MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

STICKMAN (155 pts)

PANDOGO (82 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

DAAFY (55 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Tenho um arquivo fla e gostaria de abrir um outro arquivo já feito quando esse fla estiver em execução.

Como fazer o usuário abrir sempre um filme num _level acima do anterior?

Como eu faço para: se a palavra digitada for qualquer então vá para frame 20 senão, vá para frame 30.

Como faço para simular frames dentro do Flash? Sem HTML.

Uma instrução de um movieclip para a timeline principal não funciona.

Comentários do o script do “desenho livre” (sources/actionscript)?

Quero que um loop na timeline se repita 10 vezes e depois pare.

Queria aprender a usar loops (While ou o For) em actioscript.

Como identificar o ponto de registro em um objeto criado por actionscript no MX?

Como se faz um menu em cascata?

O que é e como utilizar o Change Handler dos componentes do Flash?

Quero fazer um efeito ALT (tooltip) num botão do Flash.

É possível um conteúdo do Flash aparecer num buscador, tipo Google?

Um movie clip, em uma cena, pode continuar, em outra cena, de onde parou?
Plugins variados para seu trabalho em design

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Máscaras no Fireworks MX, o mistério!

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

Exibir páginas em ASP com o componente TexArea do FlashMX2004

Looping.

Efeito de Fogo no Photoshop

Trace Bitmap.

Objeto array - Classificar uma array (sorting) e e arrays multidimensionais

MP3 player

Bookmak (Adicionar a favoritos).

Componentes no Flash MX 2004
Busca texto

Botão vai e volta

Tocha 2

Relógio analógico

Move menu

5Balls_done

Mapa do Brasil

Duplication

Texto com degrade

Focus

Dynamic

Combobox
HOME | TUTORIAIS
Clipes Inteligentes (SmartClip).
por Flávio Rodrigues

Se você não gosta de ler teoria e só aprende fazendo, pule direto para Fazendo um Clipe Inteligente (Smart Clip).

Introdução

Uma das ferramentas mais úteis para economizar tempo no Flash 5 é o Clipe Inteligente. Clipes inteligentes nada mais são que clipes de filme customizáveis. Eles oferecem ao usuário muito mais controle sobre as funções de filmes, animações e sons. Usando os Clipes Inteligentes, o webmaster pode eliminar a tarefa árdua de inicializar variáveis distintas em exemplos múltiplos de um clipe de filme. Além disso, eles permitem aos novatos utilizarem códigos mais avançados, mesmo sem conhecimento do funcionamento interno.

O que é um Clipe Inteligente

A diferença entre um Clipe Inteligente e um clipe de filme normal é que o primeiro permite ao usuário introduzir dados variáveis diferentes a cada ocorrência de um clipe de filme (instância).

Você tem um clipe de filme de uma face que você quer que se mova de um lado para outro na tela. Você poderia fazer isto facilmente com ações n um clipe de filme normal. Mas suponhamos que você queira adicionar uma segunda face e fazer com que esta se mova mais rapidamente que a primeira. Para fazer isto, você teria que duplicar seu símbolo de filme e editá-lo ou teria que dar para cada clipe um nome de instância diferente e usar outras ações para cada clipe. Uma tarefa árdua, convenhamos :).

Com um Clipe Inteligente, você pode fazer apenas um clipe de filme e estabelecer dados variáveis a cada nova instância. Confundiu? Não se preocupe. Vamos fazer para entender.

Quando usar um Clipe Inteligente

A melhor oportunidade para usar clipes Inteligentes é quando você estiver trabalhando com clipes de filme que contenham alguns elementos variáveis. Se tudo é uma constante ou você quer que toda instância do filme seja um simples clone, então não se aborreça fazendo isso com um clipe inteligente. Porém, se você quer ter controle sobre como o clip age inicialmente, então essa é uma boa estratégia. Você quase nunca usará um clipe inteligente se não estiver usando ações. Por outro lado, sempre se pode transformar mais tarde um clipe de filme normal em um Clipe Inteligente.

Planejando um Clipe Inteligente ideal

Se você decide fazer um clipe inteligente, tenha claro o que pretende e o que quer controlar com isso. Preferencialmente você deveria tentar seguir estes passos:

1. O que você quer seu clipe inteligente faça?
2. O que você quer controlar?
3. Procure entender como você faria isto apenas usando ações.
4. Olhe suas ações e decida quais variáveis e constantes são as corretas para controlar o efeito que você está tentando alcançar.
5. Escreva suas ações em seu clipe de filme, mas não determine os valores das variáveis que você quer que seu clipe inteligente controle.
6. Transforme seu filme em um clipe inteligente e fixe os nomes de variáveis que você quer controlar, como os parâmetros de seu clipe.

Anatomia de um clipe inteligente

Clique com o botão direito em qualquer clipe de filme em sua biblioteca e vá em Definir Parâmetros de Clipe. Aparecerá uma janela, onde você pode adicionar ou subtrair variáveis, que podem ser passadas ao clipe inteligente. Clicando no +, podemos adicionar os seguintes parâmetros:

Nome - O nome da variável que será passada ao clipe inteligente.
Valor - O valor default é fixo, se o usuário não mudar nenhum dos dados.
Tipo - O tipo de variável que está sendo passada. Pode ser um número, uma string, uma matriz, um objeto ou uma lista.
Link com um UI (Interface de usuário) - permite criar sua própria interface. Se você está apenas aprendendo a trabalhar com clipes inteligentes, não se preocupe com isso agora.
Descrição - Qualquer comentário sobre seu código.
Trancando uma instância - Selecionando essa opção, o usuário não pode mudar os nomes de seus parâmetros.

Usando um Clipe Inteligente

Nota - Faça agora o download do exemplo que acompanha esse tutorial.

É muito simples. O que a maior parte das pessoas faz é modificar os valores dos parâmetros já existentes. Uma vez selecionado no palco, um clipe inteligente mostrará os parâmetros a serem editados no painel "Parâmetros de clipe". Se você não vê este painel, clique com o botão direito no movie clip e selecione Painel / Parâmetros de clipe.

Abrindo o painel, você verá duas colunas de dados (a não ser que o usuário personalize essa opção, verá duas colunas), uma com o Nome e outra com o Valor. Nome é o nome do Parâmetro (ou variável) e Valor é o valor que será fixado. Para testar isto, simplesmente mude os valores de alguns clipes inteligentes do exemplo anexo e veja o que acontece. Os parâmetros que você fixou serão únicos para esta instância de filme. Funciona da mesma maneira que mudar a propriedade de tamanho, posição, alfa, ou qualquer outra coisa.

Fazendo um Clipe Inteligente

Vamos fazer um clipe inteligente que move uma bola de um lado para outro. Faremos isto de forma que o usuário possa controlar a velocidade com que a bola se move e que distância ela percorrerá antes de tomar a direção oposta.

Passo 1 - Fundamentos.

Criando a bola. Crie um clipe de filme novo, nomeie-o BOLA. Desenhe um círculo. crie um segundo clipe e nomeie-o SMARTCLIP.

Passo 2 - Dando nomes e customizando o stage.

Entre no modo de edição do movie clip SMARTCLIP e coloque o movie clip BOLA em seu stage. Alinhe BOLA. Justifique o movie clip horizontalmente ao stage (Ctrl + K). Dê para BOLA um nome de instância: meuclipe

Passo 3 - Escrevendo as ações.

Crie uma ação que moverá o clipe de um lado para outro. Ao fazer isso, determine valores para as variáveis que você quer que seu Clipe Inteligente controle indefinidamente. Neste exemplo é "velocidade" e MaxMove (distância máxima do movimento).

Frame 1:
direcao = 1;

Nota: pode copiar e colar à vontade

Frame 2:
if ((meuclipe._x> MaxMove) or (meuclipe._x <- MaxMove)) {
direcao = direcao*-1;
}
meuclipe._x = meuclipe._x + (direcao*velocidade);

Frame 3:
gotoAndPlay (2);

Nota: Se você não está familiarizado com as ações, leia a explicação abaixo:

No frame 1, criamos uma variável chamada direcao e demos a ela o valor 1. Ela controla a direção em que se move meuclipe. Se direcao for igual a 1, meuclipe se moverá para a direita e se for -1 se moverá para a esquerda.

No frame 2, a ação verifica se meuclipe se moveu além da distância do MaxMove fixado. Se isso acontecer, mudará direcao para o valor oposto do que é atualmente, mudando assim a direção do movimento. A segunda parte do frame 2, faz meuclipe mover-se para onde estava atualmente, mais qualquer taxa somada (ou subtraída, dependendo do valor atual de direcao)

O Frame 3 simplesmente permite que o Frame 2 continue se repetindo (loop).

Passo 4 - Transformando isto em um Clipe Inteligente.

Clique em SMARTCLIP com o botão direito na biblioteca. Vá até "Definir Parâmetros de clipe". Uma janela nova deverá aparecer. No canto esquerdo acima verá você os sinais + e - . Estes dois botões permitem adicionar ou retirar parâmetros de clipe. Agora queremos adicionar, por isso clique no + .

Três caixas de texto selecionáveis aparecerão embaixo de "Nome", "Valor" e "Tipo" Os valores são, respectivamente, "varName", "defaultValue" e "Default."

varName é o nome da variável dentro do filme
defaultValue é o valor desta variável
Default é o tipo de variável. (Default é qualquer String ou Número.)

Mude varName para MaxMove e defaultValue para 100. Desde que MaxMove seja um número, você poderá deixar Default como está. Clique o + novamente adicione um novo parâmetro para a velocidade. Mude o VarName para rate e defaultValue para 3.

Em descrição, se você quiser, coloque uma explicação sobre o que cada variável faz. Por exemplo: MaxMove - Controla a posição máxima de meuclipe antes de mudar de direção. Velocidade - Controla a velocidade com que a Bola se moverá. Quanto mais alto o valor, mais rápido será o movimento. 0 faz com que a bola fique imóvel. Clique em OK.

Passo 5 - Usando o clipe.

Você notará que seu ícone de clipe de filme mudou na Biblioteca. Isto significa que seu clipe de filme é agora um clipe inteligente.

Para usá-lo, simplesmente arraste-o para o palco como faria com qualquer outro clipe de filme. Vá ao "Painel "Clip Parameters", clique sobre o clip e verá uma lista de nomes e outra de valores. Em "nome" estarão MaxMove e Velocidade, com os valores que você colocou. Agora e a qualquer momento você poderá mudar esses valores de cada nova instância.

Prossiga e tente ir mudando os valores um pouco. Coloque mais algumas instâncias no stage. Divirta-se.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário