RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

DAAFY (55 pts)

MANGOOST (80 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Relógio analógico.

Como eu poderia substituir um caractere ao longo de uma string?

Preciso fazer um objeto menu que siga o mouse lentamente, com um delay.

Preciso do código HTML que identifica a resolução de vídeo do visitante, redirecionando conforme os dados.

Como criar uma seqüência para a tecla TAB num formulário?

Como faço o loading bem simples?

Alguém sabe de alguma maneira que eu possa produzir um efeito de relâmpago?

É possível carregar um filme (loadmovie) numa cena determinada?

Tem como eu controlar um movieclip de outro movieclip?

Como colocar uma ação no clique de um movieclip, sem aparecer a mãozinha?

Como tirar o menu do FlasPlayer que se abre quando se clica com o botão direito do mouse?

Como faço para concatenar o nome da variável, dependendo do valor de outra?

Quer descobrir o nome de uma fonte?

Rodar movieclip invisível.
Ação Imprimir.

Componente ComboBox.

Gradiente variável

Desvendando cookies

Escrevendo e lendo arquivos TXT com o FlashMX.

Jogo da Forca (terceira parte)

Executar funções de JavaScript (Flash+JavaScript).

Parâmetro - Get microphone().

Event Handlers (identificadores de eventos).

Limitar por IP? Porque não utilizar o Shared Object do Flash?

Fórmula do efeito de elasticidade

Includes.
Foto mask

Bola quicando e sombra

Enquete

Loop menu

MovieClip.onCollision

Upperfirstletter

Motioncomflip

Mira mouse

Drag txt

Pointer

Escrever

Plasma
HOME | TUTORIAIS
Máscara arrastável no Flash 4.
por Stickman


Arraste o diamante cinza para mover a máscara.

Uma pergunta em Flashpad questionou se é possível arrastar uma máscara no Flash 4. A resposta é não, mas eu sugeri uma técnica para fazer uma simulação.

Não é perfeita, de forma alguma - às vezes fica mal alinhada com o objeto sob ela - mas esses bugs podem ser corrigidos com alguns truques. Nesse exemplo, deixei o arquivo na forma mais simples possível, inclusive com os bugs, apenas para ilustrar a idéia.

Como funciona?

Como você não pode arrastar uma máscara, é preciso por a cabeça para funcionar. Nesse caso, a máscara fica parada enquanto todo o resto se move...

Primeiro, crie um movie clip com o seu objeto mascarado - aqui está a figura do Stickman e texto (Objeto). Agora leve isso para um segundo novo movie clip e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /objeto). No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um pequeno quadrado) e o faça mascarar a camada com o movie clip objeto nela. Finalmente, coloque um botão (o pequeno diamante cinza).

Agora, dê ao botão as seguintes ações:

On (Press)
   Set Variable: "/:Drag" = 1
End On
On (Release, Release Outside)
   Set Variable: "/:Drag" = 0
End On

Isso define uma variável (/:Drag) para um ou zero, dependendo se o usuário está ou não clicando o botão com o mouse. Agora, leve esse novo movie clip para a linha do tempo principal e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /mask).

Crie um movie clip vazio, leve-o à linha do tempo principal e lhe dê o Instance Name tracker. Crie outro movie clip e o chame control. Crie um keyframe na frame 2 e programe-a para Go To e Play (frame 1).

Agora, dê ao frame 1 as seguintes ações:

If (/:Drag eq 1)
   Start Drag ("/tracker", lockcenter)
End If
If (/:Drag eq 0)
   Stop Drag
End If
Set Property ("/mask/object", X Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_x))
Set Property ("/mask/", X Position) = GetProperty ("/tracker",_x)
Set Property ("/mask/object", Y Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_y))
Set Property ("/mask/", Y Position) = GetProperty ("/tracker",_y)

Não esqueça de levar esse novo movie clip à linha do tempo principal.

Olhe atentamente e verá que o que está acontecendo é: quando /:Drag é igual a 1 (ou seja, o mouse está sendo clicado), o movie clip control (que coloca cada frame em loop), define a posição do /Mask/Object (ou seja, o movie clipe com o texto e a figura) como "oposta" à posição do movie clip máscara (cuja posição é determinada pela posição de tracker). Então, se o movie clip mask está em x = 20, y = 10, o objeto é movido para x= -20, y= -10. O resultado é que ele parece estar parado, enquanto a máscara se move.

Ah, que coisa inteligente! Eu sei. Às vezes sou tão esperto que me assusto. É verdade. Boa sorte!

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de guinho
| 5/2/2010 - 09:36 |
http://www.wgnet.com.br

muito bom!!