LUI FERNANDO (151 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

PANDOGO (82 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Existe o Triad (instalador único para apache, mysql e PHP) para linux?

Preciso de um programa para criar fontes.

Como fazer para desabilitar a tecla tab do menu de botões?

Problemas com actions condicionais.

Como eu faria um exemplo com zoom no flash?

Como faço para dar uma ação de um movieclip para outro?

Como bloquear o código fonte HTML de sua página?

Tem alguma técnica pra eu rodar um imagem em 360º no flash?

Alguém sabe como evitar o cachê da máquina do usuário para um SWF?

Alguém conhece alguma maneira de mostrar dentro do flash uma imagem que está em outro provedor?

Como posso fazer com que um objeto do flash possa ser movido pela pessoa que esta vendo a página?

Quero enviar um comando entre dois swfs separados em um HTML.

Campos dinâmicos não aceita máscaras?

Como mudar a cor de um objeto via Actionscript?
Jogo da Forca (segunda parte)

Scanline no PhotoShop.

Tratamento de um bitmap PNG com o PhotoShop.

HACKED - ANONYMOUS

Formulário usando Flash e PHP

Limitar por IP? Porque não utilizar o Shared Object do Flash?

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)

Animação com TextFields Dinâmicos

Macromedia Flash - Tendências

Rave Generation no PhotoShop.

Janelas com abas.

Flash no Espaço Geográfico
Movimento

Micróbios

Bspline1

3d bounce

Pointer

Menu orbita

Oposição

Menu HitTest

Trocaalphadofundo

Sombras

Borboleta

Magnifier
HOME | TUTORIAIS
Máscara arrastável no Flash 4.
por Stickman


Arraste o diamante cinza para mover a máscara.

Uma pergunta em Flashpad questionou se é possível arrastar uma máscara no Flash 4. A resposta é não, mas eu sugeri uma técnica para fazer uma simulação.

Não é perfeita, de forma alguma - às vezes fica mal alinhada com o objeto sob ela - mas esses bugs podem ser corrigidos com alguns truques. Nesse exemplo, deixei o arquivo na forma mais simples possível, inclusive com os bugs, apenas para ilustrar a idéia.

Como funciona?

Como você não pode arrastar uma máscara, é preciso por a cabeça para funcionar. Nesse caso, a máscara fica parada enquanto todo o resto se move...

Primeiro, crie um movie clip com o seu objeto mascarado - aqui está a figura do Stickman e texto (Objeto). Agora leve isso para um segundo novo movie clip e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /objeto). No novo movie clip, crie sua máscara (aqui um pequeno quadrado) e o faça mascarar a camada com o movie clip objeto nela. Finalmente, coloque um botão (o pequeno diamante cinza).

Agora, dê ao botão as seguintes ações:

On (Press)
   Set Variable: "/:Drag" = 1
End On
On (Release, Release Outside)
   Set Variable: "/:Drag" = 0
End On

Isso define uma variável (/:Drag) para um ou zero, dependendo se o usuário está ou não clicando o botão com o mouse. Agora, leve esse novo movie clip para a linha do tempo principal e lhe dê um Instance Name (por exemplo, /mask).

Crie um movie clip vazio, leve-o à linha do tempo principal e lhe dê o Instance Name tracker. Crie outro movie clip e o chame control. Crie um keyframe na frame 2 e programe-a para Go To e Play (frame 1).

Agora, dê ao frame 1 as seguintes ações:

If (/:Drag eq 1)
   Start Drag ("/tracker", lockcenter)
End If
If (/:Drag eq 0)
   Stop Drag
End If
Set Property ("/mask/object", X Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_x))
Set Property ("/mask/", X Position) = GetProperty ("/tracker",_x)
Set Property ("/mask/object", Y Position) = 0-(GetProperty ("/tracker",_y))
Set Property ("/mask/", Y Position) = GetProperty ("/tracker",_y)

Não esqueça de levar esse novo movie clip à linha do tempo principal.

Olhe atentamente e verá que o que está acontecendo é: quando /:Drag é igual a 1 (ou seja, o mouse está sendo clicado), o movie clip control (que coloca cada frame em loop), define a posição do /Mask/Object (ou seja, o movie clipe com o texto e a figura) como "oposta" à posição do movie clip máscara (cuja posição é determinada pela posição de tracker). Então, se o movie clip mask está em x = 20, y = 10, o objeto é movido para x= -20, y= -10. O resultado é que ele parece estar parado, enquanto a máscara se move.

Ah, que coisa inteligente! Eu sei. Às vezes sou tão esperto que me assusto. É verdade. Boa sorte!

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de guinho
| 5/2/2010 - 09:36 |
http://www.wgnet.com.br

muito bom!!