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Introdução ao Droptarget
por Stickman

Que diabos é esse "Drag and Drop"?

O Flash4 nos permite arrastar (Drag) movie clips pela cena. É muito simples: coloque um movie clip na Linha do Tempo e dê-lhe um Instance Name. Depois use um botão ou uma ação de frame para "Start Drag" ou "Stop Drag", usando a Instance Name como alvo (target).

Nesse caso, nós queremos poder clicar na palavra "colour" e arrastá-la (Drag). Mas espere: somente movie clips podem ser arrastados mas, além disso, a palavra "colours" precisa ser um botão para poder reconhecer um clique do mouse.

O que precisa ser feito? Simples: crie seu botão (chamado ColourButton no nosso exemplo) e depois arraste-o para dentro do movie clip (cuja Instance Name é Colour).

Agora podemos usar o movie clip como nosso alvo (target) para nossas ações de drag and drop. Nesse caso usamos um simples script.

On (Press)
   Start Drag ("/colour")
End On
On (Release, Drag Out)
   Stop Drag
End On

Quando clicamos em Colours é ativado o "Drag and Drop". Quando soltamos o mouse, a ação é desativada.

E o que mais?

Agora exploraremos o "droptarget".

Basicamente, você irá examinar a propriedade _droptarget do movie clip para verificar se o ele foi arrastado até um outro movie clip e depois disparar outra ação. Em nosso exemplo há três movies clips: colour (que citamos acima); Red (a caixa vermelha), e Blue (a caixa azul). Se nós arrastamos colour sobre a caixa vermelha e soltamos o botão do mouse, a propriedade _droptarget de colour será modificada para "/Red". Da mesma forma, se soltarmos colour em cima da caixa azul, a propriedade _droptarget de colour será modificada para "/Blue".

Tudo o que precisamos fazer é adicionar algumas instruções "if" nas ações do botão ColourButton, para verificar qual o valor da propridade _droptarget de colours quando soltamos o botão do mouse. No exemplo do arquivo, colocamos assim:

On (Press)
   Start Drag ("/colour")
End On
On (Release, Drag Out)
   Stop Drag
   If (GetProperty ("/colour",_droptarget) eq "/Red")
      Begin Tell Target ("/colour")
         Go to and Stop (2)
      End Tell Target
   End If
   If (GetProperty ("/colour",_droptarget) eq "/Blue")
      Begin Tell Target ("/colour")
         Go to and Stop (3)
      End Tell Target
   End If
   If (GetProperty ("/colour",_droptarget) eq "")
      Begin Tell Target ("/colour")
         Go to and Stop (1)
      End Tell Target
   End If
End On

Parece complicado, mas não é. Há três instruções "if" muito parecidas.

A primeira linha

If (GetProperty ("/colour",_droptarget) eq "/Red"),

usa GetProperty para ler a propriedade _droptarget de "/colour". Se ela for igual a "/Red" aciona uma ação Tell Target para enviar o movie clip /colour para o frame 2 (o movie clip Colour tem três frames, cada um com uma Instance do botão ColourButton numa cor diferente).

As outras duas instruções 'if' fazem o mesmo, verificando se _droptarget é igual a "/Blue" ou "". Nesse último caso, estamos fora tanto de /Red quanto de /Blue.

Mais uma coisa

É possível que você não tenha notado, mas _droptarget só é acionado quando o cursor está sobre o movie clip alvo. Mesmo que "colour" esteja quase totalmente sobre um dos movies clips de cor, se o cursor estiver fora, a propriedade _droptarget não será modificada.

AHHHHH!

Fácil, não? Espero que você tenha acompanhado a explicação. Se não, dê uma olhada no arquivo .fla e cheque as ações. Boa sorte!

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Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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