mais experientes geravam recursos similares no Flash através de "smart clips" ou os novos "componets", mas admitem, não com tanta facilidade e ainda suportada nativamente pela interface como no Fireworks MX.

Clique e veja o resultado em html:

Abra e salve o arquivo png para edição:
(o arquivo sera aberto numa pop up, basta clicar com o botão direito sobre a imagem e "salvar como".)



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário