SYDNEY GANHO (60 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

ZECA BALA (45 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

NETO LEAL (116 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como desenhar, simulando dinamicamente a ferramenta caneta do Flash?

Como enviar uma ação de um movieclip para a timeline principal?

Como faço para trocar imagens bitmaps sem ter que abrir o FLA.

Alguém sabe se existe um jeito de fazer um movie clip aparecer em locais aleatorios da tela?

Como alterar duas propriedades de um objeto num só evento de um botão?

Como eu faço um relógio digital e com data junto?

Como faço para fazer um drag and drop com um botão fechar.

Como fazer uma busca de palavras num arquivo do Flash?

Eu queria saber como eu faço para um apresentação aparecer uma digitação normal.

Como criar movieclips dinamicamente com uma escala e um alpha no mouseOver?

Alguém pode me indicar algum programa ou alguma forma de converter arquivos MIDI em WAVE?

Como faço para fazer um autorun?

É possível exportar um vídeo no Premiere para MPEG?

Como retardar (delay) o início de uma apresentação em Flash?
Macromedia Flex

Botão estilo Apple, feito no Flash.

GetMySQLData para Flash5 (primeira parte)

Animate - Fireworks

Janela popup.

Formulário simples.

GetMySQLData para Flash5 (segunda parte)

Code Animation - Parte 2

Eventos no FlashMX

Load Múltiplos.

Post comments (Livro de Visitas)

Máscara percorrendo um caminho.
Zoom rotate e pan

Duplication

Dataehora

Loja Virtual

Keypress

F5scrolltext

Rastro Luis

Hover buttons

Text fx1

Menu Popup

Natal Misc

Aleatory move
HOME | TUTORIAIS
Máscara percorrendo um caminho.
por Alexandre Porto

Esse tutorial irá demonstrar como fazer uma máscara seguir um caminho pré-definido usando o efeito tweeneng. Não foi muito fácil descobrir como se faz, mas depois de compreendido, vê-se que o efeito é de simples realização. Com ele você também aprenderá os princípios básicos de uma máscara.

O primeiro passo é montar uma máscara. As máscaras são camadas especiais que encobrem parte do conteúdo da camada inferior. Você pode usar qualquer gráfico preenchido para mascarar, como uma elipse ou uma fonte. As camadas funcionam como se fossem papéis transparentes colocados um sobre o outro. Qualquer desenho em qualquer dessas folhas de papel transparente pode ser visualizado. Para entender uma máscara, você deve imaginar o inverso: uma folha opaca na qual os desenhos demarcam as áreas vazadas, isto é, os desenhos passam a funcionar como buracos na folha opaca, pelos quais se vê o que há na camada de baixo.

Siga esses passos para criar uma máscara.

Crie uma camada e insira o conteúdo que será mostrado sob a máscara. Com a camada selecionada, clique no botão "insert layer" ou vá ao menu Insert > layer. Uma camada será adicionada acima da atual. Essa será a camada da máscara, que deverá estar acima da outra.

Agora crie uma figura qualquer, ou mesmo um texto preenchido com cor, para funcionar como máscara. Todas as áreas preenchidas ficarão totalmente transparentes. Não adianta usar degradês e trasparências, porque o efeito será o mesmo. As áreas não preenchidas ficarão opacas, escondendo o conteúdo da camada inferior.

Nessa etapa, nomeie suas duas camadas. Chame a primeira (inferior) de "conteúdo" e a segunda (superior) de "máscara". Clique com o botão direito sobre o nome da camada máscara e escolha "Mask". As duas camadas serão trancadas nesse momento. Veja o cadeado que aparecerá na camada. Para editá-las, você deve primeiro destravá-las, clicando nos cadeados. Com a camada destrancada, a máscara desaparecerá temporariamente do "stage". Mas somente na área de trabalho. Pois se você exportar o movie (Ctrl+Enter), o efeito será mostrado normalmente. Repare também que as duas camadas receberão um ícone indicativo na área de identificação e controle.

Você pode acrescentar outras camadas sob a máscara. Para isso, basta arrastar uma nova camada para baixo da camada "máscara".

O segundo passo será criar o movimento da máscara por um caminho pré-definido (motion guide).

Selecione a camada da máscara e clique no ícone "Add Guide Layer". Nomeie-a como "motion guide" e pressione F5 no frame 35 para esticar a linha de tempo até esse ponto. Transforme o gráfico usado como máscara num símbolo/gráfico e pressione um F6 no frame 35 para criar uma instância do novo símbolo. Na camada "conteúdo" pressione também F5 no frame 35. Agora encaixe cada instância do símbolo numa extremidade do caminho e depois crie um efeito tweeneng. Dê um Ctrl + Enter. O símbolo percorre o caminho, mas o efeito máscara não funciona, certo?

Agora vamos mostrar o segredo desse tutorial. Clique duas vezes numa das instâncias do símbolo e passe seu grau alpha para zero. Repita esse passo com a outra instância.

Pronto. Agora o objeto máscara percorrerá o caminho mostrando o conteúdo somente na área percorrida.

Tente criar outros efeitos, como deixar a segunda instância com o alpha 100, ou qualquer valor intermediário.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário