JOTA LAGO (40 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

GÉRIO (93 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero montar um gráfico de barras que ao rodar o filme, fossem crescendo.

Dá pra fazer um menu popup usando a propriedade _currentFrame?

Como faço para abrir uma janela popup referente a resolução do usuário?

Como mandar um comando de um movieclip para um outra cena?

Problemas com actions condicionais.

Tem como eu implementar a navegação de um filme do Flash pelos botões do browser?

Quero fazer alguns layouts diferentes para o mesmo site e cada vez que o usuário entrar veja um deles.

Como parar um movieclip quando passo o mouse sobre ele?

Quero tocar 3 vezes um som e depois da terceira vez, iniciar outro som.

Vi que o único jeito de ter alguma coisinha legal no swift 3d e importando do illustrator?

Que relação tem o tamanho do FLA e do SWF?

Como faço um objeto se movimentar pelo teclado? E esse objeto Key, como funciona?

Como alterar o alpha (fade) de um botão no mouseOver e mosuseOut?

Como trazer do SQL uma imagem independente de sua extensão?
Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

Scroll dinâmico no Flash 5.

Variáveis do servidor ASP em ambiente flash

Guias de movimento (motion guide)

Simulando botões d'água no PhotoShop.

Compartilhando fontes

Duplo clique.

Logo com aparência 3D - Fireworks

Menu horizontal com descrição.

Load Movie into level (nível)

Funções SetInterval e clearInterval no FlashMX.

Scanline no PhotoShop.
Tension

Frame rate

Bate e volta

Shape tween imagem

Textos animados

Menu Flash e XML

Ondas

Natal Misc

Raysoflight 2

Dynamic menu

Multi text load

Upperfirstletter
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Jogo da Forca (terceira parte)
por Alexandre Porto

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Clique aqui para ver o exemplo final desse tutorial funcionando.

O desafio desse terceiro tutorial é a contagem de pontos e o reinício em caso de erro e acerto. Começaremos por definir algumas variáveis que serão usadas nesse processo. O quinto quadro da timeline principal ficaria assim:

onClipEvent (load) {
    function Letras () {

        // aqui eu transformei as ações do primeiro turorial em uma função
        // como já foi indicado antes

        pos = q0._x+60;
        u = random(parseInt(_root.numeroTotal));
        palavra = _root["pala"+ u]
        numeroQuadros = palavra.length-1;
        for (i=0; i<numeroQuadros; i++) {
            duplicateMovieClip (_root.q0, "q"+i, i);
            setProperty ("_root.q"+i, _x, pos);
            pos += 35;
        }
    }
    Letras();

    // aqui eu a chamo no mesmo evento. Como foi feito com os botões.
    function repetir () {

        // aqui eu estou criando uma função repetir
        // que será usada em caso de 5 erros ou acerto da palavra

        for (i=0; i<numeroQuadros; i++) {
            removeMovieClip ("_root.q"+i);
        }

        // aqui eu removo todas os campos de texto da palavra anterior.
        _root.digitado = "";
        _root.q0.mostrar = "";
        _root.acertos = 0;
        _root.i = 0;

        // aqui eu limpo algumas das variáveis declaradas no início.
        loadMovieNum ("botao.swf", 1);
        // reabro os botões com as letras.
        Letras();
        // aqui eu chamo novamente a função que redistribui as letras.
    }
}
onClipEvent (enterFrame) {
    if (_root.acertos == numeroQuadros) {
        _root.mensagem = _root.acertotxt;
        if (count<2) {
            tempo1 = getTimer();
            count = 2;
        } else if ((tempo1+2000)>tempo2) {
            tempo2 = getTimer();
        } else {
            _root.pontos++;
            repetir();
        }

        // essas linhas são para quando a pessoa acerta uma palavra.
        // nada mais é do que a função "repetir" e o incremento em "pontos"
        // Há tb uma instrução get timer para que a função repetir
        // só seja desencadiada depois de 2 segundos

    }
    if (_root.erros == 5) {
        _root.mensagem = _root.errotxt;
        repetir();
        _root.cliquetotal = 0;
        _root.unicos = 0;
        _root.pontos = 0;

        // aqui eu limito o número de erros em 5, quando o jogo é reiniciado
        // você pode incrementar com uma animação de forca

    }
    _root.erros = _root.cliquetotal-_root.unicos;

    // Essa é a forma como checo o número de erros
}

   É importante ficar entendido que os acertos são checados levando-se em conta as letras repetidas e os espaços que são inicialmente computados. Na palavra BANANA, a letra "a" incrementa 3 pts na variável "acerto". Quando o número de acertos for igual ao número de letras, é disparada a função "repetir" (ver código acima). Nesse caso é incrementada a variável pontos e nada é alterado na variável "erros", pois essa só será zerada no caso de 5 erros consecutivos.

   Os erros já são checados de outra maneira. Criei uma variável "unicos" que computa apenas uma vez a letra "a" em BANANA. Assim eu posso comparar seu valor com o número de tentativas (cliquetotal). Se o número de tentativas for igual ao número de letras únicas (sem repetições) + 5, quer dizer que o jogador errou cinco vezes. Desse modo todo o jogo é reiniciado e as variáveis voltam todas para os valores iniciais.

Veja agora como ficou o movieclip action inserido no movieclip das letras.

onClipEvent (load) {
    nome = _parent._name;
   
linha = nome.substr(1);
    _parent.letraAtual = _root.action.palavra.charAt(linha);
    if (_parent.letraAtual == " ") {
        setProperty (_parent, _visible, "0");
       
_root.acertos++;

        // aqui eu incremento a variável "acertos" caso haja espaço na palavra.
        // estou simulando como se ela tivesse sido uma letra acertada
.
    }
}
onClipEvent (enterFrame) {
    if (_root.digitado == _parent.letraAtual) {
        _parent.mostrar = _parent.letraAtual;
        _root.acertos++;

        // aqui eu incremento a variável acertos, pois o jogador acertou uma letra.
        _parent.letraAtual = "_";
        // aqui eu modifico a variável para que ela nunca mais seja checada,
        // caso contrário a variável "acertos" seria incrementada indefinidamente
.
        _root.i = 1;
    }
    if (_root.clique == 1 && _root.i == 1) {

       
// esa é a maneira que encontrei para que uma letra repetida fosse
        //computada uma única vez.
        // assim eu posso checar corretamente o número de erros.

        _root.unicos++;
        _root.i = 0;
        _root.clique = 0;
    } else {
        _root.i = 0;
    }
    _root.digitado = _root.digitado.toUpperCase();
    if (_root.erros == -1) {
       _root.erros=0;
    }
}

Clique aqui para ver o exemplo desse tutorial funcionando. E aqui para baixar o source.

Primeira parte / Segunda parte / Terceira parte


Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Eliezer
| 10/4/2012 - 08:43 |
http://www.artessites.com

Alexandre estou a muito tempo tentando fazer esta guitarra http://www.maniadejogos.com/jogos/Virtual+Guitar Você poderi ensinar como se faz.