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Funções de actionscripts
por Rodrigo Amaral

Sintaxe : Eval

Essa função Eval é util para determinar o valor de uma variável que é uma expressão em si mesma. Ela permite que o nome da variável avaliada seja determinado enquanto o filme está reproduzindo. Essa função pode ser um conceito difícil de entender, então ...
vamos ver o exemplo abaixo:

On (Release)
   If (Eval (" Jogo " & Numero) = 50
   Ações.......
End On

Isso é o mesmo que ter um Action Scripting assim:

On (Release)
   If (Jogo7) = 50
   Ações.......
End On

A principal diferença é que a variável "Jogo" no primeiro script é dinâmica, o que significa que a peça de jogo verificada é baseada no valor atual da variável chamada "Numero"; se esse valor mudar, o mesmo ocorre com a peça de jogo que está sendo avaliada.

Sintaxe : Int (Número)

Essa função extrai o número inteiro de um valor numérico. Por exemplo, Int (15,583) torna - se 16. Se uma variável armazena um valor numérico, pode-se utilizar o nome de variável em vez de um literal numérico, como Int (NomeDaVariavel).

Utilize a função de Int para eliminar valores decimais em seu ActionScripts.
No Script abaixo, a expressão para total é avaliada como 38:

On (Release)
   Set Variable: "PrimeiroNumero" = 19.35
   Set Variable: "SegundoNumero"= 2
   Set Variable: " Totao " = Int (PrimeiroNumero) + SegundoNumero
End On

Sintaxe : New Line

Essa função atribui uma nova linha a uma expressão.
Imagine um campo de texto no stage com um nome de variável "Nome" e um usuário inserindo a palavra Rodrigo no campo. O usuário clica um botao e o script a seguir é execltado.

On (Release)
   Set Variable: " Saudações " = " Oi... Tudo bem ? "
   Set Variable: " Frase " = Saudações & Newline & Nome " , " & NewLine " Como vai você ? "
End On

Quando esse script é executado, baseado nas informações inseridas no campo de texto "Nome", outro campo de texto com um nome de variável "Frase" exibirá uma string parecida como essa:

Oi... Tudo Bem ?
Rodrigo.

Sintaxe : Random (Número)

Essa função gera um valor numérico aleatório dentro de um intervalo que você especifica. Por exemplo, Random, (300) gerará um número aleatório entre 0 e 299.

Utilize a função Random para criar comportamento dinâmico, imprevisível. Se uma variável armazena um valor numérico, é possível utilizar o nome de variável em vez de um literal numérico, como Random(NomeDaVariavel).

No Script a seguir, a instância do clipe de filme chamada "NumeroIda" irá para um quadro específico entre zero e seis com base no número que é aleatoriamente gerado.

On (Release)
   Set Variable: "NumeroIda" = Random (7)
   Tell Target ("/Dado")
      Go To and Stop (NumeroIda)
   End Tell Target
End On

O Movie "Dado". contém 6 quadros, e cada quadro, contem um lado do "Dado". O Random escolhe aleatoriamente o número e direciona para o quadro correto.

Sintaxe: True

Essa função atribui um valor booleano de True à uma variável. Insira o script a seguir em um botão para configurá-lo como tendo sido clicado:

On (Release)
   Set Variable: "valor " = True
End On

Em outro botão você poderia verificar esse valor e tomar uma ação, dependendo se ele for True ou False, como o seguinte script demontra:

On (Release)
   If (valor)
      Go To and Play ("Cert ")
   Else
      Go To and Play ("Errad ")
   End If
End On

Se a Instrução acima fosse "If valor)" em vez de "If (valor = true)" seria simplesmente uma maneira mais resumida de expressar a mesma coisa.

Sintaxe: False

Esta função atribui um valor booleano de False à uma variável. Para um exemplo, veja o script acima para a função True.



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