IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

MUZAK (45 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

NETO LEAL (116 pts)

DAAFY (55 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

MANGOOST (80 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer um fade em um movieclip, do 100 a 0%?

Como posso fazer uma animação com um alfa aparecendo e sumindo com actions.

Troca de cursor e drag movieclip não funcionam juntos?

Como usar o Array.sort para achar o maior valor entre 11 variáveis?

Preciso de um sisteminha em FLASH para cadastrar emails de visitantes.

Quero um movieclip subindo dinamicamente e que pare no mouse over.

Como carrego os vários filmes que utilizarei no meu flash em apenas um preload?

Posso abrir uma janela popup de um projetor (executável)?

Como fechar uma janela fullscreen ou poup?

Como se faz para que um botão de um filme de flash torne uma layer feita no dreamweaver visível ou invisível?

Um preloader inteligente.

Há como no Flash 5 saber quanto tempo um mouse ficou sem ser movido pelo usuário?

Queria enviar um formulário via ASP usando a classe LoadVars e o método sendAndLoad.

Como criar uma seqüência para a tecla TAB num formulário?
Busca em Textos no Flash MX

Menu deslizante.

Eventos no FlashMX

Loop Mixer.

Tratamento de imagens e alguns efeitos no Fireworks

MMSave

HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.

Objeto XML - xml viewer

Clica nuaicon - Photoshop 6

Tweening shape (interpolação de forma)

Imagens transparentes usando PhotoShop, Fireworks e Flash.

Jogo da Forca (segunda parte)
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Máscara arrastável no Flash 4.
por Stickman


Arraste o diamante cinza para mover a máscara.

Uma pergunta em Flashpad questionou se é possível arrastar uma máscara no Flash 4. A resposta é não, mas eu sugeri uma técnica para fazer uma simulação.

Não é perfeita, de forma alguma - às vezes fica mal alinhada com o objeto sob ela - mas esses bugs podem ser corrigidos com alguns truques. Nesse exemplo, deixei o arquivo na forma mais simples possível, inclusive com os bugs, apenas para ilustrar a idéia.

Como funciona?

Como você não pode arrastar uma máscara, é preciso por a cabeça para funcionar. Nesse caso, a máscara fica parada enquanto todo o resto se move...

Primeiro, crie um movie clip com o seu objeto mascarado - aqui está a figura do Stickman e texto (Objeto). Agora leve isso para um segundo novo movie clip e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /objeto). No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um pequeno quadrado) e o faça mascarar a camada com o movie clip objeto nela. Finalmente, coloque um botão (o pequeno diamante cinza).

Agora, dê ao botão as seguintes ações:

On (Press)
   Set Variable: "/:Drag" = 1
End On
On (Release, Release Outside)
   Set Variable: "/:Drag" = 0
End On

Isso define uma variável (/:Drag) para um ou zero, dependendo se o usuário está ou não clicando o botão com o mouse. Agora, leve esse novo movie clip para a linha do tempo principal e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /mask).

Crie um movie clip vazio, leve-o à linha do tempo principal e lhe dê o Instance Name tracker. Crie outro movie clip e o chame control. Crie um keyframe na frame 2 e programe-a para Go To e Play (frame 1).

Agora, dê ao frame 1 as seguintes ações:

If (/:Drag eq 1)
   Start Drag ("/tracker", lockcenter)
End If
If (/:Drag eq 0)
   Stop Drag
End If
Set Property ("/mask/object", X Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_x))
Set Property ("/mask/", X Position) = GetProperty ("/tracker",_x)
Set Property ("/mask/object", Y Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_y))
Set Property ("/mask/", Y Position) = GetProperty ("/tracker",_y)

Não esqueça de levar esse novo movie clip à linha do tempo principal.

Olhe atentamente e verá que o que está acontecendo é: quando /:Drag é igual a 1 (ou seja, o mouse está sendo clicado), o movie clip control (que coloca cada frame em loop), define a posição do /Mask/Object (ou seja, o movie clipe com o texto e a figura) como "oposta" à posição do movie clip máscara (cuja posição é determinada pela posição de tracker). Então, se o movie clip mask está em x = 20, y = 10, o objeto é movido para x= -20, y= -10. O resultado é que ele parece estar parado, enquanto a máscara se move.

Ah, que coisa inteligente! Eu sei. Às vezes sou tão esperto que me assusto. É verdade. Boa sorte!

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Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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1 comentário


Comentário de guinho
| 5/2/2010 - 09:36 |
http://www.wgnet.com.br

muito bom!!