ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

FLASHGURU (155 pts)

ZECA BALA (45 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

PANDOGO (82 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço para fechar um movieclip, tipo janela do windows?

Métodos para a classe MovieClip, para movimentar ou redimensionar MovieClips via AS

Alguém sabe como evitar o cachê da máquina do usuário para um SWF?

Como se faz o efeito do mouse de http://www.kazsh.com/?

Como eu executo um arquivo .exe a partir de uma apresentação em flash?

Como definir um loop infinito em sons abertos por attachSound?

Porque um botão dentro de um movie clip não envia comandos para uma cena?

Porque minhas imagens ficam péssimas no Flash?

Quero dar 2 loops em um Wav e só depois seguir em frente com a timeline.

Como posso randomizar um Go To para frames entre 4 e 10?

Tem como especificar o tempo transcorrido de um movieclip?

Como fazer para que meu flash aberto com Load Movie tenha fundo transparente.

Como fazer um menu popup no Flash?

Como retornar apenas duas casas decimais de um valor?
Máscara

Flash e as mudanças do IE

Criando um Editor HTML com o MM Flash

Jogo de colorir.

Gerando XLS a partir de ASP

Logo com aparência 3D - Fireworks

Jogo da Forca (segunda parte)

Scanline no PhotoShop.

Flash e X-Technologies · A Nova Ordem do Mundo?

Flash no Espaço Geográfico

Plugins variados para seu trabalho em design

Scroll - Rolagem de textos e Imagens
Drag gravity

Rotatearrow

Create line

Texto html

F5 Scroll

Bspline2

DragVariable

Despertador

Drawline

Alfabetar

Drag Mask

Airos 1
HOME | TUTORIAIS
Máscara percorrendo um caminho.
por Alexandre Porto

Esse tutorial irá demonstrar como fazer uma máscara seguir um caminho pré-definido usando o efeito tweeneng. Não foi muito fácil descobrir como se faz, mas depois de compreendido, vê-se que o efeito é de simples realização. Com ele você também aprenderá os princípios básicos de uma máscara.

O primeiro passo é montar uma máscara. As máscaras são camadas especiais que encobrem parte do conteúdo da camada inferior. Você pode usar qualquer gráfico preenchido para mascarar, como uma elipse ou uma fonte. As camadas funcionam como se fossem papéis transparentes colocados um sobre o outro. Qualquer desenho em qualquer dessas folhas de papel transparente pode ser visualizado. Para entender uma máscara, você deve imaginar o inverso: uma folha opaca na qual os desenhos demarcam as áreas vazadas, isto é, os desenhos passam a funcionar como buracos na folha opaca, pelos quais se vê o que há na camada de baixo.

Siga esses passos para criar uma máscara.

Crie uma camada e insira o conteúdo que será mostrado sob a máscara. Com a camada selecionada, clique no botão "insert layer" ou vá ao menu Insert > layer. Uma camada será adicionada acima da atual. Essa será a camada da máscara, que deverá estar acima da outra.

Agora crie uma figura qualquer, ou mesmo um texto preenchido com cor, para funcionar como máscara. Todas as áreas preenchidas ficarão totalmente transparentes. Não adianta usar degradês e trasparências, porque o efeito será o mesmo. As áreas não preenchidas ficarão opacas, escondendo o conteúdo da camada inferior.

Nessa etapa, nomeie suas duas camadas. Chame a primeira (inferior) de "conteúdo" e a segunda (superior) de "máscara". Clique com o botão direito sobre o nome da camada máscara e escolha "Mask". As duas camadas serão trancadas nesse momento. Veja o cadeado que aparecerá na camada. Para editá-las, você deve primeiro destravá-las, clicando nos cadeados. Com a camada destrancada, a máscara desaparecerá temporariamente do "stage". Mas somente na área de trabalho. Pois se você exportar o movie (Ctrl+Enter), o efeito será mostrado normalmente. Repare também que as duas camadas receberão um ícone indicativo na área de identificação e controle.

Você pode acrescentar outras camadas sob a máscara. Para isso, basta arrastar uma nova camada para baixo da camada "máscara".

O segundo passo será criar o movimento da máscara por um caminho pré-definido (motion guide).

Selecione a camada da máscara e clique no ícone "Add Guide Layer". Nomeie-a como "motion guide" e pressione F5 no frame 35 para esticar a linha de tempo até esse ponto. Transforme o gráfico usado como máscara num símbolo/gráfico e pressione um F6 no frame 35 para criar uma instância do novo símbolo. Na camada "conteúdo" pressione também F5 no frame 35. Agora encaixe cada instância do símbolo numa extremidade do caminho e depois crie um efeito tweeneng. Dê um Ctrl + Enter. O símbolo percorre o caminho, mas o efeito máscara não funciona, certo?

Agora vamos mostrar o segredo desse tutorial. Clique duas vezes numa das instâncias do símbolo e passe seu grau alpha para zero. Repita esse passo com a outra instância.

Pronto. Agora o objeto máscara percorrerá o caminho mostrando o conteúdo somente na área percorrida.

Tente criar outros efeitos, como deixar a segunda instância com o alpha 100, ou qualquer valor intermediário.

Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário