ÉMERSON ROCHA (85 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

NETO LEAL (116 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

GÉRIO (93 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Tenho três nomes e para cada um queria mandar o usuário para uma cena diferente.

Onde teria algum recurso de upload, para enviar, via site, imagens para o servidor?

Como é que eu faço com que ao ser pressionada qualquer tecla, meu filme recue um frame.

Como faço para alternar movieclips invisíveis e na mesma hora começar a rodar.

Quero controlar dois movieclips com sons. Tocar um, parar outro e vice-versa.

FlashDecompiler

Preciso de uma ação para desabilitar um botão.

Qual é o comando para quando um HTML abrir redirecione para outro automaticamente?

Como faço para simular frames dentro do Flash? Sem HTML.

Como carregar arquivos externos (imagens, por exemplo) dentro do FlashMX?

Como calcular a raiz quadrada de um número?

Como acessar o valor de um campo de texto input via teclado?

Rodo um vídeo usando Flash ou Director?

Como randomizar o carregamento de 5 movieclips, que estão dentro de outro?
Controlando um swf que está em outro frame

Chromeless com Flash.

3D Wireframe.

Introdução ao Droptarget

Primeiros passos - Camadas e outras coisas

Criando texto neon.

Mouse trail.

Objeto array - Classificar uma array (sorting) e e arrays multidimensionais

Scroll - Rolagem de textos e Imagens

A história do Flash.

Objeto array.

Objeto Movieclip - Propriedades
Drag limitado

Menu deslizante 2

Call

Barco no hit

3d frame by frame

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Carregador inteligente no Flash 5.
por Alex Costa

O Flash 5 possibilitou a criação de um carregador inteligente para nossas animações. Ele pode, por exemplo, calcular o tempo já decorrido e o tempo restante para que a animação seja carregada. Esse tutorial apresenta um carregador que revela a percentagem real da transferência e a quantidade de bytes baixados até o momento.

Definição da estrutura do clip.

1 - Crie duas cenas. Chame a primeira de "carregador" e a segunda de "principal".

2 - Abra a cena "carregador". Escolha insert Movie Clip no menu Insert e dê ao movie clip o nome "carregador".

3 - Na linha do tempo do MC Carregador, vamos criar ao menos quatro camadas: Controle, Campos, Barra e Moldura.

4 - Na camada Controle, insira uma ação "stop" no 1º frame.

5 - Na camada Campos, insira dois campos de texto dinâmico: strporcentagem e baixado (esses campos se destinam a receber os valores dos scripts usados no Carregador).

6 - Na camada Barra, vamos criar uma animação para que o usuário visualize o progresso da transferência. Para isso, crie um shape retangular com as seguintes medidas: W = 1 e H = 4. Em seguida, insira um outro keyframe no frame 1000, para dar uma suavidade bem mais interessante à animação. Nesse key frame, altere o valor da largura. Coloque W = 300 e finalize criando um twenning shape entre o 1º e o 1000º frames do campo barra.

7 - Na camada Moldura, vamos apenas inserir no primeiro frame um shape, só com as linhas (strokes) H = 4 e W=300. E pronto, finalizamos a estrutura do nosso clip.

Montagem do script do carregador.

1 - Insira no stage da cena "carregador" uma instância do MC criado e digite "barra" no campo Name da panel Instance.

2 - Em seguida, dê um clique com o botão direito do mouse sobre o MC e clique em actions, para definir o script. Isso mesmo, no Flash 5 você pode dar uma ação a um movie clip.

3 - O primeiro passo na criação do script é criar um evento para disparar nosso script no clip e associar a este uma variável que armazena o valor total, desde o início da transferência do filme.

onClipEvent (load) {
total = _root.getBytesTotal ();
}

4 - O passo seguinte é criar um outro evento e associá-lo a outras duas variáveis que nos mostrem a quantidade de bytes do filme baixados até o momento e a percentagem já carregada.

onClipEvent (enterFrame) {
baixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
porcentagem = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;

A variável "baixado" possui como "value" a função "getBytesLoaded", que revela a quantidade de bytes do filme "_root" carregados até o momento. No final, temos a palavra "bytes" antecedida pelo sinal "+", ou seja, uma concatenação.

A variável "porcentagem" apresenta o resultado da divisão do número de bytes já carregados pelo número total de bytes do filme, multiplicado por 100.

5 - A linha seguinte do script controla a nossa barra de indicação. A variável ComandaBarra recebe o valor inteiro de porcentagem e o multiplica por 10, já que estamos usando 1000 frames em nossa animação.

6 - A próxima linha do script é:

strporcentagem = substring (porcentagem, 1, 5) + " % ";

Esse script recebe os valores da variável percentagem e mostra a quantidade de caracteres que queremos que seja mostrada - nesse caso, os cinco primeiros dígitos - antes do símbolo de percentagem.

7 - A primeira parte do nosso script termina com duas linhas que definem a estrutura de controle de nossa barra de indicação, que comanda através do nome de instância "barra" do nosso MC.

with (_root.barra) {
   gotoAndStop (ComandaBarra);
}

8 - Vamos agora à criação do script que vai verificar se o filme já foi carregado por inteiro.

if (porcentagem == 100) {
   tellTarget ("_parent") {
      gotoAndPlay ("principal", 1);
   }
}

Na primeira linha testamos, através da estrutura if, se a variável porcentagem já foi carregada por completo. Se a resposta for positiva, direcionamos o filme para a cena principal, frame 1, no mesmo target onde está a cena carregador.

A listagem completa do script:

onClipEvent (load) {
   total = _root.getBytesTotal ();
}
onClipEvent (enterFrame) {
   baixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
   porcentagem = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;
   ComandaBarra = int(porcentagem*10);
   strporcentagem = substring (porcentagem, 1, 5) + " % ";
   with (_root.barra) {
   gotoAndStop (ComandaBarra);
}
if (porcentagem == 100) {
   tellTarget ("_parent") {
      gotoAndPlay ("Principal", 1);
   }
}

Para finalizar, coloque na cena principal uma imagem de, por exemplo, 100kb, e teste o carregador num servidor na Internet (em seu HD o carregador não chegará a ser disparado). Espero que tenha sido útil.

PS. Quero dizer que é uma grande honra poder estar contribuindo com este tutorial aqui na Ponto Flash. Sei muito bem a importância que esses tutoriais representam para quem está começando, pois aprendi muito com eles e continuo aprendendo. Poder agora contribuir também demonstra claramente o quanto me foram úteis. Espero lhe ser útil também.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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