MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

STICKMAN (155 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como se faz para colocar um .gif seguindo o mouse?

Como se faz um gradiente com transparência no flash.

Importei um .MOV pro flash, só que quando testo, o vídeo não começa.

Como inserir um flash numa pagina html de sem background ou transparente?

Alguem conhece algum plug-in para exportar do 3d studio max e importar no flash?

Como abrir um filme por load movie em uma determinada posição?

Como faço para, ao clicar em um Botão minha animação retroceder frame a frame continuamente?

Como eu faço para criar um arrays de variáveis com um índice?

Tem como executar uma função para todos os movieclips sem usar a propriedade prototype?

FlashDecompiler

Preciso de uma action para retroceder ou reverter uma animação.

Usando o método split para criar uma array de uma string?

Quero fazer um objeto ser arrastado e que quando soltado (stopDrag) caia suavemente.

Quando transformo uma imagem em símbolo, preciso manter na biblioteca a imagem original e o símbolo?
Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

0wn3d Again BY Destution Team

Mascara animada no Flash MX

Loop infinito

LoadVariables & OnClipEvent(data).

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Família Macromedia Studio MX 2004

Desenhando no Flash.

Macromedia Flex

Desenvolvendo um Tocador de Vídeo em Flash

Primeiros passos - desenhando e animando

Trace Bitmap.
Linhas paralelas

Busca texto

MovieClip.onCollision

Delay

Natal Noel

Shot me

Menu vai e vem

Frank

Click drag and release

Globo girando

Dottextsimple

Bate e volta
HOME | TUTORIAIS
HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.
por Marcos José Pinto

Quem já trabalha com Flash há algum tempo sabe como é chato inserir e editar texto em filmes, principalmente quando são textos longos. A partir do Flash 4, a tarefa foi bastante facilitada pelos campos de texto dinâmicos e a ação LoadVariables. Com estes recursos bastava preparar o texto em um arquivo em formato TXT e carregá-lo em um campo dinâmico no momento da execução do filme.

 

   Contudo, se por um lado a utilização do campo dinâmico facilitava a inserção de texto, havia um preço a pagar: não havia formatação. O máximo que se podia alterar era a cor da fonte e, através de alguns truques simples, simular uma cor de fundo ou até transparência para os campos.

   Agora, a partir da versão 5 do Macromedia Flash, é possível utilizar tags básicas do HTML para obter formatação nos campos dinâmicos. Assim, basta preparar seu texto e aplicar as tags do HTML para gerar os efeitos de negrito, itálico, sublinhados, além de mudar tipo, tamanho e cor das fontes.

   Veja a seguir o passo-a-passo para criar, no Flash 5, campos contendo texto com formatação.

      Criação do campo

1. Selecione a ferramenta de texto e, no painel Opções de Texto, selecione Texto Dinâmico no menu suspenso.

2. Trace o seu campo no tamanho desejado. É importante definir o tamanho final do campo já nesta operação. Não redimensione o campo posteriormente usando a seta, pois isto vai apenas distorcer o conteúdo sem aumentar o número de linhas.

3. Novamente no painel Opções de Texto, selecione a opção Várias Linhas no segundo menu suspenso.

4. Ainda no painel Opções de Texto, marque as opções HTML e Quebra de linha e desmarque as opções Bordas/seg. plan e Selecionável.

Observação: Deixe marcada a opção Selecionável caso você não pretenda utilizar botões de rolagem.

5. Preencha o campo Variável do painel com o nome da variável que receberá o texto a ser apresentado. No nosso exemplo usamos o nome conteudo.

Importante: Evite a todo custo utilizar acentuação em nomes de variáveis, instâncias de Movie Clips, etc., para evitar problemas.

A Figura 1 mostra o painel Opções de Texto configurado para o campo.


figura 1

      Criação do carregamento da variável

Para carregar o conteúdo de um arquivo de texto é preciso, antes de prosseguir, utilizar um teste que verifica se todo o texto foi lido pelo Flash. Se isto não for feito, a variável não recebe o conteúdo do arquivo e o sistema não funciona. Veja a seguir como montar o pequeno carregador do arquivo .txt que você vai criar.

1. No primeiro quadro da animação (de preferência em uma camada separada), insira a ação:

loadVariablesNum ("texto.txt", 0);

A Figura 2 mostra o painel Ações do Objeto com a ação definida.


figura 2

2. Agora crie um quadro-chave no terceiro quadro e insira a ação

if (conteudo eq "") {
     gotoAndPlay (2);
}

A Figura 3 mostra o painel Ações do Quadro com a ação definida


figura 3

3. Crie um quadro-chave no quarto quadro da seqüência e insira uma ação Stop.

4. Finalmente, faça com que a camada onde você criou o campo tenha o mesmo número de quadros da camada de ações, ou seja, três quadros (Figura 4).

Se preferir, crie os botões de controle de rolagem do texto na tela.

      Criação do documento de texto

Uma vez criado o filme em Flash, é preciso agora criar o arquivo .txt com a informação a ser apresentada na tela. Este arquivo deve ser em texto puro, ou seja, use de preferência o bloco de notas.

   O conteúdo a ser apresentado no Flash deve ser atribuído a uma variável. No nosso exemplo, esta variável é conteudo. A atribuição obedece o seguinte formato:

&conteudo= ... conteúdo a ser apresentado ... </BODY><HTML>&

   Os símbolos '&' no início e no final do par variável=conteúdo são necessários para garantir que o Flash leia e entenda corretamente as informações. Abra e analise o arquivo de exemplo que faz parte deste tutorial (texto.txt).

      Funcionamento

Ao ser executado o filme, a ação LoadVariables inicia o carregamento do conteúdo do arquivo texto.txt.

   O teste com IF, no terceiro quadro, verifica se a variável já recebeu o conteúdo. Caso isso não tenha acontecido, a ação GoTo manda o processamento de volta ao segundo quadro e, em seguida, novamente ao teste.

   Quando o resultado do teste for positivo, ou seja, quando a variável tiver sido carregada, o processamento seguirá em frente até o quadro onde se encontra a ação Stop.

      Dicas finais

Não caia na tentação de criar o HTML em um editor WYSIWYG, como o Dreamweaver ou outros menos cotados. Tais editores inserem muitas tags que farão o Flash se perder. A menos que, claro, você edite o arquivo posteriormente. Dependendo do caso, a limpeza pode dar tanto trabalho que vale a pena fazer tudo direto no bloco de notas.

O texto não deve conter quebras manuais de linhas pois, ao contrário do que acontece nos navegadores, o Flash interpreta a quebra de linha como tal e insere espaços enormes entre as linhas dentro do campo dinâmico.

Não use as entidades do HTML para acentuar. Use normalmente os caracteres acentuados (não me pergunte como vão aparecer em sistemas que não os suportam). O fato é que se você usar as entidades do HTML, que começam com o símbolo '&', o Flash vai se perder e interromper o carregamento diante da primeira ocorrência do símbolo, "pensando" que o conteúdo da variável termina neste ponto.

O texto também pode ser lido de documentos dinâmicos gerados por scripts (PHP, Cold Fusion, ASP, etc.), o que abre enormes possibilidades.

Faça o download de um exemplo.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário