DEMIS BUCCI (50 pts)

PANDOGO (82 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Máscara e textos importados de um TXT.

Como desabilitar um botão quando eu carrego o swf e habilitar quando descarregar o swf.

Existe uma maneira de aproveitar um objeto criado num filme em outro?

Estou querendo colocar um botão ON/OFF para o som do meu filme

Como dar um goto para um quadro de um movieclipe usando uma variável.

Como deslocar um filme para um frame diferente dependendo de uma resposta?

Como fazer um menu que segue o mouse com easing como o do site do cantao.com.br?

Dicas para fazer um executável no flash.

Como se usa o NoCache?

Como fazer uma animação com um texto sendo digitado?

Como posso enviar e-mail através de um formulário feito no flash sem ser pelo formmail.pl?

É possível mudar a cor da fonte de um texto dinâmico via Action?

Preciso de formulário usando HTML + ASP + Acess.

É possível fazer um upload de um arquivo através do flash?
Ilustrando com effects e gradientes no Fireworks

GetMySQLData para Flash5 (segunda parte)

Objeto array - Arrays X Objetos

Criação de um CD híbrido

Unindo e separando traçados - Fireworks

Interação de Flash+Asp.

Tracejado no Fireworks

Entendendo como funciona um preloader. Terceira parte.

Componentes no Flash MX

Carregador inteligente no Flash 5.

LoadVariables & OnClipEvent(data).

Tell Target e Linhas do tempo independentes
Foguete

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Máscara arrastável no Flash 4.
por Stickman


Arraste o diamante cinza para mover a máscara.

Uma pergunta em Flashpad questionou se é possível arrastar uma máscara no Flash 4. A resposta é não, mas eu sugeri uma técnica para fazer uma simulação.

Não é perfeita, de forma alguma - às vezes fica mal alinhada com o objeto sob ela - mas esses bugs podem ser corrigidos com alguns truques. Nesse exemplo, deixei o arquivo na forma mais simples possível, inclusive com os bugs, apenas para ilustrar a idéia.

Como funciona?

Como você não pode arrastar uma máscara, é preciso por a cabeça para funcionar. Nesse caso, a máscara fica parada enquanto todo o resto se move...

Primeiro, crie um movie clip com o seu objeto mascarado - aqui está a figura do Stickman e texto (Objeto). Agora leve isso para um segundo novo movie clip e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /objeto). No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um pequeno quadrado) e o faça mascarar a camada com o movie clip objeto nela. Finalmente, coloque um botão (o pequeno diamante cinza).

Agora, dê ao botão as seguintes ações:

On (Press)
   Set Variable: "/:Drag" = 1
End On
On (Release, Release Outside)
   Set Variable: "/:Drag" = 0
End On

Isso define uma variável (/:Drag) para um ou zero, dependendo se o usuário está ou não clicando o botão com o mouse. Agora, leve esse novo movie clip para a linha do tempo principal e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /mask).

Crie um movie clip vazio, leve-o à linha do tempo principal e lhe dê o Instance Name tracker. Crie outro movie clip e o chame control. Crie um keyframe na frame 2 e programe-a para Go To e Play (frame 1).

Agora, dê ao frame 1 as seguintes ações:

If (/:Drag eq 1)
   Start Drag ("/tracker", lockcenter)
End If
If (/:Drag eq 0)
   Stop Drag
End If
Set Property ("/mask/object", X Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_x))
Set Property ("/mask/", X Position) = GetProperty ("/tracker",_x)
Set Property ("/mask/object", Y Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_y))
Set Property ("/mask/", Y Position) = GetProperty ("/tracker",_y)

Não esqueça de levar esse novo movie clip à linha do tempo principal.

Olhe atentamente e verá que o que está acontecendo é: quando /:Drag é igual a 1 (ou seja, o mouse está sendo clicado), o movie clip control (que coloca cada frame em loop), define a posição do /Mask/Object (ou seja, o movie clipe com o texto e a figura) como "oposta" à posição do movie clip máscara (cuja posição é determinada pela posição de tracker). Então, se o movie clip mask está em x = 20, y = 10, o objeto é movido para x= -20, y= -10. O resultado é que ele parece estar parado, enquanto a máscara se move.

Ah, que coisa inteligente! Eu sei. Às vezes sou tão esperto que me assusto. É verdade. Boa sorte!

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Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de guinho
| 5/2/2010 - 09:36 |
http://www.wgnet.com.br

muito bom!!