FÁBIO DUARTE (79 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

NETO LEAL (116 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)
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Cursor customizado no Flash5.
por Alexandre Porto

Nesse tutorial, criaremos um cursor personalizado.

O primeiro passo é criar um desenho vetorial, animação, gif ou qualquer outro formato que possa ser utilizado no Flash como cursor. Para esse exemplo utilizaremos o gráfico "Mouse", encontrado na própria biblioteca do Flash5.

Windows / Common Libraries / Graphics

O gráfico deve ser transformado em um Movie Clip, mesmo que este tenha apenas um frame. Para isso selecione o ratinho, pressione F8 e escolha a opção Movie Clip. Na Panel "Instance" digitaremos o nome "rato".

Obs: A partir do Flash 5 você já pode inserir uma ação diretamente no Movie Clip e é assim que vamos trabalhar.

Selecione o Movie Clip "rato" e, clicando com o botão direito do mouse, escolha "actions". Na janela que se abre, clique no sinal de +, no topo à esquerda, e procure Actions / startDrag. Na primeira linha do script criado, escolha o evento "Load". Isso fará com que a ação seja executada assim que o filme for carregado.

Na segunda linha do script selecione a opção "lock mouse to center" para que o cursor ("rato") fique grudado no centro do mouse padrão do Windows. Você pode também digitar em "Target" o nome do Movie clip ("rato") ou apenas "this" (sem aspas). Por último, volte ao sinal de + e selecione Objects / Mouse / Hide. Isso ocultará o mouse padrão do Windows, para que só apareça o Movie Clip "rato" que você criou. Para fazer o mouse aparecer novamente, basta selecionar Objects / Mouse / Show.
Veja como ficou a ação.

onClipEvent (load) {
   startDrag (this, true);
   Mouse.hide();
}

Tecle Ctrl + Enter para testar. Em determinados filmes você pode querer que o ponteiro se modifique apenas num dos frames da timeline. Para isso, basta trocar o evento "Load" por "EnterFrame".

Em alguns casos você pode notar alguma demora para que o cursor personalizado execute o movimento. Em nossa lista de discussão também foi sugerida a seguinte ação:

onClipEvent (enterFrame) {
   _x = _root._xmouse;
   _y = _root._ymouse;
}

Mas no filme aí encima, o cursor passa por debaixo do botão ....

Como agora o cursor passou a ser um Movie Clip inserido no stage, é necessário que ele fique na camada mais acima da timeline para que se sobreponha a todos os objetos do filme. Veja que no exemplo acima eu propositalmente cometi essa falha no botão de baixo.

E a mãozinha quando passo o novo cursor pelo botão, não vai aparecer?

Um contratempo é que o novo cursor não se transforma numa mãozinha quando o colocamos sobre um botão. O Luís Herrera, por email me chamou a atenção sobre isso e sua dica vou colocar aqui.

Você deve colocar uma instrução do botão para o movie clip arrastável, que então, vai precisar de um nome de instância (rato). No MC "rato", coloque uma ação de stop no primeiro frame e insira mais um blank keyframe (F7). Nesse segundo, coloque outro objeto, que pode ser uma mãozinha mesmo. No exemplo abaixo eu só pintei de verde o ratinho.

No botão que está no stage vai a seguinte ação:

on (rollOver) {
   rato.gotoAndStop(2);
}
on (rollOut) {
   rato.gotoAndStop(1);
}

 

Qualquer dúvida me mande um e-mail ou participe da lista de discussão PontoFlash.

Faça o download de um exemplo.



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