LUI FERNANDO (151 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

NETO LEAL (116 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

GÉRIO (93 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Eu preciso que toque um som quando uma bolinha bate numa raquete!

Eu fiz um som e queria que ele só tocasse quando a pessoa passasse o mouse por cima dele.

Preciso de um Script de Contagem regressiva para o Flash.

Exemplo de digitação de texto, com simulação de backspace.

Preciso fazer com que 10 banners fiquem trocando aleatoriamente após 1 minuto, todos eles são em flash.

Gostaria de fazer um sistema de login e senha no flash com ASP.

Eu preciso colocar um fadeout em um som em loop, na terceira vez que ele tocar.

É possível um movieclip carregado via attachMovie ser mascarado por objeto no palco?

Alguém sabe se existe um jeito de fazer um movie clip aparecer em locais aleatorios da tela?

Será possível formatar texto via CSS fonte, tamanho, cor, espaçamento entrelinhas avanço e avanço de paragrafo?

Como faço o loading bem simples?

Existe uma forma de executar a mesma função usada em um filme em outro chamado através do loadMovie?

Como fazer um efeito embaçado (efeito blur) no Flash?

Queria enviar um formulário via ASP usando a classe LoadVars e o método sendAndLoad.
Primeiros passos - desenhando e animando

Cadastro de usuários, com Flash+ASP

Preloader com máscara

Menu arrastável, estilo Windows.

Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP

HACKED - ANONYMOUS

Grandene - Avaliação e sites

Simulando 3D.

Criando um objeto para sua paleta personalizada (NINJA)

Post comments (Livro de Visitas)

Alinhamento de objetos no Corel Draw

GuestBook usando integração Flash e PHP.
Scroll html

Menu interativo

Check date

Motionguidemask1

Botão liga/desliga

Direção do mouse

Marquee

Dynamic menu

Eyes

shared Objects

Lente de aumento

Grass and wind
HOME | TUTORIAIS
Número randômicos sem repetições no Flash 5.
por Stickman

O que preciso saber?

Esse exemplo funciona criando uma matriz [array] de todos os valores possíveis em ordem e depois dispondo-os um a um numa nova matriz. O gerador pega o último valor não utilizado e o insere no lugar do valor usado, reduzindo gradualmente o número de valores disponíveis.

Aí vai o código, que você vai encontrar nas ações do primeiro frame do filme:

  

 function getUniqueRandom (number) {
      numberlist = new array();
      while (counter<number) {
         ++counter;
         numberlist[counter] = counter;
      }
      this.randomlist = new array();
      while (counter>0) {
         picked = math.floor(math.Random()*counter)+1;
         this.randomlist[counter] = numberlist[picked];
         numberlist[picked] = numberlist[counter];
         --counter;
      }
   }


Para ativar a função, use o código abaixo:

  

  x = new getUniqueRandom(10);

 

O título 'x' pode ser qualquer coisa que você queira e o número entre parênteses é a quantidade de valores randômicos de que você precisa. O que resulta é uma matriz x.randomlist[], de números randômicos. Para obter o primeiro valor (por exemplo), você usaria o seguinte código:

 

  firstnumber = x.randomlist[1]
   secondnumber = x.randomlist[2]

 

... e assim por diante, até obter a quantidade de valores randômicos de que precisa.

Mas não entendo como funciona!

Resumindo, funciona assim: primeiro criamos uma matriz (numberlist) que contém uma lista dos números em seqüência, a partir de 1 até o que número que pedimos. Assim, se pedimos por 100 números randômicos únicos, teremos uma matriz 1, 2 ,3... 98, 99, 100.

   Então criamos outra matriz (randomlist). E executamos um loop, que a cada vez pega aleatoriamente um número entre 0 e o número de elementos em nossa matriz numberlist. Copiamos então o valor obtido na matriz numberlist para a "vaga" seguinte na nossa matriz randomizada. Finalmente, copiamos o último valor restante na matriz numberlist para o lugar do número que acabamos de pegar. Isso reduz em uma unidade o número de valores disponíveis na matriz numberlist (porque o valor que acabamos de pegar não está mais disponível).

   Se você está confuso, dê uma olhada no código no arquivo .fla, que está bem comentado. Você pode também ler a versão original para Flash 4, que tem mais explicações acerca do funcionamento da técnica (embora use uma sintaxe diferente, funciona da mesma maneira).

Ei, porque não usar array.splice para remover o valor "usado"?

Tentei esse método, mas era muito lento. Vi que o método acima, embora menos elegante, é muito mais rápido.

Boa sorte!
Stickman

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2001. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário