NILTON BICALHO (61 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

NETO LEAL (116 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

PANDOGO (82 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer os botões desse site? http://themmgroup.com

Como faço para dar um fade-out em um determinado momento de um som no Flash?

Exemplo do uso de um compontente combobox.

Como carrego e descarrego (load movie) um filme no mesmo botão?

Porque o Flash não reconhece casas decimais e vírgulas numa operação matemática?

Gostaria de fazer um sistema de login e senha no flash com ASP.

Como fazer um efeito alpha no Flash5?

Quero usar uma variável importada de um TXT numa ação do Flash.

Como eu simulo frames no Flash?

Problemas para visualizar o site no MAC?

Problemas com executáveis em MAC.

Queria ver se é possível fazer com o que o som permaneça parado mesmo quando o movie se reinicia.

Muitas vezes carrego um arquivo externo com LoadVariables e ele não funciona.

Como alterar a cor de um botão depois de clicado e ocorrido o evento?
Texto difuso

Variáveis, uma visão geral.

Duplo clique.

GetMySQLData para Flash5 (primeira parte)

Looping.

Login e senha

Busca em Textos no Flash MX

Objeto Sound.

Primeiros passos - apresentação

Alterando Artistic Media no Corel Draw

Gira logo.

Menu circular em 3D personalizável
Flying letters

Hitest eat

Abrir e fechar fundo

RGB random

Pintar

Planeta orbita

Shot me

Menu Flash e TXT

Foguete

Mapa Mundi

Loop menu

Tabela periodica
HOME | TUTORIAIS
Máscara arrastável no Flash 4.
por Stickman


Arraste o diamante cinza para mover a máscara.

Uma pergunta em Flashpad questionou se é possível arrastar uma máscara no Flash 4. A resposta é não, mas eu sugeri uma técnica para fazer uma simulação.

Não é perfeita, de forma alguma - às vezes fica mal alinhada com o objeto sob ela - mas esses bugs podem ser corrigidos com alguns truques. Nesse exemplo, deixei o arquivo na forma mais simples possível, inclusive com os bugs, apenas para ilustrar a idéia.

Como funciona?

Como você não pode arrastar uma máscara, é preciso por a cabeça para funcionar. Nesse caso, a máscara fica parada enquanto todo o resto se move...

Primeiro, crie um movie clip com o seu objeto mascarado - aqui está a figura do Stickman e texto (Objeto). Agora leve isso para um segundo novo movie clip e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /objeto). No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um pequeno quadrado) e o faça mascarar a camada com o movie clip objeto nela. Finalmente, coloque um botão (o pequeno diamante cinza).

Agora, dê ao botão as seguintes ações:

On (Press)
   Set Variable: "/:Drag" = 1
End On
On (Release, Release Outside)
   Set Variable: "/:Drag" = 0
End On

Isso define uma variável (/:Drag) para um ou zero, dependendo se o usuário está ou não clicando o botão com o mouse. Agora, leve esse novo movie clip para a linha do tempo principal e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /mask).

Crie um movie clip vazio, leve-o à linha do tempo principal e lhe dê o Instance Name tracker. Crie outro movie clip e o chame control. Crie um keyframe na frame 2 e programe-a para Go To e Play (frame 1).

Agora, dê ao frame 1 as seguintes ações:

If (/:Drag eq 1)
   Start Drag ("/tracker", lockcenter)
End If
If (/:Drag eq 0)
   Stop Drag
End If
Set Property ("/mask/object", X Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_x))
Set Property ("/mask/", X Position) = GetProperty ("/tracker",_x)
Set Property ("/mask/object", Y Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_y))
Set Property ("/mask/", Y Position) = GetProperty ("/tracker",_y)

Não esqueça de levar esse novo movie clip à linha do tempo principal.

Olhe atentamente e verá que o que está acontecendo é: quando /:Drag é igual a 1 (ou seja, o mouse está sendo clicado), o movie clip control (que coloca cada frame em loop), define a posição do /Mask/Object (ou seja, o movie clipe com o texto e a figura) como "oposta" à posição do movie clip máscara (cuja posição é determinada pela posição de tracker). Então, se o movie clip mask está em x = 20, y = 10, o objeto é movido para x= -20, y= -10. O resultado é que ele parece estar parado, enquanto a máscara se move.

Ah, que coisa inteligente! Eu sei. Às vezes sou tão esperto que me assusto. É verdade. Boa sorte!

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de guinho
| 5/2/2010 - 09:36 |
http://www.wgnet.com.br

muito bom!!