JOÃO NETO (78 pts)

GÉRIO (93 pts)

ZECA BALA (45 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

NETO LEAL (116 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

PANDOGO (82 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer para um movie clip desacelerar em direção ao outro.

Como mostrar a posição X e Y de uma figura em uma página?

Como eu faço para que cada vez que um movieclip for acionado por tell target, some 1 à uma variável, e que quando essa variável atingir o valor 7 chame uma nova scene?

Vi que o único jeito de ter alguma coisinha legal no swift 3d e importando do illustrator?

Haveria um código javascript para fazer esse resize automático num HTML?

Como deletar um lote de variáveis com apenas um comando?

É possível incluir imagens em um arquivo HTML inserido dentro de um Flash e com scroll?

Eu gostaria de que quando alguém desse um clique num link meu filme em flash abrisse em full screen, e um botão para fecha-lo.

Preciso que um movieclip se repita de tempos em tempos.

Existe algum limite para se usar o with em um botão para controlar vários movie clips ao mesmo tempo?

Objeto flutuante e gravidade.

O que é e como funciona o Math.round?

O que é um Path Absoluto e um Path Relativo?

Quicktime no Flash.
Funções : localToglobal() e globalToLocal()

Comunicação Flash-PHp-MySql - Objeto LoadVars

Flash MX 2004 Updater

Gradiente variável

Componente ComboBox.

Detectando funções de browser usando ASP

Botões comutadores ou com duas ações.

Interpolação de movimento

Máscara

Post comments (Livro de Visitas)

Compartilhando fontes

Criando um verificador de campos de um formulário.
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Starfield

3d cube

Data Glue

Complex swap

Arrasta e atrito
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Efeito de texto esticado (stretched text).
por Stickman


para rever o efeito, clique com o botão direito fora do movie e escolha "atualizar ou refresh"

Já vi esse efeito muitas vezes, mas não me lembro de tê-lo visto feito em Flash (se alguém já viu, me conte). A idéia para a técnica surgiu durante o trabalho que fiz recentemente com máscaras gradientes.

Parece bem fácil

E é mesmo. Se você olhar no arquivo, vai ver que lá só existem três movie clips: Object, Masks e control.

Object é apenas um movie clip contendo o texto - nesse caso, 'Stickman'.

O Masks começa com um keyframe em branco contendo uma ação Stop, seguido por uma série de keyframes onde uma máscara longa e estreita é posicionada sobre o objeto texto. O objeto texto se move cerca de 50 pixels ao longo de cinqüenta keyframes. Como o objeto tem cerca de 50 pixels de altura (46,9, precisamente), há quase exatamente um keyframe por pixel de altura (o que é importante).

Control é, como de hábito, onde a maior parte do trabalho acontece. Vamos analisá-lo mais detidamente no próximo parágrafo.

O "próximo parágrafo"

Resumidamente, funciona do seguinte modo: a máscara com o texto em movimento cria uma série de keyframes com faixas estreitas do objeto texto visíveis. Juntando todos (nas posições corretas) e você terá o que parece ser uma cópia perfeita do texto. Coloque um pouco de escala no eixo y (já vou explicar como) e terá o efeito de esticar.

Vamos dar uma olhada no código, no keyframe 1 do movie clip Control:

Set Variable: "counter" = counter + 1
If (counter <= /:number)
Duplicate Movie Clip ("/masks", "line"&counter, counter)
Set Property ("/line"&counter, X Position) = /:x_pos
Set Property ("/line"&counter, Y Position) = /:y_pos - counter + /:number
Set Variable: "scale" = (/:y_pos - counter + /:number) * 100
Begin Tell Target ("/line"&counter)
Go to and Stop (/:number - /control:counter)
End Tell Target
Set Property ("/line"&counter, Y Scale) = 0-scale
Set Property ("/line"&(counter-1), Y Scale) = 100
End If

Então temos um grande If... End If que verifica que estamos criando apenas o número exato de movie clips Masks de que vamos precisar (baseado no valor de /:number, que no keyframe 1 da linha do tempo principal é definido como o número de keyframes no movie clip Masks - nesse caso, 50).

Para cada keyframe, criamos uma nova instância de /masks. Sua posição y é definida de acordo com a equação "/:y_pos - counter + /:number", o que quer dizer o elemento (/:y_pos) que está especificado no keyframe 1 da linha do tempo principal, menos o valor do contador naquele momento, mais o valor de /:number. Nós também usamos Tell Target para fazer com que essa instância do movie clip vá para o keyframe correto - estamos desenhando o texto de baixo para cima, portanto a primeira instância vai para o último keyframe, a segunda instância para o penúltimo e assim por diante.

Na próxima linha, vamos dimensioná-lo pela sua coordenada y multiplicada por 100 e subtraída de zero (o que estica o texto da base para o alto do filme). É claro que só queremos que esse efito apareça, para cada instância, pela duração de um keyframe e então volte ao tamanho "normal". Assim a linha final redefine a escala da instância anterior para 100 (ou seja, tamanho normal, sem escala).

Mmm...
Resumindo...
Duplicamos o movie clip Masks cinqüenta vezes - cada instância como uma faixa estreita e separada do objeto texto que, ao serem colocadas juntas, parecem formar um bloco sólido de texto. Um clip é adicionado por keyframe. Da primeira vez em que aparece, cada instância é "esticada" até a linha de referência e volta ao tamanho normal no próximo keyframe (quando a próxima instância é adicionada e esticada).
E assim até que todos os clips estejam no lugar.
Espero que isso faça sentido.

Boa sorte! Stickman

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Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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