PEDRO CLAUDIO (50 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

MANGOOST (80 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

PANDOGO (82 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

DAAFY (55 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como coloco uma senha no Flash?

Para que serve o evento DATA?

Como fazer um marquee com Javascript?

Porque o loop FOR..IN nem sempre gera o mesmo resultado do FOR convencional?

Como organizar um projeto para que o arquivo não fique grande?

Quero fazer um descanso de tela no Flash (ScreenSave)?

Como verificar atravéz do flashMX a resolução do monitor do usuário?

Integração ASP com Flash em um formulário com um combobox.

Como faço para ler uma variável do flash no JavaScript com o GetUrl?

Preciso criar um sistema que busque no banco de dados e retorne ao Flash.

Como fazer funcionar o Onion-Skin?

Como parar um movieclip quando passo o mouse sobre ele?

Vídeo no Flash - programa que fiz.

Queria fazer um movie clip aparecer em posições aleatórias.
Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP

Tween Class

GetMySQLData para Flash5 (primeira parte)

Cursor customizado no Flash5.

Imagem Pixel a Pixel no PhotoShop.

Como eliminar vozes de um arquivo Wav.

Mouse trail.

Objeto Movieclip - Endereçamento (segunda parte)

Menu circular em 3D personalizável

Load Movie no FlashMX (swf, jpg e mp3).

Desenhando interativamente no Flash 5

Simulando botões d'água no PhotoShop.
Loading trail

Mapa do Brasil

ComboBox duplo

XML menu

Odômetro

Customcursor

Redemoinho

Texturedtriangle

Marquee

Balls 3f

Motion guide

Abrir e fechar fundo
HOME | TUTORIAIS
Máscara com gradiente.
por Stickman

Vi essa pergunta inúmeras vezes em fóruns: "É possível fazer máscaras gradientes?" Ou seja: é possível ter uma máscara com a borda em fade, ao invés de ter uma borda definida? Na verdade, não é possível, mas podemos simular esse efeito. Em tempo: o círculo estático no exemplo é apenas para mostrar como seria uma máscara não gradiente.

Você não está sendo muito metido?

Para ser franco, não posso crer que essa idéia seja original, mas andei olhando por aí e não vi menção a isso em nenhum dos sites de tutoriais que conheço. Não posso dizer que procurei o suficiente, no entanto. Não é a mais elegante das soluções, nem de longe. Mas, ora, cumpre sua função, quem vai querer reclamar?

Então, qual é o segredo?

É bem fácil, na verdade. Para compreender como a máscara arrastável funciona, você deve ler o tutorial que fiz sobre esse assunto há algum tempo (linkar para ele). Uma vez compreendido aquilo, você está pronto para aprender tudo sobre a máscara gradiente. Prepare-se.

Você não pode fazer uma máscara gradiente, mas pode ter uma série de máscaras, cada uma um pouco mais transparente que a anterior. Nesse caso, há uma série de círculos concêntricos em torno do mouse e cada um mascara apenas uma estreita faixa da imagem. Quanto mais externo o círculo, mais transparente.

O truque é criar círculos concêntricos que se encaixem exatamente, sem fronteiras perceptíveis. Existem dois métodos para isso: o meu método "original" e um sugerido por Wooozle:

1) O método 'Stickman'

Primeiro são criados vários círculos concêntricos a partir de linhas, da grossura de um fio de cabelo (H). Isso está exemplificado no movie clip "Circle" do Source anexo. Então preencha os espaços entre as linhas com o balde de tinta e recorte e cole os círculos resultantes (um de cada vez, sem as linhas) em movie clips independentes - que aqui nomeamos "circle1" a "circle8" - numa camada de máscara.

2) O método 'Wooozle'

Numa discussão em We're Here, Wooozle sugeriu que seria muito mais fácil usar "Shape Tween" para gerar as máscaras, ao invés de criar uma de cada vez. Você pode ver essa técnica em ação nesse arquivo de exemplo. É inteligente a forma como foi usado apenas um movie clip (Circle (tweened mask)), com uma "shape tween" entre um círculo grande e um pequeno. Então criamos várias instâncias e mandamos cada uma para um "frame" diferente (você pode ver o código para isso no frame 1 da linha de tempo principal), o que dá a aparência de uma transição suave. O resultado não é tão preciso como o do primeiro método, mas funciona bem se você não fizer um "zoom" sobre ele. E é muito mais fácil de executar.

Quando você posiciona as máscaras na linha de tempo principal, você vai precisar determinar a transparência de cada uma. Assim, a mais central será opaca (100% Alpha), a seguinte um pouquinho transparente (por exemplo, 90% alpha), a seguinte um pouquinho mais (por exemplo, 80% Alpha) e assim por diante até a última, que é quase invisível (por exemplo, 10% Alpha). Faça um zoom no canto superior esquerdo da linha de tempo principal e você vai ver algo assim:

Ah. Grande coisa.

Tem razão. O movimento pode perder a continuidade em máquinas mais lentas (não testei) mas acho que é tão pouco complexo que talvez dê certo.

Boa sorte!
Stickman

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário