GABRIEL SPORCH (53 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

GÉRIO (93 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

MANGOOST (80 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Existe uma função Replace no Flash, para substituir Strings?

Eu queria saber como eu faço para um apresentação aparecer uma digitação normal.

Tem como colocar botões “próximo texto” e “texto anterior” quando abro com load variables?

Quero colocar um AVI do 3DMax no Flash.

É necessário criar um objeto para usar o prototype?

Quero clicar num botão, que está no primeiro exe para chamar o 2° .exe e que o primeiro finalize o segundo.

Qual seria a diferença entre um MOVIE CLIP e um GRAPHIC?

Para que serve e como usar o LoadVars? Substitui o LoadVariables?

Como verificar a taxa de download da conexão e redirecionar para outro filme dependendo do resultado?

Preciso que um botão só possa ser clicado depois que os outros 3 já tenham sido clicados.

Como posso mudar as propriedades de um movieclip de dentro dele?

Existe uma forma de executar a mesma função usada em um filme em outro chamado através do loadMovie?

Como configurar um fadeIn e um fadeOut em um arquivo de som?

Gostaria de um help com uma enquete no flash com ASP.
Logo com aparência 3D - Fireworks

Transparência no Flash.

Objeto Sound.

Jogo da Forca

Botão estilo Apple, feito no Flash.

A história do Flash.

Movimentar MC com barra de rolagem e setas

Efeito de texto esticado (stretched text).

Barra de rolagem simples no Flash5.

Tween Class

Flash e Banco de Dados.

Turbine seu Fireworks
Following

Blur

Menu animado

Drag scroll texto

Rolagem no over

Bounce

F5doubleclick

Preloader simples

Menu pastas

Txt com preloader

Esqueletos

Iluminação com foco
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Máscara percorrendo um caminho.
por Alexandre Porto

Esse tutorial irá demonstrar como fazer uma máscara seguir um caminho pré-definido usando o efeito tweeneng. Não foi muito fácil descobrir como se faz, mas depois de compreendido, vê-se que o efeito é de simples realização. Com ele você também aprenderá os princípios básicos de uma máscara.

O primeiro passo é montar uma máscara. As máscaras são camadas especiais que encobrem parte do conteúdo da camada inferior. Você pode usar qualquer gráfico preenchido para mascarar, como uma elipse ou uma fonte. As camadas funcionam como se fossem papéis transparentes colocados um sobre o outro. Qualquer desenho em qualquer dessas folhas de papel transparente pode ser visualizado. Para entender uma máscara, você deve imaginar o inverso: uma folha opaca na qual os desenhos demarcam as áreas vazadas, isto é, os desenhos passam a funcionar como buracos na folha opaca, pelos quais se vê o que há na camada de baixo.

Siga esses passos para criar uma máscara.

Crie uma camada e insira o conteúdo que será mostrado sob a máscara. Com a camada selecionada, clique no botão "insert layer" ou vá ao menu Insert > layer. Uma camada será adicionada acima da atual. Essa será a camada da máscara, que deverá estar acima da outra.

Agora crie uma figura qualquer, ou mesmo um texto preenchido com cor, para funcionar como máscara. Todas as áreas preenchidas ficarão totalmente transparentes. Não adianta usar degradês e trasparências, porque o efeito será o mesmo. As áreas não preenchidas ficarão opacas, escondendo o conteúdo da camada inferior.

Nessa etapa, nomeie suas duas camadas. Chame a primeira (inferior) de "conteúdo" e a segunda (superior) de "máscara". Clique com o botão direito sobre o nome da camada máscara e escolha "Mask". As duas camadas serão trancadas nesse momento. Veja o cadeado que aparecerá na camada. Para editá-las, você deve primeiro destravá-las, clicando nos cadeados. Com a camada destrancada, a máscara desaparecerá temporariamente do "stage". Mas somente na área de trabalho. Pois se você exportar o movie (Ctrl+Enter), o efeito será mostrado normalmente. Repare também que as duas camadas receberão um ícone indicativo na área de identificação e controle.

Você pode acrescentar outras camadas sob a máscara. Para isso, basta arrastar uma nova camada para baixo da camada "máscara".

O segundo passo será criar o movimento da máscara por um caminho pré-definido (motion guide).

Selecione a camada da máscara e clique no ícone "Add Guide Layer". Nomeie-a como "motion guide" e pressione F5 no frame 35 para esticar a linha de tempo até esse ponto. Transforme o gráfico usado como máscara num símbolo/gráfico e pressione um F6 no frame 35 para criar uma instância do novo símbolo. Na camada "conteúdo" pressione também F5 no frame 35. Agora encaixe cada instância do símbolo numa extremidade do caminho e depois crie um efeito tweeneng. Dê um Ctrl + Enter. O símbolo percorre o caminho, mas o efeito máscara não funciona, certo?

Agora vamos mostrar o segredo desse tutorial. Clique duas vezes numa das instâncias do símbolo e passe seu grau alpha para zero. Repita esse passo com a outra instância.

Pronto. Agora o objeto máscara percorrerá o caminho mostrando o conteúdo somente na área percorrida.

Tente criar outros efeitos, como deixar a segunda instância com o alpha 100, ou qualquer valor intermediário.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial



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