RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

NETO LEAL (116 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero que quando eu passar o mouse sobre um botão, um movie clipe seja carregado em um determinado ponto da tela.

Usar uma variável importada de um TXT numa função do Flash.

Como faço para fechar um movieclip, tipo janela do windows?

Tem como alinhar objetos em frames diferentes de uma vez só?

Por problema de cache, nem sempre o Flash5 pega o último arquivo (.xml) gerado.

Alguém poderia me falar um pouco sobre o ASSetPropFlags e o ASBroadcaster?

Gostaria de saber se o Flash 5 importa aquivos do Photoshop com extensão .psd?

Tem como abrir um PDF (acrobat reader) entro do Flash? Pode ser com Delphi?

Como simular, com sharedObjects, um cookie e guardar o frame no qual o usuário estava quando saiu do filme?

Como faço para repetir um comando, sem repeti-lo todas vezes?

Blender 3D.

Como fazer um movieclip andar na diagonal?

Por que o "&" retorna erro num texto importado no flash?

Porque quando inserimos movie clip na cena principal, o mesmo vai representado apenas por uma bolinha?
Jogo de colorir.

Enviando variáveis do Flash para ASP.

Eventos no FlashMX

Menu dinâmico a partir de um xml.

Aspectos Básicos das Ferramentas de Desenho.

GetMySQLData para Flash5 (segunda parte)

Colisão

LocalConnection

Integração Flash X ColdFusion.

Voltar à Timeline principal usando a função "Call"

Animação com TextFields Dinâmicos

Redimensionar um filme no modo de edição
Menu HitTest

Pointer

Data Glue

Texto esticado

Array

Fogos de artificio

Movimento

Sashacircle 4

Arrow

Drummer

3d panels1

Bate e volta
HOME | TUTORIAIS
HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.
por Marcos José Pinto

Quem já trabalha com Flash há algum tempo sabe como é chato inserir e editar texto em filmes, principalmente quando são textos longos. A partir do Flash 4, a tarefa foi bastante facilitada pelos campos de texto dinâmicos e a ação LoadVariables. Com estes recursos bastava preparar o texto em um arquivo em formato TXT e carregá-lo em um campo dinâmico no momento da execução do filme.

 

   Contudo, se por um lado a utilização do campo dinâmico facilitava a inserção de texto, havia um preço a pagar: não havia formatação. O máximo que se podia alterar era a cor da fonte e, através de alguns truques simples, simular uma cor de fundo ou até transparência para os campos.

   Agora, a partir da versão 5 do Macromedia Flash, é possível utilizar tags básicas do HTML para obter formatação nos campos dinâmicos. Assim, basta preparar seu texto e aplicar as tags do HTML para gerar os efeitos de negrito, itálico, sublinhados, além de mudar tipo, tamanho e cor das fontes.

   Veja a seguir o passo-a-passo para criar, no Flash 5, campos contendo texto com formatação.

      Criação do campo

1. Selecione a ferramenta de texto e, no painel Opções de Texto, selecione Texto Dinâmico no menu suspenso.

2. Trace o seu campo no tamanho desejado. É importante definir o tamanho final do campo já nesta operação. Não redimensione o campo posteriormente usando a seta, pois isto vai apenas distorcer o conteúdo sem aumentar o número de linhas.

3. Novamente no painel Opções de Texto, selecione a opção Várias Linhas no segundo menu suspenso.

4. Ainda no painel Opções de Texto, marque as opções HTML e Quebra de linha e desmarque as opções Bordas/seg. plan e Selecionável.

Observação: Deixe marcada a opção Selecionável caso você não pretenda utilizar botões de rolagem.

5. Preencha o campo Variável do painel com o nome da variável que receberá o texto a ser apresentado. No nosso exemplo usamos o nome conteudo.

Importante: Evite a todo custo utilizar acentuação em nomes de variáveis, instâncias de Movie Clips, etc., para evitar problemas.

A Figura 1 mostra o painel Opções de Texto configurado para o campo.


figura 1

      Criação do carregamento da variável

Para carregar o conteúdo de um arquivo de texto é preciso, antes de prosseguir, utilizar um teste que verifica se todo o texto foi lido pelo Flash. Se isto não for feito, a variável não recebe o conteúdo do arquivo e o sistema não funciona. Veja a seguir como montar o pequeno carregador do arquivo .txt que você vai criar.

1. No primeiro quadro da animação (de preferência em uma camada separada), insira a ação:

loadVariablesNum ("texto.txt", 0);

A Figura 2 mostra o painel Ações do Objeto com a ação definida.


figura 2

2. Agora crie um quadro-chave no terceiro quadro e insira a ação

if (conteudo eq "") {
     gotoAndPlay (2);
}

A Figura 3 mostra o painel Ações do Quadro com a ação definida


figura 3

3. Crie um quadro-chave no quarto quadro da seqüência e insira uma ação Stop.

4. Finalmente, faça com que a camada onde você criou o campo tenha o mesmo número de quadros da camada de ações, ou seja, três quadros (Figura 4).

Se preferir, crie os botões de controle de rolagem do texto na tela.

      Criação do documento de texto

Uma vez criado o filme em Flash, é preciso agora criar o arquivo .txt com a informação a ser apresentada na tela. Este arquivo deve ser em texto puro, ou seja, use de preferência o bloco de notas.

   O conteúdo a ser apresentado no Flash deve ser atribuído a uma variável. No nosso exemplo, esta variável é conteudo. A atribuição obedece o seguinte formato:

&conteudo= ... conteúdo a ser apresentado ... </BODY><HTML>&

   Os símbolos '&' no início e no final do par variável=conteúdo são necessários para garantir que o Flash leia e entenda corretamente as informações. Abra e analise o arquivo de exemplo que faz parte deste tutorial (texto.txt).

      Funcionamento

Ao ser executado o filme, a ação LoadVariables inicia o carregamento do conteúdo do arquivo texto.txt.

   O teste com IF, no terceiro quadro, verifica se a variável já recebeu o conteúdo. Caso isso não tenha acontecido, a ação GoTo manda o processamento de volta ao segundo quadro e, em seguida, novamente ao teste.

   Quando o resultado do teste for positivo, ou seja, quando a variável tiver sido carregada, o processamento seguirá em frente até o quadro onde se encontra a ação Stop.

      Dicas finais

Não caia na tentação de criar o HTML em um editor WYSIWYG, como o Dreamweaver ou outros menos cotados. Tais editores inserem muitas tags que farão o Flash se perder. A menos que, claro, você edite o arquivo posteriormente. Dependendo do caso, a limpeza pode dar tanto trabalho que vale a pena fazer tudo direto no bloco de notas.

O texto não deve conter quebras manuais de linhas pois, ao contrário do que acontece nos navegadores, o Flash interpreta a quebra de linha como tal e insere espaços enormes entre as linhas dentro do campo dinâmico.

Não use as entidades do HTML para acentuar. Use normalmente os caracteres acentuados (não me pergunte como vão aparecer em sistemas que não os suportam). O fato é que se você usar as entidades do HTML, que começam com o símbolo '&', o Flash vai se perder e interromper o carregamento diante da primeira ocorrência do símbolo, "pensando" que o conteúdo da variável termina neste ponto.

O texto também pode ser lido de documentos dinâmicos gerados por scripts (PHP, Cold Fusion, ASP, etc.), o que abre enormes possibilidades.

Faça o download de um exemplo.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário