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Cadastro de usuários, com Flash+ASP
To Upper Case

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Fract1

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Iluminação com foco

Catavento2

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Jogo de colorir.
por Alexandre Porto

Nesse tutorial, vamos ver como funcionam esses joguinhos de colorir, como os do www.cartoonnetwork.com.br. É na verdade bem simples utilizando o objeto setColor do Flash.

   Tente colorir os retângulos da animação abaixo. Passe o cursor pelos círculos de tinta e depois clique nos retângulos.

Vamos começar pelo lápis.

Repare na imagem que ele é um movieclip com sete frames (1 vazado + 6 cores) que é arrastado com a função mouseHide, que esconder o cursor. Desenhe um lápis ou um balde ou um pincel, sei lá. Deixe-o vazado, isto é sem preenchimento. Selecione-o e pressione F8 para transforma-lo em um movieclip. No primeiro frame desse movieclip pressione F6 seis vezes para criar 6 cópias desse objeto. Preencha, à partir do segundo frame, cada um com uma cor.

   Nesse movieclip não teremos apenas a action para arrastá-lo e esconder o mouse:

onClipEvent (load) {
   startDrag (this, true);
   Mouse.hide();
}

   Pronto seu objeto de pintura está pronto. Agora vamos criar os botões tinta. Crie cada um com uma cor. O código desses botões tem apenas duas linhas. Vejamos:

on (rollOver) {
  _root.lapis.gotoAndStop(4);
  _root.color = "amarelo";
}

   Na primeira, eu mando o lápis/cursor para o frame correspondente àquela cor. Na segunda linha, eu declaro a variável "color" com um valor que será usado numa condicional mais adiante. Para cada cor mude o frame alvo do gotoAndStop e declare, como valor de "Color", o nome da cor correspondente. Seus botões estão prontos também.

   Os retângulos/alvo são botões inseridos em movieclips. São movieclips, pois o objeto setColor tem que ter um movieclip como alvo. Coloque como nomes de instância: alvo1, alvo2, alvo3 ... até 6.

   No único frame desses movieclips coloque apenas:

quadro = new Color(this);

 

   Assim criamos um objeto newColor chamado quadro. Um para cada filme. No botão vai o seguinte.

on (release) {
_root.i=1;
//Para os outros coloque 2, 3, 4, 5 ou 6
_root.action.setColor();
//Chamando a função
}

   O valor dssa variável "i", vai ser usada concatenada com a string "alvo", para identificar os movieclips/retângulos. A segunda linha, apenas chama uma função que ainda vou criar mais adiante.

Porque uma função?

Eu poderia colocar um código de 16 linhas em cada botão (6 botões), mas como esses códigos seriam idênticos para todos, preferi inseri-lo numa função que será chamada pelos botões. Menos código mais leve o filme. Vamos ver com mais calma daqui a pouco como criar essa função. Você chama uma função colocando todo o caminho para onde ela foi construída.

   Nesse caso, em um movieclip de instância "action" colocado na timeline principal. Vamos então ao último estágio de nosso projetinho, o movieclip action, que só vai conter actions:

onClipEvent (enterFrame) {
   function setColor () {
      if (_root.color == "azul") {
         eval("_root.alvo" + _root.i).quadro.setRGB( 0x0000C0 );
      } else if (_root.color == "verde") {
         eval("_root.alvo" + _root.i).quadro.setRGB( 0x00A060 );
      } else if (_root.color == "amarelo") {
         eval("_root.alvo" + _root.i).quadro.setRGB( 0xFFFF60 );
      } else if (_root.color == "vermelho") {
         eval("_root.alvo" + _root.i).quadro.setRGB( 0xFF0000);
      } else if (_root.color == "preto") {
         eval("_root.alvo" + _root.i).quadro.setRGB( 0x000000);
      } else if (_root.color == "branco") {
         eval("_root.alvo" + _root.i).quadro.setRGB(0xFFFFFF);
      }
   }
}

   Esse é todo o código dele. Na verdade é uma função com uma condicional "if" e várias "else if" que apenas checam o valor da variável "color", declarada pelos círculos/tinta, e enviam o código hexadecimal para o movieclip alvo clicado. Vamos ver apenas as primeiras linhas, pois as outras são repetidas, mudando apenas o código hexadecimal.

   Você começa a criar uma função clicando no símbolo + e escolhendo Actions / function. Essa função é bem simples e não tem parâmetros. A condicional é simples também. Se "color" for igual a "azul", eu envio o código hexadecimal correspondente para o retângulo clicado. Eu sei qual foi o retângulo clicado, através da variável "i" declarada em seus botões. Ela é concatenada com a string "alvo" para formar a instância de um dos movieclips.

Espero que vcs tenham entendido. Qualquer dúvida é só falar.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
5 comentários


Comentário de MELISSA
| 23/5/2012 - 19:35 |


como fazer tdo isso no ACTION SCRIPT 3??



Comentário de Murilo
| 4/10/2011 - 11:54 |


Amigo, não consegui fazer o movieclip action que irá receber todas as acões.. Pode me ajudar?



Comentário de Anderson Duda
| 28/11/2010 - 12:00 |


Como faço para colocar outro tipo de desenho??? Eu queria fazer um menininho por exemplo, e ele teria outras cores. Mas quando eu mudo o desenho do quadrado para outro qualquer não da certo!!!! =S Pode me ajudar??? anderson__duda@hotmail.com anderson.duda@gmail.com



Comentário de Cesar Comunale
| 4/11/2010 - 08:26 |


Boa Tarde, achei seu tutorial e segui ele, só que estou com um problema na hora de preencher os objs. você poderia me ajudar?



Comentário de Larissa
| 30/6/2010 - 11:47 |
http://www.famasign.com.br

Olá, estou com uma dúvida muito grave. O que quero fazer é semelhante ao que foi passado nesse tutorial, só que ao inves de retangulos queria colori carros, são 5 cores, 5 imagens de carros com 5 cores diferentes, usei no action quase a mesma coisa que o botão de tinta if (_root.color == "branco") { eval("_root.alvo" + _root.i).quadro.gotoAndStop(1); que vai buscar a imagem do carro assim que clicar mas não está funcionando!!! Por favor preciso disso URGENTE! Me adiciona no msn se precisar: larissapz@hotmail.com abs