GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

ZECA BALA (45 pts)

GÉRIO (93 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Por problema de cache, nem sempre o Flash5 pega o último arquivo (.xml) gerado.

Eu preciso colocar um fadeout em um som em loop, na terceira vez que ele tocar.

Como poderia colocar um bitmap no MX via load e posiciona-lo no palco?

Quero que no mouseOver meu movieclip pare e no mouseOut ele se movimente.

Estou tentando fazer uma linha aparecer. Tipo o R do lápisraro (www.lapisraro.com.br). No meu caso é a letra S.

Tenho muitas fotos e quero que a cada vez entre uma como background.

Como importar um texto no Flash com as tags de negrito do HTML?

Como, num tweeningMotion, fazer o filme parar num frame com uma label?

Como fazer um duplicateMovieclip em um movieclip quando solto em uma determinada área?

Alguém sabe de alguma maneira que eu possa produzir um efeito de relâmpago?

O que é e como funciona o Math.round?

Qual a diferença entre _level e _root?

Problemas com o caminho do tell target.

Como faço para que uma seta aponte para o botão em que o mouse estiver (roll over)?
Efeito lente (máscara e zoom)

Grade sonora.

Componente ComboBox.

Interseções com objetos planos

Eventos no FlashMX

Tracejado no Fireworks

Primeiros passos - desenhando e animando

Motion Blur.

Menu circular em 3D personalizável

Objetos e classes

Programando objetos 3D em Plataformas 2D como a do Flash

Desenhando interativamente no Flash 5
Following

Quebra Cabeças

Coordenadas

Menu XML

Televisão

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Tocha de fogo

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Embaralhar texto

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Duas casas decimais
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Carregador inteligente no Flash 5.
por Alex Costa

O Flash 5 possibilitou a criação de um carregador inteligente para nossas animações. Ele pode, por exemplo, calcular o tempo já decorrido e o tempo restante para que a animação seja carregada. Esse tutorial apresenta um carregador que revela a percentagem real da transferência e a quantidade de bytes baixados até o momento.

Definição da estrutura do clip.

1 - Crie duas cenas. Chame a primeira de "carregador" e a segunda de "principal".

2 - Abra a cena "carregador". Escolha insert Movie Clip no menu Insert e dê ao movie clip o nome "carregador".

3 - Na linha do tempo do MC Carregador, vamos criar ao menos quatro camadas: Controle, Campos, Barra e Moldura.

4 - Na camada Controle, insira uma ação "stop" no 1º frame.

5 - Na camada Campos, insira dois campos de texto dinâmico: strporcentagem e baixado (esses campos se destinam a receber os valores dos scripts usados no Carregador).

6 - Na camada Barra, vamos criar uma animação para que o usuário visualize o progresso da transferência. Para isso, crie um shape retangular com as seguintes medidas: W = 1 e H = 4. Em seguida, insira um outro keyframe no frame 1000, para dar uma suavidade bem mais interessante à animação. Nesse key frame, altere o valor da largura. Coloque W = 300 e finalize criando um twenning shape entre o 1º e o 1000º frames do campo barra.

7 - Na camada Moldura, vamos apenas inserir no primeiro frame um shape, só com as linhas (strokes) H = 4 e W=300. E pronto, finalizamos a estrutura do nosso clip.

Montagem do script do carregador.

1 - Insira no stage da cena "carregador" uma instância do MC criado e digite "barra" no campo Name da panel Instance.

2 - Em seguida, dê um clique com o botão direito do mouse sobre o MC e clique em actions, para definir o script. Isso mesmo, no Flash 5 você pode dar uma ação a um movie clip.

3 - O primeiro passo na criação do script é criar um evento para disparar nosso script no clip e associar a este uma variável que armazena o valor total, desde o início da transferência do filme.

onClipEvent (load) {
total = _root.getBytesTotal ();
}

4 - O passo seguinte é criar um outro evento e associá-lo a outras duas variáveis que nos mostrem a quantidade de bytes do filme baixados até o momento e a percentagem já carregada.

onClipEvent (enterFrame) {
baixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
porcentagem = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;

A variável "baixado" possui como "value" a função "getBytesLoaded", que revela a quantidade de bytes do filme "_root" carregados até o momento. No final, temos a palavra "bytes" antecedida pelo sinal "+", ou seja, uma concatenação.

A variável "porcentagem" apresenta o resultado da divisão do número de bytes já carregados pelo número total de bytes do filme, multiplicado por 100.

5 - A linha seguinte do script controla a nossa barra de indicação. A variável ComandaBarra recebe o valor inteiro de porcentagem e o multiplica por 10, já que estamos usando 1000 frames em nossa animação.

6 - A próxima linha do script é:

strporcentagem = substring (porcentagem, 1, 5) + " % ";

Esse script recebe os valores da variável percentagem e mostra a quantidade de caracteres que queremos que seja mostrada - nesse caso, os cinco primeiros dígitos - antes do símbolo de percentagem.

7 - A primeira parte do nosso script termina com duas linhas que definem a estrutura de controle de nossa barra de indicação, que comanda através do nome de instância "barra" do nosso MC.

with (_root.barra) {
   gotoAndStop (ComandaBarra);
}

8 - Vamos agora à criação do script que vai verificar se o filme já foi carregado por inteiro.

if (porcentagem == 100) {
   tellTarget ("_parent") {
      gotoAndPlay ("principal", 1);
   }
}

Na primeira linha testamos, através da estrutura if, se a variável porcentagem já foi carregada por completo. Se a resposta for positiva, direcionamos o filme para a cena principal, frame 1, no mesmo target onde está a cena carregador.

A listagem completa do script:

onClipEvent (load) {
   total = _root.getBytesTotal ();
}
onClipEvent (enterFrame) {
   baixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
   porcentagem = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;
   ComandaBarra = int(porcentagem*10);
   strporcentagem = substring (porcentagem, 1, 5) + " % ";
   with (_root.barra) {
   gotoAndStop (ComandaBarra);
}
if (porcentagem == 100) {
   tellTarget ("_parent") {
      gotoAndPlay ("Principal", 1);
   }
}

Para finalizar, coloque na cena principal uma imagem de, por exemplo, 100kb, e teste o carregador num servidor na Internet (em seu HD o carregador não chegará a ser disparado). Espero que tenha sido útil.

PS. Quero dizer que é uma grande honra poder estar contribuindo com este tutorial aqui na Ponto Flash. Sei muito bem a importância que esses tutoriais representam para quem está começando, pois aprendi muito com eles e continuo aprendendo. Poder agora contribuir também demonstra claramente o quanto me foram úteis. Espero lhe ser útil também.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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