GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

MUZAK (45 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como poderia colocar um bitmap no MX via load e posiciona-lo no palco?

Como faço um objeto se movimentar pelo teclado? E esse objeto Key, como funciona?

Estou precisando de um preloader (carregando) para o meu site.

Quero abrir uma janela popup de um link numa imagem (href).

Como eu faço para checar quantos elementos de uma array é igual a "1"?

Como desabilitar botões do Level0, quando abro um arquivo no level1?

Utilização do Bryce 3D.

Como fechar uma janela fullscreen ou poup?

Como eu faria um exemplo com zoom no flash?

Como achar o valor da Hipotenusa de um triângulo? Usando Math?

Qual exatamente é o retorno de _ymouse e _xmouse?

Queria usar no meu formulário o CGI de outro domínio.

Como eu faco pra chamar um movie clip diretamente da Biblioteca?

O que é e como funciona o Math.round?
Shared object.

Scroll Text.

Exibir páginas em ASP com o componente TexArea do FlashMX2004

Desenho de letras - construindo fontes .TTF. no Corel Draw.

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)

Configurando texto via actionscript.

Curiosidades.

Flash no Espaço Geográfico

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Texto difuso

GuestBook usando integração Flash e PHP.

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Máscara arrastável no Flash 5.
por Stickman

Fiquei bastante despontado quando descobri que o Flash5 ainda não permite mover máscaras por meio de um script. Então resolvi fazer esse tutorial para mostrar como se pode criar esse efeito de maneira simples e objetiva.

Primeiro crie um movie clip com seu objeto a ser mascarado (no caso de nosso exemplo, Masked Object, com algum texto). Agora coloque-o dentro de um movie clip (Mask Movie) e dê-lhe a Instance Name masked_object. No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um círculo vermelho) num layer acima e use-o para mascarar o layer abaixo. Agora coloque esse novo movie clip na sua Timeline e dê-lhe uma instance name (aqui, mask_movie).

O mais importante acontece nas ações de objeto da _root.mask_movie clip. Você pode observar tanto selecionando o movie clip, e depois dando um clique com o botão direito do mouse e escolhendo actions, ou selecionando o movie e depois dando um clique na seta azul "Show Actions" no canto direito inferior da janela do Flash.

onClipEvent (mouseMove) {
   // Buscar as coordenadas do mouse
   x = _root._xmouse; y = _root._ymouse;
   // Mover o clip mascarado para as coordenadas do mouse
   this._x = x;
   this._y = y;
   // mover o objeto mascarado exatamente o mesmo valor, mas negativo
   this.masked_object._x = (0-x);
   this.masked_object._y = (0-y);
   // atualizar o movie para um movimento suave
   updateAfterEvent();
}

Como você pode ver, não é grande coisa. O movie usa um 'onClipEvent' para detectar a qualquer momento o movimento do mouse, e então define as variáveis x e y para as coordenadas do mouse. Note o uso do _root nessas linhas. A não ser quando especificado, o Flash5 dará as coordenadas do mouse "local" - isto é, relativo ao centro do clip que você está direcionando - em detrimento do movie principal. Assinalando com _root, você evita isso.

Uma vez detectada a posição do mouse, nós usamos this._x e this._y (que apresentam a mesma função que o comando SetProperty no Flash4) para mover o mask_movie para o mesmo lugar. Observe como usamos o parâmetro this - um atalho que significa "esse movie clip" - e assim não precisamos especificar todo o caminho (_root.mask_movie).

Para dar a ilusão que o objeto mascarado está parado e é a máscara que se move, movemos o objeto na direção oposta e exatamente a mesma distância - aqui calculada por (0-x) e (0-y). É um atalho, mas funciona.

Finalmente, o comando updateAfterEvent() força o movimento da máscara à atualização imediata, o que faz o efeito mais eficaz do que se a atualização fosse feita apenas uma vez por frame.

É isso? É isso. Simples (eu espero...). Boa sorte!

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Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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