MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

DEN IVANOV (260 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Não consigo enviar uma instrução de um movieclip para uma outra cena.

Há a possibilidade de puxar imagens por alguma variável?

Dá pra fazer um CD com uma animação em sincronia com um som?

Como usar o tab nos formulários do Flash?

Como deletar com unloadMovie todos os filmes menos o level 0?

O que fazer para que um objeto se afaste do mouse.

Como faço pra mudar a cor dos gradientes (degradê )?

Como faço para carregar vários filmes paralelamente?

Como determinar um tempo de pausa numa animação?

Tem como importar paletas de cores para o Flash?

Alguém sabe se existe um jeito de fazer um movie clip aparecer em locais aleatorios da tela?

Como fazer meu filme ficar parado um tempo em um determinado frame e depois ande novamente.

Como checar o preenchimento de um campo de texto?

Quando gerado o swf, o texto perde a resolução.
Integrando o Flash com Tecnologias Externas.

Objeto Math.

Movimentar MC com barra de rolagem e setas

Tratamento de um bitmap PNG com o PhotoShop.

Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP

Colisão (hitTest)

Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução

Alterando Artistic Media no Corel Draw

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Máscara com gradiente.

Controlar movimento de uma máscara

MC se movimenta ao contrario do mouse (velocidade, distância)
Starfield

InfoForm

Scroll velo over

Rotação

Ping Pong

Redemoinho

Logos caindo

Wireframe

Mouse recorder

Following

Gera CPF

Marquee
HOME | TUTORIAIS
Introdução ao Droptarget
por Stickman

Que diabos é esse "Drag and Drop"?

O Flash4 nos permite arrastar (Drag) movie clips pela cena. É muito simples: coloque um movie clip na Linha do Tempo e dê-lhe um Instance Name. Depois use um botão ou uma ação de frame para "Start Drag" ou "Stop Drag", usando a Instance Name como alvo (target).

Nesse caso, nós queremos poder clicar na palavra "colour" e arrastá-la (Drag). Mas espere: somente movie clips podem ser arrastados mas, além disso, a palavra "colours" precisa ser um botão para poder reconhecer um clique do mouse.

O que precisa ser feito? Simples: crie seu botão (chamado ColourButton no nosso exemplo) e depois arraste-o para dentro do movie clip (cuja Instance Name é Colour).

Agora podemos usar o movie clip como nosso alvo (target) para nossas ações de drag and drop. Nesse caso usamos um simples script.

On (Press)
   Start Drag ("/colour")
End On
On (Release, Drag Out)
   Stop Drag
End On

Quando clicamos em Colours é ativado o "Drag and Drop". Quando soltamos o mouse, a ação é desativada.

E o que mais?

Agora exploraremos o "droptarget".

Basicamente, você irá examinar a propriedade _droptarget do movie clip para verificar se o ele foi arrastado até um outro movie clip e depois disparar outra ação. Em nosso exemplo há três movies clips: colour (que citamos acima); Red (a caixa vermelha), e Blue (a caixa azul). Se nós arrastamos colour sobre a caixa vermelha e soltamos o botão do mouse, a propriedade _droptarget de colour será modificada para "/Red". Da mesma forma, se soltarmos colour em cima da caixa azul, a propriedade _droptarget de colour será modificada para "/Blue".

Tudo o que precisamos fazer é adicionar algumas instruções "if" nas ações do botão ColourButton, para verificar qual o valor da propridade _droptarget de colours quando soltamos o botão do mouse. No exemplo do arquivo, colocamos assim:

On (Press)
   Start Drag ("/colour")
End On
On (Release, Drag Out)
   Stop Drag
   If (GetProperty ("/colour",_droptarget) eq "/Red")
      Begin Tell Target ("/colour")
         Go to and Stop (2)
      End Tell Target
   End If
   If (GetProperty ("/colour",_droptarget) eq "/Blue")
      Begin Tell Target ("/colour")
         Go to and Stop (3)
      End Tell Target
   End If
   If (GetProperty ("/colour",_droptarget) eq "")
      Begin Tell Target ("/colour")
         Go to and Stop (1)
      End Tell Target
   End If
End On

Parece complicado, mas não é. Há três instruções "if" muito parecidas.

A primeira linha

If (GetProperty ("/colour",_droptarget) eq "/Red"),

usa GetProperty para ler a propriedade _droptarget de "/colour". Se ela for igual a "/Red" aciona uma ação Tell Target para enviar o movie clip /colour para o frame 2 (o movie clip Colour tem três frames, cada um com uma Instance do botão ColourButton numa cor diferente).

As outras duas instruções 'if' fazem o mesmo, verificando se _droptarget é igual a "/Blue" ou "". Nesse último caso, estamos fora tanto de /Red quanto de /Blue.

Mais uma coisa

É possível que você não tenha notado, mas _droptarget só é acionado quando o cursor está sobre o movie clip alvo. Mesmo que "colour" esteja quase totalmente sobre um dos movies clips de cor, se o cursor estiver fora, a propriedade _droptarget não será modificada.

AHHHHH!

Fácil, não? Espero que você tenha acompanhado a explicação. Se não, dê uma olhada no arquivo .fla e cheque as ações. Boa sorte!

Copyright de todos os arquivos e textos de ©Stickman 1998 - 2000. Sobre copyright, termos de uso e informações, por favor visite www.the-stickman.com/terms.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário