MANGOOST (80 pts)

GÉRIO (93 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Gostaria de saber se o Flash 5 importa aquivos do Photoshop com extensão .psd?

Como colocar um Ícone na Barra de Endereços no IE?

Como publicar um .SWF e fazer com que ele não mostre outra fonte?

Como carregar uma imagem JPEG, com local e tamanho pré-definidos?

Como dar um efeito alpha gradativamente, como se fosse um motion?

Como colocar uns floquinhos de neve caindo somente com javascript?

Como se faz um menu em cascata?

Estou com uma dúvida pra setar as coordenadas para o MC.

Algumas dicas sobre Fontes.

Como importar uma animação feita no Flax?

No Flash tem uns gradientes pré definidos: como eu faço para edita-los (inserir ou alterar)?

Preciso de formulário usando HTML + ASP + Acess.

Como pegar no flash, variaveis vindas de uma URL "site.jsp?var=valor&var2=valor2"?

O que uso para movimentar e dar um efeito zoom num objeto?
Menu Popup

Funções de actionscripts

Formatação Encoded e Decoded

Menu arrastável, estilo Windows.

Interação de Flash+Asp.

Aspectos Básicos das Ferramentas de Desenho.

Janelas pop-up e semi-full no flash

Simulando botões d'água no PhotoShop.

Número randômicos sem repetições no Flash 4.

Máscara com gradiente.

Botão Radio.

Imagem Pixel a Pixel no PhotoShop.
Imã

Lights many

Bate e volta

Photoframe

Multi text load

Bolhas

Busca texto

Ligth Balls

Controle deslizante de volume

Airos 1

Texturedtriangle

Drag tele
HOME | TUTORIAIS
Máscara percorrendo um caminho.
por Alexandre Porto

Esse tutorial irá demonstrar como fazer uma máscara seguir um caminho pré-definido usando o efeito tweeneng. Não foi muito fácil descobrir como se faz, mas depois de compreendido, vê-se que o efeito é de simples realização. Com ele você também aprenderá os princípios básicos de uma máscara.

O primeiro passo é montar uma máscara. As máscaras são camadas especiais que encobrem parte do conteúdo da camada inferior. Você pode usar qualquer gráfico preenchido para mascarar, como uma elipse ou uma fonte. As camadas funcionam como se fossem papéis transparentes colocados um sobre o outro. Qualquer desenho em qualquer dessas folhas de papel transparente pode ser visualizado. Para entender uma máscara, você deve imaginar o inverso: uma folha opaca na qual os desenhos demarcam as áreas vazadas, isto é, os desenhos passam a funcionar como buracos na folha opaca, pelos quais se vê o que há na camada de baixo.

Siga esses passos para criar uma máscara.

Crie uma camada e insira o conteúdo que será mostrado sob a máscara. Com a camada selecionada, clique no botão "insert layer" ou vá ao menu Insert > layer. Uma camada será adicionada acima da atual. Essa será a camada da máscara, que deverá estar acima da outra.

Agora crie uma figura qualquer, ou mesmo um texto preenchido com cor, para funcionar como máscara. Todas as áreas preenchidas ficarão totalmente transparentes. Não adianta usar degradês e trasparências, porque o efeito será o mesmo. As áreas não preenchidas ficarão opacas, escondendo o conteúdo da camada inferior.

Nessa etapa, nomeie suas duas camadas. Chame a primeira (inferior) de "conteúdo" e a segunda (superior) de "máscara". Clique com o botão direito sobre o nome da camada máscara e escolha "Mask". As duas camadas serão trancadas nesse momento. Veja o cadeado que aparecerá na camada. Para editá-las, você deve primeiro destravá-las, clicando nos cadeados. Com a camada destrancada, a máscara desaparecerá temporariamente do "stage". Mas somente na área de trabalho. Pois se você exportar o movie (Ctrl+Enter), o efeito será mostrado normalmente. Repare também que as duas camadas receberão um ícone indicativo na área de identificação e controle.

Você pode acrescentar outras camadas sob a máscara. Para isso, basta arrastar uma nova camada para baixo da camada "máscara".

O segundo passo será criar o movimento da máscara por um caminho pré-definido (motion guide).

Selecione a camada da máscara e clique no ícone "Add Guide Layer". Nomeie-a como "motion guide" e pressione F5 no frame 35 para esticar a linha de tempo até esse ponto. Transforme o gráfico usado como máscara num símbolo/gráfico e pressione um F6 no frame 35 para criar uma instância do novo símbolo. Na camada "conteúdo" pressione também F5 no frame 35. Agora encaixe cada instância do símbolo numa extremidade do caminho e depois crie um efeito tweeneng. Dê um Ctrl + Enter. O símbolo percorre o caminho, mas o efeito máscara não funciona, certo?

Agora vamos mostrar o segredo desse tutorial. Clique duas vezes numa das instâncias do símbolo e passe seu grau alpha para zero. Repita esse passo com a outra instância.

Pronto. Agora o objeto máscara percorrerá o caminho mostrando o conteúdo somente na área percorrida.

Tente criar outros efeitos, como deixar a segunda instância com o alpha 100, ou qualquer valor intermediário.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário