PANDOGO (82 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fechar uma janela fullscreen ou poup?

Como enviar uma variável GET para o FLASH...? E como recuperar no flash?

Alguem conhece algum plug-in para exportar do 3d studio max e importar no flash?

Como verificar atravéz do flashMX a resolução do monitor do usuário?

Como publicar um .SWF e fazer com que ele não mostre outra fonte?

Tem jeito de no flash eliminar as variáveis que foram criadas?

Preciso fazer o "play" ao contrario, ou seja voltar do último para o primeiro frame.

Eu quero saber como usar as cenas em relação a textos. Elas funcionam como frames do HTML?

Gostaria de saber se o Flash 5 importa aquivos do Photoshop com extensão .psd?

Eu gostaria de saber como faz o efeito de desfoque nos objetos.

Como se faz para colocar um .gif seguindo o mouse?

Qual é a diferença entre maxscroll e scroll? Quando uso um ou outro?

Como alterar a cor de um texto dinâmico dependendo do foco?

Como retornar variáveis de um PHP no Flash?
Controle de MovieClip via Microphone.get();

Loop infinito

O "X" do MacOS no PhotoShop

GetMySQLData para Flash5 (segunda parte)

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (segunda parte)

Janelas tipo Windows com Swap Depth

Tratamento de um bitmap PNG com o PhotoShop.

Conversão de Datas e Horas em Servers Estrangeiros (Flash+Asp).

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Relógio analógico

Vídeo no FlashMX.

MP3 player
Foguete

Mouse seleciona link

Drawpad

Caneta

Globo girando

Keypress

3d shadow

Combobox

Fract

Scroll html

Frame navegação

Galho
HOME | TUTORIAIS
Efeito de texto esticado (stretched text).
por Stickman


para rever o efeito, clique com o botão direito fora do movie e escolha "atualizar ou refresh"

Já vi esse efeito muitas vezes, mas não me lembro de tê-lo visto feito em Flash (se alguém já viu, me conte). A idéia para a técnica surgiu durante o trabalho que fiz recentemente com máscaras gradientes.

Parece bem fácil

E é mesmo. Se você olhar no arquivo, vai ver que lá só existem três movie clips: Object, Masks e control.

Object é apenas um movie clip contendo o texto - nesse caso, 'Stickman'.

O Masks começa com um keyframe em branco contendo uma ação Stop, seguido por uma série de keyframes onde uma máscara longa e estreita é posicionada sobre o objeto texto. O objeto texto se move cerca de 50 pixels ao longo de cinqüenta keyframes. Como o objeto tem cerca de 50 pixels de altura (46,9, precisamente), há quase exatamente um keyframe por pixel de altura (o que é importante).

Control é, como de hábito, onde a maior parte do trabalho acontece. Vamos analisá-lo mais detidamente no próximo parágrafo.

O "próximo parágrafo"

Resumidamente, funciona do seguinte modo: a máscara com o texto em movimento cria uma série de keyframes com faixas estreitas do objeto texto visíveis. Juntando todos (nas posições corretas) e você terá o que parece ser uma cópia perfeita do texto. Coloque um pouco de escala no eixo y (já vou explicar como) e terá o efeito de esticar.

Vamos dar uma olhada no código, no keyframe 1 do movie clip Control:

Set Variable: "counter" = counter + 1
If (counter <= /:number)
Duplicate Movie Clip ("/masks", "line"&counter, counter)
Set Property ("/line"&counter, X Position) = /:x_pos
Set Property ("/line"&counter, Y Position) = /:y_pos - counter + /:number
Set Variable: "scale" = (/:y_pos - counter + /:number) * 100
Begin Tell Target ("/line"&counter)
Go to and Stop (/:number - /control:counter)
End Tell Target
Set Property ("/line"&counter, Y Scale) = 0-scale
Set Property ("/line"&(counter-1), Y Scale) = 100
End If

Então temos um grande If... End If que verifica que estamos criando apenas o número exato de movie clips Masks de que vamos precisar (baseado no valor de /:number, que no keyframe 1 da linha do tempo principal é definido como o número de keyframes no movie clip Masks - nesse caso, 50).

Para cada keyframe, criamos uma nova instância de /masks. Sua posição y é definida de acordo com a equação "/:y_pos - counter + /:number", o que quer dizer o elemento (/:y_pos) que está especificado no keyframe 1 da linha do tempo principal, menos o valor do contador naquele momento, mais o valor de /:number. Nós também usamos Tell Target para fazer com que essa instância do movie clip vá para o keyframe correto - estamos desenhando o texto de baixo para cima, portanto a primeira instância vai para o último keyframe, a segunda instância para o penúltimo e assim por diante.

Na próxima linha, vamos dimensioná-lo pela sua coordenada y multiplicada por 100 e subtraída de zero (o que estica o texto da base para o alto do filme). É claro que só queremos que esse efito apareça, para cada instância, pela duração de um keyframe e então volte ao tamanho "normal". Assim a linha final redefine a escala da instância anterior para 100 (ou seja, tamanho normal, sem escala).

Mmm...
Resumindo...
Duplicamos o movie clip Masks cinqüenta vezes - cada instância como uma faixa estreita e separada do objeto texto que, ao serem colocadas juntas, parecem formar um bloco sólido de texto. Um clip é adicionado por keyframe. Da primeira vez em que aparece, cada instância é "esticada" até a linha de referência e volta ao tamanho normal no próximo keyframe (quando a próxima instância é adicionada e esticada).
E assim até que todos os clips estejam no lugar.
Espero que isso faça sentido.

Boa sorte! Stickman

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário