LUIZ AVANCI (51 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

DAAFY (55 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

STICKMAN (155 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Gostaria de saber pra que servem os levels?

Criei o script para FullScreen e está abre o site em flash, mas o botão fechar criado no flash não funciona.

Como eu faço de um layer uma descrição de uma foto?

Existe uma maneira de aproveitar um objeto criado num filme em outro?

O que fazer para que um objeto se afaste do mouse.

Que relação tem o tamanho do FLA e do SWF?

Classe preloader para carregar mais de um SWF?

Quero fazer um movieclip seguir o movimento de um outro na vertical.

Como fazer um nextFrame e prevFrame com o teclado? Dicas do uso de Listeners (ouvintes).

Como alinhar dinamicamente um movieclip no centro do palco, horizontalmente e verticalmente?

Porque as fotos de meu site ficam horríveis quando abertas em fullscreen?

Dicas sobre os métodos Slice e Splice do objeto Array.

Tenho alguns arquivos em flash que gostaria de imprimir.

Diz aí, como faço para projetar uma página full screen?
CD Record (um player com clips arrastáveis).

Frases randômicas

Perspectiva 3D no Flash

Tratamento de imagens e alguns efeitos no Fireworks

Menu horizontal com descrição.

Shared object.

Fontes no Flash - campos de texto e HTML

Texto difuso

Editor de banco de dados (PHP-MySql) orientado a Objetos (OOP)

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (segunda parte)

Interação de Flash+Asp.

Dicas para otimizar seu SWF (revisado e atualizado).
Texto html

Open background

Cubo

Sound

3d cube

Calculadora simples

Multi text load

Sombras

Manchas

Quantum

Ponto e inércia

Drag open menu
HOME | TUTORIAIS
Clipes Inteligentes (SmartClip).
por Flávio Rodrigues

Se você não gosta de ler teoria e só aprende fazendo, pule direto para Fazendo um Clipe Inteligente (Smart Clip).

Introdução

Uma das ferramentas mais úteis para economizar tempo no Flash 5 é o Clipe Inteligente. Clipes inteligentes nada mais são que clipes de filme customizáveis. Eles oferecem ao usuário muito mais controle sobre as funções de filmes, animações e sons. Usando os Clipes Inteligentes, o webmaster pode eliminar a tarefa árdua de inicializar variáveis distintas em exemplos múltiplos de um clipe de filme. Além disso, eles permitem aos novatos utilizarem códigos mais avançados, mesmo sem conhecimento do funcionamento interno.

O que é um Clipe Inteligente

A diferença entre um Clipe Inteligente e um clipe de filme normal é que o primeiro permite ao usuário introduzir dados variáveis diferentes a cada ocorrência de um clipe de filme (instância).

Você tem um clipe de filme de uma face que você quer que se mova de um lado para outro na tela. Você poderia fazer isto facilmente com ações n um clipe de filme normal. Mas suponhamos que você queira adicionar uma segunda face e fazer com que esta se mova mais rapidamente que a primeira. Para fazer isto, você teria que duplicar seu símbolo de filme e editá-lo ou teria que dar para cada clipe um nome de instância diferente e usar outras ações para cada clipe. Uma tarefa árdua, convenhamos :).

Com um Clipe Inteligente, você pode fazer apenas um clipe de filme e estabelecer dados variáveis a cada nova instância. Confundiu? Não se preocupe. Vamos fazer para entender.

Quando usar um Clipe Inteligente

A melhor oportunidade para usar clipes Inteligentes é quando você estiver trabalhando com clipes de filme que contenham alguns elementos variáveis. Se tudo é uma constante ou você quer que toda instância do filme seja um simples clone, então não se aborreça fazendo isso com um clipe inteligente. Porém, se você quer ter controle sobre como o clip age inicialmente, então essa é uma boa estratégia. Você quase nunca usará um clipe inteligente se não estiver usando ações. Por outro lado, sempre se pode transformar mais tarde um clipe de filme normal em um Clipe Inteligente.

Planejando um Clipe Inteligente ideal

Se você decide fazer um clipe inteligente, tenha claro o que pretende e o que quer controlar com isso. Preferencialmente você deveria tentar seguir estes passos:

1. O que você quer seu clipe inteligente faça?
2. O que você quer controlar?
3. Procure entender como você faria isto apenas usando ações.
4. Olhe suas ações e decida quais variáveis e constantes são as corretas para controlar o efeito que você está tentando alcançar.
5. Escreva suas ações em seu clipe de filme, mas não determine os valores das variáveis que você quer que seu clipe inteligente controle.
6. Transforme seu filme em um clipe inteligente e fixe os nomes de variáveis que você quer controlar, como os parâmetros de seu clipe.

Anatomia de um clipe inteligente

Clique com o botão direito em qualquer clipe de filme em sua biblioteca e vá em Definir Parâmetros de Clipe. Aparecerá uma janela, onde você pode adicionar ou subtrair variáveis, que podem ser passadas ao clipe inteligente. Clicando no +, podemos adicionar os seguintes parâmetros:

Nome - O nome da variável que será passada ao clipe inteligente.
Valor - O valor default é fixo, se o usuário não mudar nenhum dos dados.
Tipo - O tipo de variável que está sendo passada. Pode ser um número, uma string, uma matriz, um objeto ou uma lista.
Link com um UI (Interface de usuário) - permite criar sua própria interface. Se você está apenas aprendendo a trabalhar com clipes inteligentes, não se preocupe com isso agora.
Descrição - Qualquer comentário sobre seu código.
Trancando uma instância - Selecionando essa opção, o usuário não pode mudar os nomes de seus parâmetros.

Usando um Clipe Inteligente

Nota - Faça agora o download do exemplo que acompanha esse tutorial.

É muito simples. O que a maior parte das pessoas faz é modificar os valores dos parâmetros já existentes. Uma vez selecionado no palco, um clipe inteligente mostrará os parâmetros a serem editados no painel "Parâmetros de clipe". Se você não vê este painel, clique com o botão direito no movie clip e selecione Painel / Parâmetros de clipe.

Abrindo o painel, você verá duas colunas de dados (a não ser que o usuário personalize essa opção, verá duas colunas), uma com o Nome e outra com o Valor. Nome é o nome do Parâmetro (ou variável) e Valor é o valor que será fixado. Para testar isto, simplesmente mude os valores de alguns clipes inteligentes do exemplo anexo e veja o que acontece. Os parâmetros que você fixou serão únicos para esta instância de filme. Funciona da mesma maneira que mudar a propriedade de tamanho, posição, alfa, ou qualquer outra coisa.

Fazendo um Clipe Inteligente

Vamos fazer um clipe inteligente que move uma bola de um lado para outro. Faremos isto de forma que o usuário possa controlar a velocidade com que a bola se move e que distância ela percorrerá antes de tomar a direção oposta.

Passo 1 - Fundamentos.

Criando a bola. Crie um clipe de filme novo, nomeie-o BOLA. Desenhe um círculo. crie um segundo clipe e nomeie-o SMARTCLIP.

Passo 2 - Dando nomes e customizando o stage.

Entre no modo de edição do movie clip SMARTCLIP e coloque o movie clip BOLA em seu stage. Alinhe BOLA. Justifique o movie clip horizontalmente ao stage (Ctrl + K). Dê para BOLA um nome de instância: meuclipe

Passo 3 - Escrevendo as ações.

Crie uma ação que moverá o clipe de um lado para outro. Ao fazer isso, determine valores para as variáveis que você quer que seu Clipe Inteligente controle indefinidamente. Neste exemplo é "velocidade" e MaxMove (distância máxima do movimento).

Frame 1:
direcao = 1;

Nota: pode copiar e colar à vontade

Frame 2:
if ((meuclipe._x> MaxMove) or (meuclipe._x <- MaxMove)) {
direcao = direcao*-1;
}
meuclipe._x = meuclipe._x + (direcao*velocidade);

Frame 3:
gotoAndPlay (2);

Nota: Se você não está familiarizado com as ações, leia a explicação abaixo:

No frame 1, criamos uma variável chamada direcao e demos a ela o valor 1. Ela controla a direção em que se move meuclipe. Se direcao for igual a 1, meuclipe se moverá para a direita e se for -1 se moverá para a esquerda.

No frame 2, a ação verifica se meuclipe se moveu além da distância do MaxMove fixado. Se isso acontecer, mudará direcao para o valor oposto do que é atualmente, mudando assim a direção do movimento. A segunda parte do frame 2, faz meuclipe mover-se para onde estava atualmente, mais qualquer taxa somada (ou subtraída, dependendo do valor atual de direcao)

O Frame 3 simplesmente permite que o Frame 2 continue se repetindo (loop).

Passo 4 - Transformando isto em um Clipe Inteligente.

Clique em SMARTCLIP com o botão direito na biblioteca. Vá até "Definir Parâmetros de clipe". Uma janela nova deverá aparecer. No canto esquerdo acima verá você os sinais + e - . Estes dois botões permitem adicionar ou retirar parâmetros de clipe. Agora queremos adicionar, por isso clique no + .

Três caixas de texto selecionáveis aparecerão embaixo de "Nome", "Valor" e "Tipo" Os valores são, respectivamente, "varName", "defaultValue" e "Default."

varName é o nome da variável dentro do filme
defaultValue é o valor desta variável
Default é o tipo de variável. (Default é qualquer String ou Número.)

Mude varName para MaxMove e defaultValue para 100. Desde que MaxMove seja um número, você poderá deixar Default como está. Clique o + novamente adicione um novo parâmetro para a velocidade. Mude o VarName para rate e defaultValue para 3.

Em descrição, se você quiser, coloque uma explicação sobre o que cada variável faz. Por exemplo: MaxMove - Controla a posição máxima de meuclipe antes de mudar de direção. Velocidade - Controla a velocidade com que a Bola se moverá. Quanto mais alto o valor, mais rápido será o movimento. 0 faz com que a bola fique imóvel. Clique em OK.

Passo 5 - Usando o clipe.

Você notará que seu ícone de clipe de filme mudou na Biblioteca. Isto significa que seu clipe de filme é agora um clipe inteligente.

Para usá-lo, simplesmente arraste-o para o palco como faria com qualquer outro clipe de filme. Vá ao "Painel "Clip Parameters", clique sobre o clip e verá uma lista de nomes e outra de valores. Em "nome" estarão MaxMove e Velocidade, com os valores que você colocou. Agora e a qualquer momento você poderá mudar esses valores de cada nova instância.

Prossiga e tente ir mudando os valores um pouco. Coloque mais algumas instâncias no stage. Divirta-se.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário