FÁBIO DUARTE (79 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

FLASHGURU (155 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

NETO LEAL (116 pts)

MANGOOST (80 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como funcionam os operadores (=, ==, + , ++)?

Preciso de uma ação para desabilitar um botão.

Caso em que numa função setInterval, o clearInterval não funciona.

Quero um mouse trail que tenha vários objetos que juntam no final.

Como fazer um fade em um movieclip, do 100 a 0%?

Como enviar uma variável GET para o FLASH...? E como recuperar no flash?

Como faço para simular frames dentro do Flash? Sem HTML.

Não consigo mudar o foco do HTML para o objeto flash.

Como fazer um objeto andar no MouseOver?

Como eu faço para: se a palavra digitada for qualquer então vá para frame 20 senão, vá para frame 30.

Como construir um menu como o do http://www.wireframe.co.za?

Como se faz para que um botão de um filme de flash torne uma layer feita no dreamweaver visível ou invisível?

Como colocar eventos de botão em um movieclip no FlashMX?

Como poderia colocar um bitmap no MX via load e posiciona-lo no palco?
Mascara animada no Flash MX

Load Movie into level (nível)

Trace Bitmap.

Jogo dos 7 erros.

Alterando Artistic Media no Corel Draw.

HACKED - ANONYMOUS

Gerenciando camadas no CorelDraw

Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Chromeless com Flash.

Shake - navegador tremendo.

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Flash MX 2004 - class e prototype
RGB random

Musica

Rayoflight

Rater1

Frank

Easing trail

Texto girando

Nudemask3

Starfield

InfoForm

Texto com scroll

Manchas
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Preloader real no Flash5.
por Fissunix

Enfim!
O verdadeiro preload chegou com o Flash 5. Agora usaremos apenas os métodos getBytesTotal (tamanho total do arquivo ou do target em bytes) e getBytesLoaded (bytes carregados). Além disso, basta colocar uma instância do movie clip preloader (não se esqueça das ações) sobre sua cena e você terá imediatamente um preloader. Ele funciona automaticamente sem nenhuma modificação. Não é um xuxu? :-)

 

Esse preloader oferece como informações:
1 - a porcentagem carregada (variável: percent)
2 - o tamanho final com a detecção da unidade de tamanho (bytes, kilobytes ou megabytes) (variável: total)
3 - uma barra de progressão (movie clip: progress_bar)
4 - uma seta de progressão com o tamanho já carregado (movie clip: progress_flecha com variável flecha). Observemos o código de preloader :

onClipEvent (load) {
   if (_root.getBytesTotal()<1000) {
      unidade = "bytes";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal()) + unidade;
   } else if (_root.getBytesTotal()>1000000) {
      unidade = "mb";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal() /1000000) + unidade;
   } else {
      unidade = "kb";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal() /1000) + unidade;
   }
}
onClipEvent (enterFrame) {
   percent = Math.floor( _root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100)+"%";
   if (unidade =="bytes") {
      progress_flecha.flecha = Math.floor(_root.getBytesLoaded()) + "bytes";
   } else if (unidade=="mb") {
      resultat = _root.getBytesLoaded() /1000000;
      resultat = Math.round(resultat*100);
      resultat = resultat/100;
      progress_flecha.flecha = resultat + "mb";
   } else {
      progress_flecha.flecha = Math.floor(_root.getBytesLoaded() /1000) + "kb";
   }
}

Todo o conteúdo de onClipEvent (load) serve unicamente para determinar o tamanho total com a unidade correta. O tamanho está lá: _root.getBytesTotal(). Utilizamos _root porque queremos a timeline principal. Com Math.floor(), transformamos total num número inteiro (exemplo: 1.2 se transforma em 1).

Se total é < 1.000, falamos de bytes, se > 1.000.000, trata-se de Mbytes e assim por diante.

Em onClipEvent (enterFrame), começamos por calcular a porcentagem carregada:
O cálculo é o seguinte: flecha*100/total=percent
Queremos um número inteiro, portanto utilizamos Math.floor(), a cujo valor adicionamos o símbolo "%" como string:
percent = Math.floor(_root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100)+"%";

O código a seguir serve para mostrar os dados já carregados. Trata-se da variável flecha no clip progress_flecha.
Escrevemos assim essa variável: progress_flecha.flecha

Nota: Repare que não utilizamos nem _parent nem _root porque o movie clip progress_flecha está DENTRO do movie clip preloader!

A seguir, verificaremos qual a unidade usada.
- Se são bytes, o procedimento é o mesmo, agora utilizando getBytesLoaded
- Se são Mb, é preciso prestar atenção a Math.floor() porque não queremos transformar 0,5 Mb em 0 Mb! :-)
Então deslocamos a vírgula multiplicando o valor por cem e só depois convertemos ao número inteiro com Math.round() e dividimos novamente por cem para obter resultados como 1,23 Mb ou 10,2 Mb (o que quer dizer pesado à beça, de qualquer forma)
- Para os kb, o problema não se apresenta. Basta deslocar os clips de progressão.

Eis o código do movie clip da barra de progressão (progress_flecha).

onClipEvent (enterFrame) {
   this._x = Math.floor( _root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100);
}

Colocamos então esse clip sobre os x do valor da porcentagem. Não esqueça de colocar o clip sobre x=0 também! E fazemos o mesmo para o clip progress_flecha!

Para a ação após o preloader, adicionei esse código:

onClipEvent (enterFrame) {
   if (percent =="100%") {
      _root.gotoAndStop(10);
   }
}

Assim, quando a percentagem chegar a "100%", iremos para a imagem 10 da cena principal.

Adaptem esse código à sua necessidade - play ou stop, outro número de imagem, _parent ao invés de _root para os movies clips envolvidos etc... vocês escolhem :-) Bom preload!

Dois erros a evitar:

1- Fazer apenas um goto sem _root: envia-se para uma imagem no preloader e não na cena. Assim não acontece nada!

2- Esquecer de suprimir o preloader a partir da imagem 10 (no nosso exemplo), já que se você fizer um gotoandPlay, haverá conflito com o "enterframe" do preloader, que travará sempre sobre a imagem 10 quando você quiser avançar!

Esse tutorial inédito, foi criado com exclusividade, em língua francesa, para Falkenzone, por Fissunix da Tolito Produções- 2000

Faça o download de um exemplo.



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