BÁRBARA TOSTES (64 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como setar _alpha para um texto criado dinamicamente no FlashMX?

Queria fazer um objeto subir e descer sob o comando de botões no roll over.

Tem como eu controlar um movieclip de outro movieclip?

Como importar uma animação feita no Flax?

Não consigo usar fontes PIXEL no Flash. Transformo ela em imagem?

Preciso de uma função Javascript para fazer a tela tremer. E dá para fazer isso no Flash?

Como faço para que quando coloque o mouse por cima de um botão apareça uma descrição?

Quero chamar um determinado frame na timeline do flash a partir de outro frame Html?

Um filme feito no Flash5 abre em quem só tem o FlashPlayer 4?

Tô tentado abrir uma janela popup com um comando dentro de um arquivo de texto chamado via loadVariables.

Como faço para definir a cor de um objeto digitando um código hexadecimal num campo de texto?

Troca de cursor e drag movieclip não funcionam juntos?

Para que usar onClipEvent?

Quero calcular dinamicamente o valor de uma compra checando o preço e a quantidade comprada.
Barra de rolagem simples no Flash5.

Line Draw

Movimento por meio de actionscript

Imagens transparentes usando PhotoShop, Fireworks e Flash.

Colisão

Desenhando um avião no Flash

Objetos e classes

Fade Out.

Macromedia Flash - Tendências

Gravidade no Flash.

Perspectiva 3D no Flash

Tween Class
Foguete

Fogos de artificio

Botão liga/desliga

Magicalcrystalball

False Mask

Random line draw

Old film countdown

Flower

Zoom e movimento

Customized mouse

Munu ampliando

Mascara de cor
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Preloader real no Flash5.
por Fissunix

Enfim!
O verdadeiro preload chegou com o Flash 5. Agora usaremos apenas os métodos getBytesTotal (tamanho total do arquivo ou do target em bytes) e getBytesLoaded (bytes carregados). Além disso, basta colocar uma instância do movie clip preloader (não se esqueça das ações) sobre sua cena e você terá imediatamente um preloader. Ele funciona automaticamente sem nenhuma modificação. Não é um xuxu? :-)

 

Esse preloader oferece como informações:
1 - a porcentagem carregada (variável: percent)
2 - o tamanho final com a detecção da unidade de tamanho (bytes, kilobytes ou megabytes) (variável: total)
3 - uma barra de progressão (movie clip: progress_bar)
4 - uma seta de progressão com o tamanho já carregado (movie clip: progress_flecha com variável flecha). Observemos o código de preloader :

onClipEvent (load) {
   if (_root.getBytesTotal()<1000) {
      unidade = "bytes";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal()) + unidade;
   } else if (_root.getBytesTotal()>1000000) {
      unidade = "mb";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal() /1000000) + unidade;
   } else {
      unidade = "kb";
      total = Math.floor(_root.getBytesTotal() /1000) + unidade;
   }
}
onClipEvent (enterFrame) {
   percent = Math.floor( _root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100)+"%";
   if (unidade =="bytes") {
      progress_flecha.flecha = Math.floor(_root.getBytesLoaded()) + "bytes";
   } else if (unidade=="mb") {
      resultat = _root.getBytesLoaded() /1000000;
      resultat = Math.round(resultat*100);
      resultat = resultat/100;
      progress_flecha.flecha = resultat + "mb";
   } else {
      progress_flecha.flecha = Math.floor(_root.getBytesLoaded() /1000) + "kb";
   }
}

Todo o conteúdo de onClipEvent (load) serve unicamente para determinar o tamanho total com a unidade correta. O tamanho está lá: _root.getBytesTotal(). Utilizamos _root porque queremos a timeline principal. Com Math.floor(), transformamos total num número inteiro (exemplo: 1.2 se transforma em 1).

Se total é < 1.000, falamos de bytes, se > 1.000.000, trata-se de Mbytes e assim por diante.

Em onClipEvent (enterFrame), começamos por calcular a porcentagem carregada:
O cálculo é o seguinte: flecha*100/total=percent
Queremos um número inteiro, portanto utilizamos Math.floor(), a cujo valor adicionamos o símbolo "%" como string:
percent = Math.floor(_root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100)+"%";

O código a seguir serve para mostrar os dados já carregados. Trata-se da variável flecha no clip progress_flecha.
Escrevemos assim essa variável: progress_flecha.flecha

Nota: Repare que não utilizamos nem _parent nem _root porque o movie clip progress_flecha está DENTRO do movie clip preloader!

A seguir, verificaremos qual a unidade usada.
- Se são bytes, o procedimento é o mesmo, agora utilizando getBytesLoaded
- Se são Mb, é preciso prestar atenção a Math.floor() porque não queremos transformar 0,5 Mb em 0 Mb! :-)
Então deslocamos a vírgula multiplicando o valor por cem e só depois convertemos ao número inteiro com Math.round() e dividimos novamente por cem para obter resultados como 1,23 Mb ou 10,2 Mb (o que quer dizer pesado à beça, de qualquer forma)
- Para os kb, o problema não se apresenta. Basta deslocar os clips de progressão.

Eis o código do movie clip da barra de progressão (progress_flecha).

onClipEvent (enterFrame) {
   this._x = Math.floor( _root.getBytesLoaded()/_root.getBytesTotal()*100);
}

Colocamos então esse clip sobre os x do valor da porcentagem. Não esqueça de colocar o clip sobre x=0 também! E fazemos o mesmo para o clip progress_flecha!

Para a ação após o preloader, adicionei esse código:

onClipEvent (enterFrame) {
   if (percent =="100%") {
      _root.gotoAndStop(10);
   }
}

Assim, quando a percentagem chegar a "100%", iremos para a imagem 10 da cena principal.

Adaptem esse código à sua necessidade - play ou stop, outro número de imagem, _parent ao invés de _root para os movies clips envolvidos etc... vocês escolhem :-) Bom preload!

Dois erros a evitar:

1- Fazer apenas um goto sem _root: envia-se para uma imagem no preloader e não na cena. Assim não acontece nada!

2- Esquecer de suprimir o preloader a partir da imagem 10 (no nosso exemplo), já que se você fizer um gotoandPlay, haverá conflito com o "enterframe" do preloader, que travará sempre sobre a imagem 10 quando você quiser avançar!

Esse tutorial inédito, foi criado com exclusividade, em língua francesa, para Falkenzone, por Fissunix da Tolito Produções- 2000

Faça o download de um exemplo.



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