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Alguém poderia me informar como eu faço para criar um formulário no flash.
Usando XML com Fireworks MX.

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Barneys_menu.
por Stickman

Você pode fazer o download do exemplo aqui.

O que há de tão genial?

O menu é esperto porque as "caixas de menu" - marcadas aqui como caixa 1 a caixa 5 - podem ser arrastadas pela tela independentemente das "áreas de conteúdo", aqui marcadas Menu 1 a Menu 5. Se você leva uma caixa para fora da área de conteúdo (na caixa vazia abaixo), ela vai permanecer na tela mesmo que você vá para uma área de conteúdo diferente, mas leve-a novamente à área do menu principal e ela retornará suavemente a seu lugar de origem.

Como funciona?

Não vou fazer um tutorial passo a passo dessa vez - seria muito demorado - mas aqui vai um breve resumo. Antes de mais nada, as áreas de conteúdo principais. Ao invés de ter um grande e pesado movie clip (que seria difícil de editar) cada área de conteúdo é um movie clip separado, chamado Menu 1 a Menu 5. Então usamos actionscript para reposicioná-los numa fila - eles têm todos a mesma largura, então só temos que fazer um loop para conseguir isso (está no movie clip de controle).

Quando clicamos num botão para ir para uma nova área de conteúdo, o movimento suave é conseguido executando o "target" (o número do menu, menos 1 - porque o menu1 está no zero - multiplicado pela largura do menu) e então movendo o menu uma fração da distância entre esse ponto e a posição atual. Se você olhar no actions layer da linha de tempo principal, você vai ver uma variável chamada Speed_menu, que determina a velocidade com que o menu vai se mover - um número maior significa movimento mais lento. O movie clip de controle continua checando a posição do menu em relação ao alvo (uma vez por frame), e subtraindo uma fração (diferença / speed_menu) daquela distância. Se você mudar o ponto de destino antes que o menu chegue lá, ele vai simplesmente mudar sua velocidade e/ou direção de acordo com a mudança.

E aquelas caixinhas engraçadinhas?

As caixas de menu arrastáveis funcionam de forma semelhante, mas são um pouquinho mais complicadas porque sua posição está ligada à posição das áreas de conteúdo principais. A variável /:current_position armazena a coordenada x da primeira área de conteúdo (Menu 1) e todas as outras posições são estabelecidas em relação a esse ponto. Quando o menu principal se move, todas as caixas de menu se movem com ele, a não ser que uma variável interna de menu in_menu seja definida como zero, significando que está sendo arrastada para uma área abaixo dos botões.

Como as áreas de conteúdo, ela compara a posição atual da caixa com a posição de destino e substitui uma fração daquela distância. A variável /:Speed_box armazena o valor pelo qual a distância vai ser dividida, embora isso seja afetado pelo movimento das áreas de conteúdo, o que faz com que achar o valor correto para um movimento suave seja questão de experimentação.

É isso?

Bem, eu avisei que esse seria um breve resumo...

Boa sorte!

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1 comentário


Comentário de Artur Gomes
| 18/3/2010 - 01:15 |


stickman, existe uma forma mais simples de fazer esse menu. sem as caixinhas e tudo o mais. A forma mais simples que eu digo é no caso controlando a direção da time line, por exemplo. Obrigado.