NETO LEAL (116 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

ZECA BALA (45 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

GÉRIO (93 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Exemplo simples para entender o prototype.

Desenhar polígonos no Flash dinamicamente.

Como posicionar um movie clip carregado via attachMovie?

Como mudar a cor de campos de texto no HTML?

Quero um movieclip subindo dinamicamente e que pare no mouse over.

Preciso do comando javascript, que com o botão direito do mouse surge um window.alert.

Procurando o nome de uma fonte?

Tem como executar uma função para todos os movieclips sem usar a propriedade prototype?

Como eu faço para eliminar as barras de rolagem do navegado IE.

Softwares úteis para desenvolver junto ao flash:

Qual é a diferença entre maxscroll e scroll? Quando uso um ou outro?

Eu preciso colocar um fadeout em um som em loop, na terceira vez que ele tocar.

Como transformar uma animação em um movie clip?

Como se faz esse tipo de menu do site http://www.halolounge.com?
Local Shared Objects segunda parte.

Objeto Array: métodos sort() e reverse().

Desenhando um avião no Flash

Quadro comparativo: Fireworks ou Photoshop

Uso da tecla tab num formulário Flash.

Shared object.

Componente Slideshow

Context Menu - usando o botão direito do mouse

Flash MX 2004 Updater

Objeto Color

Load Movie into level (nível)

Menu com tooltip usando actionscript.
Texto com fade

Espanto

Clock

Hit test

WDDGmask

Hover buttons

Flash Banner

Cursor customizado

Trocaalphadofundo

3d All

Wireframe

Lighttext
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Máscara arrastável no Flash 5.
por Stickman

Fiquei bastante despontado quando descobri que o Flash5 ainda não permite mover máscaras por meio de um script. Então resolvi fazer esse tutorial para mostrar como se pode criar esse efeito de maneira simples e objetiva.

Primeiro crie um movie clip com seu objeto a ser mascarado (no caso de nosso exemplo, Masked Object, com algum texto). Agora coloque-o dentro de um movie clip (Mask Movie) e dê-lhe a Instance Name masked_object. No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um círculo vermelho) num layer acima e use-o para mascarar o layer abaixo. Agora coloque esse novo movie clip na sua Timeline e dê-lhe uma instance name (aqui, mask_movie).

O mais importante acontece nas ações de objeto da _root.mask_movie clip. Você pode observar tanto selecionando o movie clip, e depois dando um clique com o botão direito do mouse e escolhendo actions, ou selecionando o movie e depois dando um clique na seta azul "Show Actions" no canto direito inferior da janela do Flash.

onClipEvent (mouseMove) {
   // Buscar as coordenadas do mouse
   x = _root._xmouse; y = _root._ymouse;
   // Mover o clip mascarado para as coordenadas do mouse
   this._x = x;
   this._y = y;
   // mover o objeto mascarado exatamente o mesmo valor, mas negativo
   this.masked_object._x = (0-x);
   this.masked_object._y = (0-y);
   // atualizar o movie para um movimento suave
   updateAfterEvent();
}

Como você pode ver, não é grande coisa. O movie usa um 'onClipEvent' para detectar a qualquer momento o movimento do mouse, e então define as variáveis x e y para as coordenadas do mouse. Note o uso do _root nessas linhas. A não ser quando especificado, o Flash5 dará as coordenadas do mouse "local" - isto é, relativo ao centro do clip que você está direcionando - em detrimento do movie principal. Assinalando com _root, você evita isso.

Uma vez detectada a posição do mouse, nós usamos this._x e this._y (que apresentam a mesma função que o comando SetProperty no Flash4) para mover o mask_movie para o mesmo lugar. Observe como usamos o parâmetro this - um atalho que significa "esse movie clip" - e assim não precisamos especificar todo o caminho (_root.mask_movie).

Para dar a ilusão que o objeto mascarado está parado e é a máscara que se move, movemos o objeto na direção oposta e exatamente a mesma distância - aqui calculada por (0-x) e (0-y). É um atalho, mas funciona.

Finalmente, o comando updateAfterEvent() força o movimento da máscara à atualização imediata, o que faz o efeito mais eficaz do que se a atualização fosse feita apenas uma vez por frame.

É isso? É isso. Simples (eu espero...). Boa sorte!

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Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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