GÉRIO (93 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

STICKMAN (155 pts)

DAAFY (55 pts)

MANGOOST (80 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

MUZAK (45 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Preciso mudar a direção de um movimento via actionscript.

Como se usa o "linkage/export this symbol"?

Como faço pra adicionar uma site a meus favoritos via actionscript?

É possível referenciar um botão sem ser dentro de um movieclip?

Quero colocar um som de fundo sem interrupções ou cortes.

Estou tentando utilizar o objeto sound do flash, mas não consegui ainda.

Como simular um texto sendo digitado, como uma máquina de escrever?

Preciso de um comando que faça um MC começar a rodar quando outro MC chega em certo ponto?

Uso do método hitTest no Flash 5 para verificar colisão.

Como fazer uma variável receber um valor aleatório (randômico) entre 50 e 100?

Para recuperar recuperar variaveis no url com o Flash.

Mais dicas para otimizar seu Flash Movie.

Como fazer um load movie para um local específico?

Quero fazer aquelas fumacinhas que cobrem o texto, como na MediaHaus?
Menu infinito

Executar funções de JavaScript (Flash+JavaScript).

Controlando MovieClip pelas teclas direcionais.

Integrando o Flash com Tecnologias Externas.

Criação de um CD híbrido

Create TextField.

Quando usar vetor ou bitmap?

Frases randômicas

Gradiente variável

Como arredondar os cantos de uma foto no Fireworks.

Flash Intro - Aspectos Básicos do MX

Relógio analógico
3d Flash

F5menu popup

Menu vai e volta

Loading trail

Menu abre pasta

Efeito blur

Menu interativo

Magnetism3

Farois

Tweeneng com alpha

Scroll Component

Giros color
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Carregando SWFs em diferentes níveis.
por Alexandre Porto

Introdução

Outro dia na lista PontoFlash perguntaram se preloaders como os que ficam mostrando: carregando som ... carregando interface ... carregando animações ... carregando bitmaps etc, mostram a realidade ou são simulações apenas.

   Respondi rapidamente que isso pode ser real. Uma hipótese é o autor ter colocado cada um dos itens mostrados em um nível (_level) e feito o carregamento de cada um deles pelo filme principal (_level0) ao mesmo tempo que ia mostrando o resultado do carregamento. Vejam o exemplo abaixo.

   Como vocês devem saber, desde o Flash5 com o advento dos métodos getBytesTotal() e getBytesLoaded(), você pode setar um preloader para filmes abertos em load movie into level ou into target, assim como setar para um movieclip específico em sua timeline.

   Criei então um exemplo simples de como você pode controlar, de um preloader localizado no _level0, o carregamento e 4 filmes abertos via loadMovie into level em quatro níveis diferentes.

A interface do filme _level0


Nesse nível vamos ter apenas um movieclip (preloader) que terá no seu interior um campo de texto com a variável carregando associada e um movieclip barra que mostrará o andamento do carregamento. Esse movieclip barra deve ter seu eixo central deslocado para a extremidade esquerda do objeto, de modo que o seu crescimento (_xscale) seja realizado da esquerda para direita.

   Os filmes abertos do outros níveis ficam ao seu critério. Como disse antes, pode ter sons em um, bitmaps em outro etc. Eu os nomeei prelader_niveisX.swf, para que possam ser lidos pela concatenação abaixo mostrada.

Vamos ao código do movieclip preloader

Nesse movieclip coloquei o único código necessário para o sistema funcionar.

onClipEvent (load) {
i = 1;
// declaro a varával i, cujo valor
// vai ser usado na concatenação abaixo
function abrir () {
  loadMovieNum ("preloader_niveis"+i+".swf", i);
  carregando = "carregando level"+i;
}
// crio uma função que vai ser chamada
// para abrir os SWFs no níveis
abrir();
// chamo a função para o primeiro filme (i=1)
}
onClipEvent (enterFrame) {
  if (i<=4) {
    total = this["_level"+i].getBytesTotal();
    loaded = this["_level"+i].getBytesLoaded();
    pct = (loaded/total)*100;
    barra._xscale = int(pct);
}
// todos esses códigos acima vão ser realizados
// enquanto i<=4
  if (pct == 100 && i<=3) {
    i++;
    if (i<=4) {
        abrir();
    // quando a percentagem de um carregamento chegar a 100%
    // incrementa-se o valor de i e chama-se novamente a função
    // que irá abrir um novo SWF em um novo _level
}
  if (i == 5) {
    carregando = "tudo carregado";
    break;
    // quando o nível 4 estiver totalmente carregado
    // a ação do movieclip é cancelada
}
}

Espero que tenha sido útil esse tutorial. Abraços

Exemplo do tutorial



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