SÁVIO PONTE (39 pts)

STICKMAN (155 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Porque imagens TIFF têm melhor qualidade do que as imagens em .JPG (3).

Existe alguma maneira de atualizar automaticamente um cálculo matemático?

Problemas com redimensionamento e ponto de registro.

Quando e para que usar function (função), var, length e o objeto "arguments"?

Como fazer banners com animação e que fossem links. Com botão transparente?

Como alinhar dinamicamente um movieclip no centro do palco, horizontalmente e verticalmente?

Como somar os numerais de uma data (dia, mês e ano)?

Como fazer para que um filme carregue, por load movie, outro dependendo da hora do dia?

Como faço para um certo objeto seguir o mouse, mas não por toda a cena?

O que é e como utilizar o Change Handler dos componentes do Flash?

Exemplo de uma máscara com dois objetos criados via métodos de desenho do FlashMX.

Quero montar uma eleição com fotos dos candidatos e armazenando os votos.

Preciso que de um botão se abra uma nova mensagem no outlook?

Gostaria de saber como funciona o sistema IPIX 360º?
Efeito de Fogo no Photoshop

Fade Out.

Desenhando um avião no Flash

A história do Flash.

Clique Direito

Integração Flash X ColdFusion.

RIA, Macromedia Flex e Laszlo Presentation Server

Menu deslizante.

Efeito de texto esticado (stretched text).

Sistema de busca utilizando Flash + ASP .

Jpeg, Gif, texto, gradientes X slices no Fireworks

Tornando movieclips arrastáveis (drag movieclip)
Fogos de artifícios

Supermascara

Despertador

Menu fmx

Combobox

Mouseline

Ball & shad

Keypress

Easy preloader

Controle deslizante de volume

Customcursor

Swirl
HOME | TUTORIAIS
Máscara arrastável no Flash 4.
por Stickman


Arraste o diamante cinza para mover a máscara.

Uma pergunta em Flashpad questionou se é possível arrastar uma máscara no Flash 4. A resposta é não, mas eu sugeri uma técnica para fazer uma simulação.

Não é perfeita, de forma alguma - às vezes fica mal alinhada com o objeto sob ela - mas esses bugs podem ser corrigidos com alguns truques. Nesse exemplo, deixei o arquivo na forma mais simples possível, inclusive com os bugs, apenas para ilustrar a idéia.

Como funciona?

Como você não pode arrastar uma máscara, é preciso por a cabeça para funcionar. Nesse caso, a máscara fica parada enquanto todo o resto se move...

Primeiro, crie um movie clip com o seu objeto mascarado - aqui está a figura do Stickman e texto (Objeto). Agora leve isso para um segundo novo movie clip e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /objeto). No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um pequeno quadrado) e o faça mascarar a camada com o movie clip objeto nela. Finalmente, coloque um botão (o pequeno diamante cinza).

Agora, dê ao botão as seguintes ações:

On (Press)
   Set Variable: "/:Drag" = 1
End On
On (Release, Release Outside)
   Set Variable: "/:Drag" = 0
End On

Isso define uma variável (/:Drag) para um ou zero, dependendo se o usuário está ou não clicando o botão com o mouse. Agora, leve esse novo movie clip para a linha do tempo principal e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /mask).

Crie um movie clip vazio, leve-o à linha do tempo principal e lhe dê o Instance Name tracker. Crie outro movie clip e o chame control. Crie um keyframe na frame 2 e programe-a para Go To e Play (frame 1).

Agora, dê ao frame 1 as seguintes ações:

If (/:Drag eq 1)
   Start Drag ("/tracker", lockcenter)
End If
If (/:Drag eq 0)
   Stop Drag
End If
Set Property ("/mask/object", X Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_x))
Set Property ("/mask/", X Position) = GetProperty ("/tracker",_x)
Set Property ("/mask/object", Y Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_y))
Set Property ("/mask/", Y Position) = GetProperty ("/tracker",_y)

Não esqueça de levar esse novo movie clip à linha do tempo principal.

Olhe atentamente e verá que o que está acontecendo é: quando /:Drag é igual a 1 (ou seja, o mouse está sendo clicado), o movie clip control (que coloca cada frame em loop), define a posição do /Mask/Object (ou seja, o movie clipe com o texto e a figura) como "oposta" à posição do movie clip máscara (cuja posição é determinada pela posição de tracker). Então, se o movie clip mask está em x = 20, y = 10, o objeto é movido para x= -20, y= -10. O resultado é que ele parece estar parado, enquanto a máscara se move.

Ah, que coisa inteligente! Eu sei. Às vezes sou tão esperto que me assusto. É verdade. Boa sorte!

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de guinho
| 5/2/2010 - 09:36 |
http://www.wgnet.com.br

muito bom!!