DENIS CARAVALHO (85 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

NETO LEAL (116 pts)

PANDOGO (82 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

STICKMAN (155 pts)

MUZAK (45 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Aumento da velocidade de loops.

Como retornar apenas duas casas decimais de um valor?

Preciso criar uma interação Asp + Flash para login e senha.

Como fazer um menu que se move na horizontal e diminui no mouse over?

Como validar várias senhas e logins cadastradas no Flash?

Preciso de um formulário em asp que sirva para buscar dados em um banco de dados.

Eu gostaria de saber o que é um IFrame.

Quero que o ícone do mouse mude de forma para um gif que eu definir.

Como fazer um menu popup no Flash?

Tem como eu implementar a navegação de um filme do Flash pelos botões do browser?

Como posso randomizar um Go To para frames entre 4 e 10?

Qual é a melhor maneira de transformar MP3 para Wav? E qual é a melhor de usar?

É possível enviar variáveis de um movie clip para uma cena diferente?

Quero calcular dinamicamente o valor de uma compra checando o preço e a quantidade comprada.
Macromedia Flash - Tendências

Gerando pop up's com conteúdo html dinâmico usando script client-side

AttachSound.

Botão dinâmico via Action Script.

Usando XML com Fireworks MX.

Integração Dreamweaver + Fireworks.

Cadastro de usuários, com Flash+ASP

Classe TransitionAnime e Painel TransitionAnimeEffect

Troca de cor de imagens

Formulário simples.

Enviando variáveis do Flash para ASP.

Configurando texto via actionscript.
Magicalcrystalball

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Spectrum Sound Analyzer

Efeito blur

Direção do mouse

Placar

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Condições

Texturedtriangle

Drag gravity
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Máscara arrastável no Flash 5.
por Stickman

Fiquei bastante despontado quando descobri que o Flash5 ainda não permite mover máscaras por meio de um script. Então resolvi fazer esse tutorial para mostrar como se pode criar esse efeito de maneira simples e objetiva.

Primeiro crie um movie clip com seu objeto a ser mascarado (no caso de nosso exemplo, Masked Object, com algum texto). Agora coloque-o dentro de um movie clip (Mask Movie) e dê-lhe a Instance Name masked_object. No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um círculo vermelho) num layer acima e use-o para mascarar o layer abaixo. Agora coloque esse novo movie clip na sua Timeline e dê-lhe uma instance name (aqui, mask_movie).

O mais importante acontece nas ações de objeto da _root.mask_movie clip. Você pode observar tanto selecionando o movie clip, e depois dando um clique com o botão direito do mouse e escolhendo actions, ou selecionando o movie e depois dando um clique na seta azul "Show Actions" no canto direito inferior da janela do Flash.

onClipEvent (mouseMove) {
   // Buscar as coordenadas do mouse
   x = _root._xmouse; y = _root._ymouse;
   // Mover o clip mascarado para as coordenadas do mouse
   this._x = x;
   this._y = y;
   // mover o objeto mascarado exatamente o mesmo valor, mas negativo
   this.masked_object._x = (0-x);
   this.masked_object._y = (0-y);
   // atualizar o movie para um movimento suave
   updateAfterEvent();
}

Como você pode ver, não é grande coisa. O movie usa um 'onClipEvent' para detectar a qualquer momento o movimento do mouse, e então define as variáveis x e y para as coordenadas do mouse. Note o uso do _root nessas linhas. A não ser quando especificado, o Flash5 dará as coordenadas do mouse "local" - isto é, relativo ao centro do clip que você está direcionando - em detrimento do movie principal. Assinalando com _root, você evita isso.

Uma vez detectada a posição do mouse, nós usamos this._x e this._y (que apresentam a mesma função que o comando SetProperty no Flash4) para mover o mask_movie para o mesmo lugar. Observe como usamos o parâmetro this - um atalho que significa "esse movie clip" - e assim não precisamos especificar todo o caminho (_root.mask_movie).

Para dar a ilusão que o objeto mascarado está parado e é a máscara que se move, movemos o objeto na direção oposta e exatamente a mesma distância - aqui calculada por (0-x) e (0-y). É um atalho, mas funciona.

Finalmente, o comando updateAfterEvent() força o movimento da máscara à atualização imediata, o que faz o efeito mais eficaz do que se a atualização fosse feita apenas uma vez por frame.

É isso? É isso. Simples (eu espero...). Boa sorte!

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Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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