DEMIS BUCCI (50 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

DAAFY (55 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

ZECA BALA (45 pts)

FLASHGURU (155 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

STICKMAN (155 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Tô tentado abrir uma janela popup com um comando dentro de um arquivo de texto chamado via loadVariables.

Queria que o Flash importasse imagens de meu banco de dados.

Eu queria por a minha página na net, mas em FullScreen. Mas não sei fazer isso no flash.

Preciso de um exemplo de um efeito de vibração?

Como gerar uma seqüência randômica sem repetir os valores?

Alguém aqui consegue produzir um multimídia com o flash, utilizando arquivos Quicktime (.MOV)?

Qual o comando (e qual linguagem) eu utilizo para tirar as informações que aparecem na barra de status?

Quero fazer um objeto ficar pulando no filme randomicamente sem sair do palco. Como o protetor de tela do WindowsXP.

Como tornar um objeto com alpha zero quando eu clicar em um dos outros itens?

Não consigo mudar o foco do HTML para o objeto flash.

Como faço para colocar uma pausa no meu filme?

Como dar um efeito alpha gradativamente, como se fosse um motion?

É possível exportar um vídeo no Premiere para MPEG?

Alguém conhece algum emulador ou algo do tipo que transforme arquivos de plataforma mac p/ plataforma PC?
Primeiros passos - Camadas e outras coisas

Enquete interagindo Flash MX 2004 + PHP + MySql

Janelas tipo Windows com Swap Depth

Movimento por meio de actionscript

Como fatiar um site modelo portal no Fireworks

Cadastro de usuários, com Flash+ASP

Criando um verificador de campos de um formulário.

O "X" do MacOS no PhotoShop

Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução

Máscara arrastável no Flash 5.

Número randômicos sem repetições no Flash 5.

Integração Flash X ColdFusion.
Micróbios

EnterFrame

Tocha

Cofre mask

Hexa 3d

Lace

Hitest eat

Spyral draw

Texto com pause

Menu folder

Tint rgb

Formulário
HOME | TUTORIAIS
Máscara com gradiente.
por Stickman

Vi essa pergunta inúmeras vezes em fóruns: "É possível fazer máscaras gradientes?" Ou seja: é possível ter uma máscara com a borda em fade, ao invés de ter uma borda definida? Na verdade, não é possível, mas podemos simular esse efeito. Em tempo: o círculo estático no exemplo é apenas para mostrar como seria uma máscara não gradiente.

Você não está sendo muito metido?

Para ser franco, não posso crer que essa idéia seja original, mas andei olhando por aí e não vi menção a isso em nenhum dos sites de tutoriais que conheço. Não posso dizer que procurei o suficiente, no entanto. Não é a mais elegante das soluções, nem de longe. Mas, ora, cumpre sua função, quem vai querer reclamar?

Então, qual é o segredo?

É bem fácil, na verdade. Para compreender como a máscara arrastável funciona, você deve ler o tutorial que fiz sobre esse assunto há algum tempo (linkar para ele). Uma vez compreendido aquilo, você está pronto para aprender tudo sobre a máscara gradiente. Prepare-se.

Você não pode fazer uma máscara gradiente, mas pode ter uma série de máscaras, cada uma um pouco mais transparente que a anterior. Nesse caso, há uma série de círculos concêntricos em torno do mouse e cada um mascara apenas uma estreita faixa da imagem. Quanto mais externo o círculo, mais transparente.

O truque é criar círculos concêntricos que se encaixem exatamente, sem fronteiras perceptíveis. Existem dois métodos para isso: o meu método "original" e um sugerido por Wooozle:

1) O método 'Stickman'

Primeiro são criados vários círculos concêntricos a partir de linhas, da grossura de um fio de cabelo (H). Isso está exemplificado no movie clip "Circle" do Source anexo. Então preencha os espaços entre as linhas com o balde de tinta e recorte e cole os círculos resultantes (um de cada vez, sem as linhas) em movie clips independentes - que aqui nomeamos "circle1" a "circle8" - numa camada de máscara.

2) O método 'Wooozle'

Numa discussão em We're Here, Wooozle sugeriu que seria muito mais fácil usar "Shape Tween" para gerar as máscaras, ao invés de criar uma de cada vez. Você pode ver essa técnica em ação nesse arquivo de exemplo. É inteligente a forma como foi usado apenas um movie clip (Circle (tweened mask)), com uma "shape tween" entre um círculo grande e um pequeno. Então criamos várias instâncias e mandamos cada uma para um "frame" diferente (você pode ver o código para isso no frame 1 da linha de tempo principal), o que dá a aparência de uma transição suave. O resultado não é tão preciso como o do primeiro método, mas funciona bem se você não fizer um "zoom" sobre ele. E é muito mais fácil de executar.

Quando você posiciona as máscaras na linha de tempo principal, você vai precisar determinar a transparência de cada uma. Assim, a mais central será opaca (100% Alpha), a seguinte um pouquinho transparente (por exemplo, 90% alpha), a seguinte um pouquinho mais (por exemplo, 80% Alpha) e assim por diante até a última, que é quase invisível (por exemplo, 10% Alpha). Faça um zoom no canto superior esquerdo da linha de tempo principal e você vai ver algo assim:

Ah. Grande coisa.

Tem razão. O movimento pode perder a continuidade em máquinas mais lentas (não testei) mas acho que é tão pouco complexo que talvez dê certo.

Boa sorte!
Stickman

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário