NILTON BICALHO (61 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

FLASHGURU (155 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Por favor se faz máscara? Quero que sobre o meu texto passe um círculo mostrando o que está escrito.

Tem como passar uma variável de uma função javascript para o Flash 5?

Gostaria de saber se tem como ao clicar em uma imagem pequena, abrir uma janela maior com a imagem ampliada.

Alguém pode me dizer se há como inserir um som midi numa apresentação flash?

Quero desenhar uma sombra enevoada em um botão!

Há como no Flash 5 saber quanto tempo um mouse ficou sem ser movido pelo usuário?

Como eu faço pra quando publicar não ficar um quadrado preto ao redor?

Como faço para selecionar um determinada letra de uma string?

Queria fazer um mouse trail com easing, mas que o movieclip ficasse sempre embaixo do mouse.

Como fazemos um objeto andar para frente e para trás por meio de um botão (roll over e roll out).

Novo software une animação em 3D ao Flash

Quero que uma variável vinda de um TXT vire um link.

Como faço para ler o conteúdo de uma variável do Flash com JS?

Como configurar uma ação dependente da escolha em dois compontentes combobox?
Site da banda os Titãs - Avaliação de sites

Controlando MovieClip pelas teclas direcionais.

Controle de som no Flash 5.

Entendendo como funciona um preloader - Segunda parte

Abrir PopUp no Flash com JS e ASP.

Janelas com abas.

Executar funções de JavaScript (Flash+JavaScript).

Tracejado no Fireworks

Objeto Key

A história do Flash.

3D Wireframe.

Sub-Menus entre frames, com o Dreamweaver
Loading trail

Swirl

Swirl

Pacman

Clock

Shot me

Passagens

Volume mixer

Lettercase

Random line draw

Movemask

Menu Flash e TXT
HOME | TUTORIAIS
Máscara com gradiente.
por Stickman

Vi essa pergunta inúmeras vezes em fóruns: "É possível fazer máscaras gradientes?" Ou seja: é possível ter uma máscara com a borda em fade, ao invés de ter uma borda definida? Na verdade, não é possível, mas podemos simular esse efeito. Em tempo: o círculo estático no exemplo é apenas para mostrar como seria uma máscara não gradiente.

Você não está sendo muito metido?

Para ser franco, não posso crer que essa idéia seja original, mas andei olhando por aí e não vi menção a isso em nenhum dos sites de tutoriais que conheço. Não posso dizer que procurei o suficiente, no entanto. Não é a mais elegante das soluções, nem de longe. Mas, ora, cumpre sua função, quem vai querer reclamar?

Então, qual é o segredo?

É bem fácil, na verdade. Para compreender como a máscara arrastável funciona, você deve ler o tutorial que fiz sobre esse assunto há algum tempo (linkar para ele). Uma vez compreendido aquilo, você está pronto para aprender tudo sobre a máscara gradiente. Prepare-se.

Você não pode fazer uma máscara gradiente, mas pode ter uma série de máscaras, cada uma um pouco mais transparente que a anterior. Nesse caso, há uma série de círculos concêntricos em torno do mouse e cada um mascara apenas uma estreita faixa da imagem. Quanto mais externo o círculo, mais transparente.

O truque é criar círculos concêntricos que se encaixem exatamente, sem fronteiras perceptíveis. Existem dois métodos para isso: o meu método "original" e um sugerido por Wooozle:

1) O método 'Stickman'

Primeiro são criados vários círculos concêntricos a partir de linhas, da grossura de um fio de cabelo (H). Isso está exemplificado no movie clip "Circle" do Source anexo. Então preencha os espaços entre as linhas com o balde de tinta e recorte e cole os círculos resultantes (um de cada vez, sem as linhas) em movie clips independentes - que aqui nomeamos "circle1" a "circle8" - numa camada de máscara.

2) O método 'Wooozle'

Numa discussão em We're Here, Wooozle sugeriu que seria muito mais fácil usar "Shape Tween" para gerar as máscaras, ao invés de criar uma de cada vez. Você pode ver essa técnica em ação nesse arquivo de exemplo. É inteligente a forma como foi usado apenas um movie clip (Circle (tweened mask)), com uma "shape tween" entre um círculo grande e um pequeno. Então criamos várias instâncias e mandamos cada uma para um "frame" diferente (você pode ver o código para isso no frame 1 da linha de tempo principal), o que dá a aparência de uma transição suave. O resultado não é tão preciso como o do primeiro método, mas funciona bem se você não fizer um "zoom" sobre ele. E é muito mais fácil de executar.

Quando você posiciona as máscaras na linha de tempo principal, você vai precisar determinar a transparência de cada uma. Assim, a mais central será opaca (100% Alpha), a seguinte um pouquinho transparente (por exemplo, 90% alpha), a seguinte um pouquinho mais (por exemplo, 80% Alpha) e assim por diante até a última, que é quase invisível (por exemplo, 10% Alpha). Faça um zoom no canto superior esquerdo da linha de tempo principal e você vai ver algo assim:

Ah. Grande coisa.

Tem razão. O movimento pode perder a continuidade em máquinas mais lentas (não testei) mas acho que é tão pouco complexo que talvez dê certo.

Boa sorte!
Stickman

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário