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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

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Time Delay
por Alexandre Porto

Nesse tutorial vamos aprender como se determina um intervalo de tempo de uma ação dentro de um Flashmovie. Para isso criamos um exercício com um movie clip que só será ativado exatos 5 segundos após o som de um bip. Veja a timeline abaixo.

Podemos observar quatro camadas:

m_timer - onde será inserido, no primeiro frame, o movie clip "m_timer" com o nome de instância "contar" (nós veremos mais adiante o conteúdo desse movie clip);

bip - onde será inserido, no segundo frame, o som que será o ponto inicial do intervalo de tempo;

m_estrela - onde será inserido, no primeiro frame, o movie clip "m_estrela" com o nome de instância "estrela". (aqui você pode usar qualquer animação, desde que convertida em um movie clip); e

variável - onde será inserido, no segundo frame, a seguinte ação de frame:

Stop
Set Variable: "tempo" = "iniciar"
Call ("/contar:iniciar")

Onde:
"iniciar" é o Label do frame 3 do movie clip "m_timer", no qual se encontra um actionscript.

Agora estudaremos o movie clip m_timer, onde estarão as principais ações desse tutorial. Criamos ele com oito frames na timeline. Esse movie clip só terá ações de frames, isto é, ele não terá nenhum gráfico.

No primeiro frame colocaremos apenas uma ação de stop.
No terceiro frame, que terá o label "iniciar", citado acima, vamos colocar a seguinte ação:

Set Variable: "/:Delay" = 5
Set Variable: "Start" = GetTimer
Go to and Play ("iniciar2")

Onde:
"/Delay"= 5 determina um intervalo de 5 segundos entre os eventos (aqui você pode configurar qualquer número); e

"iniciar2" é o frame seguinte ao iniciar (também no m_timer).

A função GetTimer é usada para retornar o número de milissegundos decorridos desde o início da reprodução do filme.

No frame 4 colocaremos apenas o rótulo "iniciar2" para satisfazer a ação do frame anterior.

No frame 5 , ainda no "m_timer", colocamos a seguinte actionscript:

Set Variable: "/:Elapsed" = (GetTimer - Start)/1000
If (/:Elapsed < /:Delay)
Go to and Play ("iniciar2")
Else
Begin Tell Target ("/estrela")
Go to and Play (2) Play
End Tell Target
Begin Tell Target ("/")
Play
End Tell Target
Go to and Stop (1)
End If

Essa ação verifica o valor da variável "Elapsed". Enquanto ele for menor que 5 (valor definido em "Set Variable: "/:Delay" = 5") ele retorna ao frame cujo rótulo é "iniciar2" (configurando um looping). Quando esse valor for igual a 5, a ação faz rodar o movie clip "m_estrela" e depois todo o processo é repetido na última ação tell target.

Faça o download de um exemplo.



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