JOÃO NETO (78 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Preciso de uma ação para desabilitar um botão.

Gostaria de fazer um sistema de login e senha no flash com ASP.

Como trabalhar com o onLoad em arquivos externos no MX?

Queria que minha página em HTML tivesse aquele script de data e hora.

Como faço, caso o usuário não tenha o plugin do flash5.

Como faço para colocar efeito alpha em imagens gif, importadas para o flash?

Quero alterar a ordem de movimentação da tecla tab num formulário.

Preciso passar alguns parâmetros para o meu movie através do html e não estou conseguindo.

Quero saber mais sobre interação Flash X banco de dados (sql mysql etc).

Campos dinâmicos não aceita máscaras?

Quero que uma variável vinda de um TXT vire um link.

Como faço para fazer um autorun?

Como criar uma função só para executar uma outra função com certos parâmetros?

Algumas dicas de tipografia.
Ação Imprimir.

HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Conceitos de Programação e ActionScript.

Login e senha

Componentes no Flash MX

Colisão (hitTest)

Pre-loader simples.

Utilização da class XMLConnector

EmbedFonts e Mini-dicionário Style

Criando um verificador de campos de um formulário.

Criação de um CD híbrido
Textos animados

Hidden menu

Rotação

To Upper Case

Menu pastas

Shared Object

Busca texto

Lacraia

Texto esticado

XML menu

Drag Image

Loop FOR declarando variáveis
HOME | TUTORIAIS
Máscara percorrendo um caminho.
por Alexandre Porto

Esse tutorial irá demonstrar como fazer uma máscara seguir um caminho pré-definido usando o efeito tweeneng. Não foi muito fácil descobrir como se faz, mas depois de compreendido, vê-se que o efeito é de simples realização. Com ele você também aprenderá os princípios básicos de uma máscara.

O primeiro passo é montar uma máscara. As máscaras são camadas especiais que encobrem parte do conteúdo da camada inferior. Você pode usar qualquer gráfico preenchido para mascarar, como uma elipse ou uma fonte. As camadas funcionam como se fossem papéis transparentes colocados um sobre o outro. Qualquer desenho em qualquer dessas folhas de papel transparente pode ser visualizado. Para entender uma máscara, você deve imaginar o inverso: uma folha opaca na qual os desenhos demarcam as áreas vazadas, isto é, os desenhos passam a funcionar como buracos na folha opaca, pelos quais se vê o que há na camada de baixo.

Siga esses passos para criar uma máscara.

Crie uma camada e insira o conteúdo que será mostrado sob a máscara. Com a camada selecionada, clique no botão "insert layer" ou vá ao menu Insert > layer. Uma camada será adicionada acima da atual. Essa será a camada da máscara, que deverá estar acima da outra.

Agora crie uma figura qualquer, ou mesmo um texto preenchido com cor, para funcionar como máscara. Todas as áreas preenchidas ficarão totalmente transparentes. Não adianta usar degradês e trasparências, porque o efeito será o mesmo. As áreas não preenchidas ficarão opacas, escondendo o conteúdo da camada inferior.

Nessa etapa, nomeie suas duas camadas. Chame a primeira (inferior) de "conteúdo" e a segunda (superior) de "máscara". Clique com o botão direito sobre o nome da camada máscara e escolha "Mask". As duas camadas serão trancadas nesse momento. Veja o cadeado que aparecerá na camada. Para editá-las, você deve primeiro destravá-las, clicando nos cadeados. Com a camada destrancada, a máscara desaparecerá temporariamente do "stage". Mas somente na área de trabalho. Pois se você exportar o movie (Ctrl+Enter), o efeito será mostrado normalmente. Repare também que as duas camadas receberão um ícone indicativo na área de identificação e controle.

Você pode acrescentar outras camadas sob a máscara. Para isso, basta arrastar uma nova camada para baixo da camada "máscara".

O segundo passo será criar o movimento da máscara por um caminho pré-definido (motion guide).

Selecione a camada da máscara e clique no ícone "Add Guide Layer". Nomeie-a como "motion guide" e pressione F5 no frame 35 para esticar a linha de tempo até esse ponto. Transforme o gráfico usado como máscara num símbolo/gráfico e pressione um F6 no frame 35 para criar uma instância do novo símbolo. Na camada "conteúdo" pressione também F5 no frame 35. Agora encaixe cada instância do símbolo numa extremidade do caminho e depois crie um efeito tweeneng. Dê um Ctrl + Enter. O símbolo percorre o caminho, mas o efeito máscara não funciona, certo?

Agora vamos mostrar o segredo desse tutorial. Clique duas vezes numa das instâncias do símbolo e passe seu grau alpha para zero. Repita esse passo com a outra instância.

Pronto. Agora o objeto máscara percorrerá o caminho mostrando o conteúdo somente na área percorrida.

Tente criar outros efeitos, como deixar a segunda instância com o alpha 100, ou qualquer valor intermediário.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário