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Alguém poderia me dar uma explicação sobre instâncias de movieclip?

Eu tenho uma variável na qual o usuario irá por o valor! Quando ele apertar calcular, o valor tem que ser de + 40% x 2! Algo do tipo: variavel+40%*2.

Como mudar a cor de um botão no mouse Over?

Objeto flutuante e gravidade.

Para que serve o ONIO SKIN?

Não consigo usar fontes PIXEL no Flash. Transformo ela em imagem?

Qual o significado de um Array para a programação no Flash?

Como colocar uma ação no clique de um movieclip, sem aparecer a mãozinha?

Como encontro o valor da Hipotenusa de um triângulo com AS?

O que fazer para que um objeto se afaste do mouse.

Algumas dicas para ter um texto legível no Flash.

Como redirecionar automaticamente para outra url?

Como faço para adicionar textura ou imagem ao invés de uma cor da paleta?
Objeto XML - introdução.

Gravidade no Flash.

Abrir PopUp no Flash com JS e ASP.

Classe TransitionAnime e Painel TransitionAnimeEffect

Exibir páginas em html com o componente TextArea do FlashMX2004

Frases randômicas

Parâmetro - Get microphone().

LoadVariables & OnClipEvent(data).

Jogo da Forca

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Loops Alternados (Objeto Sound).

Integração Dreamweaver + Fireworks.
ComboBox duplo

Botão vai e volta

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Máscara arrastável no Flash 5.
por Stickman

Fiquei bastante despontado quando descobri que o Flash5 ainda não permite mover máscaras por meio de um script. Então resolvi fazer esse tutorial para mostrar como se pode criar esse efeito de maneira simples e objetiva.

Primeiro crie um movie clip com seu objeto a ser mascarado (no caso de nosso exemplo, Masked Object, com algum texto). Agora coloque-o dentro de um movie clip (Mask Movie) e dê-lhe a Instance Name masked_object. No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um círculo vermelho) num layer acima e use-o para mascarar o layer abaixo. Agora coloque esse novo movie clip na sua Timeline e dê-lhe uma instance name (aqui, mask_movie).

O mais importante acontece nas ações de objeto da _root.mask_movie clip. Você pode observar tanto selecionando o movie clip, e depois dando um clique com o botão direito do mouse e escolhendo actions, ou selecionando o movie e depois dando um clique na seta azul "Show Actions" no canto direito inferior da janela do Flash.

onClipEvent (mouseMove) {
   // Buscar as coordenadas do mouse
   x = _root._xmouse; y = _root._ymouse;
   // Mover o clip mascarado para as coordenadas do mouse
   this._x = x;
   this._y = y;
   // mover o objeto mascarado exatamente o mesmo valor, mas negativo
   this.masked_object._x = (0-x);
   this.masked_object._y = (0-y);
   // atualizar o movie para um movimento suave
   updateAfterEvent();
}

Como você pode ver, não é grande coisa. O movie usa um 'onClipEvent' para detectar a qualquer momento o movimento do mouse, e então define as variáveis x e y para as coordenadas do mouse. Note o uso do _root nessas linhas. A não ser quando especificado, o Flash5 dará as coordenadas do mouse "local" - isto é, relativo ao centro do clip que você está direcionando - em detrimento do movie principal. Assinalando com _root, você evita isso.

Uma vez detectada a posição do mouse, nós usamos this._x e this._y (que apresentam a mesma função que o comando SetProperty no Flash4) para mover o mask_movie para o mesmo lugar. Observe como usamos o parâmetro this - um atalho que significa "esse movie clip" - e assim não precisamos especificar todo o caminho (_root.mask_movie).

Para dar a ilusão que o objeto mascarado está parado e é a máscara que se move, movemos o objeto na direção oposta e exatamente a mesma distância - aqui calculada por (0-x) e (0-y). É um atalho, mas funciona.

Finalmente, o comando updateAfterEvent() força o movimento da máscara à atualização imediata, o que faz o efeito mais eficaz do que se a atualização fosse feita apenas uma vez por frame.

É isso? É isso. Simples (eu espero...). Boa sorte!

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Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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