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Carregador inteligente no Flash 5.
por Alex Costa

O Flash 5 possibilitou a criação de um carregador inteligente para nossas animações. Ele pode, por exemplo, calcular o tempo já decorrido e o tempo restante para que a animação seja carregada. Esse tutorial apresenta um carregador que revela a percentagem real da transferência e a quantidade de bytes baixados até o momento.

Definição da estrutura do clip.

1 - Crie duas cenas. Chame a primeira de "carregador" e a segunda de "principal".

2 - Abra a cena "carregador". Escolha insert Movie Clip no menu Insert e dê ao movie clip o nome "carregador".

3 - Na linha do tempo do MC Carregador, vamos criar ao menos quatro camadas: Controle, Campos, Barra e Moldura.

4 - Na camada Controle, insira uma ação "stop" no 1º frame.

5 - Na camada Campos, insira dois campos de texto dinâmico: strporcentagem e baixado (esses campos se destinam a receber os valores dos scripts usados no Carregador).

6 - Na camada Barra, vamos criar uma animação para que o usuário visualize o progresso da transferência. Para isso, crie um shape retangular com as seguintes medidas: W = 1 e H = 4. Em seguida, insira um outro keyframe no frame 1000, para dar uma suavidade bem mais interessante à animação. Nesse key frame, altere o valor da largura. Coloque W = 300 e finalize criando um twenning shape entre o 1º e o 1000º frames do campo barra.

7 - Na camada Moldura, vamos apenas inserir no primeiro frame um shape, só com as linhas (strokes) H = 4 e W=300. E pronto, finalizamos a estrutura do nosso clip.

Montagem do script do carregador.

1 - Insira no stage da cena "carregador" uma instância do MC criado e digite "barra" no campo Name da panel Instance.

2 - Em seguida, dê um clique com o botão direito do mouse sobre o MC e clique em actions, para definir o script. Isso mesmo, no Flash 5 você pode dar uma ação a um movie clip.

3 - O primeiro passo na criação do script é criar um evento para disparar nosso script no clip e associar a este uma variável que armazena o valor total, desde o início da transferência do filme.

onClipEvent (load) {
total = _root.getBytesTotal ();
}

4 - O passo seguinte é criar um outro evento e associá-lo a outras duas variáveis que nos mostrem a quantidade de bytes do filme baixados até o momento e a percentagem já carregada.

onClipEvent (enterFrame) {
baixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
porcentagem = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;

A variável "baixado" possui como "value" a função "getBytesLoaded", que revela a quantidade de bytes do filme "_root" carregados até o momento. No final, temos a palavra "bytes" antecedida pelo sinal "+", ou seja, uma concatenação.

A variável "porcentagem" apresenta o resultado da divisão do número de bytes já carregados pelo número total de bytes do filme, multiplicado por 100.

5 - A linha seguinte do script controla a nossa barra de indicação. A variável ComandaBarra recebe o valor inteiro de porcentagem e o multiplica por 10, já que estamos usando 1000 frames em nossa animação.

6 - A próxima linha do script é:

strporcentagem = substring (porcentagem, 1, 5) + " % ";

Esse script recebe os valores da variável percentagem e mostra a quantidade de caracteres que queremos que seja mostrada - nesse caso, os cinco primeiros dígitos - antes do símbolo de percentagem.

7 - A primeira parte do nosso script termina com duas linhas que definem a estrutura de controle de nossa barra de indicação, que comanda através do nome de instância "barra" do nosso MC.

with (_root.barra) {
   gotoAndStop (ComandaBarra);
}

8 - Vamos agora à criação do script que vai verificar se o filme já foi carregado por inteiro.

if (porcentagem == 100) {
   tellTarget ("_parent") {
      gotoAndPlay ("principal", 1);
   }
}

Na primeira linha testamos, através da estrutura if, se a variável porcentagem já foi carregada por completo. Se a resposta for positiva, direcionamos o filme para a cena principal, frame 1, no mesmo target onde está a cena carregador.

A listagem completa do script:

onClipEvent (load) {
   total = _root.getBytesTotal ();
}
onClipEvent (enterFrame) {
   baixado = _root.getBytesLoaded()+"bytes" ;
   porcentagem = _root.getBytesLoaded() /_root.getBytesTotal()*100;
   ComandaBarra = int(porcentagem*10);
   strporcentagem = substring (porcentagem, 1, 5) + " % ";
   with (_root.barra) {
   gotoAndStop (ComandaBarra);
}
if (porcentagem == 100) {
   tellTarget ("_parent") {
      gotoAndPlay ("Principal", 1);
   }
}

Para finalizar, coloque na cena principal uma imagem de, por exemplo, 100kb, e teste o carregador num servidor na Internet (em seu HD o carregador não chegará a ser disparado). Espero que tenha sido útil.

PS. Quero dizer que é uma grande honra poder estar contribuindo com este tutorial aqui na Ponto Flash. Sei muito bem a importância que esses tutoriais representam para quem está começando, pois aprendi muito com eles e continuo aprendendo. Poder agora contribuir também demonstra claramente o quanto me foram úteis. Espero lhe ser útil também.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.



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