ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

MANGOOST (80 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Botões em _levels inferiores continuam clicáveis.

Como faço o loading bem simples?

Queria fazer um sistema de busca.

Quero fechar um film (_level1) com uma action de frame, à partir de outro filme (_level0).

Como fazer movieclips rodarem em seqüência com intervalo de 3 segundos?

Como eu coloco uma data no Flash?

O que vocês sugerem, usar LoadMovie into Level (loadMovieNum) ou into Target (loadMovie)?

Como se faz o efeito do mouse de http://www.kazsh.com/?

Quero que quando terminar a animação de um movieclip, comece outro e assim sucessivamente.

Existe alguma maneira de atualizar automaticamente um cálculo matemático?

É possível editar símbolos numa biblioteca comum a todos os arquivos?

Como fazer um rastro (mouse trial), mas que as cópias ainda variassem o alpha.

Como faço para acionar MCs sobrepostos ou seja acionar um MC e deselecionar o outro que está uma camada acima.

Como abro uma página diferente para cada a resolução do monitor?
Menu horizontal com descrição.

Scroll Text.

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Número randômicos sem repetições no Flash 4.

Perspectiva 3D no Flash

Roof e Marciowebmaster - Avaliação de sites

Um contador Flash + PHP

Flash e as mudanças do IE

Betinhocarreiro e Dysney.

Máscara arrastável no Flash 5.

Sub-Menus entre frames, com o Dreamweaver

Como eliminar vozes de um arquivo Wav.
Throwballs

Desenho livre

Prototype, exemplo simples

Foto com balão

Raio_x

Toca fita

Pintar

Raindropstrail

Redemoinho

Movimento

Colorpicker

Oposição
HOME | TUTORIAIS
Máscara percorrendo um caminho.
por Alexandre Porto

Esse tutorial irá demonstrar como fazer uma máscara seguir um caminho pré-definido usando o efeito tweeneng. Não foi muito fácil descobrir como se faz, mas depois de compreendido, vê-se que o efeito é de simples realização. Com ele você também aprenderá os princípios básicos de uma máscara.

O primeiro passo é montar uma máscara. As máscaras são camadas especiais que encobrem parte do conteúdo da camada inferior. Você pode usar qualquer gráfico preenchido para mascarar, como uma elipse ou uma fonte. As camadas funcionam como se fossem papéis transparentes colocados um sobre o outro. Qualquer desenho em qualquer dessas folhas de papel transparente pode ser visualizado. Para entender uma máscara, você deve imaginar o inverso: uma folha opaca na qual os desenhos demarcam as áreas vazadas, isto é, os desenhos passam a funcionar como buracos na folha opaca, pelos quais se vê o que há na camada de baixo.

Siga esses passos para criar uma máscara.

Crie uma camada e insira o conteúdo que será mostrado sob a máscara. Com a camada selecionada, clique no botão "insert layer" ou vá ao menu Insert > layer. Uma camada será adicionada acima da atual. Essa será a camada da máscara, que deverá estar acima da outra.

Agora crie uma figura qualquer, ou mesmo um texto preenchido com cor, para funcionar como máscara. Todas as áreas preenchidas ficarão totalmente transparentes. Não adianta usar degradês e trasparências, porque o efeito será o mesmo. As áreas não preenchidas ficarão opacas, escondendo o conteúdo da camada inferior.

Nessa etapa, nomeie suas duas camadas. Chame a primeira (inferior) de "conteúdo" e a segunda (superior) de "máscara". Clique com o botão direito sobre o nome da camada máscara e escolha "Mask". As duas camadas serão trancadas nesse momento. Veja o cadeado que aparecerá na camada. Para editá-las, você deve primeiro destravá-las, clicando nos cadeados. Com a camada destrancada, a máscara desaparecerá temporariamente do "stage". Mas somente na área de trabalho. Pois se você exportar o movie (Ctrl+Enter), o efeito será mostrado normalmente. Repare também que as duas camadas receberão um ícone indicativo na área de identificação e controle.

Você pode acrescentar outras camadas sob a máscara. Para isso, basta arrastar uma nova camada para baixo da camada "máscara".

O segundo passo será criar o movimento da máscara por um caminho pré-definido (motion guide).

Selecione a camada da máscara e clique no ícone "Add Guide Layer". Nomeie-a como "motion guide" e pressione F5 no frame 35 para esticar a linha de tempo até esse ponto. Transforme o gráfico usado como máscara num símbolo/gráfico e pressione um F6 no frame 35 para criar uma instância do novo símbolo. Na camada "conteúdo" pressione também F5 no frame 35. Agora encaixe cada instância do símbolo numa extremidade do caminho e depois crie um efeito tweeneng. Dê um Ctrl + Enter. O símbolo percorre o caminho, mas o efeito máscara não funciona, certo?

Agora vamos mostrar o segredo desse tutorial. Clique duas vezes numa das instâncias do símbolo e passe seu grau alpha para zero. Repita esse passo com a outra instância.

Pronto. Agora o objeto máscara percorrerá o caminho mostrando o conteúdo somente na área percorrida.

Tente criar outros efeitos, como deixar a segunda instância com o alpha 100, ou qualquer valor intermediário.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário