RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

FLASHGURU (155 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

PANDOGO (82 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Porque o Flash não reconhece casas decimais e vírgulas numa operação matemática?

Como gerar uma seqüência randômica sem repetir os valores?

Há como no Flash 5 saber quanto tempo um mouse ficou sem ser movido pelo usuário?

Quero imprimir o conteúdo de um campo de texto e não somente a parte que está na tela.

Alguém poderia me dar umas dicas sobre o Flash Remoting?

Como fazer um preloader para vários arquivos SWFs ao mesmo tempo?

Como fazer com que objetos se movimentem repicando nos limites do palco?

Como fazer links dentro do bloco de texto em flash tal como no html?

Como bloquear o código fonte HTML de sua página?

Como otimizar um filme no Flash?

Que relação tem o tamanho do FLA e do SWF?

Um preloader para o seu site, atualizado (Jonas Galvez).

Como faço para gravar um arquivo .txt a partir do flash e depois exibí-lo?

Como fazer movieclips rodarem em seqüência com intervalo de 3 segundos?
Criando um objeto para sua paleta personalizada (NINJA)

Curiosidades.

Desenhando um avião no Flash

Bookmak (Adicionar a favoritos).

Janela popup.

Cadastro de usuários, com Flash+ASP

Clica nuaicon - Photoshop 6

Classe TransitionAnime e Painel TransitionAnimeEffect

Flash Turbine (integração Flash com PHP ou ASP)

Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Alterando Artistic Media no Corel Draw.

Máscara percorrendo um caminho.
Outlines

Motionguidemask2

Validação de senha e login

Tint rgb

Carro com Tweening

Desenho dinâmico

Mapa Mundi

Static

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3d panels1

Drag menu F5

Movimento e zoom
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Carregador inteligente no Flash 5.
por Alex Costa

O Flash 5 possibilitou a criação de um carregador inteligente para nossas animações. Ele pode, por exemplo, calcular o tempo já decorrido e o tempo restante para que a animação seja carregada. Esse tutorial apresenta um carregador que revela a percentagem real da transferência e a quantidade de bytes baixados até o momento.

Definição da estrutura do clip.

1 - Crie duas cenas. Chame a primeira de "carregador" e a segunda de "principal".

2 - Abra a cena "carregador". Escolha insert Movie Clip no menu Insert e dê ao movie clip o nome "carregador".

3 - Na linha do tempo do MC Carregador, vamos criar ao menos quatro camadas: Controle, Campos, Barra e Moldura.

4 - Na camada Controle, insira uma ação "stop" no 1º frame.

5 - Na camada Campos, insira dois campos de texto dinâmico: strporcentagem e baixado (esses campos se destinam a receber os valores dos scripts usados no Carregador).

6 - Na camada Barra, vamos criar uma animação para que o usuário visualize o progresso da transferência. Para isso, crie um shape retangular com as seguintes medidas: W = 1 e H = 4. Em seguida, insira um outro keyframe no frame 1000, para dar uma suavidade bem mais interessante à animação. Nesse key frame, altere o valor da largura. Coloque W = 300 e finalize criando um twenning shape entre o 1º e o 1000º frames do campo barra.

7 - Na camada Moldura, vamos apenas inserir no primeiro frame um shape, só com as linhas (strokes) H = 4 e W=300. E pronto, finalizamos a estrutura do nosso clip.

Montagem do script do carregador.

1 - Insira no stage da cena "carregador" uma instância do MC criado e digite "barra" no campo Name da panel Instance.

2 - Em seguida, dê um clique com o botão direito do mouse sobre o MC e clique em actions, para definir o script. Isso mesmo, no Flash 5 você pode dar uma ação a um movie clip.

3 - O primeiro passo na criação do script é criar um evento para disparar nosso script no clip e associar a este uma variável que armazena o valor total, desde o início da transferência do filme.

onClipEvent (load) {
total = _root.getBytesTotal ();
}

4 - O passo seguinte é criar um outro evento e associá-lo a outras duas variáveis que nos mostrem a quantidade de bytes do filme baixados até o momento e a percentagem já carregada.

onClipEvent (enterFrame) {
baixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
porcentagem = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;

A variável "baixado" possui como "value" a função "getBytesLoaded", que revela a quantidade de bytes do filme "_root" carregados até o momento. No final, temos a palavra "bytes" antecedida pelo sinal "+", ou seja, uma concatenação.

A variável "porcentagem" apresenta o resultado da divisão do número de bytes já carregados pelo número total de bytes do filme, multiplicado por 100.

5 - A linha seguinte do script controla a nossa barra de indicação. A variável ComandaBarra recebe o valor inteiro de porcentagem e o multiplica por 10, já que estamos usando 1000 frames em nossa animação.

6 - A próxima linha do script é:

strporcentagem = substring (porcentagem, 1, 5) + " % ";

Esse script recebe os valores da variável percentagem e mostra a quantidade de caracteres que queremos que seja mostrada - nesse caso, os cinco primeiros dígitos - antes do símbolo de percentagem.

7 - A primeira parte do nosso script termina com duas linhas que definem a estrutura de controle de nossa barra de indicação, que comanda através do nome de instância "barra" do nosso MC.

with (_root.barra) {
   gotoAndStop (ComandaBarra);
}

8 - Vamos agora à criação do script que vai verificar se o filme já foi carregado por inteiro.

if (porcentagem == 100) {
   tellTarget ("_parent") {
      gotoAndPlay ("principal", 1);
   }
}

Na primeira linha testamos, através da estrutura if, se a variável porcentagem já foi carregada por completo. Se a resposta for positiva, direcionamos o filme para a cena principal, frame 1, no mesmo target onde está a cena carregador.

A listagem completa do script:

onClipEvent (load) {
   total = _root.getBytesTotal ();
}
onClipEvent (enterFrame) {
   baixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
   porcentagem = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;
   ComandaBarra = int(porcentagem*10);
   strporcentagem = substring (porcentagem, 1, 5) + " % ";
   with (_root.barra) {
   gotoAndStop (ComandaBarra);
}
if (porcentagem == 100) {
   tellTarget ("_parent") {
      gotoAndPlay ("Principal", 1);
   }
}

Para finalizar, coloque na cena principal uma imagem de, por exemplo, 100kb, e teste o carregador num servidor na Internet (em seu HD o carregador não chegará a ser disparado). Espero que tenha sido útil.

PS. Quero dizer que é uma grande honra poder estar contribuindo com este tutorial aqui na Ponto Flash. Sei muito bem a importância que esses tutoriais representam para quem está começando, pois aprendi muito com eles e continuo aprendendo. Poder agora contribuir também demonstra claramente o quanto me foram úteis. Espero lhe ser útil também.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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