HELEN TRIOLO (444 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

GÉRIO (93 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

DAAFY (55 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como tirar o menu do FlasPlayer que se abre quando se clica com o botão direito do mouse?

Como fazer aparecer uma imagem por baixo de uns quadrados em tweening?

Estou com uma dúvida pra setar as coordenadas para o MC.

Preciso formatar valores numéricos em moedas, com dois caracteres depois da vírgula.

Como se faz esse tipo de menu do site http://www.halolounge.com?

Como importar um texto de um TXT rolando no palco e parando no mouseOver e evitando o cache?

Porque no meu flash, 1 + 15 retorna 15 e não 6?

Quero que uma animação de fotos seguidas fique em loop infinito.

Como alinhar dinamicamente um movieclip no centro do palco, horizontalmente e verticalmente?

Como eu faço para: se a palavra digitada for qualquer então vá para frame 20 senão, vá para frame 30.

Estou precisando de um preloader (carregando) para o meu site.

Como fazer um objeto se movimentar pelo teclado (UP, DOWN, Left e Rigth)?

Quero intercalar a visivilidade de movieclips.

Algumas dicas sobre o operador Modulo (%).
Time Delay

Alterando Artistic Media no Corel Draw

Desenhando um avião no Flash

Como fazer uma panorâmica 360º com Flash e CorelDraw

Integração Dreamweaver + Fireworks.

Menu infinito

Menu arrastável, estilo Windows.

Grandene - Avaliação e sites

Colisão

MMSave

Flash no Espaço Geográfico

Objeto Math.
Folha dobrada

Lacraia

Bolhas

Regressivo

Lineas

Open background

Bolhas de sabão

Efeito MTV

Waterdrop

Mapa - Países com A 1

Personagem animado

Load dinâmico de fotos
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Preloader real no Flash5.
por Fissunix

Enfim!
O verdadeiro preload chegou com o Flash 5. Agora usaremos apenas os métodos getBytesTotal (tamanho total do arquivo ou do target em bytes) e getBytesLoaded (bytes carregados). Além disso, basta colocar uma instância do movie clip preloader (não se esqueça das ações) sobre sua cena e você terá imediatamente um preloader. Ele funciona automaticamente sem nenhuma modificação. Não é um xuxu? :-)

 

Esse preloader oferece como informações:
1 - a porcentagem carregada (variável: percent)
2 - o tamanho final com a detecção da unidade de tamanho (bytes, kilobytes ou megabytes) (variável: total)
3 - uma barra de progressão (movie clip: progress_bar)
4 - uma seta de progressão com o tamanho já carregado (movie clip: progress_flecha com variável flecha). Observemos o código de preloader :

onClipEvent (load) {
   if (_root.getBytesTotal()<1000) {
      unidade = "bytes";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal()) + unidade;
   } else if (_root.getBytesTotal()>1000000) {
      unidade = "mb";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal() /1000000) + unidade;
   } else {
      unidade = "kb";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal() /1000) + unidade;
   }
}
onClipEvent (enterFrame) {
   percent = Math.floor( _root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100)+"%";
   if (unidade =="bytes") {
      progress_flecha.flecha = Math.floor(_root.getBytesLoaded()) + "bytes";
   } else if (unidade=="mb") {
      resultat = _root.getBytesLoaded() /1000000;
      resultat = Math.round(resultat*100);
      resultat = resultat/100;
      progress_flecha.flecha = resultat + "mb";
   } else {
      progress_flecha.flecha = Math.floor(_root.getBytesLoaded() /1000) + "kb";
   }
}

Todo o conteúdo de onClipEvent (load) serve unicamente para determinar o tamanho total com a unidade correta. O tamanho está lá: _root.getBytesTotal(). Utilizamos _root porque queremos a timeline principal. Com Math.floor(), transformamos total num número inteiro (exemplo: 1.2 se transforma em 1).

Se total é < 1.000, falamos de bytes, se > 1.000.000, trata-se de Mbytes e assim por diante.

Em onClipEvent (enterFrame), começamos por calcular a porcentagem carregada:
O cálculo é o seguinte: flecha*100/total=percent
Queremos um número inteiro, portanto utilizamos Math.floor(), a cujo valor adicionamos o símbolo "%" como string:
percent = Math.floor(_root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100)+"%";

O código a seguir serve para mostrar os dados já carregados. Trata-se da variável flecha no clip progress_flecha.
Escrevemos assim essa variável: progress_flecha.flecha

Nota: Repare que não utilizamos nem _parent nem _root porque o movie clip progress_flecha está DENTRO do movie clip preloader!

A seguir, verificaremos qual a unidade usada.
- Se são bytes, o procedimento é o mesmo, agora utilizando getBytesLoaded
- Se são Mb, é preciso prestar atenção a Math.floor() porque não queremos transformar 0,5 Mb em 0 Mb! :-)
Então deslocamos a vírgula multiplicando o valor por cem e só depois convertemos ao número inteiro com Math.round() e dividimos novamente por cem para obter resultados como 1,23 Mb ou 10,2 Mb (o que quer dizer pesado à beça, de qualquer forma)
- Para os kb, o problema não se apresenta. Basta deslocar os clips de progressão.

Eis o código do movie clip da barra de progressão (progress_flecha).

onClipEvent (enterFrame) {
   this._x = Math.floor( _root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100);
}

Colocamos então esse clip sobre os x do valor da porcentagem. Não esqueça de colocar o clip sobre x=0 também! E fazemos o mesmo para o clip progress_flecha!

Para a ação após o preloader, adicionei esse código:

onClipEvent (enterFrame) {
   if (percent =="100%") {
      _root.gotoAndStop(10);
   }
}

Assim, quando a percentagem chegar a "100%", iremos para a imagem 10 da cena principal.

Adaptem esse código à sua necessidade - play ou stop, outro número de imagem, _parent ao invés de _root para os movies clips envolvidos etc... vocês escolhem :-) Bom preload!

Dois erros a evitar:

1- Fazer apenas um goto sem _root: envia-se para uma imagem no preloader e não na cena. Assim não acontece nada!

2- Esquecer de suprimir o preloader a partir da imagem 10 (no nosso exemplo), já que se você fizer um gotoandPlay, haverá conflito com o "enterframe" do preloader, que travará sempre sobre a imagem 10 quando você quiser avançar!

Esse tutorial inédito, foi criado com exclusividade, em língua francesa, para Falkenzone, por Fissunix da Tolito Produções- 2000

Faça o download de um exemplo.



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